Guadalupe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Economia de Guadalupe)
Ir para: navegação, pesquisa
Guadeloupe
Guadalupe
Bandeira das Seychelles
Brasão de armas de Guadaulpe
Bandeira Brasão
Hino nacional: A Marselhesa
Gentílico: guadalupense[1]

Localização  Guadalupe

Capital Basse-Terre
Cidade mais populosa Pointe-à-Pitre
Língua oficial Francês
 - Presidente do Conselho Regional Josette Borel-Lincertin
Status Departamento ultramar 
 - País  França 
Área  
 - Total 1628,4 km² (n/a.º)
População  
 - Estimativa de 2008 400.736 hab. (n/a.º)
 - Censo 2006 hab. 
 - Densidade 246 hab./km² 
PIB (base PPC)
 - Total US$ 7,685 bilhões (n/a.º)
 - Per capita US$ 17.400 (83.º)
IDH (2005) 0,912 (28.º) – muito elevado
Moeda Euro
Fuso horário -4
Cód. Internet .gp
Cód. telef. +590
Guadeloupe map.png

Guadalupe (em francês: Guadeloupe) é um departamento ultramarino francês nas Caraíbas (Caribe), constituído por dois grupos de ilhas: a "ilha de Guadalupe", que é na realidade composta por duas ilhas, Basse-Terre e Grande-Terre, e ilhas próximas, e um grupo situado bastante mais a norte, constituído por São Bartolomeu, pela metade norte de São Martinho e pelas ilhotas circunvizinhas.

As fronteiras do primeiro grupo fazem-se, por mar, com a Dominica, a sul, com Montserrat a noroeste e com Antigua e Barbuda a norte, e as do segundo grupo fazem-se, por terra, com as Antilhas Holandesas, e por mar com Anguilla a norte, Antigua e Barbuda a sueste, e Saint Kitts e Nevis a sul.

Sua capital é Basse-Terre, sendo que a capital económica é Pointe-à-Pitre, onde se encontra a maioria do comércio, bem como o Port Autonome de la Guadeloupe.

Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, a Reunião e a Guiana.

História[editar | editar código-fonte]

A ilha de Guadalupe foi descoberta por Cristóvão Colombo em 14 de Novembro de 1493. Tornou-se colónia francesa em 1635. É um departamento ultramarino francês desde 1946.

Política[editar | editar código-fonte]

A política de Guadalupe é organizada como a da França. Os prefeitos são eleitos pelo voto do povo, que também podem votar em vereadores e conselheiros regionais. Estes serão os deputados que irão representá-los na França e levar as queixas até o Chefe de Estado. A prefeitura do departamento fica em Basse-Terre.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Imagem de satélite do grupo principal de Guadalupe
Localização das ilhas de Guadalupe

O território de Guadalupe é constituído por dois grupos de ilhas:

A capital deste departamento ultramarino e região francesa, Basse-Terre, encontra-se no sul da ilha de Basse-Terre, no sopé do vulcão activo La Grande Soufrière.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Guadalupe vem tendo uma forte perda ultimamente. Isso ocorre pela taxa de desemprego (27% da força de trabalho) e pela sobreposição das importações pelas exportações (6% em 1996).

A agricultura é o motor da economia de Guadalupe. A cana-de-açúcar é o principal produto junto com a banana, Mas estes cultivos estão em crise. O cultivo de frutos e hortaliças não conseguem satisfazer as necessidades de 400.000 habitantes a cada ano, e Guadalupe tem de importar mais de dez mil toneladas de frutas e legumes anualmente.

O turismo parece ser o único setor da economia de Guadalupe a dar bons resultados. Em 2007 o fluxo de carros, navios, cruzeiros e hóspedes em hotéis aumentou positivamente. A maioria dos turistas é de origem francesa, italiana e belga.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em 1 de Janeiro de 2006, estimou-se que população de Guadalupe estava em 400.736 habitantes, enquanto que em 1999, Guadalupe tinha 386.566 habitantes. Nos últimos sete anos, o crescimento populacional foi de aproximadamente 3,67%.

A densidade populacional em 2006 era de 246 habitantes por km², e mais de um terço do território do arquipélago é dedicado à agricultura. As zonas montanhosas não são habitáveis e espaço para a habitação é escasso.

Cerca de 72% da população de Guadalupe são afro-caribenhos e pardos, 14% são indo-caribenhos, 9% têm origem europeia, 2% da população tem origem asiática, sendo uma significatica parcela de origem árabe. Hispânicos e outros representam cerca de 3% da população.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A música de Guadalupe tem origem dos escravos do arquipélago. É uma música simples, tocado com um instrumento de percussão chamado "Gwo-Ka". Embora haja significativa mescla de culturas no arquipélago, a população é predominantemente católica.

Referências

Commons
O Commons possui multimídias sobre Guadalupe



Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons