Ilha de Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ilha de Man
Isle of Man (inglês)
Ellan Vannin ou Mannin (manês)
Bandeira
Brasão de armas
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: Latim: Quocunque Jeceris Stabit
Inglês: Whithersoever you throw it, it will stand
Português: Para onde quer que o atires, ele vai ficar
Hino nacional: inglês: O Land of Our Birth
Manês: Arrane Ashoonagh dy Vannin
Português: Ó Terra do Nosso Nascimento
Hino real: God Save The Queen
Em português: Deus Salve a Rainha

Localização da Ilha de Man
Localização da Ilha de Man

Localização
Capital Douglas (também a maior cidade)
Língua oficial Inglês e Manês
Governo Dependência da Coroa Britânica
Monarquia Constitucional
Democracia Parlamentar
• Lorde de Mann Isabel II do Reino Unido
• Vice-Governador Adam Wood
• Ministro-Chefe James Anthony Brown
• Senhorio de Man incorporado na Coroa Britânica 1765 
Área  
  • Total 572 km² 
 • Água (%) 0
População  
  80 085 hab. (194.º)
 • Densidade 140 hab./km² 
PIB (base PPC) Estimativa de 2003
 • Total US$ 2,113 mil milhões* (162.º)
 • Per capita US$ 35000 (11/12.º)
Moeda Libra esterlina (GBP)
Fuso horário WET (UTC0)
 • Verão (DST) WEST (UTC+1)
Cód. Internet .im
Cód. telef. +44

A Ilha de Man (Isle of Man, em inglês; Mannin, em manês[1][2] ) é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no mar da Irlanda. A capital é Douglas (Doolish). The Tynwald Day (Manx: Laa Tinvaal) é o Dia Nacional da Ilha de Man, comemorado em 5 de julho.

História

Os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man no final do século VII. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês[3]. Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magno VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765[4].

Geografia

Mapa da Ilha de Man.

A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (leste), da Escócia (norte) e da Irlanda do Norte (oeste). Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km²[5].

As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m.

O clima é temperado marítimo do tipo Cfb,com verões moderadamente quentes e mais secos e invernos suaves e mais húmidos. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900 mm no Snaefell e os 800 mm noutras áreas.[6]

A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população actual nasceu na ilha.

Estatuto e política

Tal como Jersey e Guernsey, a Ilha de Man não faz formalmente parte do Reino Unido nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido nem na UE.

A Ilha de Man é uma dependência directa da Coroa Britânica. O Chefe de Estado é a rainha Isabel II a qual detém o título de Senhor de Mann (Lord of Mann). O representante da coroa na ilha é o Lieutenant Governor. A defesa e as relações externas são da responsabilidade do governo do Reino Unido[7].

A Ilha de Man goza de auto-governo e tem um parlamento autónomo (Tynwald). O Tynwald foi fundado no ano 979 e é considerado o mais antigo parlamento em funcionamento contínuo no mundo. A maioria dos membros do Tynwald são independentes; dois pertencem ao Manx Labour Party e três à Alliance for Progressive Government. Existe uma organização extraparlamentar, o Mec Vannin ("Filhos de Man"), que pretende a alteração do estatuto da ilha e o estabelecimento de uma república soberana independente.

Cultura

Um vale com o Snaefell ao fundo.

A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas. Tem uma língua própria, manx ou manês, que é co-oficial com o inglês.

A ilha é uma das nações célticas modernas e está integrada na Liga Céltica.

Ver também

Referências

  1. Kinvig, R. H. (1975). The Isle of Man: A Social, Cultural and Political History 3rd ed. [S.l.]: Liverpool University Press. p. 18. ISBN 0-85323-391-8 
  2. Kneale, Victor (2006). «Ellan Vannin (Isle of Man). Britonia». In: Koch, John T. Celtic Culture: A Historical Encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLIO. p. 676 
  3. Magnus 3 Olavsson Berrføtt – Norsk biografisk leksikon. Snl.no. Retrieved on 29 July 2013.
  4. Isle of Man Government website
  5. Bradley, Richard (2007). The prehistory of Britain and Ireland. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 8. ISBN 0-521-84811-3 
  6. «Climate:Isle of Man»  Parâmetro desconhecido |language3= ignorado (ajuda)
  7. «HMS Ramsey». Royal Navy. 2009. Consultado em 11 September 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)