TV Meio Norte Teresina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
TV Meio Norte Teresina
Rede Meio Norte
Sistema Timon de Radiodifusão Ltda.
TV Meio Norte Teresina
Timon, Maranhão/Teresina, Piauí
Brasil
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Bandeira Timon.jpg Timon, MA
Canais
7 VHF analógico
22 UHF (7.1 Virtual) digital
Outros canais 5 VHF (Picos, Amarante, Esperantina e Oeiras)
6 VHF (São Raimundo Nonato)
7 VHF (Barras, Monsenhor Gil, Floriano e Guadalupe, Pedro II e Piripiri)
9 VHF (Lagoa Alegre e Palmeirais)
10 VHF (Altos e Dom Expedito Lopes)
11 VHF (Coivaras, Miguel Leão e União)
12 VHF (Beneditinos e Pio IX)
13 VHF (Uruçuí)
Sede Br-pi-tr.gif Teresina, PI
Avenida Professor Alceu Brandão, 2750 - Monte Castelo
Slogan No meio do povo
Rede Rede Meio Norte
Fundador Paulo Guimarães
Pertence a Sistema Meio Norte de Comunicação
Proprietário Paulo Guimarães
Acionista(s) Paulo Guimarães (sócio presidente)
Fernando Sarney (sócio majoritário)
Presidente Paulo Guimarães
CNPJ 10.305.548/0001-01
Fundação 1 de janeiro de 1996 (18 anos)
Prefixo ZYA 655
Cobertura c. de 50% do Piauí e algumas áreas do leste do Maranhão e oeste do Ceará
Redes anteriores SBT
Rede Bandeirantes
Nome(s) anteriore(s) TV Timon
Potência 10 kW
Página oficial TV Meio Norte

TV Meio Norte (conhecida também como Meio Norte e MN), é uma emissora de televisão brasileira sediada em Teresina, capital do Piauí, e com concessão em Timon, MA. Opera nos canais 7 VHF e 22 UHF digital e é geradora única da Rede Meio Norte. A emissora tem como sócios e fundadores da emissora, os empresários maranhenses Fernando Sarney (filho do senador José Sarney, acusado em recentes escândalos econômicos e políticos no Maranhão e no Brasil) e Paulo Guimarães (que chegou a ser citado como envolvido na CPI do Crime Organizado em 2000).

De 1996 a 2000, a TV Meio Norte deixava de exibir parte da programação do SBT, e da Rede Bandeirantes de 2004 a 2009, quando transmitia a rede apenas das 19h20 às 22h e quando haviam eventos esportivos e em 2010 quase ocupou os espaços da emissora. Isto reforçava que a emissora pretendia virar um emissora independente, assim como a TV Diário e a Amazon Sat que na época eram captadas através de antenas parabólicas e repetidoras. Em 1º de janeiro de 2011, a emissora deixou a Band para se tornar uma emissora independente, ou seja, operar sem afiliações com alguma rede de televisão brasileira. A partir de então, a emissora passou a ser geradora da Rede Meio Norte, pretendendo expandir-se para todo o Norte-Nordeste.

História[editar | editar código-fonte]

Começo (1996)[editar | editar código-fonte]

Em 1º de janeiro de 1996, a TV Timon passa a se chamar TV Meio Norte. Era parte de uma estratégia de padronização adotada pelo empresário Paulo Guimarães, que em 1993, comprara do espólio dos familiares do jornalista Hélder Feitosa (assassinado em 1987) o jornal O Estado (rebatizado de Jornal Meio Norte) e as rádios Poty AM (610 kHz, extinta) e Poty FM (94.1 MHz, atual Rádio Boa FM). Além disso, o grupo conseguiu também as concessões da rádios Meio Norte AM (570 kHz) e Meio Norte FM (99.9 MHz, antiga Rádio Mirante FM).

A emissora mantém a afiliação com o SBT, que tinha desde a época da TV Timon em 1986. A partir da mudança do nome, a emissora divulga a marca MN antes e depois dos términos dos programas locais e nacionais do SBT.

Nesse ano, a emissora já implantara repetidoras no interior do Piauí, passando a cobrir 83 cidades do estado, que representam 92% da população. As transmissões que eram feitas por micro-ondas (enlaces de torres de retransmissoras de cidade para cidade) para o restrito grupo de repetidoras a mais de 50 km de Teresina, que gerava uma perda na qualidade de som e imagem, deixam de ser usadas. Os sinais das transmissões das repetidoras passaram a ser captados no oeste do Ceará e no leste do Maranhão. A cobertura nos três estados soma até 4 milhões de pessoas.

Em maio, a TV Meio Norte passou a ser transmitida via satélite através da Intelsat e se tornou a primeira emissora de TV da América Latina a trabalhar com o então recém-lançado MPEG-2 (sistema que garante uma linha exclusiva via satélite). Com isso, o sinal da Meio Norte, gerado em Teresina, atinge quase todo o Piauí e municípios do Leste do Maranhão e Oeste do Ceará, através de antena comum nas casas (captadas por repetidoras nas cidades) e em todo o Brasil e América Latina através de antena parabólicas.

Com a inauguração do canal de satélite, as transmissões por microondas para o restrito grupo de repetidoras começam a ser desativadas aos poucos, com exceção das áreas próximas a Teresina. Esse sistema de retransmissão de sinal era usado desde o início dos anos 90 para cobrir partes do estado. Para isso eram usadas as torres de retransmissão da Empresa de Telecomunicação do Piauí (ETELPI), que tinha torres instaladas em pontos estratégicos do Piauí. Um dos locais que tinham torres da ETELPI era a Serra dos Matões, no município de Pedro II, no norte do Estado, que tem altitude de 750 metros acima do nível do mar. Os sinais de TVs retransmitido daquela torre cobria todos os municípios do norte piauiense e também os vizinhos municípios cearenses, com raio de transmissão em linha reta de até 90 km.

Nesse ano, entra no ar o programa MN 40 Graus, entre meio-dia até 14h30, apresentado por Donizetti Adalto. Donizetti costumava dizer que era um "cão de guarda" de Paulo Guimarães, por quem tinha um grande afeto e admiração.

1997 a 1998[editar | editar código-fonte]

Em 1997, o MN Verdade entra no ar das 17h30 às 18h30, no lugar do Festolândia e do Chaves. Com a exibição do programa infantil Disney Club das 18h-19h, o MN Verdade mantém o horário, mas o infantil passa ser exibido em VT das 18h30 as 19h30.

No mesmo ano, a TV Meio Norte se expande para as capitais do Maranhão e do Ceará, São Luís e Fortaleza, respectivamente:

  • No Maranhão, em 11 de setembro, entra no ar a TV Meio Norte São Luís, no canal 28 UHF, porém repetindo o sinal da CNT, já que o SBT em São Luís era transmitido pela TV Difusora através do canal 4 VHF. Ao contrário da emissora de Teresina, a potência do sinal era baixa, restrito apenas a São Luís e municípios vizinhos, com ocorrência de chuviscos. Quando começava a programação local, o sinal da CNT era trocado pelo da Meio Norte. Quando os programas locais acabavam, o sinal da CNT era novamente colocado no ar, mas isso nem sempre sempre ocorria, pois o Canal 28 chegava a transmitir o SBT por alguns minutos e até horas.
  • No Ceará, o Sistema Meio Norte compra a concessão do Canal 54 de Fortaleza (a primeira emissora de UHF no estado) até então repetidora da MTV Brasil desde 1992 (ou 1995, segundo outras fontes). No lugar da MTV Brasil, entra no ar a TV Meio Norte Fortaleza, também repetindo o sinal da CNT, já que o SBT em Fortaleza era transmitido pela TV Cidade através do canal 8 VHF. Era o mesmo esquema da emissora de São Luís: Era trocado o sinal da CNT pelo da Meio Norte e quando terminava a programação local, era colocado novamente no ar o sinal da CNT. Depois que a TV Cidade deixou o SBT, em 5 de outubro de 1998, o Canal 54 passou a exibir na íntegra toda a programação da TV Meio Norte e do SBT, para recompensar a perda da rede na Grande Fortaleza. Em dezembro, a TV Jangadeiro, até então afiliada à Rede Bandeirantes, anuncia que assinou com o SBT e em 1º de janeiro de 1999, deixaria a Band pelo SBT. Com isso, o Canal 54 volta a transmitir a CNT até 25 de fevereiro, quando saiu do ar sem nenhuma explicação.

Em janeiro de 1998, a emissora apresentou novidades: manteve o MN Esporte, com 15 minutos de duração (às 12hs), em seguida, estréia do Ronda Policial (12h15-13h30) e MN 40 Graus (13h30-14h30). O MN Verdade passa a ser exibido das 14h30 até 15h30. Já o programa policial Ronda Policial, apresentado por Galego, que mostra reportagens dos crimes de homicídios, roubos, prisões de bandidos e traficantes de drogas, entre outros, lidera audiência, que alguns casos ultrapassam 60 pontos, umas das maiores audiências da história da emissora, segundo o Ibope.

Em fevereiro, o apresentador do MN 40 Graus, Donizetti Adalto, é afastado e demitido da emissora por se desentender e quase brigar ao vivo com o deputado Leal Júnior, do PFL (hoje DEM). Segundo denúncias da época, após demissão do apresentador, as empresas do grupo de comunicação de Paulo Guimarães, como a TV Meio Norte e o Jornal Meio Norte, foram proibidas de mencionar o nome de Donizetti Adalto. E as imagens da TV Meio Norte do MN 40 graus na apresentação de Donizetti foram recolhidas para arquivo morto. Donizetti se candidatou à deputado federal.

Em março, a emissora teve que extinguir o MN Urgente. Segundo denúncias da época, a extinção do programa foi por conta das pressões do SBT para que a afiliada permitisse a exibição do Cinema em Casa.

Em junho, a emissora modificou os horários de tarde: O MN Esporte passou a ser exibido 11h45, Ronda Policial às 12h, e o MN 40 Graus das 13h as 14h30.

Na madrugada do dia 19 de setembro, por volta de 1h da manhã e faltando 15 dias para as eleições em que Donizetti Adalto concorria como candidato a deputado federal favorito nas pesquisas, o ex-apresentador foi morto a tiros em Teresina. A morte do jornalista chocou o Piauí e causou grande comoção popular, além da ampla cobertura feita pela TV Meio Norte, quando seu corpo foi velado no Ginásio de Esportes O Verdão, por onde passaram centenas de milhares de pessoas.

Os assassinos do jornalista foram encontrados poucos dias após o crime: Djalma da Costa e Silva Filho, Francisco Brito de Sousa Filho, Sérgio Ricardo do Nascimento Silva, João Evangelista de Menezes, Ricardo Luiz Alves da Silva e Fabrício de Jesus Costa Lima. O que causou surpresa foi Djalma Filho (o próprio companheiro de chapa de Donizetti, candidato a deputado estadual e vereador da capital), acusado pela autoria intelectual do crime e o ex-policial civil Pedro Arcanjo da Silva Filho.

O Ministério Público Estadual, através do procurador-geral de Justiça em exercício Antônio Ivan e Silva, apresentou denúncia contra os acusados do crime. Djalma Filho perdeu o mandato como vereador por quebra de decoro parlamentar (sem possibilidade de se candidatar durante oito anos), mas nunca foi levado a julgamento pelo Tribunal de Justiça do Estado, por conta de vários recorrências pra não ficar na cadeia, mas os demais acusados permanecem presos até hoje, enquanto Djalma Filho continua solto.

Divergências com SBT (1999-2000)[editar | editar código-fonte]

Em abril, a emissora apresentou novidades: o MN Esporte passa a ter 30 minutos de duração (das 11h45 às 12h15), em seguida entrava no ar o Ronda Policial (12h15-13h15) e MN 40 Graus (13h15-14h30).

Percebendo que a programação não é a mesma para o restante das afiliadas desde o fim das eleições de 1998, Silvio Santos exigiu que o proprietário Paulo Guimarães diminuísse a programação local, o que não aceitou.

Com a chegada do horário de verão, manteve a mesma programação, mas após o término do MN 40 Graus (às 15hs) é exibida a gravação do Chaves sem intervalos, em seguida o programa gravado do Programa Livre (às 15h20), o Disney Club (às 16hs20) e o telejornal MN Verdade (ao vivo, às 17hs35min) até o horário das Chiquititas (18hs05min).

Depois do começo do horário de verão em outubro e chegando o fim do contrato de afiliação (até março de 2000), Santos exigiu o mesmo Guimarães, só que permitisse a exibição dos filmes nas tardes de segunda à sexta-feira (Cinema em Casa), a volta do Chaves (apesar ser exibido pela MN, mas como VT local), diminuição dos programas locais nos sábados e domingos (para permitir os desenhos animados), como forma de renovar com a emissora, mas ele não aceitou a proposta, alegando que isso prejudicará emissora, pois e os filmes, séries e desenhos exibidos pela rede são de inúmeras reprises.

Por conta disso, ocorreu grave impasse: a afiliada local resolveu não seguir determinações impostas pelo dono do SBT, mantendo-se a mesma programação com cortes em relação das afiliadas do SBT, como forma de reação contra desmandos do dono do SBT. Ao mesmo tempo, a TV Cidade Verde (ex-TV Pioneira), estava declínio, com quase nenhum programa local (uns dos motivos foi nova programação da Rede Bandeirantes que o levou perda de audiência, ao perder a terceira posição para Rede Record em 1998, só perdendo apenas Globo e SBT, depois da afiliada sofrer prejuízo estrondoso) e com poucas repetidoras no Piauí.

Em dezembro, as relações da Meio Norte e SBT sofrem abalos depois que os donos dessas emissoras trocaram acusações mútuas sobre a programação veiculada, segundo jornais da época. Posteriormente, as relações entre as emissoras se deterioram e são rompidas, depois que Paulo Guimarães anunciou que não vai mais transmitir SBT em janeiro de 2000, praticamente pondo fim ao contrato de afiliação com SBT realizado na época da TV Timon em 1986.

Depois do anúncio da rescisão, a então afiliada reagiu e exibiu anúncios de protestos em intervalos da emissora por que está trocando SBT pela Bandeirantes: divergências entre a emissora piauiense e a rede sobre exibições dos programas locais (a afiliada não exibia filmes na tarde da rede, pois se recusou diminuir a grade de programação local); além de recusar em diminuir a grade de programação local, não concordou com a insistência de Silvio Santos em trocar de horários e extinguir programas que não dão audiência (apesar na época do SBT consolidar na vice-liderança e até chegado inúmeras vezes a liderança em Rede Nacional), que coincidiam nos horários dos programas locais; pressões em para por fim no VTs locais dos programas do SBT; discordância da afiliada com a rede em por fim das transmissões esportivas; falta de espaço ao jornalismo nacional da própria emissora.

Depois de perder afiliada no Piauí, os dirigentes do SBT procuraram a TV Cidade Verde, que até negociou entre a Bandeirantes e a Meio Norte para evitar problemas sobre o SBT, chegando até pretender em mudar de rede, na qual foi anunciado que no dia 9 de janeiro de 2000 será definida troca de redes. De dezembro a janeiro de 2000, coincidindo os dias que faltava pra chegar troca de redes, a marca MN aparece dentro do olho da marca da Bandeirantes em todos programas locais, pelo anúncio de troca, quando a emissora deixou citar que é afiliada ao SBT.

2000: Mudança de Redes[editar | editar código-fonte]

Em 9 de janeiro de 2000, no dia de domingo,[1] a emissora troca a programação de vice-liderança nacional do SBT pela quarta posição Rede Bandeirantes (voltando às origens da época da TV Timon em 1985). Já o SBT fechou contrato com a TV Cidade Verde (com poucas retransmissoras no Piauí, sinal e som inferiores em relação da ex-afiliada).[1] [2]

Segundo a direção da matriz em São Paulo, o contrato com a antiga afiliada não foi renovado porque a outra matriz concorrente também em São Paulo ofereceu melhores condições.[1] Porém, segundo publicações da imprensa na época, nos dias seguintes da afiliação, foi revelado que uns dos motivos pela desfiliação é que Silvio Santos, dono do título de capitalização Tele Sena, nunca aceitou o crescimento estrondoso do tele-bingo Poupa Ganha em outros estados do Brasil, propriedade de Paulo Guimarães, que na prática, o Poupa Ganha era grande concorrente da Tele Sena. Guimarães estava sendo investigado pela CPI do Narcotráfico.[1] [2]

A MN, que na época cobria até 100 municípios do Piauí, oeste do Ceará e leste do Maranhão, foi a primeira a deixar o SBT, alegando que a rede causava prejuízos e problemas contratuais. Curiosamente, no decorrer dos anos 2000 e 2010, várias afiliadas trocam SBT pelas redes Record e Bandeirantes, por motivos semelhantes. Essa mudança de rede objetivava transformar a emissora numa emissora de programação eminentemente local.

2000 a 2007: Declínio[editar | editar código-fonte]

Em 15 de agosto de 2000, a TV Meio Norte em São Luís saiu do ar sem explicação. No mesmo ano, foi a vez da emissora em Fortaleza a sair do ar com mesmo motivo.

De 2001 até 2008, após vencer licitações pelo Ministério das Comunicações, a emissora instalou as primeiras retransmissoras como afiliada da Bandeirantes; aumentou, reequipou e modernizou potência dos transmissores já existentes na época da afiliação com SBT, tenho praticamente sinal em todo o norte, leste, oeste e partes do centro e sul do Piauí, com 60% de cobertura do estado, alcançando ainda dezenas de municípios no leste do Maranhão e oeste do Ceará, mas algumas delas chegaram a sair do ar.

Em 4 de maio de 2002, o Programa Carlos Santos estreou na emissora.[3]

Em 2004, a emissora expande a programação local na manhã e tarde, o que provoca primeiras reclamações dos piauienses e da Bandeirantes. Porém, antes da mudança, coloca no ar no mesmo ano, a TV Piauí, no canal 19, afiliada a Bandeirantes, transmitida apenas na Grande Teresina.

Em setembro de 2005, a jornalista Cláudia Costa, deixa ser repórter do programa Inside TV, apresentado por Rivanildo Feitosa.[4]

Em 26 de outubro, o jornalista Arimatéia Azevedo, colunista do jornal O Dia (Teresina) e proprietário do site Portal AZ, foi preso e depois foi solto. O motivo da prisão é que Azevedo foi acusado de coagir e ameaçar a advogada Audrey Martins Magalhães, que representa pessoas que o processam, entre elas, a apresentadora da emissora, Maia Veloso. A prisão preventiva foi determinada pelo juiz da 6ª Vara Criminal de Teresina, José Bonifácio Júnior. A advogada chegou apresentar queixa-crime contra Arimatéia Azevedo por racismo contra Maia Veloso.[5] O caso repercutiu pela imprensa piauiense e brasileira.[6] Azevedo se tornou segundo jornalista a ser preso no Brasil por ameaçar e ofender pessoas que os processam. O primeiro foi Jorge Kajuru, também por mesmo motivo e no mesmo ano.

Em 15 de novembro de 2007, estreou o programa Super Top, com Wrias Moura, chamado de o “Game Transformação” que dar prêmios, elevar a auto-estima e buscar avaliar o conhecimento dos jovens. Nos próximos três meses dois jovens, um homem e uma mulher participam toda semana, do quadro que vai dar prêmios e R$ 400 em dinheiro para os participantes e telespectadores. O homem que vencer a disputa vai ganhar uma transformação no visual na Beleza & Cia, roupas da Blue Shark, sapatos na Sapataria Iracema e ainda R$ 300 na hora. A mulher vencedora leva roupas na Kawan, calçados na Sapataria Iracema, todo o tratamento estético da Beleza & Cia e ainda R$ 300. O telespectador sorteado vai brincar por telefone, atribuir pontos para o candidato de sua preferência e ainda levar R$ 100.[7]

2008 a 2009: Nova Expansão[editar | editar código-fonte]

Em 3 de março de 2008, estreou dois programas: 70 Minutos[8] (apresentado por Maia Veloso e Fenelon Rocha, com produção de Marconni Lima e Zan Viana,[8] com os comentários de Rocha, entre 18h10 até 19h20[9] ) e o Olé (apresentado pelo jornalista Marcos Prado e produção de Lia Formiga).[8]

O programa 70 Minutos é uma revista jornalística com fatos do cotidiano, análises política e cobertura policial em todo o Piauí.[9] O programa apresenta resumo do dia e acompanhar o desdobramento do que foi notícia, trazer séries especiais,[8] jornalístico com fatos do cotidiano, análises política, cobertura social e cultural, apresenta resumo do dia e acompanhar o desdobramento do que foi notícia em todo o Estado.[9] No dia da estréia, o programa apresenta o início das séries de reportagens especiais semanais, começando um olhar sobre o trânsito na cidade de Teresina com foco no caos inerente a cidades grandes, vivenciado diariamente pelo motorista na capital do Piauí, mostrando onde nasce o problema e cobrar soluções junto ao Poder Público.[8] Já o Olé é um programa esportivo é apresentado pelo Marcos Prado, que surgiu como revelação do programa Atitude ao lado da jornalista Maia Veloso.[8] Os novos programas integram nas mudanças na grade de programação da emissora, que exibe produções locais das 06h30 às 19h20.[8] [9]

Em 27 de março, a emissora volta ter sinal na região da cidade Esperantina, que estava fora do ar desde 2007, até então a repetidora era de responsabilidade da prefeitura. A emissora usando a própria torre de retransmissão via satélite e não mais o sistema de equipamentos pertencentes ao poder público municipal como era utilizado no passado. Ao montar a própria torre, a emissora fica literalmente independente e não passa a ficar refém de nenhum que seja grupo ou facção político e muito menos a possibilidade do sinal ficar saindo a qualquer momento sem qualquer tipo de explicação.[10]

Em 9 de maio, estreou às 22hs, o programa de variedades Em Cena, apresentada por Cinthia Lages. O novo programa mostra tendências em diversas áreas na faixa nobre da TV local. O programa é sobre moda, que mostra o comportamento, tendências e quadros de ambientação (apresentado por profissionais de arquitetura de decoração). "Na série de reportagens especiais vamos começar mostrando o desperdício de arroz no prato do piauiense e os reflexos disso para a Economia doméstica", afirma Cinthia Lages. Na estréia, o programa foi transmitido ao vivo direto de Cookies Eventos, em Teresina, mostrando o coquetel de lançamento, desfiles de moda, reportagens especiais e dicas de consumo para o Dia das Mães, a crise de alimentos é pauta no mundo inteiro, eleição para a escolha do novo desembargador da OAB, os dois desfiles (de moda masculina e feminina) e debates com estilistas locais, que fazem sucesso fora do Piauí com um trabalho contemporâneo e interessante, três atrações musicais (a cantora Dandinha, a Banda Validuaté, que assina a trilha sonora de abertura do Em Cena, o DJ Marceleleco, responsável pelo som dos desfiles). O programa tem reprises aos sábados às 11h e domingos às 9h.[11]

Em 1º de agosto, a emissora transmitiu por o primeiro debate entre os candidatos a Prefeitura de Esperantina, com apresentação do jornalista Silas Freire, no Agora, na condição de mediador. O debate aconteceu diretamente na Câmara Municipal José Sales Dias, de Esperantina (umas das maiores cidades piauienses).[12]

Em 4 de agosto, o programa Agora, apresentado por Silas Freire, exibido às 13hs, apresenta a entrevista do apresentador ao policial civil Cristiano Ribeiro Moraes da Costa, onde fez vários comentários sobre o Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI).[13] Cristiano da Costa, disse que os policiais civis tinham um novo sindicato e que não eram mais representados pelo SINPOLJUSPI, que por representar também os agentes penitenciários, prejudicava os policiais civis nas negociações com o Governo do Estado quando iam cobrar reivindicações.[13]

Nos dias que seguiram, os comentários do policial militar no programa geraram polêmica no Estado, pois deixou dúvidas sobre a atuação do SINPOLJUSPI.[13] Ao mesmo tempo, diretoria do sindicato, ao tomar conhecimento da entrevista, entrou em contato com a direção da emissora para se defender (direito de resposta administrativamente).[13] Porém, descobriu-se nos dias seguintes que vários comentários do policial militar eram inverídicos e contraditórios sobre a atuação do sindicato, atualmente é o único e legítimo representante dos policiais civis e agentes penitenciários do Estado.[13] Mesmo depois que foram comprovadas que as acusações eram falsas, a direção da emissora recusou-se a conceder o direito de resposta administrativamente ao sindicato. Ao conhecer o fato, o sindicato entrou na Justiça, desta vez pedindo o direito de resposta.[13]

No dia 5 de outubro, o sinal da emissora ficou fora do ar na cidade de Boqueirão do Piauí, na hora em que o colaborador da emissora se preparava para entrar no ar para falar do clima eleitoral na cidade. Um correspondente reclamou a saída do ar, mas a jornalista Maia Veloso, que apresenta o programa especial da emissora questionou se o sinal caiu acidentalmente ou se foi de propósito.[14]

Entre os dias 20 a 24 de novembro, o site Portal Meio Norte (www.meionorte.com), que agrega a rádio, TV e jornal Meio Norte, sediado nos Estados Unidos, é atacado por quatro dias seguidos por hackers. Os atacantes tiraram o site do ar parcialmente com solicitação aos usuários (sem que saibam) a acessar o site, funcionando como zumbis, levando o grande número de acessos. Segundo o servidor IP Carrier, que é responsável pela manutenção no ar do site, apontou o envio de 500 mil solicitações de acessos por minuto ao site. Algo em torno de 720 milhões de acessos por dia, números inimagináveis para usuários normais em qualquer portal do Brasil. Houve também ataques aos sites brasileiros sediados nos Estados Unidos.[15]

Em 7 de janeiro de 2009, o juiz da 6ª Vara Criminal, Raimundo Holland Moura de Queiroz, condena a TV Meio Norte e determina que a emissora conceda o direito de resposta ao SINPOLJUSPI no programa Agora, apresentado por Silas Freire, devido os comentários do policial civil Cristiano Ribeiro Moraes da Costa, ao conceder entrevista ao apresentador do programa, que na qual fez vários comentários sobre o sindicato, que mais tarde provaram ser falsos. Mesmo depois que foram comprovadas que as declarações eram falsas, a emissora recusou-se a conceder o direito de resposta administrativamente ao sindicato, descumprindo o Art. 29 da Lei de Imprensa. Por causa disso, o sindicato entrou na Justiça e ganhou a causa.[13] O juiz Raimundo Queiroz, determinou que a TV transmitisse o direito de resposta no mesmo horário que foi veiculada a entrevista em 4 de agosto de 2008, com prazo de 24 horas, a partir do dia da notificação, para cumprir a determinação, sob pena de pagar multa de R$ 2 mil por cada dia de atraso no cumprimento da decisão.[13]

O presidente do SINPOLJUSPI, Jacinto Teles, lamenta que ainda haja, em pleno estado democrático de direito desde 1985, veículos de comunicação que adotem os mesmos procedimentos utilizados na época da ditadura militar (1964-1985), ao querer impedir que o sindicato acusado não possa se defender de acusações inverídicas: "É a imprensa que leva a informação à sociedade, mas essa informação tem que ser verdadeira, o que não ocorreu no caso citado. Felizmente, a Justiça agora será feita e a população poderá ter conhecimento da verdade", afirmou.[13]

Em 21 de janeiro, a jovem Maria Elvira começa a apresentar, ao lado do seu pai, o programa 100 Milhas. Kerly Soares comanda o programa automobilístico desde agosto de 1998.

Em 17 de abril, a emissora anuncia que não vai transmitir ao vivo, o final da partida de futebol 1º turno Piauiense entre os clubes 4 de Julho e Flamengo do Piauí, para dia 18 de abril na cidade de Piripiri. Antes, a emissora anunciou que iria transmitir o jogo, mas por motivos contratuais, impede a transmissão, pois os direitos de exclusividade são da TV Antena 10.[16]

Em 18 de abril, Cinthia Lages passa também apresentar na Rádio Meio Norte FM no programa O Planeta Show!, entre 11 às 13 horas nas tardes de domingos.[17]

No dia 9 de maio, a emissora não exibe o concurso Miss Brasil 2009, transmitida pela Rede Bandeirantes. Em vez de apresentar o programa em rede nacional (como a própria Bandeirantes já havia anunciado nos intervalos e telejornais para todo o Brasil desde final de abril às 20 horas), a afiliada preferiu reprisar o programa Planeta Show, apresentado por Vanusa Coelho e Maia Veloso.[18] A não-exibição da atração provocou revolta dos telespectadores piauienses, pois tinha a representante do Piauí no programa, que a esperavam para vê-la, através protestos nos sites e até recém-criado twitter.[19]

Em 20 de maio, o município de Prata do Piauí, recebe o sinal da emissora, através do canal 7.[20]

Em junho, a emissora transmite ao vivo a folia O Planeta Micarina, de Teresina, sob apresentação de Vanusa Coelho e Maia Veloso. Incluindo os repórteres Cinthia Lages, Beto Rego, Wrias Moura, Raquel Dias e Monica Freitas.[21]

No dia 12 de junho, o prefeito de Uruçuí, sul do Piauí, Valdir Soares, reuniu na sede da TV Meio Norte, o diretor comercial Edilson Viana de Carvalho e a gerente comercial de expansão Leninha Aragão, firmando uma parceria entre o Grupo Meio Norte de Comunicação e a Prefeitura Municipal de Uruçuí, prevendo a entrada do ar nas próximas semanas pelo canal 13. A emissora já fez flashes sobre o maior carnaval fora de época do Sul do Piauí, a Urufolia.[22] No dia 7 de julho, a emissora entra no ar e segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, essa é uma grande conquista do povo local que conta com mais uma opção de entretenimento na cidade.[23]

Em 29 de agosto, estréia mais outro programa semanal Flick, programa dedicado ao mundo da construção, arquitetura, decoração, paisagismo e arte piauiense. São apresentadas pelas Tamar Campos, Aline Castro e Adriana Kelly, as reportagens são de Juliana Cordeiro, idealizado pelo publicitário Jorge Riso. O programa vai ao ar aos sábados às 13h, com reprise aos domingos às 20h.[24]

Em 11 de setembro, em entrevista ao apresentador Silas Freire, o deputado Roncalli Paulo (PSDB) mostra páginas impressas do Portal 180 Graus, coluna Banda Larga. Ele não falou o nome do portal, que estava escrito sobre comércio irregular.[25]

Entre 28 de outubro a 2 de novembro, a emissora sai do ar no município de Floriano. Segundo o Secretário Municipal de Comunicação, Nilson Ferreira, o sinal da emissora foi suspenso para fins de adaptações e manutenção. O equipamento novo foi instalado na emissora, enquanto instalam a retransmissora da TV Antares no antigo equipamento.[26]

Em 24 de novembro, estreou programa BLITZ TV, que une jornalístico com humor feito por jovens e para jovens. Apresentado por Cloves Costa e Idria Portela, o programa é exibido na noite de toda terça e quinta. Eles criam situações com políticos, com a sociedade e artistas. Porém, a exibição do programa provocou polêmica (para os críticos radicais), por ser cópia do Custe o Que Custar (CQC), da Rede Bandeirantes. O CQC é produzido pela Cuatro Cabezas, produtora argentina que tem parceria com Bandeirantes e que a Meio Norte só exibe a programação através do VT local na meia-noite (duas horas de diferença).

2010: TV Meio Norte se regionaliza[editar | editar código-fonte]

Em 1º de janeiro, a Meio Norte entra o ano de 2010 com presença em 103 municípios do Piauí, inclusive sendo captado no leste do Maranhão e oeste do Ceará.[27] [28] [29]

Em 18 de janeiro, o site Meio Norte anuncia que as seis cidades, Pau-d'Arco do Piauí, Novo Santo Antônio, Assunção do Piauí, Coivaras, São José do Divino e Milton Brandão receberão em breve os sinais em respectivos municípios da emissora em 2010.[27] [28] Em 4 de fevereiro, as cidades passaram a integrar a equipe do maior sistema integrado de comunicação do estado.[30] A parceria do Grupo Meio Norte foi firmada com a equipe de Expansão do Sistema Integrado e as respectivas Prefeituras Municipais.[29]

Em 19 de janeiro, o site do Meio Norte anuncia novo programa de gastronomia, política, cultura e artesanato em municípios do Piauí: Infoco News, previsto para fevereiro.[31] No entanto, o novo programa e o fomato foram modificados em fevereiro. Em 8 de março, estreou Tudo Infoco, apresentados por Leninha Aragão e Ítalo Mota, às 20hs30min. Na estréia, foi exibida matéria sobre culinária com a primeira dama do município de José de Freitas, Maria Freitas e da primeira dama do Governo do Estado do Piauí, Rejane Dias.[32]

Em 26 de janeiro, o Portal Luzilândia e o Norte afirmou que a repetidora da Meio Norte em Cocal está fora do ar há dias, juntamente as TVs Clube, Cidade Verde e Antena 10. Segundo responsável pela manutenção dos sinais, motivo de estar fora do ar, apesar dos equipamentos das TVs estão em ordem, é que o transformador está com defeito e é necessário a substituição. O prefeito de Cocal, Fernando Sales, responsável pela inauguração da estação repetidora das TVs, foi comunicado e diz que promete resolver o problema o mais rápido possível.[33]

Em 4 de fevereiro, a TV Meio Norte volta ao ar no município de Lagoa de São Francisco, após anos de perder a presença na região.[29] A volta da Meio Norte na cidade coincidiu com a entrada do ar das repetidoras em Pau-d'Arco do Piauí, Novo Santo Antônio, Assunção do Piauí, Coivaras, São José do Divino e Milton Brandão.[27] [28] Coivaras passa a receber no canal 11[30] e outros municípios em outros canais.[30] Com isso, o sinal da Meio Norte atinge 110 cidades e esse número, de acordo com a emissora, deve crescer em 2010.[29] [34]

Em março, o BLITZ TV, que até então era exibido nas noites de todas as terças com reprise nas quintas, passa a ser exibido aos domingos ao meio-dia, com reprises nas quintas e sábados às 20hs30min.

Em 4 de março, o site Agricolândia News anuncia que a cidade Agricolândia (80 km de Teresina) terá o sinal da Meio Norte em abril, pois até então, a cidade e região contava única emissora, a TV Antena 10 (afiliada da Rede Record no Piauí).[35] Depois da emissora adiar por mais de um mês, o mesmo site anuncia em 5 de maio que a emissora entrará no ar em alguns dias,[36] o que ocorre no dia 14 de maio, através no Canal 9.[37]

Em 25 de março, a cidade de Juazeiro do Piauí passa a ter o sinal da Meio Norte, através do canal 12.[34] Com isso, o sinal do Canal 12 atinge os municípios de Coivaras, Novo Santo Antônio, Assunção do Piauí, São José do Divino e Milton Brandão.[34] Com isso, o sinal da TV Meio Norte atinge nesse dia, 115 cidades.[34]

Em 4 de abril, apesar da Rede Bandeirantes passar desde final de março (anunciando no Jornal da Band e intervalos da programação da rede), a entrevista exclusiva do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao programa Canal Livre (que vai ao ar das 23-24 horas de todos os domingos), a afiliada não permitiu a exibição. A emissora preferiu exibir nesse horário, a 3ª reprise do programa[qual?] de colunismo social.[38]

Em 7 de abril, o ex-secretário e comunista (Robert Rios, PC do B) e o prefeito de Teresina (Sílvio Mendes, PSDB), ambos do Piauí, protagonizaram troca acusações em pleno ar no programa Agora. Rios que estava no programa de Silas Freire, disse que o palanque do Mendes está sendo esvaziado, rifado, em detrimento da pré-candidatura do senador João Vicente Claudino e que a tendência é seguir a polarização do interior do Piauí com as pré-candidaturas do PTB e PSB que, além da prefeitura de Teresina e do Governo do Estado contam com grandes estruturas partidárias e apoiamento político. Mendes, que assistia no momento, ligou à emissora por telefone para falar durante a entrevista e disse que não acreditava que Vicente Claudino e Wilson Martins iriam usar a máquina para fortalecer seus palanques, não era decente, não condizia com a missão recebida por ambos e que não se pode "comprar a consciência dos eleitores". Rios foi duro e disse que era Mendes não fazer insinuações daquilo que ele não diz e provocou troca de acusações, quando afirmou que Mendes faz o estilo "padre" para atacar seus adversários, sem deixar transparecer qualquer animosidade, que reagiu dizendo que ele não tem religião.[39]

Em 13 de abril, o Instituto de Pesquisas de Opinião Pública (Instituto Amostragem) realizada com 1.139 pessoas com idade a partir dos 16 anos em 56 municípios de todas as regiões do Piauí, verificou que o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte se consolidou como grande rede de veículos regional. A pesquisa realizada nos dias 5 a 9 de março, revela que 39,57% dos piauienses costumam assistir à TV Meio Norte, contra 38,16% que declararam ter o costume de assistir à TV Clube (afiliada à Rede Globo). 33,9% têm o costume de assistir TV Antena 10 (afiliada da Rede Record); 28,65% têm o costume de assistir a TV Cidade Verde (afiliada do SBT); 1,42% dos piauienses afirmaram que assistem à TV Antares, do Governo do Estado; e 1,7% declararam assistir a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Piauí. No Estado, 61,81% têm o costume de assistir televisão e 39,19% declararam que não têm. Para o consultor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, jornalista José Osmando de Araújo, “É um aspecto de identidade local. As pessoas, os telespectadores se encontram na TV Meio Norte. Na TV Meio Norte o telespectador, a pessoa se vê, se expõe, se mostra, põe para fora os seus dramas, as suas preocupações, os seus anseios, as suas alegrias e as suas conquistas de forma ampla e democrática. Por isso, a TV Meio Norte é a cara do Piauí e esse resultado é o espelho disso e só faz aumentar a nossa responsabilidade”, afirmou.[40]

Em 23 de abril, Os técnicos da emissora estiveram visitando a cidade de Lagoinha do Piauí para a instalação do canal na cidade, que prevêem até dia 27 de abril, depois de pedido da prefeitura municipal, através do prefeito Dr. Alcione.[41] Em 29 de abril, dois dias depois de adiar, a emissora entra no ar e menos de 24 horas já é líder de audiência.[42] Com isso, o sinal da TV Meio Norte atinge nesse dia, 116 cidades.

Em 26 de abril, a emissora não transmitiu a entrevista exclusiva de José Serra para Datena (que anunciou que é candidato à presidência). Dias antes, também não transmitiu a entrevista de Dilma Roussef também no Datena por conta da programação local.[43]

Em 29 de abril, os técnicos da emissora estiveram em São Pedro do Piauí para instalação do sinal na cidade através do Canal 13.[44] O Prefeito Dr. Matias Araújo acompanhou os trabalhos de instalação na torre de transmissão no bairro Alto da Cruz. Antes, já houve a solicitação o canal há tempos, mas só na administração do Matias o pedido foi atendido. Em 30 de abril, o Canal 13 da emissora entra no ar.[45] Com isso, o sinal da TV Meio Norte atinge nesse dia, 117 cidades.

Durante o mês de maio, em meio a reclamações e desavenças de telespectadores e da Bandeirantes contra Meio Norte foi noticiado que a afiliada e a rede resolveram manter o contrato de afiliação apenas até o fim da Copa de 2010.[46] [47]

Os boatos sobre a saída do primeiro apresentador do Blitz TV, o jornalista Cloves Costa desde meados de abril se confirmam no mês seguinte, quando Costa recebe outra proposta de emprego e aceita. Ele vai assumir cargo de melhor remuneração na Secretaria da Juventude, deixando Idria Portela na apresentação.[48]

Em 13 de maio, a apresentadora do Kalor na Noite, Samilla Mello deixa a emissora e o programa pela TV Clube (Rede Globo), com o intuito de dar continuidade ao trabalho como jornalista.[49] [50]

Em 4 de junho, a cidade de Francinópolis (que fica a 30 km de Elesbão Veloso) passa a receber três sinais das TVs Meio Norte, Clube e Assembléia do Piauí. Até então, a cidade nunca teve emissoras de TVs na região, pois a população só tinha acesso à TV por transmissão por via antena parabólica. O prefeito da cidade, Ozael Ferreia, foi responsável pela instalação.[51]

Em 16 de junho, durante a visita do candidato à presidência José Serra em Teresina, a emissora foi excluída do itinerário de visitas do presidenciável. A coordenação do PSDB alega que a emissora manteve postura passional no período da pré-campanha.[52]

Em julho, a TV Meio Norte anuncia oficialmente que passará a ser TV independente, ou seja, operar sem afiliações com alguma rede de TV brasileira. Até então, retransmitia apenas alguns programas da Rede Bandeirantes à noite e fins de semana, como o Jornal da Band, CQC e campeonatos esportivos.

Noticiou-se que a Bandeirantes ganharia nova afiliada, no Canal 13 de Teresina pelo Grupo Franly (que na área de comunicações, é dono da rede de rádio Verdes Campos Sat e do site de conteúdo TV Canal 13),[53] o que não ocorreu.

No mesmo mês, a emissora envia quatro reportagens à Bandeirantes sobre o goleiro Bruno, preso pelo Caso Eliza Samudio: o irmão que mora em Campo Maior e outra é a madrasta que mora em Teresina, exibidas no Brasil Urgente e Jornal da Band.

Em 15 de julho, ocorre o primeiro debate entre os candidatos à Governo do Estado do Piauí na noite. Quem apresentou o primeiro debate com os candidatos foi a jornalista Maia Veloso, apresentadora do 70 Minutos.[54] Porém, houve acusações de que alguns municípios piauienses houve quedas de sinais, entre primeiro até o quatro bloco.[55]

Em 23 de julho, o site Portal 180 Graus anunciou que a Meio Norte pode atuar como rede nacional, deixando Bandeirantes para a TV Piauí, no Canal 19, em agosto.[56] No entanto, no mês seguinte, a emissora continua a transmitir a rede e a emissora anuncia que pode deixar a Bandeirantes depois das eleições.

Em 9 de agosto, o site Portal No PI noticiou que no Piripiri (por causa do anúncio que a Meio Norte deixará Bandeirantes), o técnico Marcos Furtado, afirmou que o Prefeito da cidade autorizou a assessoria de comunicação que providencie canal para a Bandeirantes, sabendo que a emissora tem um alto índice de audiência no país e vai funcionará no canal 4 (que é ocupado pela Rede Gazeta).[57]

Em 12 de agosto, o Portal Meio Norte anuncia que a emissora estará na operadora de TV a cabo de São Luís, a TVN, quando deixará Bandeirantes.[58]

Em 2 de setembro, a emissora começou a transmitir para todo o Piauí, a propaganda eleitoral dos candidatos do Maranhão, até então era dos candidatos do Piauí desde agosto. A inusitada transmissão ocorreu por determinação da Justiça Eleitoral maranhense que atendeu pedido feito pela assessoria jurídica do candidato a governador Flávio Dino (PC do B-MA), baseada no fato a emissora ter sua concessão para funcionamento em Timon e não em sede em Teresina como de fato ocorre. Apesar ser concessão do Timon, a emissora nunca transmitiu o horário eleitoral maranhense, pois só o transmitiu depois de obrigada pela Justiça. Já aconteceu o mesmo caso em 2008, quando a emissora transmitiu a propaganda para Prefeitura de Timon, não mais de Teresina.[59]

Durante o mês de setembro e outubro, alguns sites e blogs anunciaram que a emissora deixará a Bandeirantes após as eleições no Piauí no final de outubro ou início de novembro, o que não houve.

Em 7 de outubro, a emissora foi excluída do sorteio para gerar a propaganda eleitoral piauiense para mês de outubro. Os sorteados foram as TVs Antena 10 (entre os dias 8 a 14), Cidade Verde (de 15 a 21) e a Clube (entre os dias 22 a 29).[60]

Em 8 de outubro, a emissora passa exibir a propaganda eleitoral do Piauí, pois no Maranhão, a eleição terminou com a reeleição da Roseana Sarney no 1º turno.

Em 13 de outubro, a Meio Norte protagonizou duas polêmicas no mesmo dia:[61] A primeira fez ampla divulgação, muito além da jornalística, sobre a visita do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff na capital Teresina, inclusive transmitindo ao vivo os discursos de Lula, Dilma e o ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT), o que é proibido pela Lei Eleitoral.[61] A segunda foi quando o repórter da mesma emissora, Efrém Ribeiro (também correspondente do jornal O Globo no Piauí), após conseguir ficar perto da candidata na coletiva de imprensa, perguntou se ela é homo-sexual: “Candidata a senhora confirma que é homossexual segundo consta em páginas da internet?”, a pergunta surpreendeu ela e ficou irritada, mas respondeu: “Sou mãe, sou avó, pelo amor de Deus, eu não vou tratar neste nível.”.[62] [63] O incidente entre Efrém Ribeiro com Dilma Rousseff foi censurado parte da mídia piauiense e brasileira[63] (no Jornal do SBT, apresentado por Carlos Nascimento noticiou, sem no entanto mencionar nome da emissora, já que a rede já foi afiliada até 2000), inclusive até O Globo, ao souber do caso, vetou essa pergunta na publicação do dia seguinte, na qual o jornalista comentou sobre o caso, que não recebeu reclamações da empregadora, apenas pela O Globo.[64]

Em 14 de outubro, a Meio Norte protagonizou novas polêmicas durante a programação normal da emissora:[61] nos telejornais “Bom Dia Meio Norte” e “Agora”, apresentados respectivamente por Ieldyson Vasconcelos e Silas Freire, foram entrevistados os deputados de apoio ao candidato Wilson Martins.[61] No “Bom Dia Meio Norte” foi veiculada as entrevistas com o deputado estadual eleito Fábio Novo (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB). Já o “Agora” foi o deputado federal Átila Lira (PSB) e novamente Fábio Novo. Todos os três parlamentares pertencem à Coligação do governador.[61]

Em 15 de outubro, o senador Heráclito Fortes (DEM), que não conseguiu a reeleição, diz durante entrevista ao programa Agora, apresentado por Silas Freire, que o sistema de comunicação do Grupo Meio Norte, são tendenciosos em toda a campanha eleitoral em favor dos candidatos Wilson Martins (PSB) à reeleição no 2º turno, Wellington Dias (PT) ex-governador e eleito para o Senado, inclusive o grupo ter desprezado as ações da oposição, na qual criticou a cobertura presidencial de alguns setores da imprensa em favor da Dilma Rouseff contra José Serra, mas o apresentador rebateu e disse que todas as empresas do grupo são democráticas e sempre chamam todos os políticos para participações.[65] O senador Fortes relembrou nesse programa, o caso do comercial do Banco do Brasil exibida em todas as redes de TVs em agosto de 2007, com dizeres “decidida pelo número 3”, considerada hoje em dia, a mais escandalosa publicidade subliminar feita pelo banco ao inserir mensagem subliminar do Lula em querer tentar terceiro mandato ou sucessão para 2010 (que no caso era sucessora Dilma Rouseff), retirada do ar após reclamações, na qual deu impressão na opinião pública e dos políticos da oposição ser ser “propaganda disfarçada” fora do período eleitoral,[65] [66] [67] que na época o próprio fez esta denúncia no Senado e pediu ao CONAR que entre no caso para tirar essa propaganda do ar,[66] [67] que após a denúncia, o presidente Lula fez comentários agressivos contra o senador;[65] rebateu o apresentador sobre algumas obras do governo Dias, nas quais estão abandonadas.[65] Perguntado pelo apresentador o que vai fazer depois de terminar o mandato, o senador disse que ainda não pensou se vai ou não abandonar a vida pública depois de encerrar mandato em 2011, dizendo que "daqui para quatro anos [em 2014] tem muita coisa ainda para acontecer", mas por enquanto vai dedicar mais tempo aos familiares.[65]

Em 17 de outubro, a emissora estreou às 13 horas do domingo o programa A Semana, apresentado pelo jornalista Vinícius Vainer, com duração de aproximadamente uma hora, o programa aborda os mais variados assuntos, que vão de política a sexo. A proposta é ser uma espécie de 'resumão' com os principais assuntos da semana.[68]

Na manhã do dia 19 de outubro, o jornalista da emissora, Efrém Ribeiro, foi agredido por outro jornalista, Francisco Magalhães, da TV Cidade Verde, em Teresina. A agressão aconteceu na porta do complexo esportivo Sesc Ilhotas, zona Centro-Sul de Teresina, durante o evento do Dia do Piauí. Outro jornalista, Hélvio Menezes, do jornal Meio Norte, tentou apartar a briga mas foi também agredido por Magalhães. A briga foi presenciada por dezenas de testemunhas, entre eles o candidato ao governador, Silvio Mendes (PSDB). Ribeiro e Menezes apareceram na tarde, no programa Agora, denunciando a agressão e anunciaram que vão registrar boletim de ocorrência contra Magalhães.[69]

Em 21 de outubro, é realizado o segundo debate eleitoral entre o governador e candidato à reeleição, Wilson Martins (PSB) e o ex-prefeito e candidato pela oposição Silvio Mendes (PSDB).[70] No debate, teve troca de acusações de ambos os candidatos sobre problemas no Piauí e divergências políticas.[71]

Em 27 de outubro, o juiz eleitoral José Acélio Correia aplica segunda multa contra a TV Meio Norte por acusação de "tratamento privilegiado" dispensado à Coligação “Para o Piauí Seguir Mudando”, encabeçada pelo governador e candidato à eleição, Wilson Martins (PSB) no valor de R$ 21.282,00.[61] A representação, movida pela Coligação “A Força do Povo”, que tem como candidato a governador Sílvio Mendes (PSDB), sustentou que no dia 14 de outubro, durante a programação normal da emissora, nos telejornais “Bom Dia Meio Norte” e “Agora”, apresentados respectivamente por Ieldyson Vasconcelos e Silas Freire, foram entrevistados três deputados de apoio ao Coligação do governador Martins. No “Bom Dia Meio Norte” foi veiculada as entrevistas com o deputado estadual eleito Fábio Novo (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB). Já o “Agora” foi o deputado federal Átila Lira (PSB) e novamente Fábio Novo. Um dia antes, dia 13, a mesma emissora fez ampla divulgação, além da jornalística, sobre a vinda do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff em Teresina.[61] Diante das evidências, Correia decidiu que “no tocante à cobertura da visita do Presidente Lula e da candidata a Presidente Dilma à cidade de Teresina, fato importante noticiado em todos os meios de comunicação, percebe-se que a emissora representada [TV Meio Norte] veiculou notícia que excedeu a mera cobertura de fato jornalístico, adentrando na esfera da propaganda eleitoral. (...) A representada [TV Meio Norte] transmitiu trechos do comício da candidata Dilma, mostrando também a participação do candidato Wilson Martins (PSB) e do senador Wellington Dias (PT). Oportunizou a divulgação de propostas e do perfil do candidato da Coligação ‘Para o Piauí Seguir Mudando’. Dessa forma, é notória a violação ao art. 28, IV, da Resolução 23.191/09, tendo em vista o tratamento privilegiado concedido à coligação 'Para o Piauí Seguir Mudando', já que a cobertura excedeu os limites da mera matéria jornalística. Julgo que a TV Meio Norte proceda o pagamento da multa prevista no parágrafo 4º, do artigo 28, da Resolução Nº 23.191/2009, no valor de R$ 21.282,00 [Reais].”, sentenciou.[61]

Em 29 de outubro, a advogada Geórgia Nunes entra com mais uma ação no TRE do Piauí, a 13ª contra a emissora de TV, por entender que a TV vem se posicionando de forma parcial a favor do candidato Martins nas Eleições de 2010. A advogada disse que a Coligação “A Força do Povo” a qual representa, já ingressaram anteriormente 12 ações contra a emissora: três foram no primeiro turno e dez só no segundo turno. As ações pedem desde multas até a suspensão da programação da TV.[72]

Durante o mês de novembro, surgem novamente informações de alguns sites e blogs que a emissora deixará a Bandeirantes após a posse dos políticos piauienses, em fevereiro de 2011, o que não foi confirmado e nem desmentido pela emissora.

Em 24 de novembro, estreou novo programa local, Espaço Gourmet, apresentada pela jornalista e graduada em gastronomia, Lia Formiga, com grandes chefs para preparar as melhores iguarias. Curiosamente, esse programa culinário é o primeiro a ser criado na história da TV piauiense.[73]

Em 7 de dezembro, três técnicos da TV Meio Norte estiveram em Alvorada do Gurguéia para instalação do sinal da emissora no município. De acordo com o prefeito da cidade, José Felix, essa é mais uma conquista da atual administração, pois os alvoradenses contam a programação da Bandeirantes com a programação regional Meio Norte direto de Teresina, o que beneficia principalmente os moradores da cidade que não fazem uso de antena parabólica nas residências. O município de Alvorada do Gurguéia passa a receber toda a programação da emissora no canal 7.[74]

Desde 2011: Rede Meio Norte[editar | editar código-fonte]

Em 1º de janeiro de 2011, depois de quase 11 anos de afiliação, após longos meses de promessas e adiamentos em 2010, a TV Meio Norte Teresina deixa a Rede Bandeirantes e se torna finalmente emissora independente (ou rede regional), onde a geradora TV Meio Norte muda nome para TV Meio Norte Teresina para ser geradora da Rede Meio Norte.[75] Nesse dia, a emissora apresenta novidades: lança nova logomarca e o slogan "A TV da Nossa Gente". A recém-criada rede transmite a posse da presidenta Dilma Roussef e as entrevistas de políticos piauísenses, inclusive o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.[76] [77]

Durante o mês de janeiro, a nova rede é acusada de plagio da nova logomarca. Segundo críticos da TV piauiense, a nova logomarca é plágio da logomarca da TV Serra Dourada, atual afiliada do SBT no estado de Goiás.

Entre final de janeiro a início de fevereiro, foi anunciada em sites e blogs que a Meio Norte terá sinal nas antenas parabólicas (provavelmente referindo ao satélite analógico StarOne C2, onde foram transmitidos as redes regionais de TVs Diário e a Amazon Sat), mas a emissora, EMBRATEL e a StarOne (responsáveis pelo satélite) não comentaram esta possibilidade.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

  • Maria Marlene de Azevedo Rosa, moradora de Timon, luta pela indenização na Justiça contra o Sistema Meio Norte de Comunicação desde 1995.[78] O filho dela, Francisco das Chagas Azevedo Rocha (nascido em 1972), 22 anos, era cinegrafista da emissora (na época, ainda com o nome da TV Timon) e morreu em 5 de janeiro de 1995, quando o carro de reportagem perdeu controle numa estrada carroçável e virou entre os municípios de Barras e Nossa Senhora dos Remédios, ambos no Piauí.[78] O impacto do capotamento lançou Francisco Rocha no banco de trás para fora do carro (provavelmente não usava cinto de segurança) que passou por cima e apesar ser tratado no hospital de Barras, morreu horas depois.[78] O fato teve destaque pela emissora e foi capa de jornal do mesmo nome da emissora no dia seguinte e o Sistema Meio Norte de Comunicação pagou velório e o enterro do funcionário que residia em Timon.[78] No entanto, Rocha trabalhava lá há mais de um ano (desde final de 1993, quando foi contratado) sem Carteira de Trabalho assinada e somente depois da morte, a Carteira foi assinada.[78] Esse fato levou a mãe Maria Rosa a entrar na Justiça contra o Sistema Meio Norte de Comunicação, que se arrasta até hoje.[78] No site Portal AZ em 22 de março de 2008, ela critica a Justiça pela demora da indenização e que só dá razão a quem tem mais dinheiro.[78]
  • A emissora foi freqüentemente criticada a maneira que retransmite a Rede Bandeirantes, principalmente depois de 2004, pois estreou novos programas locais, chegando a inclusive não transmitir programas em rede nacional, o que contraria a determinação da direção do Grupo Bandeirantes.
  • A emissora foi alvo de acusações e críticas pela falta de imparcialidade, já que se provou extremamente parcialista ao governo do estado do Piauí, principalmente nas eleições de 2010, sendo que a empresa raramente divulga críticas ao mesmo apenas exaltando feitos que muitas vezes são contestáveis.
  • Desde tornou rede em 2011, a emissora é acusada de exibir séries, desenhos, filmes, entre outros, sem nenhum direito. Apenas compra DVDs e exibe matérias do TV Fama (da RedeTV!) colocando num programa chamado Vida de Artista.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O Grupo Meio Norte, ao qual está ligada a emissora, possui três concessões capazes de atingir toda Teresina: TV Piauí (Rede 21); TV Mirante Cocais (Rede Globo) além da própria TV MN.
  • Isso ocorre porque Timon, de onde é gerado o canal 14 UHF da TV Mirante Cocais, é completamente conurbada com Teresina, o centro das duas cidades é dividido apenas pelo Rio Parnaíba, o que faz com que Teresina seja coberta por dois canais da Rede Globo, um com programação 100% maranhense e outra 100% piauiense.
  • Entre 1997 a 2000, a programação da emissora foi exibida na cidade de São Luís, através do canal 28, em projeto de expansão da Meio Norte no Maranhão, mas saiu do ar e desde então até hoje, a emissora nunca mais voltou ao ar. Em 2008, o canal voltou ao ar, mas como canal de testes, só exibindo músicas clássicas e instrumentais, que por sai do ar constantemente desde janeiro de 2010. Esse canal voltará ser usado pela emissora depois de 10 anos fora do ar.
  • O sinal da TV Meio Norte nas repetidoras no Piauí podem ser vistas em dois canais nas cidades e municípios piauienses. Na cidade de Juazeiro do Piauí, a repetidora da emissora instalada é sintonizada através do Canal 12[34] e o sinal dela atinge os municípios de Assunção do Piauí, Coivaras, Milton Brandão, Novo Santo Antônio e São José do Divino.[34] Apesarem desses municípios receber o sinal do Canal 12,[30] [34] outro canal de repetidora pode ser vista no Canal 11,[30] instalada na cidade de Coivaras[30] (que recebe parcialmente o sinal do Canal 12),[34] que transmite para os municípios de Assunção do Piauí, Milton Brandão, Novo Santo Antônio, Pau D'Arco, São José do Divino.[30] Isso acontece é que morros nessas cidades atrapalham a captação das transmissões em alguns pontos dos municípios piauienses.

Referências

  1. a b c d Anna Lee (12 de Janeiro de 2000). Outro Canal (Detalhes). Folha de S. Paulo. Página visitada em 14-12-2012.
  2. a b Joyce Pascowitch (15 de Janeiro de 2000). Joyce Pascowitch (Quitanda). Folha de S. Paulo. Página visitada em 14-12-2012.
  3. PROGRAMA CARLOS SANTOS. PROGRAMA CARLOS SANTOS. Página visitada em 29-05-2010.
  4. Cláudia Costa sai do Inside TV. Meio Norte (6 de setembro de 2005).
  5. Adriana Aguiar (27 de outubro de 2005). Jornalista é preso por usar coluna para coagir advogada. Consultor Jurídico.
  6. Piada racista divide imprensa e pode virar inquérito no Piauí. Consultor Jurídico (21 de outubro de 2005).
  7. Super Top dá prêmios e dinheiro vivo na TV Meio Norte. É Hoje!. MeioNorte.com (15 de novembro de 2007, 10h55). Página visitada em 12-08-2010.
  8. a b c d e f g TV Meio Norte estréia o esportivo Olé e a revista jornalística 70 Minutos. Meio Norte (3 de março de 2008, 16:03).
  9. a b c d Estréia 70 Minutos (em Português). MeioNorte.com (3 de março de 2008, 15h56min). Página visitada em 12-08-2010.
  10. TV Meio Norte retorna a operar novamente na região de Esperantina com sistema próprio. Jornal Esp (27 de março de 2008, 21:20).
  11. Em Cena estréia às 22h na TV MN (em Português). MeioNorte.com (9 de maio de 2008, 09hs07min). Página visitada em 12-08-2010.
  12. TV Meio Norte realizará debate entre candidatos a prefeito de Esperantina (em Português). Jornal Esp (30 de julho de 2008, 7hs). Página visitada em 12-08-2010.
  13. a b c d e f g h i Robert Pedrosa (14 de janeiro de 2009, 11h04min). Justiça manda TV MN conceder direito de resposta ao Sinpoljuspi (em Português). AI 5 Piauí. Página visitada em 12-08-2010.
  14. Magnus Regis, editado por Dani Sá (5 de outubro de 2008, 13hs14min). Tv Meio Norte pode ter sido retirada do ar propositalmente. TV Canal 13.
  15. Hackers atacam Portal Meio Norte da mesma forma que atacaram o jornalesp.com. Jornal Esp (24 de novembro de 2008, 9:38).
  16. Ducival Araújo (17 de abril de 2009, 14:48:00). A TV Meio Norte não irá mais transmitir a final do Piauiense. 180 Graus.
  17. Amanhã tem estreia! Oba! (em Português). MeioNorte.com (17 de abril de 2009, 15h20). Página visitada em 12-08-2010.
  18. Tv Meio Norte comete gafe na programação da noite deste sábado. 180 Graus (10 de maio de 2009, 09:48:00).
  19. Antonio Lopes (9 de maio de 2009, 10h50min). Leitor manda carta reclamando da TV Meio Norte. AI5 Piauí. Página visitada em 03-09-2010.
  20. Chico Chargas (20 de maio de 2009, 15:19:00). Pratenses têm acessos a mais um canal de televisão. 180 Graus. Página visitada em 03-09-2010.
  21. TV Meio Norte transmitirá ao vivo TODO o Planeta Micarina. 180 Graus (11 de junho de 2009, 9hs35min). Página visitada em 12-08-2010.
  22. Jailton Silva (13 de junho de 2009). Uruçuí vai receber sinal da TV Meio Norte. Veja. 180 Graus.
  23. Jailton Silva (7 de julho de 2009). Já está no ar. Uruçuí já recebe sinal da "TV Meio Norte". 180 Graus.
  24. TV Meio Norte estreia programa Flick neste sábado, 29, às 13h. 180 Graus (27 de agosto de 2009, 07:16:00).
  25. Toni Rodrigues (11 de setembro de 2009, 13:29:00). Roncalli Paulo usa matéria do 180graus na TV Meio Norte. Banda Larga (180 Graus).
  26. TV Educativa: Floriano passa a ter sinal da TV Antares (TVE) de Teresina; Sinal da TV Meio Norte ficará suspenso por 3 dias. Notícias de Floriano (29 de outubro de 2009, 08:19:08). Página visitada em 25-01-2010.
  27. a b c TV Meio Norte chega em 6 municípios pela primeira vez. Portal Meio Norte (18 de Janeiro de 2010, 11:57). Página visitada em 11-12-2012.[ligação inativa]
  28. a b c 6 municípios recebem sinal da TV MN. Portal Meio Norte (18 de Janeiro de 2010, 13:57). Página visitada em 11-12-2012.
  29. a b c d João Arilson (5 de fevereiro de 2010, 00:38:00). TV Meio Norte está funcionando novamente na cidade. 180 Graus. Página visitada em 05-03-2010.
  30. a b c d e f g Coivaras recebe sinal da TV Meio Norte. 180 Graus (4 de fevereiro de 2010, 17:45:00). Página visitada em 14-03-2010.
  31. Estréia na TV Meio Norte. 180 Graus (19 de janeiro de 2010). Página visitada em 12-08-2010.
  32. Programa Tudo Infoco estreia hoje na TV Meio Norte. Portal Meio Norte (8 de março de 2010, 14:30). Página visitada em 14-03-2010.
  33. Cocal Esta Sem Sinal de TV do Piauí. Portal Luzilândia e o Norte (26 de janeiro de 2010, 15hs35min). Página visitada em 11-12-2012.
  34. a b c d e f g h Juazeirodopi.blogspot.com. Edição: Anderson Lima (25 de março de 2010). Juazeiro do Piauí começa a receber sinal da TV Meio Norte (em Português). Portal CDP. Página visitada em 12-08-2010.
  35. Em abril Agricolandia terá mais um canal de TV direto de Teresina. Agricolândia News (4 de março de 2010, 1h44min). Página visitada em 12-08-2010.
  36. Em breve Agricolândia estará recebendo o Sinal da TV Meio Norte. Agricolândia News (5 de maio de 2010, 13hs07min). Página visitada em 12-08-2010. (Contém fotos do local da Retransmissora de TV).
  37. Agricolândia agora conta com o sinal da TV Meio Norte. Agricolândia News (14 de maio de 2010, 21h44min). Página visitada em 16-08-2010.
  38. Afiliada da ‘Band’ no Piauí não exibe entrevista com o presidente Lula. Portal AZ (5 de abril de 2010). Página visitada em 03-09-2010.
  39. Robert Rios bate boca com Sílvio Mendes na TV. MeioNorte.com (7 de abril de 2010). Página visitada em 12-08-2010.
  40. Meio Norte (14 de abril de 2010). TV Meio Norte é líder entre os piauienses, segundo pesquisa. Cidades na Net. Página visitada em 12-08-2010.
  41. Fernando Rocha (23 de abril de 2010, 10:33:00). TV Meio Norte em breve em Lagoinha. 180 Graus. Página visitada em 16-08-2010.
  42. Fernando Rocha (30 de abril de 2010, 08:27:00). TV Meio Norte em menos de 24 horas já é líder de audiência em Lagoinha. 180 Graus. Página visitada em 16-08-2010.
  43. Allisson Paixão (26 de abril de 2010). Silvio no Twitter: Serra na Band, mas MN não está transmitindo. 180 Graus. Página visitada em 03-07-2010.
  44. Marcio Costa (30 de abril de 2010). Sinal da TV Meio Norte chega a São Pedro. 180 Graus. Página visitada em 16-08-2010.
  45. Sinal da TV Meio Norte chega a São Pedro (em Português). Agricolândia News (30 de abril de 2010, 01h:16). Página visitada em 12-08-2010.
  46. Chega ao fim parceria da Meio Norte com a Band. Tribuna do Sol (23 de fevereiro de 2010, 5:14).
  47. Flávio Ricco (22 de maio de 2010, 00h05). Descontentamento. Canal 1. Página visitada em 29-05-2010.
  48. Repórter do Blitz TV fala sobre comparações com CQC e críticas. Teens 180 Graus (7 de maio de 2010). Página visitada em 12-08-2010.
  49. Samilla Mello Deixa a TVMN e assina com a TV CLUBE. TV Piauí (13 de maio de 2010). Página visitada em 13-05-2010.
  50. Samilla Melo deixa a TVMN e assina com a tv clube. Teens 180 Graus (16 de Maio de 2010 às 12h55). Página visitada em 11-12-2010.
  51. Luciana Alves (4 de junho de 2010 às 20h41). Samilla Melo deixa a TVMN e assina com a tv clube. Teens 180 Graus. Página visitada em 11-12-2012.
  52. Toni Rodrigues (17 de junho de 2010). Serra garante fortalecer programas sociais como Bolsa Família. 180 Graus. Página visitada em 03-07-2010.
  53. Até Campo Maior entrou na negociação para nova TV BAND no Piauí. Campo Maior em Foco.
  54. Daniel Silva (15 de julho de 2010, 20:07:00). Jornalista Maia Veloso comanda o debate da TV Meio Norte. 180 Graus. Página visitada em 16-08-2010.
  55. Allisson Paixão (17 de julho de 2010, 10:34:00). Debate da TV Meio Norte não foi assistido em várias cidades. 180 Graus. Página visitada em 16-08-2010.
  56. Katylenin França (23 de julho de 2010 às 15:02:00). TV Meio Norte começará com a 'programação local' em agosto. Portal 180 Graus. Página visitada em 08-08-2010.
  57. George Mendes (9 de agosto de 2010, 10h12). Nos próximos dias Piripiri ganhará mais um canal de televisão. Portal No PI. Página visitada em 12-08-2010.
  58. TV Meio Norte estará na grade de programação da TVN, em São Luís. MeioNorte.com (12 de agosto de 2010, 16h:41). Página visitada em 13-08-2010.
  59. TV Meio Norte é obrigada a transmitir a propaganda eleitoral do Maranhão. Campo Maior em Foco (3 de Setembro de 2010, 6h50min). Página visitada em 03-09-2010.
  60. Comissão faz sorteio da propaganda do 2º turno. Cidade Verde.com (7 de outubro de 2010, 10:48). Página visitada em 19-10-2010.
  61. a b c d e f g h Justiça multa TV por transmitir parte da visita de Lula ao Piauí. 180 Graus (27 de outubro de 2010, 12h14). Página visitada em 10-09-2011.
  62. Por Redação (17 Setembro de 2012, 12:24). Jornalista pergunta durante coletiva se Dilma é gay. Correio de Alagoas. Página visitada em 13-03-2014.
  63. a b Pergunta de Efrém a Dilma é vetada pela imprensa. 180 Graus (14 de outubro de 2010, às 15h30). Página visitada em 13-03-2014.
  64. Efrém explica porque perguntou se a Dilma é ou não homossexual. 180 Graus (14 de outubro de 2010, às 16h06). Página visitada em 13-03-2014.
  65. a b c d e HERÁCLITO diz, dentro da MN, que empresa é tendenciosa. 180 Graus (15 de outubro de 2010, 14h39min). Página visitada em 10-09-2011.
  66. a b Agência Senado (15 de agosto de 2007, 19h29). Heráclito Fortes critica campanha do Banco do Brasil. Senado. Página visitada em 13-03-2014.
  67. a b [http://www.cabecadecuia.com/ligeirobala/2007-08-15/heraclito-fortes-critica-campanha-publicitaria-do-banco-do-brasil-9478.html Heráclito Fortes critica campanha publicitária do Banco do Brasil]. Cabeça de Cuia (15 de Agosto de 2007). Página visitada em 13-03-2014.
  68. Programa 'A Semana', com Vinícius Vainer, estreia na TV Meio Norte. Portal 180 Graus (17 de Outubro de 2010, 13h35min). Página visitada em 17-10-2010.
  69. EVENTO DO DIA DO PI marcado por briga entre jornalistas. 180 Graus (19 de outubro de 2010, 14h24min). Página visitada em 10-09-2011.
  70. DEBATE DA 'TV MEIO NORTE': Acompanhe em tempo real. 180 Graus (21 de outubro de 2010, 19h33min). Página visitada em 10-09-2011.
  71. DEBATE DA TV MN é marcado por desafio de Silvio a Wilsão. 180 Graus (22 de outubro de 2010, 0h01min). Página visitada em 10-09-2011.
  72. Allisson Paixão (29 de outubro de 2010, 17h26). Silvio já entrou com 13 ações contra a TV Meio Norte por parcialidade. 180 Graus. Página visitada em 10-09-2011.
  73. Apoliana Oliveira (17 de novembro de 2010, 7h47). Lia Formiga apresenta primeiro programa de Culinária da TV MN. 180 Graus. Página visitada em 10-09-2011.
  74. Marcos Sallan I. Bezerra (9 de dezembro de 2011, 15h28). Alvorada do Gurguéia Passa a Receber a Programação da TV Meio Norte. 180 Graus. Página visitada em 10-09-2011.
  75. Marcos Sallan I. Bezerra (5 de janeiro de 2011, 11h17min). TV Meio Norte deixa Band e se torna Independente. 180 Graus. Página visitada em 10-09-2011.
  76. TV Meio Norte foi a única emissora regional a transmitir a posse da presidente Dilma Rousseff. Meio Norte.com (3 de janeiro de 2011).
  77. Cínthia Lages entrevista Hugo Chavez na posse de Dilma. Meio Norte.com (1º de janeiro de 2011, 15hs17min).
  78. a b c d e f g Da Redação (22 de março de 2008, 08:16). Cinegrafista de TV no Piauí morreu há 13 anos e mãe nunca recebeu nada. Portal AZ.

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Timon
Canal 7 VHF de Timon e Teresina
Desde 1996
Sucedido por
No Ar.