Zonas ocupadas pelos Aliados na Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Besetztes Deutschland
Zonas de ocupação pelos Aliados na Alemanha
[[Governo Flensburg|]]
1945 – 1949
 

 

Bandeira de Alemanha Ocupada

Bandeira
Localização de Alemanha Ocupada
Localização de Alemanha Ocupada
Território dividido da Alemanha Ocupada, em 1947. Os territórios a leste da Linha Oder-Neisse, sob administração soviética e polaco, são mostrados em branco para que se destaque o Protectorado do Sarre. Berlim é a área multinacional dentro da zona soviética.
Continente Europa
Capital Berlim (de jure)
52° 31' N 13° 23' E
Língua oficial Alemão
Governo Ocupação militar
Governante (1945)
 • Zona britânica Marechal-de-campo Bernard Montgomery
 • Zona francesa General Lattre de Tassigny
 • Zona americana General Dwight D. Eisenhower
 • Zona soviética General Georgy Zhukov
Período histórico Guerra Fria
 • 1945 Resgate
 • 5 de Julho de 1945 Conselho do Controlo Aliado
 • 15 de Dezembro de 1947 Protectorado de Saar
 • 23 de Maio de 1949 República Federal da Alemanha
 • 7 de Outubro de 1949 República Democrática Alemã
 • 1949 Dissolução
 • 12 de Setembro de 1990 Fim¹
Moeda Reichsmark e Rentenmark (1945–1948)
Deutsche Mark (Oeste)
(Trizona e setores ocidentais de Berlim, 1948–1949)
Deutsche Mark (Leste)
(Zona soviética e setor oriental de Berlim, 1948–1949)
Marco do Sarre
(Protectorado do Sarre, 1947–1948)
Franco do Sarre
(Protectorado do Sarre, 1948–1956)
¹ Reunificação da Alemanha em 3 de Outubro de 1990.

Zonas ocupadas pelos Aliados na Alemanha, também conhecidas como Ocupação da Alemanha ou Besatzungszeit foram uma forma de ocupação militar do território da Alemanha iniciada com a derrota da Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial. O país foi dividido em setores entre as potências vitoriosas, a oeste da Linha Oder-Neisse e em quatro zonas de ocupação de efeitos administrativos, entre 1945 e 1949.

História

As forças Aliadas, que derrotaram a Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, dividiram o país a oeste do rio Oder em quatro zonas de ocupação para propósitos administrativos durante o período de 1945 a 1949. A linha de demarcação entre as três zonas ocidentais de ocupação e a zona soviética foi estabelecida no protocolo que fixava as zonas de ocupação da Alemanha e a administração de Berlim, acordada pela Comissão Assessora Europeia, estabelecida na Conferência de Teerão de 1943. A linha unia as antigas fronteiras entre os estados e províncias alemãs de Hanôver e da Prússia, Hesse e Anhalt, Hesse e Turíngia, e a Baviera, com alguns ajustes por razões práticas.

Nas últimas semanas de combates na Europa, as forças americanas tinham ultrapassado os limites previamente acordados para o futuro das zonas de ocupação, em alguns lugares ultrapassando as 200 milhas. A linha de contacto entre os soviéticos e as forças americanas no fim das hostilidades foi temporária. Após dois meses em que mantiveram áreas que haviam sido atribuídas para a zona soviética, as forças americanas retiraram-se em Julho de 1945. Alguns concluíram que este foi um movimento crucial para persuadir a União Soviética a fim de permitir americanos, britânicos, franceses e as suas forças nas zonas pré-designadas em Berlim, que ocorreu praticamente ao mesmo tempo (Julho de 1945), embora a necessidade de recolha de informações (ver Operação Paperclip) também pode ter sido um factor.

Esta divisão administrativa deveria durar indefinidamente, mas os Estados Unidos da América, a França e o Reino Unido fundiram as suas zonas prematuramente para deter qualquer influência política, económica ou militar da Zona de ocupação soviética, também conhecida como Alemanha Oriental. O resultado desta fusão foi o estado conhecido como Alemanha Ocidental, e desde 1949 a divisão da Alemanha e da sua capital Berlim converteu-se num ícone da Guerra Fria.

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre um Estado extinto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.