Associação Desportiva Araraquara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Araraquara
Nome Associação Desportiva Araraquara
Alcunhas ADA
Fundação 9 de janeiro de 1952 (72 anos)
Estádio Cândido de Barros (Botânico)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Desportiva Araraquara, mais conhecida como ADA, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Araraquara, no estado de São Paulo. Fundada em nove de janeiro de 1952, suas cores eram azul e branco. O clube surgiu da fusão entre Paulista Futebol Clube e São Paulo Futebol Clube, ambos de Araraquara, realizada em 1952[1]. Foi onde surgiu o meio-campista Dudu, que jogou no Palmeiras entre os anos 1960 e 1970[2].

História[editar | editar código-fonte]

A ADA foi uma das mais tradicionais equipes da cidade. Fundada logo após a Ferroviária, grandes disputas aconteceram entre os dois times na Segunda Divisão (atual A2) de profissionais, no período de 1952 a 1955. Em 1955, a ADA foi a vice-campeã da série e seguiu para disputar o torneio dos campeões, que acabou classificando a Ferroviária para a primeira divisão (atual A1), onde esta permaneceu por longos anos. A ADA, corria sério risco de "desaparecimento", conforme consta no Jornal Folha da Manhã de 27 de agosto de 1957, o que a fez desistir do campeonato paulista da segunda divisão do referido ano.[3]

Encontrava-se extinta até meados de 2015, até que o empresário, ex-futebolista profissional e ex-gerente de futebol Luis Henrique Caetano da Silva (conhecido como 'Gestor Luis Caetano'), que é sobrinho do ex-goleiro 'Mingão', trouxe de volta o departamento de futebol e, como foi fundador da Liga de Futebol Paulista (atual Liga de Futebol Nacional do Brasil), trouxe a 'ADA' para disputar a Taça Paulista de 2016, que foi o primeiro campeonato da Liga.

Participações em estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Segunda Divisão (atual A2) — 5 (cinco)
1952, 1953, 1955, 1956 e 1957
  • Quarta Divisão (atual Série B) — 1 (uma)
1960
  • Primeira Divisão - Liga de Futebol Paulista
2016

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.