Acadêmicos do Tucuruvi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acadêmicos do Tucuruvi
Fundação 1 de fevereiro de 1976 (48 anos)
Escola-madrinha Fio de Ouro[1]
Cores
Símbolo Diamante (na bandeira)
Gafanhoto (mascote)[2]
Bairro Tucuruvi
Presidente Hussein Abdo El Selam (Seu Jamil)
Desfile de 2025
Enredo Assojaba - A Busca pelo Manto
Site Oficial

https://academicosdotucuruvi.com.br/

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi é uma escola de samba da cidade de São Paulo, fundada em 1º de fevereiro de 1976 como GRES Acadêmicos do Samba do Tucuruvi por um grupo de moradores do bairro do Tucuruvi.

O símbolo adotado pela escola foi um gafanhoto, uma forma de homenagear o bairro, pois "Tucuruvi" em tupi significa "gafanhoto verde". Suas cores no início eram o preto e amarelo, porém mudaram no começo da década de 80 para as cores atuais: azul e branco.

Sua melhor colocação foi um Vice-campeonato onde ficou atrás apenas do Vai-Vai em 2011, sendo assim, batendo grandes agremiações como Mocidade Alegre e Rosas de Ouro.

História[editar | editar código-fonte]

Sob a liderança de José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho e posteriormente, Nenê da Cuica , Aldo Amaral e Horácio Mello, esse que ocupou o cargo de presidente até 1990 resolveram fundar no dia 1º de fevereiro de 1976, uma Escola de Samba que receberia o nome de G.R. Acadêmicos do Samba do Tucuruvi.

O primeiro desfile da escola foi no ano de 1977. O carro alegórico era um gafanhoto que tinha como base uma Kombi coberta com tecido verde. De lá para cá, somente em 2006 o gafanhoto deixou de sair no abre-alas, pois o enredo falava da agricultura e a escola entendeu que um gafanhoto num enredo como este seria mal-interpretado. O primeiro intérprete da agremiação foi Jose Jorge, conhecido como Tininho.

O Tucuruvi subiu para o grupo especial pela primeira vez dez anos após sua fundação. O samba-enredo "Brasil em Aquarela" marcou a estreia da escola entre as grandes e ainda é recordado pelos sambistas paulistanos. Se manteve entre as grandes em 88 e 89, caindo e voltando em 93. Caiu em 94, mas subiu em 98, participando de todos os desfiles do Grupo Especial desde então. Suas melhores participações aconteceram em 1993, quando ficou em sexto lugar, e em 1999, quando ficou em quinto, ambas as vezes entre doze escolas, e nesta última vez voltando para o desfile das campeãs. Voltou também em 2000, quando ficou em sexto, mas entre quatorze agremiações e contou com a presença de Preto Jóia, campeão quatro vezes pela Imperatriz, como puxador, e Mestre Jorjão, ex-diretor de bateria da Mocidade e Viradouro. Outros personagens a ser lembrado da escola é o compositor Maurinho da Mazzei, vencedor de quase 40 sambas nas escolas e blocos de São Paulo e Ricardo Gonçalves (Soneca) por estar sempre presente desde a superação e o crescimento da escola.

Em 2009, a escola surpreende com um desfile simples, mas com muita emoção, homenageando a cidade histórica de Ouro Preto, com o enredo Ouro Preto - O esplendor barroco de uma Vila Rica. Relicário da pátria, patrimônio da humanidade terminando na 7º colocação. Ainda neste ano de 2009, a agremiação foi representada por Gaby Viana a qual também foi a grande campeã, do Concurso Musa do Caldeirão do Huck, apresentado por Luciano Huck e transmitido pela Rede Globo.

Em 2010 a escola foi com o enredo São Luís... Um universo de encanto e magia, com novo carnavalesco: Wagner Santos, que veio da Unidos de Vila Maria. Um grande destaque do desfile foi as batidas de reggae na parte do samba-enredo. Foi considerada, na apuração, uma das favoritas ao título, estando empatado em primeiro lugar com a Rosas de Ouro e a Mocidade Alegre durante boa parte da divulgação das notas, até que no quesito evolução perdeu preciosos pontos que a fizeram ir até a 8ª posição. Se não houvesse descarte de notas, o Tucuruvi chegaria na quarta posição.

Para 2011 a Tucuruvi anunciou que faria uma homenagem aos nordestinos em seu enredo, o que rendeu a agremiação ameaças por e-mail de extremistas. Apesar de criticada por alguns pelo enredo, a Tucuruvi apresentou um belíssimo carnaval na avenida, conseguindo um inédito Vice-campeonato, a mais alta colocação já obtida pela escola no carnaval, superando agremiações de peso como Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, tendo ficado apenas 0,25 pontos atrás da campeã Vai-Vai, um resultado merecido para a escola até então considerada de médio porte.

Para o carnaval 2012 a Tucuruvi perdeu Freddy Vianna, o intérprete que depois de 11 anos como cantor principal da agremiação se transferiu para a Mancha Verde, e trouxe de volta, Waguinho, que estava na Mancha Verde. No dia 31/08 a escola divulga uma nota, em que confirma a rescisão do contrato com o Waguinho por descontentamento do intérprete pela eliminação do samba dele nas eliminatórias da escola. Em seu lugar, Igor Vianna, jovem intérprete carioca, com passagens por Santa Cruz e Cubango assumiu o posto, e foi a voz da escola em 2012, em anúncio feito no dia 12/09. Apresentou de novo um belíssimo desfile, estando em boa parte da apuração em 1º Lugar, mas com três notas 9,8 no quesito Harmonia, a escola ficou em 6º lugar.

Para 2013, inicialmente, a agremiação Acadêmicos do Tucuruvi, iria homenagear o estado de Rondônia, com o enredo Rondônia: das trevas à luz. Estava tudo praticamente certo quanto ao enredo. Porém, em julho, a agremiação resolveu cancelar o enredo. Segundo o carnavalesco Wagner Santos, a escola precisava de um tema mais alegre depois da morte da mulher do presidente Hussein Abdo ElSelam, o Seu Jamil, em maio. Sendo assim, foi acertado a homenagem ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi, com o enredo Mazzaropi, o adorável caipira - 100 anos de alegria!. O desfile da escola foi alegre e luxuoso, sendo considerada uma das grandes favoritas ao título durante toda a apuração, ficou em 5° lugar empatada com Império de Casa Verde, no quesito desempate,a escola pecou em evolução e por pouco não voltou no sonhado desfile das campeãs, apesar de tudo, o espetáculo lhe fez repetir o 6º lugar. E lhe garantiu três estandartes de Ouro como Melhor Enredo, Melhor Samba-Enredo e Melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira (Thais Paraguassú e Róbinson) de 2013.

Em 2014 a escola da Cantareira manteve a ideia de levar diversão para a avenida através de enredo lúdico, contando um pouco da imaginação infantil com brincadeiras, danças, elementos e personagens que fizeram e fazem parte da alma da criança. Novamente com a competência dos últimos desfiles, a Tucuruvi finalmente conseguiu retornar no desfile das campeãs, conquistando um expressivo 4º Lugar, e confirmando a boa fase na qual a escola se encontra.

Para o carnaval de 2015, a agremiação resolveu dar uma estruturada no seu time, trocando o mestre de bateria, o casal de mestre sala e porta bandeira e com o enredo "Entre confetes e serpentinas, Tucuruvi relembra as marchinhas do seu, do meu, do nosso carnaval" a escola da Cantareira falou sobre a história da folia através das marchinhas, que começaram no Rio de Janeiro, passaram pelos bailes de salões, pelos carnavais de rua, até chegar ao Sambódromo, apesar de seu desfile grandioso, a escola perdeu pontos nos quesitos samba-enredo e fantasia, ficando em 6º lugar, porém mesmo assim conquistou três troféus nota 10, como Melhor Harmonia, Melhor Enredo e Melhor Carnavalesco.

Em 2016, a escola da Cantareira trouxe o enredo: "Celebrando a religiosidade, Tucuruvi canta as festas de fé", fez um desfile luxuoso, extremamente técnico e com muita riqueza de detalhes, porém perdeu pontos preciosos nos quesitos: Enredo, Alegoria e Evolução, amargando um 10º lugar. No carnaval de 2017 a agremiação prestou uma grande homenagem aos artistas de rua, contando a história da cultura das artes urbanas através do enredo de título “Eu sou a arte: Meu palco é a rua”. A diretoria da escola permaneceu com quase todos de seu time do ano anterior, alterando apenas o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, que passou a ser os jovens Kawan Alcides e Waleska Gomes, os quais logo na estreia brindaram com a nota máxima.

Para 2018 a agremiação que teve por 8 anos consecutivos seus enredos desenvolvidos pelo talentoso carnavalesco Wagner Santos, optou em realizar uma mudança na plástica da escola e contratou para o cargo Flavio Campello, o carnavalesco campeão do carnaval de 2017, o qual chegou com a responsabilidade de dar uma nova roupagem para a escola. Junto com Flavio, a escola também contratou Mônica Oliveira para assumir o comando da comissão de frente. O enredo escolhido para este ano foi 'Uma Noite no Museu', inspirado na trilogia de Hollywood de mesmo nome, com uma viagem pelos museus do mundo, terminando com os localizados no Brasil, onde a arte, a história e a ciência ganham vida. Porém a Acadêmicos do Tucuruvi teve que renascer das cinzas na madrugada do sábado, pois um mês antes a escola perdeu 90% das fantasias devido um incêndio em seu ateliê. Mesmo assim, conseguiu levar seu desfile sobre a história dos museus ao Anhembi, mas acabou fazendo apenas uma apresentação simbólica pois a Liga SP já havia anunciado que a mesma não seria julgada.[3]

No Carnaval de 2019, a Acadêmicos do Tucuruvi contratou o carnavalesco Dione Leite que desenvolveu o enredo "Liberdade, o canto retumbante de um povo heroico". Um tema que abordou a luta pela liberdade na história do Brasil desde o descobrimento até os dias de hoje.[4] Ao término da apresentação a agremiação não foi bem sucedida e acabou sendo rebaixada[5]para o Grupo de Acesso, juntamente com a Coirmã Vai-Vai.

Em 2020, em busca do retorno para a elite do Carnaval Paulistano, o Zaca como é conhecida a agremiação carinhosamente entre os sambistas, levou para o Sambódromo do Anhembi uma grande homenagem ao saudoso humorista Chico Anysio[6][7]. Com o enredo "Faces de Anysio, o eterno Chico. Sorrir é… e sempre será o melhor remédio[8]", a escola conquistou um vice-campeonato do Grupo de Acesso e retornou ao Especial.

Para o Carnaval de 2022, a agremiação teve a missão de abrir os desfiles da sexta-feira de carnaval, sendo a primeira noite do Grupo Especial Paulistano. A escola manteve toda a sua equipe e levou para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Carnavais…De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”. Nesse desfile, o Tucuruvi falou sobre o carnaval do passado, o que está acontecendo com o carnaval atual e o que eles querem para o futuro do carnaval. Após a apuração, o Zaca ficou na 11ª colocação.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Osvaldo de Salvo "Pargata" 1976 - 1978 [9]
Horácio Bailão de Mello "Tio Horácio" 1978 - 1983
Hussein Abdo ElSelam "Seu Jamil" 1983 - 1985
Horácio Bailão Mello 1985 - 1986
Davi Mauricio 1986 - 1987
Horácio Bailão de Mello 1987 - 1992 [10]
Hussein Abdo ElSelam "Seu Jamil" 1992 - atualidade [2][11]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Ref.
1977 Jose Jorge, conhecido como Tininho
1987-1988 Djalma Pires
1989 Vino Pequeno Polegar e Maurinho da Mazzei
1993-1994 Djalma Pires
1995-1996 Lira Brasa
1997 Lira Brasa e Edson Liz
1998 Lira Brasa e Vaguinho
1999 Vaguinho
2000 Preto Jóia
2001-2011 Freddy Vianna
2012 Igor Vianna
2013 Igor Sorriso
2014 Wantuir
2015 Clayton Reis
2016-2018 Alex Soares
2019-2022 Leonardo Bessa
2023 Carlos Júnior
2024-atual Hudson Luiz

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de Carnaval Diretor de Harmonia Mestre de Bateria Ref.
1985-1987 Armandinho
1993 Lagrila
1994 Dirley
1997 Feijão e Nenê
1998-1999 Feijão
2000-2001 Jorjão
2003-2004 Clodoaldo
2005-2007 Alexandre Conceição Adamastor
2008-2009 Alexandre Conceição André Luiz
2010 Roberto do Amaral Adamastor
2011 Arnaldo Almeida Júnior e Ernandi Machado Adamastor [12]
2012 Arnaldo Almeida Comissão de Harmonia Adamastor [13]
2013 Comissão de Carnaval Comissão de Harmonia Adamastor
2014 Marcelo Coutinho Serginho e Ricardinho Augusto [14][15]
2015-2017 Comissão de Carnaval Serginho e Ricardinho Guma Sena [16][17]
2018-2019 Comissão de Carnaval Ricardinho Guma Sena [18]
2020-2022 Rodrigo Delduque Gabriel Ferreira - Gabiru Serginho [19]
2023 Rodrigo Delduque Fabiana Lopes e Ricardinho Serginho
2024 Rodrigo Delduque Fabiana Lopes Serginho

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
1999 Luiz Alves
2001-2009 Marcia Janete [20]
2010-2017 Cheila Fusco [16]
2018 Mônica Oliveira [18]
2019-2020 André Oliveira [21]
2022 Fernando Lee
2023 Eliseu Corrêa
2024-atual Renan Banov

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
1983-1986 Ednei Mariano e Maria Gilsa
1993-1994 Adaílton e Ana Amélia
1996-1998 Marcos Túlio Prates e Solange Farias
1999 Marquinhos e Luana Brito
2000-2001 Dionízio e Ana Paula
2002-2006 Naldinho e Thaís Paraguassú
2007 Fabiano Dourado e Thaís Paraguassú
2008 Emerson Nunes e Thaís Paraguassú [22]
2009-2014 Róbinson Silva e Thaís Paraguassú [20][13]
2015-2016 Renatinho e Fabíola Trindade [16][23][24]
2017-2019 Kawan Alcides e Waleska Gomes [25]
2020-2023 Luan Caliel e Waleska Gomes [26]
2024-atual Luan Caliel e Beatriz Teixeira

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha Musa Madrinha Princesa Ref.
1999 – 2000 Edna Velho
2002 Roberta Kelly
2003 Denise Liah Gaby Viana
2004 Gaby Viana Aline Mesquita Renée Oliveira
2005 Valéria Valenssa [27]
2006 Renée Oliveira Aline Mesquita Luísa Mell Valéria de Paula
Raquel Rocha
[28]
2007 Valéria de Paula Renée Oliveira Luísa Mell Raquel Rocha [29]
2008 Valéria de Paula Aline Mesquita Núbia Óliiver Renée Oliveira
20092011 Valéria de Paula Renée Oliveira Sheila Mello
2012 Valéria de Paula Renée Oliveira Caroline Bittencourt [30]
2013 Valéria de Paula Renée Oliveira Caroline Bittencourt Lívia Andrade
Thaíz Schmitt
[31][32]
2014 Nadege Delduque Renée Oliveira Lívia Andrade Michele Alves [33]
2015 Nadege Delduque Renée Oliveira Michele Alves
2016 Aline Riscado Cíntia Mello [34][35]
2017 – 2018 Daniela Albuquerque Cíntia Mello [36]
2019 Cíntia Mello Flavia Bonansea Maísa Magalhães [37][38][39]
2020 Cíntia Mello Tânia Oliveira [40][41]
2022 Cíntia Mello Lívia Nayara Scheila Hachas [42]
2023 – Carla Prata

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Acadêmicos do Tucuruvi
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1977 5º lugar 2-UESP Gafanhoto Verde, "Glórias ao Samba" Ricardo Maluf
1978 Campeã 2-UESP Sonho de Carnaval Jangada e Oswaldinho da Cuíca
1979 3º lugar 1-UESP Viagem nas Cores, Cecília Meireles Horácio Baião
1980 Campeã 1-UESP Gigante das Artes Horácio Baião
1981 3º lugar Acesso Revista Musicada Horácio Baião e Vasco Ferrão
1982 3º lugar Acesso Nair de Teffé (Caricatura) Aldo Amaral
1983 3º lugar Acesso Bahia de Encantos e Magia Vasco Ferrão
1984 4º lugar Acesso Maurício de Nassau em terras de Santa Cruz Toninho de Carvalho e Maurinho da Mazzei
1985 4º lugar Acesso Miscigenação das Raças (De onde vem) Horácio Baião
1986 Campeã Acesso Carnaval, alegria do povo Oswaldinho da Cuíca
1987 8º lugar Especial Brasil em Aquarela Horácio Baião
1988 8º lugar Especial No Reino da Fantasia fui Rei por um Dia Mozart, Beto, Betão e Luiz
1989 9° lugar Especial Esperança de um Povo Mozart, Beto, Betão e Luiz
1990 3º lugar Acesso Pintando o Sete Pedro Luis Pinotti
1991 5º lugar Acesso Quatro Ases e um Coringa Horácio Baião e Edimil
1992 Vice-campeã Acesso O samba pede Passagem Dorinho Marques
1993 7º lugar Especial Da fruta que você gosta Fauze Abdo El Selam e Dorinho Marques
1994 12º lugar Especial Calçadas Musicais Fauze Abdo El Selam
1995 6º lugar Acesso Alô, alô Responde Pedro Luis Pinotti
1996 4º lugar Acesso Água Viva Pedro Luis Pinotti
1997 Vice-campeã Acesso Arte e Manhas Brasileiras Pedro Luis Pinotti
1998 10º lugar Especial Na Trilha do Tesouro, Nem todo Mar é Azul, nem todo Amarelo é Ouro José Carlos Lisboa
1999 5° lugar Especial Santa Catarina - O Circuito da Alegria Jerônimo Guimarães
2000 6º lugar Especial 90 Milhões em Ação, na Tristeza e na Felicidade
Compositores: Maurinho da Mazzei, Break do Cavaco e Clóvis Pê
Jerônimo Guimarães
2001 7° lugar Especial São Paulo dá Samba, Olha aí o Nosso Carnaval
Compositores: Landro, Pagodinho, Luis Ferracini e Gustavo
Marco Aurélio Ruffin
2002 9° lugar Especial História, Cultura, Progressos Mil - Uberlândia Faz Pulsar o Coração do Brasil
Compositores: Kadu, Bola, Murillo, Ferrera, Jelleya
Marco Aurélio Ruffin
2003 9° lugar Especial Não Calem a Minha Voz
Compositores: Pixuca, Kalil, Palhinha, Luciano
Marco Aurélio Ruffin
2004 7° lugar Especial Tá na Mesa! Com a CEAGESP é Fome Zero
Compositores:Luís Ferracini, André Sanches e Waguinho
Marco Aurélio Ruffin
2005 6º lugar Especial Samba, Sombra e Água Fresca - Cantareira, o Pulmão Verde de São Paulo
Compositores:Luis Ferracini, Vaguinho, Murilo TK, Alencar
Marco Aurélio Ruffin
2006 9º lugar Especial Agricultura - A Fé do Homem do Campo em Cultivar, Ensinar e Aprender
Compositores:Luis Ferracini, Murillo TK, Didi Pinheiro e Luis Carlos
Eduardo Caetano
2007 9º lugar Especial Renovar é Preciso... para que o Viver seja Possível
Compositores: Luís Ferracini, Murillo TK, Sérgio, Ferreira, Chumbinho
Lucas Pinto
2008 12º lugar Especial Hummm!!! É tempo de sorvete. Do Oriente ao Ocidente, alimento refrescante e nutritivo
Compositores: Diley Machado, Fábio de Paula, Moraes e Rodrigo Rocha
Armando Barbosa [43]
2009 7º lugar Especial Ouro Preto - O esplendor barroco de uma Vila Rica. Relicário da pátria, patrimônio da humanidade
Compositores: Sidnei(Chumbinho), Vladimir, Vaguinho e Wellington
Fábio Borges
2010 8º lugar Especial São Luís do Maranhão. Um Universo de Encantos e Magias
Compositores: Rodrigo Atração, André Filosofia, Walter Jr., Edson, Nocera, Miguelzinho SA, Rodolfo e Rodrigo Minueto.
Wagner Santos
2011 Vice-campeã Especial Oxente, o que seria da gente sem essa gente? - São Paulo, Capital do Nordeste!
Compositores: Vaguinho, Edu Leão, Doutor, Rigolon e André União
Wagner Santos
2012 6º lugar Especial O Esplendor da África no Reinado da Folia
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner Santos [44]
2013 6º lugar Especial Mazzaropi, o adorável caipira - 100 anos de alegria!
Compositores: Felipe Mendonça, Maurício Pito, Leandro Franja, Márcio Alemão, Henrique Barba e Fábio Jelleya.
Wagner Santos [45]
2014 4º lugar Especial Uma fantástica viagem ao mundo da imaginação infantil
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner Santos [46]
2015 6° lugar Especial Entre confetes e serpentinas, Tucuruvi relembra as marchinhas do seu, do meu, do nosso carnaval
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner Santos [47][48]
2016 10° lugar Especial Celebrando a religiosidade, Tucuruvi canta as festas de fé
Compositores: Carlos Júnior, Arlindo Neto, Bruno Govetri, Igor Soró, João Batucada, Leandro Augusto, Marcelo 77 e Tim Peixoto.
Wagner Santos
2017 8º lugar Especial Eu sou a Arte: Meu palco é a rua
Compositores: Carlos Júnior, Fabiano Sorriso, Márcio André, Marcos Vinicius, Wellington da Padaria, Beto Rocha e Biel.
Wagner Santos [49]
2018 Hors Concurs Especial Uma Noite no Museu
Compositores: Turko, Maradona, Rafa do Cavaco, Diego Nicolau, Dr. Eduardo, Gustavinho Oliveira e Tinga.
Flávio Campello [18]
2019 13° lugar Especial Liberdade. O canto retumbante de um povo heroico
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, JC Castilho, Edu Borel, Marcelo Nunes, Newtinho, Igor Soró, Tim Peixoto, Brunão Govetri, Leandro Augusto e Leonardo Bessa.
Dione Leite [50][51]
2020 Vice-Campeã Acesso 1 Faces de Anysio, o eterno Chico. Sorrir é… e sempre será o melhor remédio
Compositores: Abílio Jr, Digo, Edu Borel, Fábio Jelleya, Henrique Barba, JC Castilho, Leonardo Bessa, Myngal, Newtinho e Wlad.
Dione Leite [52][53]
2021 Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [54]
2022 11º lugar Especial Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?
Compositores: Leonardo Bessa, Rodrigo Minueto, Diego Nicolau, Rodolfo Minueto, Marcelo Casanossa.
Dione Leite e Fernando Dias [55][56]
2023 11º lugar Especial Da Silva, Bezerra. A Voz do Povo!
Compositores: Paulo César Feital, Marcelo Casa Nossa, André Diniz, Rodrigo Minuetto, Rodolfo Minuetto, Evandro Bocão e Carlos Júnior.
Dione Leite e Yago Duarte [57]
2024 7º lugar Especial Ifá

Compositores: Macaco Branco, Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcello Medeiros e Denis Moraes.

Dione Leite e Yago Duarte [58]
2025 Especial Assojaba - A Busca pelo Manto Dione Leite, Nicolas Gonçalves e Yago Duarte

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos Acadêmicos do Tucuruvi
Divisão Total Ano
Grupo de Acesso 1 1986
Grupo 1-UESP 1 1980
Grupo 2-UESP 1 1978

Referências

  1. http://www.carnavalpaulistano.com.br/a_escola.asp?rg_escola=9#.W-SeJPZFzIU
  2. a b [1]
  3. G1 (10 de fevereiro de 2018). «Acadêmicos do Tucuruvi consegue levar desfile sobre museus mesmo fora da disputa após incêndio». 02h23 
  4. G1 (13 de junho de 2018). «Acadêmicos do Tucuruvi terá enredo sobre a liberdade no carnaval de 2019». 07h03 
  5. «Vai-Vai e Tucuruvi são rebaixadas no carnaval 2019 de São Paulo». G1. Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  6. OFuxico. «Confirmado! Chico Anysio será o enredo da Tucuruvi». www.ofuxico.com.br. Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  7. Norte, Diário Zona. «Acadêmicos do Tucuruvi consolida homenagem ao humorista Chico Anysio | DiárioZonaNorte». Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  8. «Chico Anysio será homenageado no Carnaval». EGO Brazil (em inglês). 25 de outubro de 2019. Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  9. [2]
  10. [3]
  11. [4]
  12. [5]
  13. a b [6]
  14. O Carnaval de SP (14 de março de 2014). «Mestre Guma Sena assume o comando da bateria da Acadêmicos do Tucuruvi». Consultado em 12 de abril de 2014. Arquivado do original em 13 de abril de 2014 
  15. SRZD-SP (14 de março de 2014). «Tucuruvi tem novo mestre de bateria». 12h57 
  16. a b c [7]
  17. Site Oficial da Acadêmicos do Tucuruvi. «TUCURUVI ANUNCIA RENOVAÇÕES E REFORÇOS PARA CARNAVAL 2017». Consultado em 19 de junho de 2016. Arquivado do original em 10 de agosto de 2016 
  18. a b c SASP (13 de maio de 2017). «Acadêmicos do Tucuruvi levará uma grande aventura nos museus em 2018» 
  19. [Folia do Samba] (1 de outubro de 2020). «Prosa do Folia: Serginho, Mestre de Bateria do Acadêmicos do Tucuruvi» 
  20. a b [8]
  21. [Folia do Samba] (1 de junho de 2018). «Prosa do Folia: André Oliveira, Coreógrafo da Comissão de Frente da Acadêmicos do Tucuruvi» 
  22. [9]
  23. O Carnaval de SP (30 de abril de 2014). «Acadêmicos do Tucuruvi anuncia o novo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira». Consultado em 1 de maio de 2014. Arquivado do original em 2 de maio de 2014 
  24. SRZD-SP (1 de maio de 2014). «Tucuruvi define novo casal de mestre-sala e porta-bandeira». 00h35 
  25. Site Oficial da Acadêmicos do Tucuruvi. «TUCURUVI ANUNCIA CASAL OFICIAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA». Consultado em 6 de junho de 2016. Arquivado do original em 1 de julho de 2016 
  26. «Acadêmicos do Tucuruvi apresenta novo casal e anuncia fantasias gratuitas». Ofuxico. 18 de novembro de 2019 
  27. Site Virgula (14 de janeiro de 2005). «Folia: Valéria Valenssa vai desfilar pela Acadêmicos do Tucuruvi» 
  28. O Fuxico (26 de fevereiro de 2006). «Folia: Luisa Mell esbanja simpatia no Carnaval». 01h06 
  29. UOL (17 de fevereiro de 2007). «Acadêmicos do Tucuruvi canta os recursos e combustíveis renováveis». 03h48. Consultado em 12 de abril de 2014. Arquivado do original em 13 de abril de 2014 
  30. SRZD-SP (12 de setembro de 2011). «Tucuruvi promove coroação de Caroline Bittencourt e Dani Sperle». 14h30 
  31. O Carnaval de SP (30 de janeiro de 2013). «Tucuruvi inova em fantasia de Caroline Bittencourt». Consultado em 12 de abril de 2014. Arquivado do original em 13 de abril de 2014 
  32. O Carnaval de SP (24 de novembro de 2013). «Thaíz Schmitt cai no samba da Acadêmicos do Tucuruvi». Consultado em 6 de maio de 2014. Arquivado do original em 19 de abril de 2014 
  33. SRZD-SP (13 de dezembro de 2013). «Lívia Andrade prestigia ensaio de bateria da Tucuruvi». 02h37 
  34. EGO (16 de setembro de 2015). «Aline Riscado será rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi em SP». Consultado em 18 de setembro de 2015 
  35. Site Oficial Tucuruvi. «Tucuruvi apresenta Fantasias e as Novas Musas para o Carnaval 2016». Consultado em 29 de novembro de 2015. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2015 
  36. F5 (27 de agosto de 2018). «Daniela Albuquerque deixa posto de rainha da bateria na Acadêmicos do Tucuruvi após dois anos» 
  37. Quem (27 de agosto de 2018). «Bailarina do Ratinho substituirá Daniela Albuquerque como rainha de bateria» 
  38. «Nova rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi vai desfilar com fantasia feita por ela mesma». G1. 5 de janeiro de 2019 
  39. O Dia (13 de novembro de 2018). «Musa fitness é coroada madrinha de bateria do Carnaval. Fotos!» 
  40. Quem (24 de fevereiro de 2020). «Tania Oliveira arrasa em desfile da Tucuruvi» 
  41. G1 (25 de fevereiro de 2020). «Madrinha da Acadêmicos do Tucuruvi comemora retorno da escola ao Grupo Especial: 'Foi maravilhoso'» 
  42. SRZD (17 de novembro de 2021). «Acadêmicos do Tucuruvi tem nova corte de bateria» 
  43. G1 (2 de fevereiro de 2008). «Acadêmicos do Tucuruvi conta a história do sorvete». 00h14 
  44. G1 (18 de fevereiro de 2012). «Acadêmicos do Tucuruvi usa plantas e barro para mostrar o luxo da África». 06h38 
  45. G1 (10 de fevereiro de 2013). «Acadêmicos do Tucuruvi leva alegria do humorista Mazzaropi ao Anhembi». 05h55 
  46. G1 (1 de março de 2014). «Acadêmicos do Tucuruvi mergulha no mundo da imaginação infantil». 04h52 
  47. SRZD-SP (20 de março de 2014). «Tucuruvi renova com Wagner Santos». 16h38 
  48. Portal Africas (1 de junho de 2014). «Acadêmicos do Tucuruvi contará a história das Marchinhas de Carnaval em 2015». Consultado em 1 de junho de 2014. Arquivado do original em 5 de junho de 2014 
  49. SRZD (5 de junho de 2016). «Tucuruvi vai cantar os artistas de rua». 20h02 
  50. Acsp (10 de junho de 2018). «Liberdade, conheça o novo enredo da Tucuruvi» 
  51. G1 (13 de junho de 2018). «Acadêmicos do Tucuruvi terá enredo sobre a liberdade no carnaval de 2019» 
  52. SRZd (15 de maio de 2019). «Acadêmicos do Tucuruvi homenageará Chico Anysio no Carnaval 2020» 
  53. «Vai-Vai vence Grupo de Acesso no carnaval de SP e volta ao Grupo Especial; Acadêmicos do Tucuruvi também sobe». G1. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  54. Santiago, Tatiana (12 de fevereiro de 2021). «Após adiar carnaval em 2021, Prefeitura de SP anuncia cancelamento da festa neste ano». G1. Consultado em 28 de abril de 2021 
  55. Sasp (24 de agosto de 2020). «Conheça o enredo e samba para 2021 da Tucuruvi» 
  56. «Mancha Verde é bicampeã do carnaval de SP». G1. Consultado em 26 de abril de 2022 
  57. «Central do Carnaval 2023». SASP. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  58. «Central do Carnaval 2024». SASP. Consultado em 11 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]