Saltar para o conteúdo

O Corcunda de Notre Dame (1996): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 34 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q213787
Etiqueta: Referências removidas
Linha 163: Linha 163:
=== Bilheteria ===
=== Bilheteria ===
''O Corcunda de Notre Dame'' foi um grande sucesso de bilheteria e se tornou o quinto filme mais visto nos cinemas no ano de 1996.
''O Corcunda de Notre Dame'' foi um grande sucesso de bilheteria e se tornou o quinto filme mais visto nos cinemas no ano de 1996.
o filme foi um dos mais xatos da historias

O filme arrecadou $325,338,851 mundialmente ($100,138,851 nos EUA e $225,200,000 em outros países).<ref>{{Citar web|url=http://boxofficemojo.com/movies/?id=hunchbackofnotredame.htm|título=Bilheteria do filme}}</ref>


== Sequência ==
== Sequência ==

Revisão das 20h24min de 16 de maio de 2013

 Nota: Para outros significados, veja The Hunchback of Notre Dame.
The Hunchback of Notre Dame
O Corcunda de Notre Dame (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1996 •  cor •  91 min 
Género animação
Direção Gary Trousdale
Kirk Wise
Produção Don Hahn
Roteiro Victor Hugo (Livro)
Tab Murphy
Irene Mecchi
Bob Tzudiker
Noni White
Jonathan Roberts
Elenco Tom Hulce
Demi Moore
Tony Jay
Kevin Kline
Paul Kandel
Jason Alexander
Charles Kimbrough
Música Alan Menken
Edição Ellen Keneshea
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Animation Studios
Distribuição Walt Disney Pictures
Buena Vista International
Idioma inglês
Cronologia
The Hunchback of Notre Dame II
(2002)

O Corcunda de Notre Dame (no original em inglês: The Hunchback of Notre Dame) é um filme estadunidense de animação de 1996 inspirado no livro de mesmo nome do autor Victor Hugo.

É o trigésimo-quarto filme de animação dos estúdios Disney e foi originalmente lançado nos cinemas dos EUA em 21 de Junho de 1996. Ele foi dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise e dublado na versão original por Tom Hulce, Demi Moore, Tony Jay e Kevin Kline.

O filme é centrado na história do deformado tocador de sinos da Igreja de Notre Dame, Quasimodo, que luta para ter reconhecimento da sociedade e sonha com a liberdade.

O longa é considerado um dos filmes animados mais sombrios da Disney, similar a filmes como The Black Cauldron.

Sinopse

O filme é contado pelo artista cigano Clopin. Tudo começa em Paris, em 1482, quando quatro ciganos são barrados ao tentar entrar na cidade pelo Ministro da Justiça, Claude Frollo, que nutre ódio por esse povo. Três dos ciganos são presos, mas a outra, que possuía um embrulho entre os braços foge. Frollo persegue-a sob o seu cavalo até a Catedral, julgando que o que ela tinha em mãos eram coisas roubadas. A cigana clamou santuário desesperadamente, até que Frollo, tenta tirar-lhe o embrulho, dando-lhe um pontapé violento, matando-a. Já com o embrulho nas mãos, Frollo, apercebe-se que era um bebé, mas depois de o desenrolar, vendo uma criança desformada, considera-a um monstro, e dirige-se a um poço, com intenção de o largar. Mas é impedido pelo arquidiácono, que o faz aperceber das suas atrocidades já cometidas, dando-lhe como única esperança de salvação da sua alma, cuidar da criança, como sua. Frollo concordou, desde de que a dita ficasse escondida, a viver no campanário. E batizou-a de Quasimodo.

Vinte anos depois, Quasímodo é um homem feio e corcunda, que vive trancado no campanário da Catedral tocando os sinos, com a companhia de apenas três gárgulas - Victor, Hugo, e Laverne. Instigado por eles, Quasímodo aventura-se a sair da catedral para participar do "Festival dos Tolos" (ou no Festival dos Bobos, na versão portuguesa), a maior festa do ano realizada em frente à catedral francesa, apesar de Frollo proibí-lo de sair, dizendo que era para o seu próprio bem. Durante a festa, num concurso para designar a cara mais feia de Paris, Quasímodo vence, e é proclamado rei do festival, mas depois é gozado e torturado pela multidão, sendo apenas defendido por Esmeralda, uma cigana que dançava para ganhar dinheiro. Ao ajudar Quasímodo, a moça desperta a ira de Frollo, que manda prendê-la. Ela foge, escondendo-se sob a protecção da Catedral, onde reencontra Quasímodo, que em forma de agradecimento, ajuda-a a escapar da Catedral, pois todas as saídas estavam vigiadas pelos guardas por ordens de Frollo. Quando o juiz (que está obcecado pela cigana) descobre sua fuga, procura-a por toda a cidade prendendo todos os ciganos e queimando Paris. Quasímodo, depois de se aperceber de que Esmeralda está em perigo, vai ao seu encontro, ao esconderijo dos ciganos, a "Corte dos Milagres", juntamente com Febus, um "ex-capitão da guarda". Mas não sabia que estava a ser vigiado por Frollo, que finalmente descobriu o esconderijo dos ciganos, prendendo toda a gente.

Esmeralda é condenada à fogueira pelo crime de feitiçaria. Quasímodo fica preso na Catedral, sob correntes. Na praça em frente da catedral, estava a cigana, atada a um poste, prestes a morrer queimada. Mas, quando Esmeralda está prestes a ser queimada, Quasímodo, num acto de raiva, liberta-se das correntes, e desce do ponto mais alto da Catedral até à praça, salvando Esmeralda, e trazendo-a de volta à Catedral, inconsciente, devido a fumaça. Frollo dá então ordem aos seus homens para invadirem a Catedral. E nesse momento, Febus, consegue roubar a chave de um soldado, libertando-se a si e aos ciganos das celas, apelando à multidão para não ficar parada, que responde atacando o exército de Frollo. No meio da batalha, Frollo consegue entrar pela catedral, encontrando o Corcunda num quarto com Esmeralda, acreditando que ela estava morta. Frollo lamenta, mas diz que era o seu terrível dever matá-la, e enquanto se lamenta tenta esfaquear Quasímodo, que derruba-o e foge com Esmeralda pelas varandas da Catedral. Frollo encontra-os, e apanha Quasímodo com o seu manto, atirando-o da Catedral, mas o Corcunda agarra-se no manto e leva Frollo consigo, mas Esmeralda agarra Quasímodo, que por sua vez, não deixa Frollo cair, que se balançando se agarra a uma gárgula, mas ela acaba desabando levando junto Frollo.

Mas Quasímodo não consegue segurar a mão de Esmeralda, e ela cai também, sendo salva por Febus. Quasímodo, mesmo apaixonado por Esmeralda, compreende o amor entre a cigana e Febus. Esmeralda, então, encoraja Quasímodo a sair da Catedral, e ao sair, observado pela imensa multidão, é acariciado por uma criança que depois o abraça, sendo aclamado como herói pela população.

Personagens

Dobragem

Dublagem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BRA Dobragem POR
Quasimodo Tom Hulce Marcelo Coutinho Rómulo Fragoso (diálogos)
António da Cruz (canções)
Esmeralda Demi Moore (diálogos)
Heidi Mollenhauer (canções)
Mônica Rossi (diálogos)
Rosanah Fienngo (canções)
Isabel Ribas (diálogos)
Dora Fidalgo (canções)
Juiz Claude Frollo Tony Jay Leonardo José (diálogos)
Rodrigo Esteves (canções)
Mário Pereira (diálogos)
José Lopes (canções)
Capitão Febo Kevin Kline Dário de Castro Paulo B
Clopin Paul Kandel Cláudio Galvan André Maia
Victor Charles Kimbrough Renato Rabelo Paulo Oom
Hugo Jason Alexander Mauro Ramos José Raposo
Laverne Mary Wickes Nelly Amaral Maria José (diálogos)
Aidé Martins (canção)
Arquidiácono David Ogden Stiers Lafayette Galvão Jorge Sousa e Costa
Velho Prisioneiro Gary Trousdale Waldir Fiori Carlos Freixo
Mãe de Quasimodo Mary Key Bergman Andrea Murucci Luísa Salgueiro
Guarda Brutish Jim Cummings Domício Costa Manuel Cavaco
Guarda Oafish Bill Fagerbakke Luís Brandão Carlos Freixo

Créditos da dobragem portuguesa:
Estúdio (diálogos): Matinha Estúdios
Direcção: Carlos Freixo
Tradução e Adaptação: Ana Maria Guedes, Rui Guedes, Miguel Ângelo
Direcção Musical: Pedro Guedes e Miguel Ângelo
Estúdio (canções): Strauss
Coro musical: Coral de Letras da Universidade do Porto

Produção

O Corcunda de Notre Dame foi o segundo filme da Disney a ser dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise, depois do grande sucesso de A Bela e o Monstro, em 1991. A dupla tinha lido o romance de Victor Hugo e queriam levar a história ao mundo da Disney, mas fizeram grandes modificações para torná-la mais acessível às crianças. Isso incluiu em mudar Frollo de Arcebispo a Ministro corrupto (e criando um Arcebispo original), adicionar as gárgulas falantes e deixar Quasímodo e Esmeralda vivos no final.

Os animadores do filme visitaram a Catedral de Notre Dame, em Paris, durante algumas semanas, para fazer pesquisas, fazendo centenas de esboços e tirando centenas de fotografias para serem o mais fiel possível à arquitetura e detalhes.

Alguns do atores que dão a voz ao filme já tinham estado presentes em projetos passados de Trousdale e Wise. Por exemplo, Tony Jay e David Ogden Stiers, as vozes do Juiz Claude Frollo e do Arcebispo, respectivamente, já tinham trabalhado em A Bela e a Fera. Demi Moore foi escolhida para o papel de Esmeralda devido à sua voz, que fugia à regra das vozes dos papéis femininos principais dos filmes da Disney.

Apesar das modificações feitas do romance original, para tentar tornar o filme mais acessível às crianças, o filme trata assuntos como o conceito de Inferno, infanticídio, discriminação, luxúria e religião. A própria dança de Esmeralda no Festival dos Tolos é prova disso.

A principal modificação em relação ao livro e ao filme envolve o desfecho dos personagens, principalmente em relação a Frollo, Quasimodo e Esmeralda. No livro, Esmeralda era morta na forca sob o comando de Frollo, que seria morto arremessado por um angustiado Quasímodo do alto da catedral. Já no filme, Quasímodo livra Esmeralda da forca, confronta Frollo do alto da catedral e este morre tentando assassiná-los em cima de uma gárgula, que desaba junto com ele. Esmeralda é feliz ao lado de Febus e Quasímodo finalmente é aceito pelo povo.

Música

  1. "The Bells of Notre Dame" Clopin, Arquidiácono, Frollo e coro
  2. "Out There" cantada por Frollo e Quasímodo
  3. "Topsy Turvey" cantada por Clopin e coro
  4. "God Help the Outcasts" cantada por Esmeralda
  5. "Heaven's Light" cantada por Quasímodo
  6. "Hellfire" cantada por Frollo
  7. "A Guy Like You" cantada pelas gárgulas
  8. "Court of Miracles" cantada por Clopin e ciganos
  9. "The Bells of Notre Dame (Reprise)" cantada por Clopin e coro

Versão brasileira

Trilha sonora

The Hunchback of Notre Dame: An Original Walt Disney Records Soundtrack é a trilha sonora original do filme, ela foi lançada nos EUA em 3 de Julho de 1996 e foi produzida por Alan Menken e Stephen Schwartz.

A canção "Someday" originalmente cantada pela banda All-4-One no lançamento norte-americano, foi regravada para o lançamento da trilha no Reino Unido por Eterno. Luis Miguel gravou uma versão dessa música em espanhol com o título Sueña, essa versão se tornou um grande sucesso na América Latina.

Lançamento

O Corcunda de Notre Dame teve sua estreia nos cinemas dos EUA em 21 de Junho de 1996; no Brasil em 28 de Junho de 1996; em Portugal em 29 de Novembro de 1996.

Em VHS, o filme foi lançado no Brasil pela coleção Masterpiece Collection em 9 de Abril de 1997. Foi um dos últimos lançamentos da Abril Vídeo, que tinha lançado todos os longas da Disney e de outros estúdios desde 1983.

Bilheteria

O Corcunda de Notre Dame foi um grande sucesso de bilheteria e se tornou o quinto filme mais visto nos cinemas no ano de 1996. o filme foi um dos mais xatos da historias

Sequência

Uma sequência do filme foi lançada directamente em vídeo em 2002, ela foi intitulada de O Corcunda de Notre Dame II.

Prêmios e indicações

Oscar 1997 (EUA)

  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor trilha sonora - comédia/musical.

Globo de Ouro 1997 (EUA)

  • O filme recebeu uma indicação na categoria de melhor trilha sonora.

Prêmio Saturno 1997 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA)

  • Indicado na categoria de melhor filme de fantasia.

Framboesa de Ouro 1997 (EUA)

  • Recebeu uma indicação na categoria de pior roteiro de filme que arrecadou mais de cem milhões de dólares.

Outras produções

Quasimodo, Esmeralda, Victor e outros personagens aparecem na série O Point do Mickey que foi exibida pelo Disney Channel nos EUA e pelo SBT e Rede Globo no Brasil.

Frollo também pode ser visto entre outros vilões da Disney no filme de 2002 Mickey's House of Villains.

O jogo The Hunchback of Notre Dame: Topsy Turvy Games foi lançado em 1996 pela Disney Interactive para PC e Nintendo Game Boy. Um mundo baseado no filme estará presente na série de jogos Kingdom Hearts no jogo Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance.

Curiosidades

  • Este filme pertence à chamada Era do Renascimento da Disney.
  • A Bela de Beauty and the Beast pode ser vista na cena que Quasímodo canta "Lá Fora", e na mesma cena aparece o tapete voador de Aladdin sendo sacudido. Pumba de O Rei Leão aparece sendo carregado com uma maçã na boca.
  • Na batalha final, pode-se ouvir o famoso grito de Pateta.
  • Uma versão em português europeu da música "God Help The Outcasts", com a letra diferente da original, foi considerada pela Walt Disney Company como a melhor versão de todas. A música chama-se "Longe do Mundo" e é cantada por Sara Tavares.
  • Na cena de guerra, quando vemos Laverne chamando os pássaros, essa cena faz referência à música e interpretação do filme musical The Wizard of Oz, mais propriamente quando a Bruxa do Oeste chama os macacos voadores para atacarem Dorothy; Essa mesma cena pode ser interpretada como uma referência ao filme Os Pássaros de Alfred Hitchcock.
  • Os gárgulas "Hugo" e "Victor" são referências à Victor Hugo, autor do livro, o qual o título originalmente se chama Notre-Dame de Paris

Referências

Ligações externas

Precedido por
Pocahontas
Lista de filmes da Disney
1990
Sucedido por
Hércules