Lista de filmes de Star Wars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saga Skywalker)
Star Wars
Guerra nas Estrelas (PRT)
Star Wars (BRA)
 Estados Unidos
1977-presente •  cor •  
Gênero
Produção Lucasfilm
Baseado em Personagens criados por George Lucas
Elenco Mark Hamill
Carrie Fisher
Harrison Ford
ver mais...
Música John Williams
Distribuição 20th Century Fox (1977–2005)
Walt Disney Studios (2012–)
Idioma inglês

Esta é uma lista de filmes e séries televisivas da franquia cinematográfica Star Wars. A série cinematográfica que abrange diversos filmes live-action e filmes animados teve início na década de 1970 com uma trilogia narrada in medias res que, posteriormente, foi expandida para mais duas trilogias conhecidas coletivamente como "Saga Skywalker".[1][2]

O filme homônimo de 1977 - posteriormente comercializado como Episode IV – A New Hope ou Episódio IV – Uma Nova Esperança - foi sucedido por The Empire Strikes Back (1980) e Return of the Jedi (1983) formando a chamada "Trilogia Original". Na década de 1990, após um hiato de mais de uma década, a "Trilogia Prequela" foi iniciada com The Phantom Menace (1999) e concluída com Attack of the Clones (2002) e Revenge of the Sith (2005). Após a aquisição dos direitos de produção da franquia pela The Walt Disney Company em 2012, a companhia lançou a "Trilogia Sequela" composta por Star Wars: The Force Awakens (2015), The Last Jedi (2017) e The Rise of Skywalker (2019).

Nos meandros da produção e lançamento dos filmes da Trilogia Sequela, dois filmes antológicos foram produzidos: Rogue One: A Star Wars Story (2016) e Solo: A Star Wars Story (2018), cujos respectivos enredos se passam cronologicamente entre os eventos das duas primeiras trilogias de filmes.[3][4] Atualmente, a companhia trabalha num terceiro filme antológico da saga intitulado Rogue Squadron e anunciado para 2023.[5]

A bilheteria combinada dos filmes de Star Wars totalizam mais de 10 bilhões de dólares, sendo atualmente a segunda mais lucrativa franquia cinematográfica.[6] Todos os principais filmes da franquia (incluindo os filmes da "Saga Skywalker") foram indicados a diversos prêmios de cinema, incluindo o Óscar. O primeiro filme, de 1977, foi indicado a múltiplas categorias do Óscar como Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator Secundário (para Alec Guinness por sua performance como Obi-Wan Kenobi), enquanto os demais filmes receberam indicações em categorias técnicas.[7]

Alguns filmes da franquia foram lançados antes da aquisição pela Disney em 2012, mas não são considerados parte do cânone oficial de Star Wars. A única exceção é a série televisiva Star Wars: The Clone Wars (2008) que integra a franquia televisiva da saga.

Saga Skywalker[editar | editar código-fonte]

A série cinematográfica principal de Star Wars é uma trilogia de trilogias referida pela The Walt Disney Company como "Saga Skywalker".[8][9] Esta saga narrativa gira em torno do protagonista Anakin Skywalker e sua relação com A Força bem como questões morais e valores da Ordem Jedi em sua atuação na galáxia.[10] Este grupo de trilogias é composto pela Trilogia Original (Episódios IV, V e VI, 1977–1983); Trilogia Prequela (Episódios I, II e III, 1999–2005); e Trilogia Sequela (Episódios VII, VIII e IX, 2015–2019).[11] O primeiro filme lançado, Star Wars (1977), é o quarto filme na narrativa cronológica e foi posteriormente comercializado como Episódio IV.[12] A saga se inicia cronologicamente com Star Wars: Episode I – The Phantom Menace (1999) e se encerra com os eventos narrados em Star Wars: The Rise of Skywalker (2019).[13]

O enredo acompanha cada geração da Família Skywalker e seu confronto com os Sith liderados por Darth Sidious. A Trilogia Prequela foca na vida de Anakin Skywalker, seu treinamento como Jedi e sua eventual queda para o Lado Negro da Força. A Trilogia Original acompanha os esforços de seus filhos Luke Skywalker e Leia Organa como líderes da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico. A Trilogia Sequela acompanha Kylo Ren - filho de Leia Organa e Han Solo - que integra o Lado Negro da Força e tenta dominar a galáxia ao lado de Rey, sua prima.

Cada filme é apresentado ao espectador através de uma icônica sequência de abertura, acompanhada por um tema instrumental de John Williams. Todos os nove filmes - especialmente os filmes da primeira trilogia - tiveram mudanças retroativas em suas narrativas e efeitos especiais para transmitir de forma mais consistente o enredo geral da saga.

Título original Lançamento original Direção Roteiro Distribuição Referência(s)
Episode IV – A New Hope 25 de maio de 1977 George Lucas 20th Century Fox [14]
O piloto de corridas Luke Skywalker (Mark Hamill) se une a um misterioso Cavaleiro Jedi (Alec Guinness) para salvar a galáxia do poder ditatorial de Darth Vader (James Earl Jones) que, a bordo de sua Estrela da Morte, ameaça os sistemas planetários com sua nova arma de destruição total. Skywalker conta com a ajuda de Han Solo (Harrison Ford) para resgatar a Princesa Leia Organa (Carrie Fisher), líder da Aliança Rebelde.
Episode V – The Empire Strikes Back 21 de maio de 1980 Irvin Kershner George Lucas
Leigh Brackett
Lawrence Kasdan
20th Century Fox
Após a destruição da Estrela da Morte, a Aliança Rebelde é derrotada por Darth Vader no planeta glacial Hoth e seus membros presos pelo Império Galáctico. Luke Skywalker (Mark Hamill) inicia seu treinamento Jedi com o lendário Mestre Yoda (Frank Oz) enquanto seus aliados são perseguidos por toda a galáxia pelo caçador de recompensas Boba Fett (Jeremy Bulloch).
Episode VI – Return of the Jedi 25 de maio de 1983 Richard Marquand George Lucas
Lawrence Kasdan
20th Century Fox
Após resgatar Han Solo (Harrison Ford) de Jabba the Hutt, os Rebeldes chegam ao planeta Endor para destruir uma segunda Estrela da Morte construída pelo Império Galáctico. Skywalker está intrigado com a verdadeira identidade de Darth Vader.
Episode I – The Phantom Menace 19 de maio de 1999 George Lucas George Lucas 20th Century Fox
Os Cavaleiros Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) buscam refúgio no planeta desértico Tatooine e encontram um garoto (Jake Lloyd) que acreditam poder trazer equilíbrio à Força. A Ordem Jedi se prepara para a ameaça de um retorno dos Sith.
Episode II – Attack of the Clones 16 de maio de 2002 George Lucas George Lucas
Jonathan Hales
20th Century Fox
O padawan Anakin Skywalker (Hayden Christensen) vive um romance secreto com a Rainha de Naboo Padmé Amidala (Natalie Portman) enquanto seu mestre Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) investiga uma tentativa de assassinato contra a senadora e descobre um exército de clones financiado secretamente pela Ordem Jedi.
Episode III – Revenge of the Sith 19 de maio de 2005 George Lucas George Lucas 20th Century Fox
Com a galáxia mergulhada no caos das Guerras Clônicas, os Jedi resgatam Senador Palpatine (Ian McDiarmid) de Conde Dookan (Christopher Lee), principal líder Sith. Anakin Skywalker (Hayden Christensen), seduzido pelas ideias de poder, age como informante duplo do Conselho Jedi e do Senado Galáctico enquanto tenta lidar com seus sentimentos negativos.
Episode VII — The Force Awakens 18 de dezembro de 2015 J. J. Abrams Lawrence Kasdan
J. J. Abrams
Michael Arndt
Walt Disney Studios
A órfã Rey (Daisy Ridley) se une ao stormtrooper desertor Finn (John Boyega) para encontrar o lendário piloto Han Solo (Harrison Ford) e encerrar a ameaça de caos na galáxia. Enquanto isso, os Sith planejam retomar o controle da galáxia através da Primeira Ordem, liderada pelo impiedoso Kylo Ren (Adam Driver).
Episode VIII – The Last Jedi 15 de dezembro de 2017 Rian Johnson Walt Disney Studios
Enquanto a Resistência se prepara para uma eventual batalha contra a Primeira Ordem pelo controle da galáxia, Rey (Daisy Ridley) parte em busca do lendário Mestre Jedi Luke Skywalker (Mark Hamill) para iniciar seu treinamento e descobrir suas origens.
Episode IX – The Rise of Skywalker 20 de dezembro de 2019 J. J. Abrams J. J. Abrams
Chris Terrio
Walt Disney Studios
Kylo Ren (Adam Driver) segue em sua busca famigerada pelo Imperador Palpatine enquanto foge de seu próprio passado. Rey (Daisy Ridley) assume suas origens como aprendiz Jedi e se torna líder da Resistência.

Filmes animados[editar | editar código-fonte]

Precedendo ao lançamento da série televisiva animada no fim de 2008, o longa-metragem animado Star Wars: The Clone Wars foi produzido a partir da compilação de diversos episódios.[15][16] O enredo acompanha o treinamento Jedi de Anakin Skywalker entre os eventos narrados em Attack of the Clones (2002) e Revenge of the Sith (2005). Apesar de inicialmente rejeitada pelo público, a personagem Ahsoka Tano tornou-se um ícone cult dentre os admiradores da franquia.[17][18] O filme e a série televisiva subsequente coexistem no mesmo nível canônico dos filmes da Saga Skywalker.[19]

Título original Lançamento original Direção Roteiro Distribuição Referência(s)
Star Wars: The Clone Wars 15 de agosto de 2008 Dave Filoni Henry Gilroy
Steven Melching
Scott Murphy
Warner Bros. [20]
Após uma breve vitória da República, Anakin Skywalker e sua padawan Ahsoka Tano devem resgatar o filho de Jabba, o Hutt enquanto a Ordem Jedi luta pela paz na galáxia em meio às Guerras Clônicas.

Série Antológica[editar | editar código-fonte]

Anterior à aquisição da Lucasfilm pela The Walt Disney Company em 2012 e paralelamente ao desenvolvimento da Trilogia Sequela, George Lucas e o roteirista Lawrence Kasdan haviam iniciado a produção de um filme não-canônico que narrava as aventuras de um jovem Han Solo.[21] Em fevereiro de 2013, o presidente da Disney Bob Iger anunciou o desenvolvimento de uma filme com roteiro de Kasdan que seria centrado na figura de Han Solo.[22] Jay Rasulo, um dos executivos da companhia, descreveu o filme como uma narrativa das origens da saga principal.[23] Kathleen Kennedy, anunciada como produtora da companhia para os novos filmes, alertou na ocasião que o enredo de tais filmes não iria comprometer a cronologia da série principal.[24] Até hoje, os dois filmes lançados nesta sequência "Antológica" são subentitulados como A Star Wars Story em detrimento da numeração clássica dos filmes da "Saga Skywalker" que seguem a subtitulação Episode (x).[25][26]

Título original Lançamento original Direção Roteiro Distribuição Referência(s)
Rogue One: A Star Wars Story 16 de dezembro de 2016 Gareth Edwards Chris Weitz
Tony Gilroy
Walt Disney Studios [27]
Nos anos seguintes à ascensão do Império Galáctico, Jyn Erso (Felicity Jones) se une à Aliança Rebelde na tentativa de roubar os planos da Estrela da Morte, uma arma massiva capaz destruir um planeta inteiro.
Solo: A Star Wars Story 24 de maio de 2018 Ron Howard Jonathan Kasdan
Lawrence Kasdan
Walt Disney Studios [28]
A bordo de sua nave espacial Millennium Falcon, o apostador e trapaceiro Han Solo (Alden Ehrenreich) se arrisca em diversas aventuras pela galáxia onde faz seus primeiros contatos com os que seriam os futuros líderes de uma Aliança Rebelde.
Rogue Squadron 22 de dezembro de 2023[nota 1] Patty Jenkins Matthew Robinson Walt Disney Studios [30]
"Uma nova geração de pilotos espaciais que arriscam suas próprias vidas em nome da galáxia".[31]

Rogue One: A Star Wars Story (2016)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Rogue One: A Star Wars Story
Diego Luna e Felicity Jones e o diretor Gareth Edwards na première de Rogue One, em 2016.

O enredo de Rogue One se passa imediatamente antes dos eventos de A New Hope (1977) e foca no grupo de rebeldes que conseguem os planos da Estrela da Morte.[32] A arma foi criada pelo cientista Galen Erso (Mads Mikkelsen) sob ordens do Império Galáctico. Galen secretamente envia um piloto Imperial, Bodhi Rook, com um alerta aos rebeldes sobre a existência da nova arma. Sob a falsa promessa de libertação de seu pai, Jyn Erso (Felicity Jones) concorda em ajudar a Aliança Rebelde.[33]

O conceito do filme foi criado por John Knoll, líder do setor criativo da Industrial Light & Magic.[34] Em maio de 2014, a Lucasfilm anunciou Gareth Edwards como diretor de um novo filme antológico da saga que teria roteiro de Gary Whitta e lançamento previsto para 16 de dezembro de 2016.[35] Meses depois, o título do filme foi anunciado juntamente com parte do elenco e o novo roteirista Chris Weitz. Ben Mendelsohn e Diego Luna interpretam novos personagens da franquia, enquanto James Earl Jones novamente dubla o antagonista Darth Vader.[36][37][38]

Edwards afirmou: "Depende de um grupo de indivíduos que não possuem poderes mágicos trazer paz à galáxia".[39] O filme foi o primeiro a incluir personagens introduzidos nas séries televisivas, principalmente o guerrilheiro espacial Saw Gerrera (Forest Whitaker) de Star Wars: The Clone Wars (2008). O filme foi bem avaliado pela crítica pelas performances, cenas de ação, trilha sonora e efeitos visuais, tendo arrecadado mais de 500 milhões de dólares em bilheterias na primeira semana de estreia.[40]

Solo: A Star Wars Story (2018)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Solo: A Star Wars Story
Parte do elenco de Solo na première do filme no Festival de Cannes, em 2018.

Solo, o segundo filme da Antologia, foca em Han Solo cerca de dez anos antes dos eventos de A New Hope.[32] Após tentar fugir de Corellia, seu planeta natal, Han tenta voltar para resgatar Qi'ra. Solo se alia à Academia Imperial, mas é expulso por conta de seu mau comportamento e passa a levar uma vida criminosa ao lado de seu parceiro wookiee Chewbacca.[41]

Antes de vender a Lucasfilm, George Lucas havia contratado o veterano Lawrence Kasdan para produzir um roteiro preliminar sobre Han Solo.[42] O filme é estrelado por Alden Ehrenreich na versão mais jovem do personagem-título, Joonas Suotamo como Chewbacca (após servir de dublê do personagem em The Force Awakens e The Last Jedi), Donald Glover como Lando Calrissian, Emilia Clarke como Qi'ra e Woody Harrelson como Beckett. Originalmente, Phil Lord e Christopher Miller haviam sido contratados para dirigir o longa, mas foram dispensados em meio às filmagens e substituídos por Ron Howard. Os eventos finais do filme se encontram com um dos principais arcos narrativos das séries animadas The Clone Wars e Rebels, deixando a trama em aberto para eventuais sequências.[43]

Rogue Squadron (2023)[editar | editar código-fonte]

Em 10 de dezembro de 2020, Patty Jenkins - cineasta de Wonder Woman (2017) - foi anunciada como diretora de um futuro filme intitulado Rogue Squadron, que seria lançado em 22 de dezembro de 2023.[44] De acordo com fontes oficiais da franquia, o filme irá "apresentar uma nova geração de pilotos estelares que ganham suas naves e arriscam suas vidas levando a saga ao futuro da galáxia".[45] Segundo Jenkins, o filme será uma história original "com grande influência dos jogos e livros".[46] Um roteiro vinha sendo produzido até então juntamente com o roteiro de Wonder Woman 3. Em maio de 2021, o estúdio anunciou Matthew Robinson como novo roteirista.[47] Em novembro do mesmo ano, a companhia declarou que a produção do novo filme seria adiada para o ano seguinte devido a conflitos de agenda de Jenkins. Um mês depois, a cineasta cancelou seu filme sobre Cleópatra para se dedicar às filmagens de Rogue Squadron e Wonder Woman 3.[48] Em dezembro de 2023, a presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy declarou que o filme seria cancelado por tempo indeterminado ainda que seja "um tópico a ser discutido".[49]

Futuros filmes[editar | editar código-fonte]

Rian Johnson está cotado para dirigir uma nova trilogia de Star Wars.[50]

Em 2019, Rian Johnson, roteirista e diretor de The Last Jedi, foi confirmado para dirigir o primeiro filme de uma nova trilogia.[50][51] Apesar do projeto ainda estar em desenvolvimento até 2022, a companhia não divulgou nenhuma data de lançamento devido ao envolvimento de Johnson em outros projetos cinematográficos.[52] Até o que se sabe, a trilogia terá como enredo novos personagens em uma nova era dentro do mesmo universo midiático.[53]

Em meados de 2018, a Lucasfilm confirmou que diversos filmes antológicos estariam em fase inicial de produção, com seu lançamento previsto para depois do hiato de The Rise of Skywalker (2019).[54][55] Além de Rogue Squadron, outros dois filmes estão agendados para 19 de dezembro de 2025 e 17 de dezembro de 2027.[56]

Em setembro de 2019, o produtor Kevin Feige estaria trabalhando em um filme da franquia juntamente com Kathleen Kennedy; enquanto Michael Waldron foi anunciado posteriormente como roteirista. J. D. Dillard - diretor de Sweetheart (2019) - e Matt Owens - roteirista de Luke Cage - estariam também envolvidos nesta etapa de produção. Entretanto, Taika Waititi (que dirigiu os últimos episódios da primeira temporada de The Mandalorian) assumiu oficialmente a direção do novo filme da franquia com roteiro de Krysty Wilson-Cairns.

Ordem cronológica[editar | editar código-fonte]

Episódio Ordem de lançamento Título original Subdivisão Temática
I 4
(1999)
The Phantom Menace Trilogia Prequela A descoberta de Anakin Skywalker pelos Cavaleiros Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi no desértico planeta Tatooine e seu consequente envolvimento com A Força.
II 5
(2002)
Attack of the Clones Trilogia Prequela A ascensão de Sheev Palpatine como Chanceler da República e a descoberta do Exército dos Clones pelo Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi. Anakin Skywalker enfrenta uma série de conflitos internos por sua posição dentro da Ordem Jedi e sua atração crescente por Padmé Amidala.
7
(2008)
The Clone Wars A descoberta do Exército de Clones deflagra as Guerras Clônicas colocando em lados opostos a República Galáctica e a Confederação dos Sistemas Independentes. Os Cavaleiros Jedi são arrastados para o conflito na finalidade de proteger os ideais de equilíbrio universal representado pela República.
III 6
(2005)
Revenge of the Sith Trilogia Prequela Anakin Skywalker se alia a Sheev Palpatine em busca de maior domínio de sua própria trajetória enquanto a República Galáctica enfrenta diversos rumores de uma guerra iminente contra grupos dissidentes.
11
(2018)
Solo: A Star Wars Story Série Antológica A juventude de Han Solo como um jovem marginalizado do planeta Corellia e a perseguição por autoridades do Império Galáctico que o levam a uma carreira como caçador de recompensas e fugitivo.
9
(2016)
Rogue One: A Star Wars Story Série Antológica Os fugitivos Jyn Erso e Cassian Andor são convocados pela Aliança Rebelde para capturar planos do Império Galáctico para a construção da Estrela da Morte.
IV 1
(1977)
A New Hope Trilogia Original A Princesa Leia Organa e a Aliança Rebelde capturam planos secretos para a construção de uma arma mortal do Império Galáctico. O jovem Luke Skywalker é contactado por um Mestre Jedi misterioso e se aproxima da Força.
V 2
(1980)
The Empire Strikes Back Trilogia Original Darth Vader intensifica a perseguição aos membros da Aliança Rebelde em toda a galáxia após a destruição da Primeira Estrela da Morte. Luke Skywalker inicia seu treinamento como um Cavaleiro Jedi.
VI 3
(1983)
Return of the Jedi Trilogia Original Luke Skywalker confronta os Sith e as forças do Império Galáctico como um Mestre Jedi. A Aliança Rebelde inicia uma nova onda de ataques às instalações do Império Galáctico na tentativa de destruir a Segunda Estrela da Morte.
VII 8
(2015)
The Force Awakens Trilogia Sequela A Aliança Rebelde consegue fundar a Nova República Galáctica enquanto os Sith criam a Primeira Ordem para restaurar o Império Galáctico.
VIII 10
(2017)
The Last Jedi Trilogia Sequela A fugitiva Rey deixa o planeta Jakku e se alia à Resistência para combater os esforços da Primeira Ordem. Rey se aproxima da Força e procura por Luke Skywalker.
IX 12
(2019)
The Rise of Skywalker Trilogia Sequela

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filmes televisivos[editar | editar código-fonte]

Título original Lançamento original Equipe técnica Elenco principal Distribuição
Direção Roteiro Produção
Star Wars: Especial de Natal 17 de novembro de 1978 David Acomba
Steve Binder
George Lucas Harrison Ford
Peter Mayhew
Mark Hamill
Carrie Fisher
Anthony Daniels
CBS
Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok 25 de novembro de 1984 John Korty George Lucas Eric Walker
Warwick Davis
Fionnula Flanagan
Guy Boyd
Aubree Miller
ABC
Ewoks: A Batalha por Endor 24 de novembro de 1985 Jim Wheat
Ken Wheat
Jim Wheat
Ken Wheat
George Lucas
Thomas G. Smith Wilford Brimley
Warwick Davis
Aubree Miller
20th Century Fox

Séries televisivas[editar | editar código-fonte]

Ano de exibição Título original Episódios
1985–1986 Star Wars: Droids 13
Star Wars: Ewoks 35
2003-2005 Star Wars: Clone Wars 25
2008–2020 Star Wars: Clone Wars 133
2014–2018 Star Wars Rebels 75
2018–2020 Star Wars Resistance 40
2019–presente O Mandaloriano
2021–presente Star Wars: The Bad Batch
2022 Obi-Wan Kenobi
2023–presente Ahsoka

Notas

  1. No início de 2022, Rogue Squadron havia sido anunciado para lançamento mundial em 22 de dezembro de 2023. No entanto, o filme foi adiado pela companhia alegando conflitos de calendário com outras produções de Patty Jenkins.[29]

Referências

  1. «The complete Skywalker Saga on Disney+». StarWars.com 
  2. Block, Alex Ben (9 de fevereiro de 2012). «The Real Force Behind 'Star Wars': How George Lucas Built an Empire». The Hollywood Reporter 
  3. Pulver, Andrew (22 de setembro de 2016). «Disney confirms Star Wars anthology movie for 2020». The Guardian 
  4. Britt, Ryan (22 de setembro de 2016). «Disney Confirms a Third 'Star Wars' Anthology Movie Coming for 2020». InVerse 
  5. Lang, Brent (8 de novembro de 2021). «'Star Wars' Spinoff 'Rogue Squadron' Delayed». Variety 
  6. «Box Office History for Star Wars Movies». The Numbers 
  7. Pittman, Travis (4 de maio de 2021). «Who was the only actor to earn an Oscar nomination for their 'Star Wars' role?». WKYC News 
  8. Leadbeater, Alex (24 de janeiro de 2017). «A Brief History of Star Wars Titles». ScreenRant. Consultado em 7 de maio de 2022 
  9. Lucasfilm (27 de julho de 2018). «STAR WARS: EPISODE IX CAST ANNOUNCED». Star Wars. Consultado em 7 de maio de 2022 
  10. «Disney Plus drops epic 'Star Wars: The Skywalker Saga' trailer for May the Fourth». Space. 4 de maio de 2020 
  11. «Star Wars Movies In Order: How to Watch the Saga Chronologically?». Rotten Tomatoes. Consultado em 7 de maio de 2022 
  12. Armitage, Hugh; Sandwell, Ian (7 de janeiro de 2022). «Star Wars timeline – the complete chronology from Phantom Menace to Rise of Skywalker». Digital Spy. Consultado em 7 de maio de 2022 
  13. «Star Wars: Timeline Of Every Star Wars Movie». Disney. Consultado em 7 de maio de 2022 
  14. Murhpy, Mike (25 de maio de 1977). «The $11 million spent on "Star Wars" in 1977 was the best film investment ever made». Quartz. Consultado em 7 de maio de 2022 
  15. Rich, Joshua (17 de março de 2008). «George Lucas' 'Star Wars' plan». Entertainment Weekly 
  16. Brode, Douglas (2012). «Myth, Media, and Culture in Star Wars: An Anthology» 
  17. «How Ahsoka Tano Completed the Arc of Anakin Skywalker». themarysue.com. 4 de abril de 2016 
  18. Britt, Ryan (21 de junho de 2018). «Dave Filoni Just Made an Unexpected 'Star Wars' Revelation». inVerse 
  19. «The Legendary Star Wars Expanded Universe Turns a New Page». StarWars.com. 25 de abril de 2014 
  20. McGinley, Rhys (23 de junho de 2020). «Star Wars: The Clone Wars - 10 Things Everyone Forgets About The 2008 Animated Movie». ScreenRant 
  21. McCreesh, Louise (13 de fevereiro de 2018). «Lucas had been developing a Han Solo movie for ages». Digital Spy 
  22. «Disney Earnings Beat; 'Star Wars' Spinoffs Planned». CNBC News. 5 de fevereiro de 2013 
  23. Graser, Marc (12 de setembro de 2013). «Star Wars: The 'Sky's the Limit' for Disney's Spinoff Opportunities». Variety 
  24. Gallagher, Brian (19 de janeiro de 2014). «Star Wars Spin-Offs Will Not Crossover with the New Trilogy». MovieWeb 
  25. Breznican, Anthony (19 de abril de 2015). «Star Wars: Rogue One and mystery standalone movie take center stage». Entertainment Weekly 
  26. Breznican, Anthony (22 de novembro de 2016). «Star Wars: Secret plans for new movies discussed after Rogue One». Entertainment Weekly 
  27. Anita Busch (31 de maio de 2016). «'Rogue One': Re-Shoots But No Test Screening; Release Date Not Impacted». Deadline 
  28. Hammond, Pete (24 de maio de 2018). «'Solo: A Star Wars Story' Review: Han, Chewy & Lando Save The Day In Rip-Roarin' Origin Story». Deadline 
  29. D'Alessandro, Anthony (8 de novembro de 2021). «'Star Wars: Rogue Squadron' Delayed As Patty Jenkins Juggles Schedule». Deadline.com. Consultado em 7 de maio de 2022 
  30. Mathai, Jeremy (27 de abril de 2022). «Star Wars: Rogue Squadron Is Still Coming In 2023, According To Disney». /Film 
  31. «FUTURE LUCASFILM PROJECTS REVEALED». Star Wars. 10 de dezembro de 2020. Consultado em 7 de maio de 2022 
  32. a b Armitage, Hugh (13 de janeiro de 2019). «'Star Wars' timeline – the complete chronology from Phantom Menace to The Last Jedi». Digital Spy 
  33. Chang, Justin (13 de dezembro de 2016). «Rogue One adds an uneven but thrilling wrinkle to the mythology of Star Wars». Los Angeles Times 
  34. «ROGUE ONE - A STAR WARS STORY: John Knoll - Overall VFX Supervisor & Chief Creative Officer - Industrial Light & Magic - The Art of VFXThe Art of VFX». ART OF VFX. 9 de janeiro de 2017 
  35. Kit, Borys (22 de maio de 2014). «'Star Wars' Spinoff Hires 'Godzilla' Director Gareth Edwards (Exclusive)». The Hollywood Reporter 
  36. Collura, Scott (12 de março de 2015). «ROGUE ONE WILL BE FIRST STAR WARS STAND-ALONE FILM». IGN 
  37. Fleming, Mike, Jr (3 de março de 2015). «Ben Mendelsohn Orbiting 'Star Wars' Spin Off 'Rogue One'?». Deadline Hollywood 
  38. Oleksinski, Johnny (9 de dezembro de 2016). «What we know about the new characters in 'Rogue One'». New York Post 
  39. Bishop, Bryan (19 de abril de 2015). «Star Wars: Rogue One will be about the Rebel Alliance stealing plans for the Death Star». The Verge 
  40. «Rogue One (2016)». Box Office Mojo 
  41. Trumbore, Dave (7 de fevereiro de 2018). «'Solo: A Star Wars Story': New Images Reveal Droids, Cleavage, and the Millennium Falcon». Collider 
  42. Desta, Yohana (30 de maio de 2018). «Star Wars Scribe Lawrence Kasdan Wanted to Kill Han Solo in Return of the Jedi». Vanity Fair 
  43. Silliman, Brian (25 de maio de 2018). «Solo's biggest surprise and the Star Wars: The Clone Wars connection». SyFy Wire 
  44. Stedman, Alex (10 de dezembro de 2020). «Patty Jenkins to Direct 'Star Wars' Movie 'Rogue Squadron'». Variety 
  45. «Future Lucasfilm Projects Revealed». StarWars.com 
  46. Yehl, Joshua (11 de dezembro de 2020). «Patty Jenkins' Star Wars: Rogue Squadron Movie Is Not a Video Game Adaptation». IGN 
  47. «'Star Wars': Patty Jenkins' 'Rogue Squadron' Gets a Writer (Exclusive)». The Hollywood Reporter. 25 de junho de 2020 
  48. Kroll, Justin (6 de dezembro de 2021). «Gal Gadot's 'Cleopatra' Pic At Paramount Sets 'Falcon and the Winter Soldier's Kari Skogland To Direct As Patty Jenkins Moves Into Producing Role». Deadline 
  49. Morrisson, Sean (30 de dezembro de 2023). «Canceled Star Wars Rogue Squadron Movie Could Still Become A TV Show». Screen Rant. Consultado em 7 de janeiro de 2024 
  50. a b «Rian Johnson, Writer-Director of Star Wars: The Last Jedi, to Create All-New Star Wars Trilogy». StarWars.com 
  51. Chitwood, Adam (14 de fevereiro de 2019). «Yes, Rian Johnson Is Still Working on His 'Star Wars' Trilogy». Collider 
  52. Thompson, David (15 de fevereiro de 2021). «Star Wars: Rian Johnson Reveals His Trilogy Is Still In the Works». The Direct 
  53. Breznican, Anthony (13 de abril de 2019). «Lucasfilm putting the 'Star Wars' movies 'on hiatus' after this year». Entertainment Weekly 
  54. Sandell, Clayton (21 de junho de 2018). «'Multiple films' still in 'Star Wars' pipeline, sources say». Good Morning America 
  55. Patches, Matt (12 de abril de 2019). «Star Wars movies to go on 'hiatus' after Episode IX». Polygon 
  56. Chitwood, Adam (23 de julho de 2020). «Disney Delays a Trio of Upcoming 'Star Wars' Movies by a Year Each». Collider