Anjo Mau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura telenovela de 1997, veja Anjo Mau (1997).
Anjo Mau
Anjo Mau (1976).jpg
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance
Comédia
Drama
Duração 45 minutos
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes[1][2][3]
Elenco Susana Vieira
José Wilker
Vera Gimenez
Renée de Vielmond
Luiz Gustavo
Pepita Rodrigues
Osmar Prado
(ver mais)
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Episódios 175[4]
Produção
Diretor(es) Fábio Sabag[4]
Régis Cardoso[4]
Tema de abertura "Papaya" - Úrsula Dudziak[5][6]
Tema de encerramento "Papaya" - Úrsula Dudziak[5][6]
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 2 de fevereiro de 1976 - 24 de agosto de 1976
Cronologia
Programas relacionados A Moça Que Veio de Longe
Anjo Mau (1997)
Ángel malo

Anjo Mau é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo às 19 horas entre 2 de fevereiro e 24 de agosto de 1976, em 175 capítulos[4], substituindo Bravo! e sendo substituída por Estúpido Cupido. Primeira novela escrita por Cassiano Gabus Mendes na Rede Globo[7] e dirigida por Fábio Sabag e Régis Cardoso, foi a penúltima novela produzida em preto-e-branco e a 17ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Teve Susana Vieira, José Wilker, Renée de Vielmond, Luiz Gustavo, Vera Gimenez, Pepita Rodrigues, Osmar Prado, Mário Gomes, Gilda Sarmento, Hemílcio Fróes, Kátia D'Angelo, Reinaldo Gonzaga, Ilka Soares, Sérgio Britto, Rosita Thomaz Lopes, Jaime Barcellos, Átila Iório, Wanda Lacerda e José Lewgoy nos papéis principais.

Foi reapresentada num compacto de uma hora e meia, apresentado por José Lewgoy, em 14 de março de 1980 como atração do Festival 15 anos da TV Globo. Também reprisada em 1981, às 10 horas da manhã, dentro do programa feminino TV Mulher[8].

Enredo

Nice, o anjo mau, é uma moça pobre, bonita e ambiciosa que não se conforma com profissões mais humildes como operária e balconista, sendo sempre despedida por displicência. Vive num bairro modesto com a sua família adotiva: a mãe Alzira, mulher batalhadora e sofrida com quem sempre vive em atrito; o irmão mais novo Luiz Carlos, que lhe tem verdadeira adoração, lindo e galanteador que também não fica em nenhum emprego; sua irmã mais nova Antônia, conhecida como Toninha, jovem generosa e sem grandes ambições; e o pai Augusto, homem engraçado, que é metido a saber tudo e comete muitas gafes já que suas explicações são sempre confusas. Todos se aproveitam da sua ingenuidade para fazer piadas, mas ele não se importa com as gozações[9][10].

Augusto, há anos, é motorista da tradicional família Medeiros e consegue para sua filha a oportunidade de trabalhar como babá de Edinho, filho da temperamental dondoca Stela com o insosso Getúlio, executivo subjugado pela esposa. Getúlio se casou com Stela disposto a dar o golpe do baú mas acabou se afeiçoando a ela. No entanto, esconde sua verdadeira origem, mandando dinheiro regularmente para sua mãe, a fofoqueira Carmem e sua irmã, a atrapalhada Teresa, vizinhas e amigas da família de Nice. Teresa, por sua vez, sofre por namorar o mecânico Júlio, filho da simplória Ruth, cozinheira dos Medeiros, e ele ser apaixonado por Nice desde a adolescência. Por acreditar que não possui atrativos suficientes para competir com a amiga, prefere sofrer calada. O rapaz, que emprega Luiz Carlos em sua oficina, já tentou de todas as maneiras conquistar Nice, mas ela sempre se esquiva[10].

Nice, imaginando que esta pode ser sua chance de ascender socialmente, aproveita as descobertas que faz na mansão para fomentar intrigas e tentar se aproximar de Rodrigo, homem sedutor e carinhoso, por quem acaba realmente se apaixonando[11]. É o primogênito de Edmundo Medeiros, empresário sério que se preocupa com o futuro dos negócios, pois não considera os filhos - Rodrigo, Ricardo e Stela - em condições de assumir seu lugar. Lutou muito para conquistar o que tem hoje e não compreende o desinteresse dos filhos[10]. Vive às turras com a sogra, a divertida Vovó Carolina, que passa o dia inteiro andando pela casa, vigiando e assustando a todos em seus momentos de lucidez[9].

Rodrigo é noivo da arrivista Paula Moura que, na verdade, é apaixonada por seu irmão, Ricardo, um playboy, de jeito iresponsável, que vive brigando com o pai por causa de dinheiro e adora frequentar boates, clubes e praias[10]. Nice descobre que os dois têm um caso e consegue fazer com que Rodrigo termine a relação com a noiva e rompa com o irmão. Revoltado com a hipocrisia do universo social em que vive e determinado a desafiar sua família, Rodrigo passa a sair com Nice, levando-a aos locais badalados da alta sociedade[2][11].

Depois de ser desmascarado e romper com o irmão, Ricardo decide assumir seu relacionamento com Paula, muito mais ambiciosa que ele. Grã-fina de Ipanema, Paula é super mimada e se considera a mais esperta de todas. É filha do casal Rui e Odete, interessados no casamento rentável dela com um dos Medeiros. É um casal oportunista, interesseiro e mesquinho que não poupa ninguém em seus ácidos comentários[10].

Neste momento da história aparece Léa, namorada de infância de Rodrigo que ainda é apaixonada por ele mas desistiu de conquistá-lo por ele estar envolvido com Paula. É filha de Teófilo, conhecido como Téo, homem honesto e melhor amigo de Edmundo, e Marilu, mulher moderna e arrojada que sempre quis casar Léa com Rodrigo. Rodrigo estando agora livre, Léa se reaproxima e os dois começam a sair, o que preocupa Nice, que começa uma sequência de intrigas para separar o casal. Com o apoio de Luiz Carlos que seduz a moça para Rodrigo pegar no flagra, Nice alcança sucesso em seus planos e num golpe de mestre se casa com o milionário. Entretanto, a fortuna de Rodrigo está ameaçada por Rui e Fernando, jovem inescrupuloso apaixonado por Paula que não mede esforços para conseguir o que quer. Os dois pretendem acabar com a empresa da família através de desfalques e golpes ilícitos[10]. Com suas tramoias, Fernando consegue separar Paula e Ricardo e a conquista. Ricardo, por sua vez, engata um romance com Lígia Antunes, amiga de Léa, fina e elegante que é proprietária de uma galeria de arte[10]. Lígia vive com a irmã mais nova, a simpática estudante Flávia.

Depois de conquistar definitivamente seu amado Rodrigo, Nice descobre que é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de tê-la abandonado em um orfanato, Alzira se arrependeu e buscou a criança, sem nunca revelar seu segredo a ninguém. Mas a mãe nunca conseguiu amar a filha, mal escondendo sua rejeição ao longo de todos aqueles anos. A verdade só vem à tona quando o seu verdadeiro pai, o bandido Onias, aparece para extorqui-la agora que é uma mulher rica. Para freá-lo, Alzira comete uma loucura e o mata. Antes de ser presa pede desculpas à filha por tê-la rejeitado. Nice finalmente consegue ser feliz com Rodrigo e engravida. Porém, a felicidade dura pouco e Rodrigo descobre as armadilhas dela e tenta se desculpar com Léa por não ter acreditado na sua inocência durante o flagrante: Magoada, Léa não o perdoa e acaba se entregando para Luiz, com quem vive uma linda história de amor[10].

Traído duas vezes, Rodrigo não perdoa Nice, mas ela tem o bebê. O parto, porém, não é tranquilo, e a ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita de Rodrigo, que declara seu amor e implora que ela não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e morre, deixando o marido desesperado[2][10].

Elenco

Susana Vieira interpretou Nice, o anjo mau.
José Wilker interpretou o carinhoso Rodrigo Medeiros.
Vera Gimenez interpretou a vilã Paula Moura.
Osmar Prado interpretou o subjugado Getúlio.
Sérgio Britto interpretou o honesto Teófilo.
Ator[12][13] Personagem[12][13]
Susana Vieira Nice
José Wilker Rodrigo Medeiros
Vera Gimenez Paula Moura
Renée de Vielmond Léa
Luiz Gustavo Ricardo Medeiros
Pepita Rodrigues Stela Medeiros
Osmar Prado Getúlio
Wanda Lacerda Alzira
José Lewgoy Augusto
Hemílcio Fróes Edmundo Medeiros
Gilda Sarmento Carmem
Mário Gomes Luiz Carlos
Jaime Barcellos Rui Moura
Rosita Thomaz Lopes Odete Moura
Átila Iório Onias
Ilka Soares Maria Lúcia (Marilu)
Sérgio Britto Teófilo (Téo)
Henriqueta Brieba Carolina Medeiros (Vovó Carolina)
Kátia D'Angelo Antônia (Toninha)
Reinaldo Gonzaga Fernando
Neila Tavares Teresa
Zanoni Ferrite Júlio
Hortênsia Tayer Lígia Antunes
Ivan Setta Bodoque
Selma Lopes Ruth
Lídia Vani Manoela
Fausto Rocha José (Zelão)
Heloísa Raso Viviane (Vivi)
Clarisse Abujamra Flávia Antunes

Participações

Ator[13] Personagem[13]
Débora Duarte Sônia (nova babá de Edinho, no último capítulo)
Eric Gomes Barbosa Edmundo Medeiros Neto (Edinho) (filho de Stela e Getúlio)

Curiosidades

Trilha sonora

Nacional[5][6]

Anjo Mau (1976) - Nacional
Anjo Mau
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1976
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[5]
Produção Guto Graça Mello[5][12]
João Araújo[5][12]

Capa: Logotipo da novela

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Não Esquente a Cabeça"  Golden BoysJúlio  
2. "Amigos Novos e Antigos"  VanusaTeresa  
3. "Boca de Espera"  The FeversCarmem  
4. "Quem Nega a Luz Na Sombra Vai Morrer"  José AugustoLéa  
5. "Meu Mundo e Nada Mais"  Guilherme ArantesRodrigo  
6. "Papaya"  Úrsula DudziakAbertura  
7. "Marido Ideal"  EvinhaStela  
8. "Uma Pequena Grande Canção de Amor"  StradivariusRodrigo e Léa  
9. "A Qualquer Preço"  Luciene FrancoNice  
10. "O Que é Amar?"  Johnny AlfRicardo e Paula  
11. "Bola Fora"  Luciene FrancoAugusto  
12. "Velho Arvoredo"  Antônio Cláudio VersianiAlzira  
13. "O Trem"  Coral Som LivreLocação: Rio de Janeiro  

Internacional[5][6]

Anjo Mau (1976) - Internacional
Anjo Mau
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1976
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[5]
Produção Guto Graça Mello[5][12]
João Araújo[5][12]

Capa: Logotipo da novela

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Love to Love You Baby"  Donna SummerPaula  
2. "Winners And Losers"  Hamilton, Joe Frank & ReynoldsLocação: Rio de Janeiro  
3. "She's My Girl"  Morris AlbertRicardo  
4. "Life Is Fascination"  The Ritchie FamilyRui e Odete  
5. "Rainbow"  Blow UpGeral  
6. "Tu t'en vas"  Alain Barrière & Noëlle CordierStela e Getúlio  
7. "Cry to Me"  Loleatta HollowayNice e Rodrigo  
8. "This Time I'll Be Sweeter"  Linda LewisLéa  
9. "Give Me a Second Chance"  ChrystianGetúlio  
10. "Io Che Amo Solo Te"  Rita PavoneTeresa e Júlio  
11. "I'm Falling in Love"  Jimmy NormanFernando  
12. "Blue Dolphin"  Steven SchalksNice e Rodrigo  
13. "Do You Know Where You're Going To? (Theme From "Mahogany")"  Diana RossToninha  
14. "Please Don't Go Away"  New Station   

Referências

  1. «Cassiano Gabus Mendes - Trabalhos na TV Globo». Memória Globo. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  2. a b c «Anjo Mau, de 1976». Pernambuco.com. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  3. «Cassiano Gabus Mendes - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  4. a b c d «Anjo Mau (1976) - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  5. a b c d e f g h i j «Anjo Mau (1976) - Trilha Sonora». Teledramaturgia. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  6. a b c d «Trilha Sonora de 'Anjo Mau - 1ª Versão'». Memória Globo. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  7. a b c d e f g h i «Curiosidades». Memória Globo. Consultado em 7 de agosto de 2013 
  8. a b c d e f g h i «Anjo Mau (1976) - Bastidores». Teledramaturgia. Consultado em 10 de fevereiro de 2014 
  9. a b «Anjo Mau - 1ª Versão - Galeria de Personagens». Memória Globo. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  10. a b c d e f g h i j k Rafael Tupinambá. «"Anjo Mau": Quem são os personagens que rodeiam nossa babá?». Tele Dossiê. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  11. a b «Anjo Mau - 1ª Versão - Trama Principal». Memória Globo. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  12. a b c d e f «Ficha técnica». Memória Globo. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 
  13. a b c d «Anjo Mau (1976) - Elenco». Teledramaturgia. Consultado em 7 de fevereiro de 2014 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.