Mandarim (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mandarim (Marvel Comics))
Ir para: navegação, pesquisa
Mandarim
Mandarin (Marvel).jpg

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Tales of Suspense #50 (Fev. 1964)
Criado por Stan Lee
Don Heck
Características do personagem
Alter ego Eugene"Gene"Sing Chen Khan
Espécie Humano
Terra natal Algum lugar na China.
Afiliações Mestres do Terror
Base de operações Vale dos Espíritos
Inimigos Homem de Ferro
Situação presente Ativo
Habilidades Gênio científico, habilidades sobre-humanas em artes marciais, dez anéis que lhe conferem vários poderes.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mandarim (Mandarin em inglês) é um supervilão das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Don Heck no ano de 1964, primitivamente como um inimigo do Homem de Ferro.[1] [2] [3]

Em 2009,o Mandarin foi ranqueado como o 81º maior vilão de quadrinhos de todos os tempos pela IGN.[4]

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Filho de uma nobre inglesa e de um chinês, que se dizia descendente de Genghis Khan, o Mandarim vivia como um aristocrata, até perder suas posses que incluíam castelos, por conta da Revolução Cultural. O Mandarim se considerava um mestre do karatê, mas suas armas mortais eram 10 anéis, que usava um em cada dedo das mãos. Cada um desses anéis tinha um poder diferente.

Depois se descobriu que esses anéis eram de origem alienígena, de uma raça de seres que se pareciam fisicamente com Dragões, uma das causas das lendas chinesas sobre esse mítico monstro. O Mandarim dominava também a tecnologia alienígena do teletransporte, que a utilizava para capturar pessoas do seu interesse. Várias vezes raptou o Homem de Ferro e também um antigo funcionário de Tony Stark, chamado Happy Hogan, que na ocasião havia vestido a armadura de ferro para ajudar o patrão. Em outro confronto, construiu o andróide chamado Ultimo para lutar com o super-herói.

Além de enfrentar o Homem de Ferro com certa regularidade, o Mandarim já combateu o Hulk ao lado do Homem-Areia. Fez parte também dos Mestres do Terror, inimigos dos Vingadores. Chegou até a enfrentar os X-Men.

Em outros meios[editar | editar código-fonte]

  • O vilão fez uma notável aparição no game Marvel: Ultimate Alliance como o principal chefe da missão que ocorre no Vale dos Espíritos (Valley of Spirits em inglês).
  • Aparece como um adolescente maligno na série de desenho animado Iron Man - O Homem de Ferro.
  • No filme Homem de Ferro, Tony Stark é sequestrado pela organização Dez Anéis, uma referência ao Mandarim. Em Homem de Ferro 3, um Mandarim interpretado pelo ator Ben Kingsley aparece como suposto líder dos Dez Anéis, apenas para revelar que na verdade é Trevor Slattery, um ator contratado por Aldrich Killian (Guy Pearce) para que a história terrorista encubra os danos causados pelos experimentos da sua companhia I.M.A.. No curta All Hail the King (incluído no Blu-Ray de Thor: The Dark World) Trevor é visitado na cadeia por um representante dos Dez Anéis, que revela que seu chefe "quer seu nome de volta", implicando que há um Mandarim verdadeiro.

Referências