Porto-Novo (Benim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Porto-Novo
—  Cidade  —
Parlamento Nacional do Benim em Porto-Novo
Parlamento Nacional do Benim em Porto-Novo
Porto-Novo está localizado em: Benim
Porto-Novo
Localização de Porto-Novo no Benim
6° 29' 50" N 2° 36' 18" E
País  Benim
Departamento Oueme
Distritos Distritos
Administração
 - Prefeito Moukaram Oceni
Área
 - Total 110 km²
Altitude 38 m (125 pés)
População (Censo 2005)
 - Total 234 168
    • Densidade 2 128,8/km2 
Gentílico: Porto-Novien
Fuso horário UTC (UTC+1)
ISO 3166-2 BJ-OU

Porto-Novo ou Porto Novo (também conhecida localmente como Hogbonou e Adjacé) é a capital oficial do Benim e um porto na Lagoa de Porto-Novo, um braço do Golfo da Guiné.

A cidade tem uma população de 234 168 habitantes (estimativa de 2005) e está localizada nas coordenadas 6°28' Norte, 2°36' Este (6.46667, 2.6). Não fica muito longe de Ouidah, onde os portugueses mantiveram até 1961 o Fortaleza de São João Baptista de Ajudá.

É a segunda maior cidade do país, sendo ultrapassada em importância comercial e industrial por Cotonou. Porto-Novo fica no centro de uma região agrícola cujo principal produto é o óleo de palma, exportando também algodão e kapok. Situam-se em Porto-Novo o Instituto de Estudos Superiores do Benim, o Museu de Etnografia de Porto-Novo, e o palácio do Rei Toffa.

História[editar | editar código-fonte]

Porto-Novo foi provavelmente fundada nos finais do século XVI pelo povo Gun. O actual nome foi-lhe dado pelos portugueses, que lá construíram uma feitoria no século XVII, com o propósito de exportar escravos africanos para as Américas. O Reino de Porto-Novo aceitou a protecção francesa em 1863 como forma de rebater a intrusão britânica. No entanto, a presença francesa não foi bem aceite pelo vizinho Reino de Abomey, o que resultou em guerra. Em 1883, a marinha francesa desembarcou em Porto-Novo e Cotonou, tendo Porto-Novo sido incorporada na colónia francesa de Daomé, da qual se tornou capital em 1900.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Benim, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.