Saltar para o conteúdo

Caracaraí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caracaraí
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Caracaraí
Bandeira
Brasão de armas de Caracaraí
Brasão de armas
Hino
Gentílico caracaraiense
Localização
Localização de Caracaraí em Roraima
Localização de Caracaraí em Roraima
Localização de Caracaraí em Roraima
Coordenadas
País Brasil
Unidade federativa Roraima
Municípios limítrofes Iracema, Cantá e Bonfim a norte, a Guiana a nordeste, Caroebe a sudeste, São João da Baliza, São Luís e Rorainópolis ao sul e o município, amazonense de Barcelos a oeste.
Distância até a capital 140 km
História
Fundação 1955
Administração
Prefeito(a) Antonio Eduardo Filho
Características geográficas
Área total 47,411 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 19,235 hab.
Densidade 0,4 hab./km²
Clima Equatorial Quente e Ùmido
Altitude 52 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,702 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 100.885 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 5 685,00

Caracaraí é um município do estado brasileiro de Roraima, sendo o quarto maior em população segundo a estimativa de 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

História

Nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais deciam até a Boca da estrada, onde iniciam-se as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados ao matadouro de Manaus.

Mercadorias vindas de Manaus e com destino à Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar.

O município foi criado pela Lei Federal Nº 2.795 de 28 de maio de 1955, com terras desmembradas do município da Capital. Já foi governada por 22 prefeitos.

Geografia e transporte

Está localizada na margem direta do rio Branco. É conhecida por "Cidade-Porto" por abrigar o único porto e ter o maior movimento fluvial do estado. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior que em outros pontos (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas).

As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que o trecho de 130 quilômetros entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso faz parte tanto da BR-174 como da BR-210.

Seu clima é quente e úmido.

Área principal

Município de Caracaraí é pouco maior do que o estado brasileiro do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. Ele é pouco maior também do que a Suíça, Holanda, Dinamarca, Estônia ou Butão, possuindo 47.411 km².

População

A população deste município continua baixa perfazendo 18.789 habitantes(Jun-2008).

Infra-estrutura

O município dispõe de agência de bancos, dos Correios, rede telefônica e estação de rádio-difusão. Na saúde, existe um hospital público com 25 leitos e vários postos no interior.

Caracaraí é uma comarca da Justiça Estadual e conta com um Fórum: Paulo Martins de Deus. Possui 5 varas: Criminal, Cível, Infância e Juventude, Juizado Especial Criminal e Juizado Especial Cível.

Conta com um sistema de 36 km de rede de distibuição de água. A energia elétrica é distribuída pela Companhia de Eletricidade de Roraima.

Existem no município 36 escolas de ensino fundamental e 2 de ensino médio, que são a Escola Estadual João Rogélio e a Escola Estadual Castelo Branco.

O município possui dois pequenos aeroportos, um na sede municipal (asfaltado, 2500m x 80m) e outro em Novo Paraíso (asfaltado). Possui ainda a quarta maior pista de pouso da amazônia, localizada na entrada do município, as margens da BR-174.

Economia

A principal atividade econômica é o pescado;Comsumidor é a capital do Estado de Roraima. mas se produz para auto-subsistência a mandioca, arroz, milho,etc… E atualmente a prestação de serviços como a construção civil de obras públicas tem sido relevante.(2009)

Loteria

A Cidade possui uma casa lotérica situada à Rua Miguel de Lima, 290, Centro, junto com a Banca de Revistas do Seu Valderico.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ver também

Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela COMARA - Comissão de Aeroportos da Amazônia, no ano de 2003.

Referências bibliográficas

FREITAS, Aimberê (1998). Estudos Sociais - RORAIMA. Geografia e História 1 ed. [S.l.]: Corprint Gráfica e Editora Ltda. ISBN 34523432  Parâmetro desconhecido |Autor= ignorado (|autor=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |Páginas= ignorado (|páginas=) sugerido (ajuda)

Ligações externas