Distrowatch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Distrowatch
Requer pagamento? Não
Cadastro Não
Idioma(s) Inglês
Lançamento 31 de maio de 2001
Proprietário Ladislav Bodnar
Página oficial www.distrowatch.com

DistroWatch é um site da internet mantido por Ladislav Bodnar e ativo desde 2001.[1] Trata-se de um observatório das distribuições Linux e BSD. O sítio informa sobre novas distribuições, atualizações, lançamentos, resenhas e notícias sobre distribuições Linux. Também edita semanalmente uma coluna de opinião e notícias do mundo do software livre e, além disto, possui um "ranking" que avalia as distribuições Linux de acordo com a quantidade de acessos no sítio.

Inadequação dos rankings de acessos como uma medida do uso do sistema operacional[editar | editar código-fonte]

O próprio Distrowatch afirma que seus rankings de acessos são "uma maneira leve de medir a popularidade das distribuições Linux e de outros sistemas operacionais gratuitos entre os visitantes deste site. Eles não se relacionam nem ao uso nem à qualidade e não devem ser usados para medir participação de mercado das distribuições. Eles simplesmente mostram o número de vezes que uma página de distribuição no DistroWatch.com foi acessada a cada dia, nada mais."[2][3][4][5]

A PCWorld escreveu que "as contagens de páginas contabilizadas pelo DistroWatch dão alguma indicação de quais distribuições estão atraindo mais interesse no momento, é claro, mas tais medidas não podem ser consideradas para avaliar quem realmente está usando o que ou quais são os preferidos em geral" .[6]

Referências

  1. «About DistroWatch» (em inglês). Distrowatch. Consultado em 20 de Agosto de 2017. 
  2. «How Mighty Mint became one of the most popular Linux distros». TechRadar. Consultado em 22 de maio de 2013. 
  3. Terry Relph-Knight (10 de fevereiro de 2012). «A tale of two distros: Ubuntu and Linux Mint». ZDNet. Consultado em 23 de novembro de 2015. 
  4. Jake Edge (7 de dezembro de 2011). «Distribution "popularity"». LWN.net. Consultado em 23 de novembro de 2015. 
  5. «Groklaw - Some Facts about openSUSE and Distrowatch Figures - A Correction». Groklaw. 11 de janeiro de 2007. Consultado em 17 de junho de 2012. 
  6. Noyes, Katherine (25 de abril de 2012). «Which Linux Distro Is Fairest of Them All? Ubuntu, Survey Says». PCWorld. Consultado em 17 de junho de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.