BrazilFW

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
BrazilFW  v  e 
Logotipo
Desenvolvedor BrazilFW Staff
Arquiteturas x86
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 2.31.10 / 11 de março de 2008; há 381 semanas e 1 dia
Versão em teste 3.0.252 / 28 de junho de 2011; há 209 semanas e 1 dia
Língua natural Multilíngue
Mercado-alvo Firewalls
Família Coyote Linux
Núcleo Linux
Interface Interface em rede
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Corrente
Website brazilfw.com.br (em português, em espanhol e em inglês)., acessado pela última vez há 282 semanas e 5 dias
Origem comum  Brasil
Portal do Software Livre

BrazilFW é uma mini distribuição Linux de firewall e roteador que roda facilmente em computadores antigos. Suas funções principais são compartilhar conexões de Internet e promover proteção de firewall para os computadores conectados. Existem atualmente as versões 2.x e as versões 3.xx onde "x" representa n versões.

O BrazilFW 2.x roda em um velho 486 "DX" 66 com pelo menos 16 MB de RAM. Você não precisa de disco rígido, mas se desejar, pode naturalmente instalar num, o que é recomendado em termos de confiabilidade e velocidade. Além disso, o Squid está completamente estável para uso, e somente em disco rígido. O BrazilFW foi basedo no antigo sistema de firewall e roteamento Coyote Linux. O BrazilFW torna possível instalar serviços de rede rapidamente como compartilhamento de internet, firewalls, ou pontos de acesso sem fio[1] . Embora seu foco principal continue sendo o que foi da distribuição Coyote Linux, ela agrega muitas funções extra, mas tenta manter a simplicidade na administração e nos requisitos de hardware. A imagem de CD pode ser descarregada através do fórum do projeto, e possui aproximadamente 4.5 MiB de tamanho, podendo ser gravada e instalar em qualquer computador.

O BrazilFW 3.xx dá suporte as muitas novas tecnologias no mercado, e retirando o suporte a muitas tecnologias ultrapassadas, com o kernel linux 3.x sendo desenvolvido por Washington Rodrigues. Este novo projeto consegue atender desde o pequeno distribuidor de internet até grandes estruturas de redes, com enfase na simplicidade e praticidade. Interligando atualmente muitas ferramentas que um administrador de rede possa necessitar.

O projeto 3.xx está em desenvolvimento, e muitos addons em versões de testes.

BrazilFW é uma iniciativa privada sem fins lucrativos, e dê código fonte aberto, encontrado no site http://www.brazilfw.com.br

Atualmente o fórum do projeto conta com suporte e ajuda em três idiomas: em português, em espanhol e em inglês

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. linux.softpedia.com (em inglês). Brazilfw is a mini-distribution designed for setting up network utility services., acessado pela última vez há 282 semanas e 5 dias

http://linux.softpedia.com/get/System/Networking/BrazilFW-7989.shtml%7Clinux.softpedia.com http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/Main_Page/pt-br

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.