Associação Esportiva Araçatuba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 14: Linha 14:
|site=[http://www.aearacatuba.hpg.ig.com.br/ aearacatuba.hpg.ig.com.br]
|site=[http://www.aearacatuba.hpg.ig.com.br/ aearacatuba.hpg.ig.com.br]
}}
}}
A '''Associação Esportiva Araçatuba''' é um clube de [[futebol]] da cidade de [[Araçatuba]], no interior do Estado de [[São Paulo]]. Suas cores são o amarelo, azul e branco. Atualmente, a equipe se encontra licenciada da Federação Paulista de Futebol. O AEA foi fundado com o objetivo de terminar com as indas e vindas do futebol em Araçatuba, umas vez que as equipes nasciam e morriam com a mesma facilidade.
A '''Associação Esportiva Araçatuba''' é um clube de [[futebol]] da cidade de [[Araçatuba]], no interior do Estado de [[São Paulo]]. Fundado em [[15 de dezembro]] de [[1972]], suas cores são o amarelo, azul e branco. Atualmente, a equipe se encontra licenciada da [[Federação Paulista de Futebol]]. O ''AEA'' foi fundado com o objetivo de terminar com as indas e vindas do futebol em [[Araçatuba]], umas vez que as equipes nasciam e morriam com a mesma facilidade.


== História ==
A primeira equipe profissional da cidade foi o São Paulo Futebol Clube; famoso esquadrão regional nos anos de 1940 e 1950. Depois, vieram o Araçatuba Esporte Clube, o Clube Atlético Flamengo, a volta do São Paulo FC; posteriormente, o Clube Atlético Ferroviário.
A primeira equipe profissional da cidade foi o ''São Paulo Futebol Clube'', famoso esquadrão regional nos anos de 1940 e 1950. Depois, vieram o ''Araçatuba Esporte Clube'', o ''Clube Atlético Flamengo'', a volta do São Paulo FC; posteriormente, o ''Clube Atlético Ferroviário''.


E assim, ano a ano, as equipes se sucediam sem ter muito sucesso no âmbito estadual. Em 1969, surge o Araçatuba Futebol Clube, apoiado pela Prefeitura. A idéia era fazer um time que realmente representasse bem a cidade; mas a iniciativa durou apenas três anos.
E assim, ano a ano, as equipes se sucediam sem ter muito sucesso no âmbito estadual. Em 1969, surge o ''Araçatuba Futebol Clube'', apoiado pela Prefeitura. A idéia era fazer um time que realmente representasse bem a cidade; mas a iniciativa durou apenas três anos.


Em 1972, a cidade se reuniu para fazer mais uma tentativa, e nascia a Associação Esportiva Araçatuba - AEA. Já no seu segundo ano de vida, a AEA se tornava campeã. Mas, infelizmente, o regulamento na época não permitia o acesso. A partir de então, a equipe se consolidou e, finalmente, realizou o sonho de todos os torcedores araçatubenses: ter um time na Primeira Divisão, onde chegou em 1992, após vencer - pela segunda vez - a Segunda Divisão. Após uma queda em 1994, retornou novamente em 1995, permanecendo na divisão de elite por vários anos.
Em 1972, a cidade se reuniu para fazer mais uma tentativa, e nascia a '''Associação Esportiva Araçatuba''' - ''AEA''. Já no seu segundo ano de vida, a AEA se tornava campeã. Mas, infelizmente, o regulamento na época não permitia o acesso. A partir de então, a equipe se consolidou e, finalmente, realizou o sonho de todos os torcedores araçatubenses: ter um time na Primeira Divisão (atual A-1), onde chegou em 1992, após vencer - pela segunda vez - a Segunda Divisão. Após uma queda em 1994, retornou novamente em 1995, permanecendo na divisão de elite por vários anos.


== História ==
O Araçatuba foi fundado em [[15 de dezembro]] de [[1972]] tendo como 1º presidente Geraldo da Costa e Silva. O Ferroviário do Santana inspirou a criação do Esporte Clube Ferroviário, clube que se tornou profissional nas mãos do comerciante Hélio Protti, dono de selaria, e disputou os quadrangulares finais da antiga Divisão Especial (atual A-2) nos anos de 1967 e 1968. Dirigido pelo folclórico João Avelino, o popular 1971, o time foi eliminado na reta final.
O Araçatuba foi fundado em [[15 de dezembro]] de [[1972]] tendo como 1º presidente Geraldo da Costa e Silva. O Ferroviário do Santana inspirou a criação do Esporte Clube Ferroviário, clube que se tornou profissional nas mãos do comerciante Hélio Protti, dono de selaria, e disputou os quadrangulares finais da antiga Divisão Especial (atual A-2) nos anos de 1967 e 1968. Dirigido pelo folclórico João Avelino, o popular 1971, o time foi eliminado na reta final.


Em 1969, o Clube Atlético Ferroviário virou o Araçatuba Futebol Clube, que, em 1971, se transformou no Esporte Clube Tião Maia, conhecido como T.Maia. Assim, o time profissional da cidade passou a ter o patrocínio do frigorífico do milionário pecuarista Sebastião Ferreira Maia. Apenas até [[1972]], quando o então presidente da Federação Paulista, Mendonça Falcão, proibiu que os clubes tivessem nome de empresas, foi criada a AEA.
Em 1969, o Clube Atlético Ferroviário virou o Araçatuba Futebol Clube, que, em 1971, se transformou no ''Esporte Clube Tião Maia'', conhecido como T.Maia. Assim, o time profissional da cidade passou a ter o patrocínio do frigorífico do milionário pecuarista Sebastião Ferreira Maia. Apenas até [[1972]], quando o então presidente da [[Federação Paulista de Futebol]], Sr. João Mendonça Falcão, proibiu que os clubes tivessem nome de empresas, foi criada a AEA.


Atualmente, o clube enfrenta uma grave crise dentro e fora do campo. A equipe venceu pela última vez em [[31 de julho]] de [[2005]]; foi rebaixada de divisão nas últimas duas temporadas (da segunda para a quarta divisão do Campeonato Paulista). Devido ao desempenho ruim - o pior dentre todas as equipes das três principais divisões do [[Campeonato Paulista de Futebol]] -, a AEA foi pejorativamente chamada de "Íbis Paulista", numa alusão ao "famoso" time pernambucano do [[Íbis Sport Club]].
Atualmente, o clube enfrenta uma grave crise dentro e fora do campo. A equipe venceu pela última vez em [[31 de julho]] de [[2005]]; foi rebaixada de divisão nas últimas duas temporadas (da Segunda para a Quarta divisão do Campeonato Paulista). Devido ao desempenho ruim - o pior dentre todas as equipes das três principais divisões do [[Campeonato Paulista de Futebol]] -, a AEA foi pejorativamente chamada de "Íbis Paulista", numa alusão ao "famoso" time pernambucano do [[Íbis Sport Club]].


== Títulos ==
== Títulos ==

Revisão das 19h30min de 27 de agosto de 2010

 Nota: Se procura outro significado para a sigla AEA, veja AEA (desambiguação).
Araçatuba
Nome Associação Esportiva Araçatuba
Alcunhas AEA, Canarinho
Mascote Canário
Fundação 15 de dezembro de 1972
Estádio Adhemar de Barros
Capacidade 18.000
Presidente Brasil Luís Carlos do Nascimento
Material (d)esportivo Brasil Deka
Competição Campeonato Paulista (licenciado)
Website aearacatuba.hpg.ig.com.br

A Associação Esportiva Araçatuba é um clube de futebol da cidade de Araçatuba, no interior do Estado de São Paulo. Fundado em 15 de dezembro de 1972, suas cores são o amarelo, azul e branco. Atualmente, a equipe se encontra licenciada da Federação Paulista de Futebol. O AEA foi fundado com o objetivo de terminar com as indas e vindas do futebol em Araçatuba, umas vez que as equipes nasciam e morriam com a mesma facilidade.

História

A primeira equipe profissional da cidade foi o São Paulo Futebol Clube, famoso esquadrão regional nos anos de 1940 e 1950. Depois, vieram o Araçatuba Esporte Clube, o Clube Atlético Flamengo, a volta do São Paulo FC; posteriormente, o Clube Atlético Ferroviário.

E assim, ano a ano, as equipes se sucediam sem ter muito sucesso no âmbito estadual. Em 1969, surge o Araçatuba Futebol Clube, apoiado pela Prefeitura. A idéia era fazer um time que realmente representasse bem a cidade; mas a iniciativa durou apenas três anos.

Em 1972, a cidade se reuniu para fazer mais uma tentativa, e nascia a Associação Esportiva Araçatuba - AEA. Já no seu segundo ano de vida, a AEA se tornava campeã. Mas, infelizmente, o regulamento na época não permitia o acesso. A partir de então, a equipe se consolidou e, finalmente, realizou o sonho de todos os torcedores araçatubenses: ter um time na Primeira Divisão (atual A-1), onde chegou em 1992, após vencer - pela segunda vez - a Segunda Divisão. Após uma queda em 1994, retornou novamente em 1995, permanecendo na divisão de elite por vários anos.

O Araçatuba foi fundado em 15 de dezembro de 1972 tendo como 1º presidente Geraldo da Costa e Silva. O Ferroviário do Santana inspirou a criação do Esporte Clube Ferroviário, clube que se tornou profissional nas mãos do comerciante Hélio Protti, dono de selaria, e disputou os quadrangulares finais da antiga Divisão Especial (atual A-2) nos anos de 1967 e 1968. Dirigido pelo folclórico João Avelino, o popular 1971, o time foi eliminado na reta final.

Em 1969, o Clube Atlético Ferroviário virou o Araçatuba Futebol Clube, que, em 1971, se transformou no Esporte Clube Tião Maia, conhecido como T.Maia. Assim, o time profissional da cidade passou a ter o patrocínio do frigorífico do milionário pecuarista Sebastião Ferreira Maia. Apenas até 1972, quando o então presidente da Federação Paulista de Futebol, Sr. João Mendonça Falcão, proibiu que os clubes tivessem nome de empresas, foi criada a AEA.

Atualmente, o clube enfrenta uma grave crise dentro e fora do campo. A equipe venceu pela última vez em 31 de julho de 2005; foi rebaixada de divisão nas últimas duas temporadas (da Segunda para a Quarta divisão do Campeonato Paulista). Devido ao desempenho ruim - o pior dentre todas as equipes das três principais divisões do Campeonato Paulista de Futebol -, a AEA foi pejorativamente chamada de "Íbis Paulista", numa alusão ao "famoso" time pernambucano do Íbis Sport Club.

Títulos

Estaduais

Ranking da CBF

  • Posição: 325º
  • Pontuação: 1 ponto

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ver também