Portal:Maine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeiro do Maine

Portal de Maine

The Pine Tree State

Editar
 Flag of Maine.svg  O Portal de Maine
Localização de Maine

O Maine é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra, no extremo nordeste do país. West Quoddy Head, o ponto mais oriental do Maine, é considerado o ponto mais oriental dos Estados Unidos, embora alguns considerem o Alasca o estado mais oriental do país, porque duas das ilhas do arquipélago dos Aleutas estão localizadas no hemisfério oriental.

Florestas cobrem aproximadamente 90% de Maine, que é conhecido como The Pine Tree State por causa de suas várias florestas que contêm grandes quantidades de pinheiros (pine tree, em inglês). O estado é um líder nacional da indústria madeireira. O Maine produz mais palitos de dentes do que qualquer outro estado norte-americano, e é o segundo maior produtor de madeira em geral do país, atrás apenas de Washington. A pesca e o turismo são outras fontes de renda importantes do estado.

Não se sabe ao certo a origem do nome Maine. Acredita-se que venha da expressão inglesa mainland, que significa "corpo de terra principal", também podendo ser traduzido como "continente". Alguns historiadores, porém, acreditam que este nome venha da província de Maine, uma das províncias da França. Uma terceira hipótese é o uso da expressão going over to the main por parte dos habitantes que viviam em ilhas situadas ao longo do litoral do estado.

A região onde se localiza o Maine foi disputada pelos franceses e pelos britânicos desde os primórdios da história moderna do estado. Regiões do norte do Maine originalmente fizeram parte da colônia francesa de Acádia, uma das províncias coloniais da Nova França, até serem anexadas pelos britânicos em 1740. A região sul foi colonizada pelos britânicos.

O primeiro assentamento britânico no continente norte-americano foi fundado no Maine, em 1607, 13 anos antes da inauguração do primeiro assentamento britânico permanente no continente, em Plymouth, atual Massachusetts, em 1620. O assentamento fundado no Maine em 1607, porém, foi abandonado em 1608. Os colonos passaram a se instalar no Maine a partir da década de 1620. Então, o Maine fazia parte de Massachusetts. O Maine tornou-se o 23º estado norte-americano em 15 de março de 1820.

Sumários temáticos

Editar
 Flag of Maine.svg  Artigos destacados


O Monte Washington visto do Monte Pierce

As Montanhas Brancas (em inglês: White Mountains) são uma cadeia montanhosa que ocupa a quarta parte do estado de Nova Hampshire, e uma pequena parte do oeste do estado de Maine, nos Estados Unidos. Pertencem à cordilheira dos montes Apalaches, e são consideradas como as mais abruptas da Nova Inglaterra. São muito visitadas devido à sua proximidade a Boston e a Nova Iorque.

A maior parte da região é espaço público, compreendendo vários parques naturais e o bosque nacional da Montanha Branca (White Mountain National Forest). O ponto mais alto é o Monte Washington (1 917 m), que é o ponto mais alto do nordeste dos Estados Unidos.

Em 1934, no seu observatório meteorológico foram registados os ventos mais fortes medidos à superfície da Terra (372 km/h). Em seu redor há outras montanhas com nomes de presidentes e personagens importantes do país, pelo que a área é chamada de Cordilheira Presidencial (Presidential Range).

Nesta zona também se encontrava a formação rochosa chamada "Velho da Montanha" (Old Man of the Mountain), que tinha esse nome por ser parecida com uma face humana. Infelizmente, em 2003 desmoronou-se por acção dos agentes físicos naturais. O caminho dos Apalaches (Appalachian Trail), que liga a Geórgia ao Maine ao longo de todo o leste dos Estados Unidos, cruza as Montanhas Brancas.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maine


Editar
 Messagebox info.png  História de Maine
Seção '1820 - Tempos atuais' não encontrada

Política

Editar
 Messagebox info.png  Política de Maine
O Capitólio estadual do Maine

A atual Constituição do Maine foi adotada em 1819, três meses antes da formação do Estado de Maine, e da secessão desta do Massachusetts. Emendas à Constituição são propostas pelo Poder Legislativo do Maine, e para serem aprovadas, precisam receber ao menos um quarto dos votos do Senado e da Câmara dos Representantes do Estado, e então dois terços dos votos da população eleitoral do Maine, em um referendo.

O principal oficial do Poder Executivo no Maine é o governador. Este é eleito pelos eleitores do estado para mandatos de até quatro anos de duração. Uma pessoa pode ser eleita quantas vezes quiser para o cargo de governador, mas não pode exercer este cargo duas vezes seguidas. Oficiais-chave como o secretário de estado e o tesoureiro são eleitos pelo Poder Legislativo do Maine, para mandatos de até dois anos de duração, podendo ser reeleitos quantas vezes quiserem, mas não podendo exercer um mesmo cargo por mais do que quatro vezes seguidas. O estado não possui Tenente-Governador (vice-governador).

O Poder Legislativo do Maine é constituído pelo Senado e pela Câmara dos Representantes. O Senado possui um total de 35 membros, enquanto que a Câmara dos Representantes possui um total de 151 membros. O Maine está dividido em 35 distritos senatoriais e 151 distritos representativos. Os eleitores de cada distrito elegem um senador/representante, que irá representar tal distrito no Senado/Câmara dos Representantes. O termo de ofício dos senadores e dos representantes é de dois anos, podendo ser reeleitos quantas vezes quiserem, mas não exercer o ofício por mais do que quatro vezes seguidas.

A corte mais alta do Poder Judiciário do Maine é a Suprema Corte do Maine, composta por sete juízes. Outra corte importante é a Corte Superior de Maine, composta por 14 juízes. Todos estes juízes são eleitos pela população do estado para mandatos de até sete anos de duração. O estado também possui 31 cortes regionais, que operam em caráter regional, atendendo a casos que envolvam prejuízos de no máximo 20 mil dólares. Estes juízes são eleitos pela população de seus respectivos distritos judiciários para mandatos de até sete anos de duração. Não há restrições quanto ao número de termos de ofício que uma pessoa pode exercer no Judiciário.

O Maine está dividido em 16 condados, 22 cidades primárias (cities) e 480 cidades secundárias (towns). Cerca de metade da receita do orçamento do governo de Maine é gerada por impostos estaduais. O restante provém de verbas recebidas do governo federal, de certos programas estaduais tais como um bingo, e de empréstimos. Em 2002, o governo do estado gastou 6,265 bilhões de dólares, tendo gerado 5,451 bilhões de dólares. A dívida governamental do Maine é de 4,321 bilhões de dólares. A dívida per capita é de 3 337 dólares, o valor dos impostos estaduais per capita é de 2 028 dólares, e o valor dos gastos governamentais per capita é de 4 838 dólares.

Geografia

Editar
 Messagebox info.png  Geografia de Maine
Cerca de 90% do Maine é coberto por florestas. A maioria das árvores que compõem estas florestas são pinheiros, daí o cognome do estado, The Pine Tree State.

O Maine limita-se ao norte com as províncias canadenses de Quebeque e Novo Brunswick, a oeste com o Quebeque e o estado americano de Nova Hampshire, ao sul com o Oceano Atlântico, e a leste com o Novo Brunswick.

Com quase 92 mil quilômetros quadrados,[1] é o 39º maior estado americano em área do país. O litoral do estado junto ao Oceano Atlântico possui 367 quilômetros de extensão. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para aproximadamente 5,6 mil quilômetros.

O Maine possui mais de cinco mil quilômetros de rios. O estado também possui mais de 2 500 lagos, incluindo os artificialmente criados. O maior destes lagos possui cerca de 311 quilômetros quadrados de área. Aproximadamente 90% de Maine é coberto por florestas. O Maine é conhecido como The Pine Tree State por causa de suas várias florestas que contém grandes quantidades de pinheiros (pine tree em inglês).

O Maine pode ser dividido em três distintas regiões geográficas:

  • As Planícies Costeiras estendem-se ao longo de seu litoral (bem como todo o litoral da Nova Inglaterra e muito do litoral do Novo Brunswick). Caracterizam-se pela sua baixíssima altitude, nunca superior a 50 metros. Ao longo do litoral localizam-se cerca de 400 pequenas ilhas, todas próximas do continente. A maior destas ilhas possui cerca de 250 quilômetros quadrados de área. A maior parte da população do Maine vive nesta região.
Mapa do Maine e de seus 16 condados
  • Os Planaltos Orientais da Nova Inglaterra estendem-se do sul do Novo Brunswick, no Canadá, até o estado de Connecticut. No Maine, estes Planaltos localizam-se imediatamente ao norte das Planícies Costeiras. Esta região possui cerca de 30 a 85 quilômetros de comprimento. Ocupa muito do norte do estado, sendo a maior das três regiões do Maine. Caracteriza-se pelo súbito aumento de altitude, em terras próximas ao litoral, a elevações de cerca de 620 metros no interior. Esta região é escassamente povoada.
  • As Montanhas Brancas ocupam toda a região noroeste do Maine, localizando-se ao noroeste dos Planaltos Orientais da Nova Inglaterra. Estendem-se desde o Novo Brunswick até a Nova Hampshire. Possuem cerca de 50 quilômetros de largura no sul e apenas 8 quilômetros de largura no norte. As Montanhas Brancas possuem as altitudes mais altas do estado, entre eles, o Monte Katahdin, o pico mais alto do Maine, com seus 1 606 metros de altitude. É a região menos densamente habitada do estado, e é quase toda coberta por florestas.


Editar
 Messagebox info.png  Clima de Maine

O clima do Maine é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. Maine, devido à sua posição setentrional, possui um dos invernos mais rigorosos do país. Durante todo o ano, a temperatura média abaixa à medida que se viaja em direção ao norte, enquanto que as regiões ao longo do litoral possuem invernos levemente mais amenos, e verões mais quentes.

A temperatura média do Maine no inverno é de -13°C no norte do estado, -9 °C na região central e de -5 °C no litoral. No inverno, a média das mínimas é de -19 °C no norte e de -12 °C no litoral. Mínimas variam entre -40 °C e 6 °C em qualquer parte do estado. A média das máximas é de -9 °C no norte e de -1 °C no litoral, variando entre -36 °C e 14 °C em qualquer parte do estado. A temperatura mais baixa já registrada no Maine é de -44 °C, registrada em Van Buren, em 19 de janeiro de 1925.

A temperatura média, no verão, é de 23 °C ao longo do litoral do Oceano Atlântico e de 15 °C no norte. A média das mínimas é de 8 °C no norte e de 13 °C no litoral, variando entre 0 °C e 23 °C em qualquer parte do estado. A média das máximas é de 22 °C no norte e de 27 °C no litoral do Maine, variando entre 16 °C e 32 °C em qualquer parte do estado. Raramente a temperatura máxima supera os 35 °C. A temperatura mais alta já registrada no Maine é de 41 °C, registrada em 10 de julho de 1911, em North Bridgton.

As taxas de precipitação média anual de chuva diminuem à medida que se viaja em direção ao norte e do interior do estado. As taxas de precipitação média anual são de 120 centímetros no litoral e de 95 centímetros no norte do estado. Quanto à precipitação média anual de neve, acontece o inverso, com o interior do Maine recebendo mais neve do que as regiões litorâneas: as taxas de precipitação anual de neve variam entre 180 centímetros no litoral a mais de 250 centímetros no interior do estado.

Cultura

Editar
 Flag of Maine.svg  Biografia selecionada
Editar
 Flag of Maine.svg  Educação em Maine

A primeira escola do Maine foi fundada em 1701, em York. Em 1828, o estado aprovou a criação de um sistema de escolas públicas, passando a fornecer verbas anualmente para os sistemas escolares. Como no resto do país, cada cidade ou vila está encarregada de administrar seu próprio sistema escolar público - exceto comunidades muito pequenas, onde a educação é de responsabilidade do condado onde tal comunidade está situada.

Atualmente, todas as instituições educacionais no Maine precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho Estadual de Educação do Maine. Este conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas do estado, que está dividido em diferentes distritos escolares, que operam em toda cidade primária (city) e em todo condado. Nas cidades, a responsabilidade de administrar as escolas é do distrito escolar municipal, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. O Maine não permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de sete anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os dezesseis anos de idade.

Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 209,3 mil estudantes, empregando aproximadamente 16,3 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 18,3 mil estudantes, empregando aproximadamente 1,8 mil professores. O sistema de escolas públicas do estado consumiu cerca de 1,51 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 7,7 mil dólares por estudante. Cerca de 87% dos habitantes do estado com mais de 25 anos de idade possuem um diploma de segundo grau.

A primeira biblioteca pública do Maine foi fundada em 1751. Atualmente, o estado possui cerca de 280 bibliotecas públicas, que movimentam anualmente uma média de 6,9 livros por habitante. A primeira instituição de educação superior do Maine, a Faculdade Bowdoin, foi fundada em Brunwick, em 1794 (embora as primeiras aulas somente começassem em 1804). Atualmente, Maine possui 32 instituições de educação superior, dos quais 15 são públicas e 17 são privadas. O sistema de universidades estaduais do estado é o Sistema de Universidades do Maine. O principal pólo educacional do estado é Portland.
Editar
 Flag of Maine.svg  Transportes e comunicações

A Interstate 95 ( I-95 ) é a principal rodovia interestadual norte-sul na Costa Leste dos Estados Unidos, saindo da US Route 1 (US 1) em Miami, Flórida, para a passagem de fronteira Houlton – Woodstock entre Maine e a província canadense de Novo Brunswick. A rodovia é em grande parte paralela à costa atlântica e aos EUA 1, exceto para a porção entre Savannah e Washington e a porção entre Portland e Houlton, ambas as quais seguem uma rota mais direta para o interior.

A I-95 serve como a principal ligação rodoviária entre as principais cidades da Costa Leste. As principais áreas metropolitanas ao longo de sua rota incluem Miami, Jacksonville, Savannah, Florence, Fayetteville e Richmond no sudeste ; Washington, Baltimore, Wilmington, Filadélfia, Newark e Nova Iorque nos Estados do Médio Atlântico ; e New Haven, Providence, Boston, Portsmouth e Portland na Nova Inglaterra ( Charleston, Carolina do Sul, Wilmington, Carolina do Norte e Norfolk - Virginia Beach, Virgínia, os três principais metrôs costeiros contornados pela porção interior da rodovia, estão conectados a I -95 por I-26, I-40 e I-64, respectivamente).

A I-95 é uma das rotas mais antigas do sistema de rodovias interestaduais. Muitas seções da I-95 incorporaram seções pré-existentes de estradas com pedágio, onde serviam a mesma faixa de servidão. Até 2018, havia uma lacuna na rota original da I-95 no centro de Nova Jersey, causada pelo cancelamento da Autoestrada Somerset. Um intercâmbio entre a Pennsylvania Turnpike e a I-95 foi concluído em setembro de 2018; isso permitiu que a I-95 fosse redirecionada ao longo da extensão da Turnpike Memorial do Pearl Harbor em Nova Jérsia para a Pensilvânia, criando uma rota interestadual contínua do Maine à Flórida pela primeira vez.

Com um comprimento de 1,908 mi (3,071 km), a I-95 é a rodovia interestadual norte-sul mais longa e a sexta rodovia interestadual mais longa em geral. A I-95 passa por 15 estados (bem como um breve trecho no Distrito de Columbia durante a travessia do Rio Potomac ), mais do que qualquer outra interestadual. De acordo com o US Census Bureau, apenas cinco dos 96 condados ou condados equivalentes ao longo de sua rota são completamente rurais, enquanto as estatísticas fornecidas pela I-95 Corridor Coalition sugerem que a região atendida é "mais de três vezes mais densamente povoada do que a média dos EUA e tão densamente povoada quanto a Europa Ocidental ”. De acordo com a Corridor Coalition, o I-95 atende 110 milhões de pessoas e facilita 40% do produto interno bruto do país.
Editar
 Flag of Maine.svg  Demografia de Maine
Crescimento populacional
Censo Pop.
179096 540
1800151 71957,2%
1810228 70550,7%
1820298 33530,4%
1830399 45533,9%
1840501 79325,6%
1850583 16916,2%
1860628 2797,7%
1870626 915−0,2%
1880648 9363,5%
1890661 0861,9%
1900694 4665,0%
1910742 3716,9%
1920768 0143,5%
1930797 4233,8%
1940847 2266,2%
1950913 7747,9%
1960969 2656,1%
1970992 0482,4%
19801 124 66013,4%
19901 227 9289,2%
20001 274 9233,8%
20101 328 3614,2%
20201 362 3592,6%
Fonte: US Census

De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Maine em 2000 era de 1 274 923 habitantes, um crescimento de 4%, em relação à população do estado em 1990, de 1 227 928 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 coloca a sua população em 1 321 505 habitantes, um crescimento de 7,6% em relação à população em 1990, de 3,7% em relação aos números obtidos em 2000, e de 0,5% em relação à estimativa de 2004.

O crescimento populacional natural do Maine entre 2000 e 2005 foi de 6 413 habitantes - 71 276 nascimentos menos 64 863 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 5 004 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 36 804 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Maine cresceu em 46 582 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 6 520 habitantes.

A maior parte da população do Maine vive ao longo de seu litoral. O interior do Maine é escassamente povoado. 3% da população do Maine não nasceram nos Estados Unidos. O estado possui uma das maiores percentagens de pessoas que nasceram nos Estados Unidos. Entre a população imigrante, cerca de 40% são canadenses, a grande maioria francófonos.

Cerca de 92,2% das pessoas com 5 anos ou mais de idade possuem o inglês como idioma materno. 5,3% da população do estado possuem o francês como idioma materno. Outros idiomas minoritários são o espanhol (0,8%), alemão (0,3%) e italiano (0,1%). Em relação à segurança, o Maine foi classificado em 2015 como o segundo estado mais seguro do país.
Editar
 Flag of Maine.svg  Desportos em Maine
Seção 'Esportes' não encontrada
Editar
 Flag of Maine.svg  Categorias
Editar
 Flag of Maine.svg  Tópicos
Editar
 Flag of Maine.svg  Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.


Editar
 Flag of Maine.svg  Wikimedia


Editar
 Flag of Maine.svg  Fontes
  1. «United States Summary: 2010 Population and Housing Unit Counts» (PDF). census.gov. Departamento do Censo dos Estados Unidos (setembro de 2012). Consultado em 9 de maio de 2021 

Purgar cache do servidor