Samuel Eto'o: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 33: Linha 33:
== Carreira ==
== Carreira ==
=== Real Madrid ===
=== Real Madrid ===
Samuel Eto'o chegou ao [[Real Madrid Club de Fútbol|Real Madrid]] em 1997, mas, por ser menor de idade, ele só poderia treinar com o [[Real Madrid Castilla|Real Madrid B]], a equipe reserva do clube. Acontece que naquela temporada o [[Real Madrid Castilla|Real Madrid B]] disputava a terceira divisão nacional, conhecida como [[Terceira Divisão Espanhola|Segunda Divisão B]], onde os jogadores não europeus não são permitidos. Então Eto'o foi então emprestado ao [[CD Leganés|Leganés]] para jogar a Segunda Divisão da temporada 1997-98, amargando o décimo terceiro lugar. Depois de fazer trinta partidas pelo clube e marcando apenas 4 gols, voltou ao [[Real Madrid]] ao final daquela temporada. Em janeiro de 1999, ele foi emprestado ao [[RCD Espanyol|Espanyol]], mas não conseguiu fazer nenhuma aparição pelo clube.
Samuel Eto'o chegou ao [[Real Madrid Club de Fútbol|Real Madrid]] em 1997 quando conheceu drogba e yaya touré que a mae do caio, mas, por ser menor de idade, ele só poderia treinar com o [[Real Madrid Castilla|Real Madrid B]], a equipe reserva do clube. Acontece que naquela temporada o [[Real Madrid Castilla|Real Madrid B]] disputava a terceira divisão nacional, conhecida como [[Terceira Divisão Espanhola|Segunda Divisão B]], onde os jogadores não europeus não são permitidos. Então Eto'o foi então emprestado ao [[CD Leganés|Leganés]] para jogar a Segunda Divisão da temporada 1997-98, amargando o décimo terceiro lugar. Depois de fazer trinta partidas pelo clube e marcando apenas 4 gols, voltou ao [[Real Madrid]] ao final daquela temporada. Em janeiro de 1999, ele foi emprestado ao [[RCD Espanyol|Espanyol]], mas não conseguiu fazer nenhuma aparição pelo clube.


=== Mallorca ===
=== Mallorca ===

Revisão das 12h27min de 9 de junho de 2014

Samuel Eto'o
Samuel Eto'o
Eto'o atuando pelo Chelsea.
Informações pessoais
Nome completo Samuel Eto'o Fils
Data de nascimento 10 de março de 1981 (43 anos)
Local de nascimento Douala, Camarões
Altura 1,80 m[1]
Destro
Informações profissionais
Clube atual Sem clube
Posição Atacante
Clubes de juventude
1992–1997 Camarões Kadji Sports Academy
Clubes profissionais1
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1997–2000
1997–1998
1999
2000
2000–2004
2004–2009
2009–2011
2011–2013
2013–2014
Espanha Real Madrid B
Espanha Leganés (emp.)
Espanha Espanyol (emp.)
Espanha Mallorca (emp.)
Espanha Mallorca
Espanha Barcelona
Itália Internazionale
Rússia Anzhi Makhachkala
Inglaterra Chelsea
0003 0000(0)
0030 0000(4)
0000 0000(0)
0019 0000(6)
0120 000(48)
0145 00(108)
0067 000(33)
0053 000(25)
0021 0000(9)
Seleção nacional3
2000
1997–2013
Camarões Camarões sub-23
Camarões Camarões
0006 0000(1)
0117 000(56)


1 Partidas e gols pelos clubes profissionais
contam apenas partidas das ligas nacionais.
Atualizadas até 8 de março de 2014.


3 Partidas e gols pela seleção nacional estão atualizadas
até 2 de junho de 2014.

Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Sydney 2000 Masculino

Samuel Eto'o (Douala, 10 de março de 1981) é um futebolista camaronês que atua como atacante.

Carreira

Real Madrid

Samuel Eto'o chegou ao Real Madrid em 1997 quando conheceu drogba e yaya touré que a mae do caio, mas, por ser menor de idade, ele só poderia treinar com o Real Madrid B, a equipe reserva do clube. Acontece que naquela temporada o Real Madrid B disputava a terceira divisão nacional, conhecida como Segunda Divisão B, onde os jogadores não europeus não são permitidos. Então Eto'o foi então emprestado ao Leganés para jogar a Segunda Divisão da temporada 1997-98, amargando o décimo terceiro lugar. Depois de fazer trinta partidas pelo clube e marcando apenas 4 gols, voltou ao Real Madrid ao final daquela temporada. Em janeiro de 1999, ele foi emprestado ao Espanyol, mas não conseguiu fazer nenhuma aparição pelo clube.

Mallorca

Na temporada seguinte, na janela de transferências de inverno, ele foi para o Mallorca por empréstimo, marcando seis gols em dezenove jogos. No final da temporada, Eto'o deixou o Real Madrid, assinando um acordo permanente com o Mallorca por um recorde de transferência do clube de 4,4 milhões de libras.

Em sua segunda temporada, ele marcou 11 gols e começou a atrair a atenção durante todo o campeonato. O presidente do clube, Mateo Alemany, falou sobre seu estilo de jogo: "Eu duvido que exista qualquer outro jogador no mundo que iria agradar mais aos torcedores neste momento." Eto'o comentou sobre sua ascensão ao estrelato: "Gosto de estar aqui no Mallorca, sempre fui bem tratado, os torcedores me apreciam e eu também tenho um contrato que vigor até 2007." Ele conquistou ainda mais a simpatia dos torcedores quando doou 30 mil euros em refeições para a viagem dos torcedores do Mallorca que foram assistir a final da Copa do Rei contra o Recreativo Huelva, em 2003. O Mallorca venceu o jogo 3 a 0, com Eto'o marcando os últimos dois gols que selaram a vitória. No entanto, seu comportamento volátil resultou em diversos incidentes fora de campo. Bartolome Terrassa, um jornalista da televisão, apresentou uma queixa formal após um encontro com Eto'o no estacionamento do clube, acusando o jogador de dizer: "Da próxima vez, você não vai escapar, eu vou matar você ". No entanto, este não foi o primeiro incidente envolvendo o jogador, que no ano anterior havia sido acusado por seu ex-agente, Daniel Argibeaut, de tê-lo assaltado com quatro cúmplices. Daniel Argibeaut afirmou: "Eles então tiraram meus sapatos, o que em Camarões significa que estou ameaçado de morte."

Eto'o saiu do Mallorca como maior artilheiro da história do clube com 54 gols em competições nacionais quando assinou com o Barcelona no verão de 2004 por 24 milhões de euros após longas negociações de três vias com Mallorca e Real Madrid. Inicialmente, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, queria comprar de volta os direitos da transmissão integral e emprestá-lo novamente, mas acabou que o negócio com o Barcelona provou ser lucrativo o suficiente para garantir uma venda. Além disso, o Real Madrid já contava em seu elenco com os três jogadores não europeus permitidos.

Barcelona

O ídolo Samuel Eto'o em sua última partida pelo Barça, na vitoriosa final da Liga dos Campeões da UEFA em 2009, em que ele marcou o primeiro gol.

Eto'o fez sua estreia no clube na abertura da temporada contra a equipe do Racing Santander, em 29 de agosto de 2004. Depois do Barcelona ganhar o título de La Liga em 2005, a equipe organizou uma festa no Camp Nou, durante a qual Eto'o exaltou aos fãs cantando "Madrid, cabrón, saluda al campeón" (Madrid, seus bastardos, saúdam os campeões). A Real Federação Espanhola de Futebol multou Eto'o em doze mil euros por seus comentários, sendo que depois ele se desculpou. Ele lamentou e pediu perdão do Real Madrid, seu primeiro time profissional. O chefe da federação do clube de fãs do Real Madrid ficou impressionado no entanto, afirmando: "Esse cara é um jogador fantástico, mas ele deixa muito a desejar como pessoa". Ele assinou um contrato melhor com o Barcelona FC em junho de 2005. Poucos dias depois, Lionel Messi fechou um acordo semelhante, Eto'o também era bastante conhecido pelas suas arrancadas de quase 30 km/h.

Os autores dos gols na final da Liga dos Campeões de 2006 em meio aos festejos: Belletti e Samuel Eto'o.

Depois de perder o troféu Pichichi do ano anterior, que é dado ao artilheiro da La Liga, Eto'o superou o atacante do Valencia, David Villa na última rodada do campeonato, no dia 20 de maio de 2006, quando ele marcou seu 26º gol na temporada contra o Athletic Bilbao. Eto'o foi muito gentil com os seus companheiros após o jogo dizendo: "Tem sido um esforço da equipe, embora apenas uma pessoa receba o prêmio. Trabalhamos arduamente durante toda a temporada e agora recebemos a nossa justa recompensa."

Eto'o também contribuiu com seis gols durante a corrida do Barcelona rumo ao título da Liga dos Campeões 2005-06. Na final, o goleiro do Arsenal, Jens Lehmann foi expulso logo no início da partida por derrubar Eto'o fora da área, os catalães se esforçaram para tirar vantagem de um homem a mais na partida até que Eto'o marcou o gol de empate no segundo tempo. O Barcelona acabou por vencer a partida por 2 a 1 e Eto'o foi premiado como o Melhor Atacante do Ano pela UEFA pelos seus feitos na campanha europeia.

Eto'o também ganhou um histórico de ser premiado pela terceira vez consecutiva como Jogador Africano do Ano naquela temporada. Ele disse em seu discurso de agradecimento, "Acima de tudo, dedico isso a todos os filhos da África." Ele também foi escolhido pela segunda vez pela FIFPro World XI e terminou em terceiro na disputa pelo prêmio de Melhor Jogador do Mundo FIFA no ano de 2005, tornando-se apenas o segundo jogador africano a ficar entre os três primeiros colocados.

Eto'o atuando pelo Barcelona.

A temporada 2006-07 começou mal para Eto'o, ele rompeu o menisco do joelho direito durante a Liga dos Campeões, no jogo contra o Werder Bremen, em 27 de setembro de 2006. O médico da equipe do Barcelona inicialmente estimou que a lesão o deixaria de fora entre 2 e 3 meses. Após a operação, o tempo de recuperação de Eto'o foi prorrogado por 5 meses, mas ele voltou a treinar com o Barcelona no início de janeiro de 2007.

Eto'o se recusou a entrar como substituto em uma partida do campeonato contra o Racing Santander, em 11 de fevereiro de 2007. O técnico do Barcelona, Frank Rijkaard, disse após a partida, "Ele não quis vir, eu não sei porquê." Ronaldinho foi crítico das ações de Eto'o, dizendo que Eto'o não estava colocando a equipe em primeiro lugar, mas Eto'o refutou o comentário, alegando que ele não entrou na partida, por não ter um tempo correto de aquecimento. Três meses depois, Eto'o disse: "Este tipo de coisas geralmente são apenas especulação e não vêm até mim. No entanto, se é verdade que sou um problema para minha equipe, então eu irei. Mas como eu disse, estou feliz aqui. A imprensa pode escrever o que quiserem." Após os comentários, o presidente do Barcelona, Joan Laporta foi rápido para reprimir os rumores de transferências envolvendo Eto'o e Ronaldinho Gaúcho.

Depois de uma lesão no menisco em 28 de agosto de 2008 , durante um amistoso contra a Internazionale, Eto'o foi afastado por tempo indeterminado. Em 17 de outubro, no meio do seu período de recuperação, ele ganhou a cidadania espanhola. Ele foi liberado para jogar novamente em 4 de dezembro, e voltou a jogar uma semana depois na liga na vitória do Barcelona por 2 a 1 sobre o Deportivo La Coruña.

Eto'o fez seu primeiro hat-trick na partida contra o Levante, em 24 de fevereiro de 2008. Ele terminou com um total de dezesseis gols em dezoito partidas na temporada. Em 25 de outubro, fez o mais rápido hat-trick da história do clube após marcar três vezes em 23 minutos em uma vitória sobre o Almería. Apenas dois jogos depois, no dia 8 de novembro de 2008, Eto'o marcou quatro gols no primeiro tempo de jogo do Barcelona contra o Real Valladolid, que terminou 6 a 0.

Em 29 de novembro de 2008, ele marcou seu 111º gol pelo Barcelona na vitória por 3 a 0 sobre o Sevilla, deixando-o entre os dez maiores artilheiros do clube de todos os tempos .

Em 14 de fevereiro de 2009, ele marcou seu 99° e seu centésimo gol pelo Barcelona na liga no empate em 2 a 2 com o Real Betis. Eto'o marcou o seu trigésimo gol da temporada 2008-09 em uma partida da La Liga contra o Real Valladolid. O jogo terminou 1 a 0 e fez com que o Barcelona mantivesse uma vantagem de seis pontos sobre o Real Madrid na liga. Ele também marcou contra o Villarreal no jogo que colocou o Barcelona a um ponto de levantar o troféu do campeonato nacional de 2008-09.

Eto'o marcou o primeiro gol da final da edição 2008-09 da UEFA Champions League contra o Manchester United. O Barcelona terminou campeão, vencendo a partida por 2 a 0, completando assim a tríplice coroa

Internazionale

Depois de Maxwell completar sua transferência da Internazionale, Joan Laporta confirmou que houve um acordo de princípio entre Barcelona e Internazionale por Zlatan Ibrahimović para se juntar ao clube em troca de Eto'o e 46 milhões de euros. Depois de Ibrahimović ter concordado os termos contratuais com o Barcelona, o time italiano anunciou Eto'o, que viajaria para Milão para fazer os exames médicos para completar a transferência.

Em 27 de julho de 2009, Eto'o passou pelos exames médicos e assinou por cinco anos com a Internazionale. Em sua primeira coletiva de imprensa em Milão, ele declarou que era onde ele queria estar e se recusou a comparações a Ibrahimović dizendo: "Eu sou Samuel Eto'o e eu não quero me comparar a ninguém. Acredito que as vitórias que eu conquistei até agora podem contribuir para dar o valor correto para o meu nome." No dia 8 de agosto, Eto'o marcou seu primeiro gol pela Inter, em 2009 na Supercopa Italiana. Duas semanas depois, Eto'o marcou de pênalti contra o Bari em seu primeiro jogo na Serie A. No jogo seguinte, no Derby de Milão, Eto'o recebeu um pênalti após ter sido derrubado por Gennaro Gattuso na área. Eto'o marcou novamente no dia 13 de setembro contra o Parma, o seu primeiro gol com bola rolando em uma partida da Serie A.

Eto'o nos tempos de Internazionale.

No final de setembro de 2009, Eto'o exigiu quase 2,75 milhões de libras do Barcelona depois de sua transferência para a Inter.[carece de fontes?] Em dezembro de 2009, ficou na quinta colocação na eleição do prêmio Ballon d'Or, da revista France Football. O prêmio foi conquistado por seu ex-companheiro Lionel Messi.

Pela Serie A 2009-10, Eto'o continuava a marcar gols, com mais dois durante uma emocionante vitória sobre o Palermo, que terminou com o placar de 5 a 3 favorável a Inter, com os outros dois marcados por Mario Balotelli e um de Diego Milito. Eto'o também marcou nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA contra o Chelsea, no jogo de volta realizado no dia 16 de março de 2010, que permitiu a classificação da Internazionale para as quartas-de-final. No dia 5 de maio de 2010, Eto'o e seus companheiros de equipe ajudaram a Inter a levantar a taça da Coppa Italia depois de derrotar a Roma por 1 a 0 no Stadio Olimpico, gol do argentino Diego Milito.

Em 22 de maio de 2010, Eto'o jogou a terceira final de Champions League de sua carreira, e com o triunfo da Inter sobre o Bayern de Munique por 2 a 0 (dois gols de Diego Milito), tornou-se o único jogador a conquistar a tríplice coroa (Campeonato, Copa e Liga dos Campeões) por duas temporadas consecutivas, pelo Barcelona e posteriormente pela Inter.

Três meses depois, em 21 de agosto de 2010, Eto'o marcou duas vezes pela Internazionale contra a Roma, na vitória por por 3 a 1 que rendeu a conquista do título da Supercopa da Itália de 2010. Seu primeiro hat-trick pela Internazionale ocorreu na UEFA Champions League contra o Werder Bremen, em 29 de setembro de 2010. A Internazionale venceu o jogo por 4 a 0, e Eto'o pronunciou-se após a partida:

Anzhi Makhachkala

No dia 23 de agosto de 2011, o Anzhi Makhaclharamy chegou a um acordo com a Internazionale pela contratação de Eto'o por 27 milhões de euros, assinando um vínculo válido por três temporadas. Com este contrato, espera-se que o camaronês se torne o jogador mais bem pago do mundo, ganhando cerca de 20 milhões de euros anuais.

Chelsea

Em 29 de agosto de 2013, Eto'o foi apresentado oficialmente como jogador do Chelsea, por um ano de contrato.[2][3]

Seleção Camaronesa

Eto'o numa partida por Camarões em 2009.

Eto'o ganhou sua primeira chance na Seleção de Camarões um dia antes de seu aniversário de dezesseis anos, em um amistoso em que Camarões perdeu por 5 a 0 para a Costa Rica. Em 1998, ele foi o mais jovem participante da Copa do Mundo de 1998, na sua primeira aparição a sua seleção perdeu de 3 a 0 para a Itália no dia 17 de junho de 1998, já com dezessete anos.

Eto'o fez parte das seleções que venceram em 2000 e 2002 a Copa das Nações Africanas, e foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000. Na Copa das Confederações de 2003, em que Camarões terminou como vice-campeão, ele marcou seu único gol na fase de grupos no jogo em que o Brasil perdeu de 1 a 0 no dia 19 de junho. Camarões foi eliminado nas quartas-de-final da Copa das Nações Africanas de 2006, após Eto'o perder o pênalti decisivo na disputa de pênaltis que foi vencida pela Costa do Marfim por 12 a 11 após um empate em 1 a 1 no tempo normal, mas mesmo assim, Eto'o terminou como o artilheiro do torneio com cinco gols. Ele perdeu um treino da equipe antes as quartas-de-finais para participar da cerimônia de entrega de prêmio de Futebolista Africano do Ano em Togo.

Na Copa das Nações Africanas de 2008, Eto'o tornou-se o maior artilheiro (junto com Laurent Pokou) da história da competição, depois de marcar seu décimo quarto gol de pênalti contra a Zâmbia, em 26 de janeiro de 2008. No jogo seguinte contra o Sudão em 30 de janeiro, Eto'o converteu outro pênalti para se tornar, de forma isolada, o maior artilheiro de todos os tempos do torneio, seguido por outro gol na mesma partida. Ele terminou como o artilheiro do torneio pelo segundo ano consecutivo, igualando o seu total de 2006 de cinco gols.

No dia 31 de maio de 2008, Eto'o envolveu-se em uma polêmica ao desferir uma cabeçada no repórter Philippe Bony, após um incidente numa conferência de imprensa de sua seleção.[4] Bony sofreu uma lesão, mas Eto'o mais tarde pediu desculpas pela briga, oferecendo-se para pagar as despesas médicas de Bony.

Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 na partida contra Gabão, Eto'o marcou um gol aos 22 minutos do segundo tempo. No segundo jogo ele novamente marcou outro gol. Eto'o marcou nas eliminatórias durante o segundo jogo contra o Marrocos em que Camarões venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga para a Copa do Mundo de 2010.

Em 19 de junho de 2010, Eto'o marcou um gol na Copa do Mundo, realizada na África do Sul, ainda na fase de grupos contra a Dinamarca, a partir de um erro de Christian Poulsen. Camarões acabou perdendo o jogo por 2 a 1 e foi eliminado da Copa. Eto'o descreveu esta eliminação como a maior decepção de sua carreira. Em dezembro de 2010, Eto'o se tornou o primeiro jogador na história a ser eleito o Futebolista Africano do Ano por quatro vezes.[5]

Em 16 de dezembro de 2011, Eto'o envolveu-se em mais uma polêmica ao ser suspenso por quinze jogos pelo Federação Camaronesa de Futebol, após ter sido apontado como responsável por uma greve dos jogadores antes de um amistoso contra a Argélia, no início do ano seguinte.[6]

A suspensão foi reduzida para oito meses em janeiro de 2012, fazendo com que Eto'o ficasse fora de apenas quatro jogos e retornou a seleção Camaronesa para a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. mas se envolveu-se em mais uma polêmica, ao exigir que o então treinador da Seleção Camaronesa, o alemão Volker Finke escalasse Carlos Kameni e Achille Webó, na equipe titular. onde fez que repensasse se aposentar da seleção[7].

Estatísticas

Até 7 de dezembro de 2012.

Clubes

[8][9]

Clube Temporada Liga Copa Competições
europeias
Copa do Mundo de
Clubes da FIFA
Total
Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols
Leganés 1997–98 28 3 2 1 30 4
Total 28 3 2 1 30 4
Real Madrid 1998–99 1 0 0 0 0 0 1 0
Total 1 0 0 0 0 0 1 0
Espanyol 1999–00 0 0 0 0 0 0
Total 0 0 0 0 0 0
Real Madrid 1999–00 2 0 0 0 3 0 5 0
Total 2 0 0 0 3 0 5 0
Mallorca 1999–00 (emp.) 13 6 0 0 13 6
2000–01 28 11 5 2 33 13
2001–02 30 6 1 1 9 3 40 10
2002–03 30 14 6 5 36 19
2003–04 32 17 3 1 7 4 42 22
Total 133 54 15 9 16 7 164 70
Barcelona 2004–05 37 25 1 0 7 4 45 29
2005–06 35 26 2 2 11 6 48 34
2006–07 19 11 4 1 4 1 27 13
2007–08 18 16 3 1 7 1 28 18
2008–09 36 30 4 0 12 6 52 36
Total 145 108 14 4 41 18 200 130
Internazionale 2009–10 32 12 3 2 13 2 48 16
2010–11 35 21 5 7 13 9 2 1 55 38
2011–12 0 0 1 0 0 0 1 0
Total 67 33 9 9 26 11 2 1 104 54
Anzhi Makhachkala 2011–12 22 13 1 0 0 0 23 13
2012–13 25 10 3 2 16 9 44 21
2013–14 4 2 0 0 0 0 4 2
Total 51 25 4 2 16 9 71 36
Total na carreira 427 223 44 25 102 45 2 1 575 299

Seleção Camaronesa

[10]

Ano
Jogos Gols
1997 3 0
1998 5 0
1999 1 0
2000 9 5
2001 8 2
2002 13 5
2003 7 2
2004 9 4
2005 6 1
2006 5 5
2007 3 1
2008 11 11
2009 9 5
2010 12 8
2011 9 4
2012 2 0
2013 0 0
Total 111 53

Títulos

Mallorca
Barcelona
Internazionale
Seleção Camaronesa

Prêmios individuais

Artilharias

Barcelona
Internazionale
Seleção do Camarões

Referências

  1. Perfil no site do Anzhi Makhachkala
  2. «Eto'o signs» (em inglês). Sítio oficial Chelsea FC. 29 de agosto de 2013. Consultado em 29 de agosto de 2013 
  3. «Eto`o moves to Chelsea» (em inglês). Sítio oficial Anzhi Makhachkala. 29 de agosto de 2013. Consultado em 29 de agosto de 2013 
  4. Eto'o dá cabeçada em jornalista durante entrevista, diz imprensa camaronesa esporte.uol.com.br
  5. Samuel Eto'o wins record fourth African Player award bbc.co.uk
  6. a b Federação Camaronesa suspende Eto'o por quinze partidas goal.com
  7. Felipe Lobo - Trivela (9 de setembro de 2013). «Eto'o briga com técnico e se aposenta da seleção». 10:45. Consultado em 9 de setembro de 2013 
  8. «Samuel Eto'o - Archivio» (em italiano). archivio.inter.it. Consultado em 16 de agosto de 2012 
  9. «Football : Samuel Eto'o» (em inglês). FootballDatabase.eu. Consultado em 16 de agosto de 2012 
  10. «Player - Samuel Eto'o» (em inglês). National Football Teams. Consultado em 16 de agosto de 2012 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Samuel Eto'o

Predefinição:Bom interwiki