Wikipédia:Fonte não confiável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Aprovar alguns ensaios sobre Construção de artigos (28set2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Nem todas as fontes existentes na internet são fontes fiáveis, por mais que elas sejam conhecidas, utilizadas, e pareçam completas, elas não possuem um processo de revisão que dê garantias para a informação apresentada.

Algumas dessas fontes não fiáveis são usadas recorrentemente na Wikipédia como se fossem fontes fiáveis e por isso estão aqui listadas para explicar o motivo de não serem fiáveis. Alguns casos também não cumprem os critérios para ser listado nas ligações externas.

Currículo[editar]

Atalho:
WP:LATTES

A Plataforma Lattes (Currículo Lattes) é uma base de dados de curriculos desenvolvida para pesquisadores. Como em qualquer currículo, no Lattes, as informações são inseridas pelo usuário sobre si mesmo.[1] Além disso, o CNPq, órgão responsável pela plataforma, "não se responsabiliza pelas declarações falsas ou inexatas prestadas pelo usuário".[2] Isso inclui também o Currículo Lattes de pessoas famosas, havendo casos de fraude documentados pela imprensa.[3]

Genealogia[editar]

Atalho:
WP:Geneall

GeneAll.net é um site de genealogia em que qualquer pessoa pode propor correcções que podem ou não ser atendidas pelos Webmasters[4] . As entradas no site não assinalam a autoria da informação e o site não possui um processo de revisão para garantir a veracidade, assim não podendo ser considerado uma fonte fiável e vários erros já foram encontrados no site. Conforme o Jornal I o GeneAll é o maior site de genealogia do mundo[5] , e por ser conhecido no meio muitos usuários usam o site quando editam biografias.

Música, televisão e entretenimento[editar]

Atalhos:
WP:Imdb
WP:IMDB
  • Internet Movie Database (imdb): editável por qualquer pessoa, sem indicar a autoria das informações. Apesar de o IMDb possuir um sistema de revisão (todas as edições são revisadas por um dos funcionários), apresenta informações erradas, não sendo, portanto confiável. Ver também: en:Wikipedia:Citing IMDb (em inglês)
  • Whiplash.net: Site colaborativo com notícias e resenhas enviadas por qualquer um, portanto, é preciso ter cautela ao usá-lo como fonte. As matérias são revisadas por uma equipe de editores, mas como elas geralmente citam uma fonte, é melhor usar o link original como referência em vez do texto enviado, pois este pode conter erros, omitir conteúdos importantes ou distorcer afirmações. As resenhas do site são geralmente escritas por fãs ou jornalistas desconhecidos. Somente resenhas escritas por jornalistas profissionais e de relevância na imprensa musical (isto é, com passagens em veículos notórios e considerados fiáveis) devem ser usadas em seções de recepção. Matérias assinadas pelos editores ou por jornalistas relevantes podem ser usadas normalmente como fontes. Comunicados oficiais também costumam ser divulgados no site, eles podem servir como fonte na falta de opção mais adequada.

Compartilhamento de vídeos[editar]

Atalho:
WP:YOUT
  • Youtube: Muitos vídeos hospedados no Youtube ou em sites similares não cumprem com os padrões para serem citados. A Violação de Direitos Autorais é um dos principais problemas, e muitos dos vídeos de notícias, eventos ou outro conteúdo de interesse não podem ser linkados, apenas vídeos de canais oficiais que sejam reconhecidos como tal podem ser usados após discussão e avaliação caso a caso pela comunidade.

Referências

  1. 5. Conduta e Obrigações do Usuário. Currículo Lattes Web - Termo de Adesão e Compromisso. CNPq
  2. 6. Conduta e Obrigações do CNPq. Currículo Lattes Web - Termo de Adesão e Compromisso. CNPq
  3. Exemplo de fraude documentada pela mídia, Curriculo de Galvão Bueno.
    Site do CNPq abriga currículos falsos. Jornal da Ciência. SBPC. (Matéria copiada do jornal Folha de S. Paulo do dia 8 de julho de 2009)
    Currículo Lattes de Galvão Bueno em versão cache do Google.
  4. GeneAll.net - Apresentação Página acedida em 16 de Abril de 2013
  5. Luís Amaral. “A ideia de que a genealogia é para a nobreza irrita-me”, 26 de Abril de 2011. Jornal I. Página acedida em 26 de Abril de 2012.

Ver também[editar]