Águia de Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Águia Dourada (escola de samba recifense).
 Nota: Para outros significados, veja Águia de Ouro (desambiguação).
Águia de Ouro
Fundação 9 de maio de 1976 (47 anos)
Escola-madrinha Nenê de Vila Matilde[1]
Cores
Símbolo Águia Dourada carregando um Surdo nas patas
Bairro Pompéia
Presidente Sidnei Carrioulo Antônio
Desfile de 2024
Enredo Águia de Ouro nas Ondas do Rádio
Site Oficial

https://www.aguiadeouro.com.br/

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Águia de Ouro é uma escola de samba da cidade de São Paulo, sediada no bairro da Pompeia. Adotando como símbolo a águia e as cores azul, dourado e branco, o Águia de Ouro obteve seu primeiro título no grupo especial do carnaval de São Paulo em 2020.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Águia de Ouro foi fundada em 9 de maio de 1976, com a associação dos jogadores do time de futebol Faísca de Ouro. Entre uma partida e outra, fazendo samba e comandados por Gilson Carriuolo, Antonio e Maíco, ex-integrantes da Escola Pérola Negra, crescia a cada dia a roda de samba. Decidiram então fundar em 9 de maio de 1976, o G.R.E.S. Águia de Ouro, no bairro da Pompeia.[3]

Dos cerca de 50 jogadores do Faísca que ajudaram a formar a escola, 15 deles ainda comparecem regularmente à quadra da Águia, embora o time tenha sido desativado em 1982. Desses, um dos mais importantes é Sidnei Carrioulo Antônio, atual presidente da agremiação.

O Águia de Ouro estreou em 1977 no Grupo 4 (atual Grupo 2 da UESP), com o Enredo "A Bahia de Jorge Amado" e samba de Ditinho, numa tarde de sol forte na Avenida Tiradentes. Nesta ocasião, a escola conseguiu o vice-campeonato, ascendendo ao Grupo 3 (atual Grupo 1 da UESP).

Em 1984, um incêndio na sede destruiu parte das fantasias e quase a tirou do carnaval. De 1976 até 1986, os integrantes ensaiaram em praças do bairro, até conseguirem nesse ano um espaço embaixo do Viaduto Pompéia.

No período 1999 a 2007, a escola se mantém no Grupo Especial do carnaval, quase sempre com desfiles polêmicos, exóticos e/ou inovadores, sendo considerada uma escola de vanguarda.

Destaca-se entre eles o de 2001, quando a escola fez uma crítica política com um enredo que comparava a corrupção existente no Brasil à bruxaria, com políticos e artistas em seu desfile. Com um belo samba-enredo cadenciado por uma bateria competente a Águia de Ouro encantou o anhembi com um desfile belíssimo, e uma Evolução perfeita a escola é premiada com uma boa colocação.

Em 2002, a escola levou para a avenida o tema: "Vou à Luta Sem Pedir Licença... Tupy or Not Tupy? Samba é a Resposta!",e conseguiu apenas a 7º colocação.

Em 2003 a Águia de Ouro foi a escola que trouxe mais inovações ao Carnaval de São Paulo, com o enredo "Quem Tem Olho Grande Já Entra na China", a agremiação da zona oeste fez questão de desfilar a caráter: com cerca de 40 integrantes chineses ou naturalizados brasileiros, de um total de 3.200, e uma seção com demonstrações de festas, danças típicas e artes marciais. A primeira novidade já foi sendo uma inovação com a bateria comandada por Mestre Juca abrindo-se ao meio para a passagem do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, mesmo com um carnaval bem apresentado a Águia fica em 11º lugar, muito próxima do que seria o rebaixamento previsto - uma vez que no fim a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo decidiu não rebaixar ninguém.

Em 2004, durante os festejos pelos 450 anos de São Paulo, a escola para fugir um pouco do tema único decidiu homenagear a culinária paulistana e a apresentadora de programas sobre culinária Ana Maria Braga, recém recuperada de um câncer. O desfile, desenvolvido pelo carnavalesco Cebola, também foi uma crítica à desigualdade e à fome, e contou com a participação do arcebispo de Duque de Caxias (Dom Mauro Morelli) um dos criadores do programa Fome Zero, que compareceu à concentração para agradecer à visita que recebeu de integrantes da agremiação enquanto esteve internado alguns meses antes, e aproveitou para abençoar o desfile. Segundo Chico Pinheiro e Maurício Kubrusly, que narravam o desfile pela TV no dia, o bispo também queria ter desfilado pela escola, mas os integrantes acharam melhor não criar problemas com a Igreja Católica. A bateria mais um ano inovou antes de entrar no recuo algumas integrantes da bateria que tocavam agogô foram para frente da bateria e com as fantasias azul e rosa formaram um coração do "Mais Você", símbolo do programa Mais Você de Ana Maria Braga. Depois do desfile das Campeãs, ganhou dois troféus São Paulo 450 anos de melhor Bateria e Samba-enredo, e ficou com a 8º colocação.

Em 2005, novamente com um enredo sobre o combate à fome, dessa vez mais específico, não foi mais possível segurar o bispo, um dos consultores do enredo, na concentração, e ele desfilou num carro alegórico adornado por anjos, mesmo com a vinda do renomado intérprete de samba-enredo Paulinho Mocidade para cantar o belo samba que a escola trazia, porém a escola pecou na Comissão de Frente e Evolução, terminando o carnaval de 2005 em 10° lugar.

Em 2006, com a saída de Cebola, que foi para a Mancha Verde, a Águia trouxe um tema forte, que falava sobre a pedofilia e maus tratos a crianças. Quarta a desfilar no desfile da madrugada de sábado para domingo, a escola trouxe o samba-enredo mais acelerado daquele ano. Segundo os narradores e comentaristas do desfile, a escola tratou com leveza um tema considerado bastante pesado para o Carnaval, fazendo uma importante denúncia. Durante o recuo da bateria, os integrantes desta apresentaram uma coreografia elaborada, ajoelhando para o público, sendo esta uma das escolas mais aplaudidas. Outras surpresas dos desfile foram as bailarinas que se apresentaram com sapatilhas de ponta e o casal de mestre-sala e porta-bandeiras fantasiado de Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho. Um dos carros alegóricos se referia à criança recém-nascida que foi abandonada na Lagoa da Pampulha pouco antes do carnaval, que mostrava uma sereia salvando um bebê.

Em 2007, sendo a quinta a desfilar na madrugada de sábado para domingo, mais uma vez a escola levantou a arquibancada com suas inovações, a bateria veio exatamente entre a comissão de frente formada por bailarinas clássicas e o carro abre alas com uma grandíssima Águia dourada e seu samba foi cantado por todos no Anhembi que ao final do desfile gritavam "É Campeã" embalado pela bela cadência da bateria. Na apuração, no entanto, não foi como esperado pela comunidade e diretoria, e a escola totalizou 297 pontos, empatando com a Império de Casa Verde. Desempatadas no quesito Fantasia, conquistou o 4º lugar do Grupo Especial, ainda assim, sua melhor colocação até então.

No carnaval de 2008, com um enredo sobre as sensações através do sorvete, a escola levantou a arquibancada com as paradinhas coreografadas da bateria e um samba muito empolgante, porém um problema no quarto carro, um pneu furado, fez com que a escola tivesse vários problemas em sua evolução, caindo para o Grupo de Acesso do ano seguinte.

Em 2009, com o enredo No Swing da Pompeia, Águia de Ouro te convida pra Dançar retorna ao Grupo Especial, da a volta por cima ao ser campeã do Grupo de Acesso, isso devido a garra da comunidade da Pompéia que apoiou a diretoria. Seu título foi incontestável pelo belíssimo desfile apresentado, com a bateria como sempre bem afinada e paradinhas coreografadas, alegorias e fantasias bem acabadas, escola compacta e coerente em harmonia e evolução. E a bateria conquista seu 2° prêmio de melhor bateria do Carnaval de São Paulo pelo Troféu Nota 10 do grupo de Acesso.

Retornando ao Grupo Especial em 2010, com um enredo sobre a cidade de Ribeirão Preto "Ribeirão Preto - Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!" criado por uma Comissão de Carnaval, permanecendo com o intérprete Serginho do Porto e o casal de mestre sala e porta-bandeira, João Carlos e Laís, que retornara, um grande destaque foi a bateria com suas 'paradinhas', mas um dos carros ao sair da concentração travou e eventualmente deu problemas com a harmonia. Terminou em 11º lugar e assim permaneceu no Grupo Especial ao contrário da maioria das escolas que abrem os dois dias de desfiles.

Passando o carnaval a escola perdeu sua quadra e teve que ensaiar na casa de shows A Seringueira localizada no bairro da Pompéia enquanto a nova quadra não ficava pronta, num terreno na marginal tietê.

Em 2011, a Águia trouxe de Volta o Carnavalesco Cebola que se junta a comissão de carnaval para elaborar o enredo "Com todo gás, a Águia de Ouro é fogo", a escola contou com patrocínio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás). Ao contrário dos anos anteriores a escola optou por um desfile técnico almejando o tão sonhado título. O desfile foi uma das grandes surpresas daquele ano e a escola conseguiu ficar num respeitoso 6º lugar, para algumas pessoas do mundo do samba poderia ter sido campeã do carnaval. O casal furacão João Carlos e Lais são premiados com o Troféu Nota 10 de melhor casal do carnaval de São Paulo.

Como não tinha mais como ensaiar na A Seringueira a escola passou a ensaiar no barracão até que sua nova quadra ficasse pronta.A poucos meses do carnaval a nova quadra fica finalmente pronta e hoje é uma das maiores quadras de escola de samba de São Paulo.

Em 2012, a Águia trouxe o enredo "Tropicália da paz e do amor. O movimento que não acabou", abordando o Tropicalismo embalada pelo bom desempenho do ano anterior e ainda com o patrocínio da Comgás. Com a saída de Joao Carlos e Lais, David Sabiá volta a Pompéia depois da sua passagem entre 2007 e 2008, quando foi par de Lais, era esperado um desfile rico com várias personalidades da música que compareceram como Gilberto Gil e Caetano Veloso que fizeram parte do movimento, mas teve problemas com a Comissão de Frente que tinha muito tempo para apresentar sua coreografia que num momento a Águia do Abre-alas elevava um integrante da comissão por cabos, e consequentemente causou problemas para a Harmonia e Evolução e lhe rendeu o 12º lugar, a frente apenas das duas rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Em 2013, a Águia homenageou o sambista João Nogueira com o enredo "Minha Missão. O Canto do Povo. João Nogueira" e, além disso levou para avenida um samba de Diogo Nogueira e parceria, filho do homenageado e para o posto de Rainha de Bateria Milena Nogueira, nora do homenageado e esposa de Diogo. A escola também está com novo Coreógrafo da comissão de frente, Robson Bernardino que já havia estado na comissão de Frente da escola entre 2000 e 2006 e casal de mestre-sala e porta-bandeira, David Sabiá e Ana Paula, ausente da folia nos três últimos anos e considerada pelos sambistas como uma das melhores do segmento, com passagem por Rosas de Ouro e X-9 Paulistana, onde recebeu dois prêmios Troféu Nota 10 como melhor casal de MSPB de 2007 e 2008. A escola fez um desfile impecável, a Batucada da Pompéia mais uma vez foi destaque sendo a única bateria a conquistar a nota máxima (10,00) de todos os jurados, porem ultrapassou o tempo limite de desfile sendo penalizada em 1,1 ponto, ficando com o 3º lugar. Se não fosse essa penalização, teria sido campeã do Carnaval 2013 com 0,8 de folga para a então campeã Mocidade Alegre.

Para 2014, o enredo foi mais uma homenagem, desta vez ao cantor e compositor Dorival Caymmi "A velha Bahia apresenta o centenário do poeta cancioneiro Dorival Caymmi", que já havia sido tema da Águia em 1981, a escola contrata o carnavalesco Delmo de Moraes para trabalhar junto com o Cebola que continua na agremiação. No mês de setembro, convida ainda o carnavalesco Amarildo de Mello para formar um trio para desenvolver o carnaval. A escola almeja vir com tudo para recuperar o que perdeu no ano passado para ela mesma, com um desfile rico e colorido em todos os setores,com grande destaque ao abre-alas e outro grande destaque à Batucada da Pompéia. A escola, pelo belo desfile realizado ano passado, neste ano, era uma das favoritas para levar o título e que para Águia de Ouro, o que seria inédito. Ao fim da apuração, conquistou pela segunda vez seguida o terceiro lugar muito comemorado pela comunidade, porem a escola quer mais.

A Águia foi a última agremiação a lançar o enredo e o hino de 2015. O enredo foi "Brasil e Japão: 120 anos de união" que abordou diversos aspectos da cultura japonesa no Brasil e as influências do carnaval e o futebol no cotidiano do povo japonês, desenvolvido pelos Carnavalescos Amarildo de Mello e Claudio Cebola. Esse enredo era a aposta da agremiação da Pompéia em busca do inédito título. A duas semanas do desfile, a escola dispensa o intérprete Serginho do Porto e para seu lugar traz Douglinhas, que estava fora do carnaval desde 2013. Com um desfile bonito, a escola termina em 4° lugar. Para 2016 escolheu o enredo "Ave-Maria cheia de Faces" que foi desenvolvido pelos carnavalescos Amarildo de Mello e André Marins, o tema não era só uma homenagem a Virgem Maria mas também foi usado para falar das diversas mães e divindades que reforçam a figura da maternidade como Ísis, no Egito, Ártemis, na Grécia, e Vênus, em Roma. Com um belo desfile a escola acabou ficando apenas no 8º lugar.[4]

Em 2017 com uma homenagem aos cachorros e uma mensagem de proteção a todos os bichos, divulgou o enredo "Amor, com amor se paga".[5] Nesse ano a escola optou por não utilizar penas ou outros materiais de animais, outra curiosidade foi o Samba que foi muito criticado quando anunciado por não conter riqueza poética e melódica. A escola amargou a penúltima colocação no carnaval de São Paulo, mesmo resultado obtido em 2008. A escola perdeu pontos importantes na avaliação dos jurados, principalmente nos quesitos Alegoria e Samba-Enredo, e acabou retornando para o Grupo de Acesso em 2018.[6]

Para disputar o Acesso em 2018 a agremiação anunciou seu tema "Mercadores de sonhos". O desfile mostrou as influências dos povos árabes no Brasil.[7] Com técnica perfeita a escola também trouxe alegorias e fantasias de extremo bom gosto e bem acabadas. Na apuração o resultado foi o esperado e a escola foi campeã do Acesso com pontuação máxima. Para 2019, escolheu o enredo "Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse?" que fará uma análise sobre a situação do Brasil em diversas esferas desde a época o descobrimento ate os dias de hoje, entre outros fatos que marcaram negativamente a história do país. A escola também anunciou a contratação de Fran Sérgio e Laíla para fazer parte da comissão de carnaval da escola e do intérprete Tinga para reforçar o carro de som ao lado de Douglinhas.[8] Na apuração, o Águia obteve o sexto lugar, melhor resultado de uma escola vinda do Acesso desde 1998.

Em 2020, o Águia se reforça ao contratar o carnavalesco Sidnei França, que desenvolveu o enredo "O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" que abordou a sabedoria nos mais diversos aspectos. A escola fez uma apresentação forte principalmente nos quesitos de pista, e numa virada ocorrida no penúltimo quesito, Alegoria, o Águia de Ouro conquistou pela primeira vez na história o título do carnaval de São Paulo ao somar 269.9 pontos, 0.1 a mais do que Mancha Verde, que foi a vice-campeã.

Em 2022, dois anos e dois meses após desfilarem pela última vez, a escola, que contava com o enredo "Afoxé de Oxalá — No 'Cortejo de Babá', Um Canto de Luz em Tempo de Trevas", fez uma apresentação do mesmo nível de quando foi campeã, com um segmento de abertura (comissão de frente e abre-alas) belíssimo. No entanto, de forma inesperada, a agremiação evoluiu de forma lenta e precisou apressar o passo para não estourar o tempo máximo de 65 minutos.[9] Foi despontuada nos quesitos "Evolução" e "Enredo" e acabou ficando com um apático 6º lugar, fora do desfile das campeãs.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Gilson Carriuolo 1976 - 1982
Sidnei Carriuolo Antônio 1982 - atualidade [10]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Ref.
1984 Royce do Cavaco
1987-1988 Aureo Galloro
1991-2001 Douglinhas [11]
2002-2004 Douglinhas e Serginho do Porto [11][12]
2005 Paulinho Mocidade [13]
2006-2014 Serginho do Porto [12]
2015-2016 Douglinhas [11]
2017 Douglinhas e Fernandinho SP [11]
2018 Douglinhas e Serginho do Porto [11][12]
2019 Douglinhas e Tinga [11][14]
2020 Douglinhas, Tinga, Darlan Alves [11][14]
2022 Douglinhas, Serginho do Porto e Darlan Alves
2023 Douglinhas, Serginho do Porto e Chitão Martins
2024 Douglinhas e Serginho do Porto

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de Carnaval Diretor geral de harmonia Mestre de bateria Ref.
2014 Comissão de Carnaval Comissão de Harmonia Juca [15]
2018- Alan Camilo Juca [16]

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2007-2010 Paula Gasparini [10]
2011-2012 Roberto Mafra [17]
2013-2016 Robson Bernardino [18]
2017-2019 Chris Rabello
2023 Ruy Oliveira
2024 Kelson Barros
2024- Ruy Oliveira

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2003-2006 João Carlos e Laís [3]
2007-2008 David Sabiá e Laís
2009 Rubens e Laís
2010-2011 João Carlos e Laís
2012 David Sabiá e Fernanda [19]
2013 David Sabiá e Ana Paula [20]
2014-2015 Kawan Alcides e Ana Paula [21]
2016-2022 João Carlos e Ana Paula [22]
2023 João Carlos e Lyssandra Groothers
2024 João Carlos e Monalisa Bueno

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha de Bateria Madrinha de Bateria Ref.
2003 Thaize Pinheiro
20042005 Thaize Pinheiro Lyllian Brangança
20062007 Thaize Pinheiro, Thais Palmares e Mara Kelly Lyllian Brangança
2008 Thaize Pinheiro, Thais Palmares e Mara Kelly Quitéria Chagas
2009 Thaize Pinheiro, Thais Palmares e Cinthia Santos
20102012 Valesca Popozuda [23]
20132014 Milena Nogueira Cinthia Santos [24]
2015 - 2018 Cinthia Santos Miku Oguchi [25]
2019 Domênica Anastácio, Karoline Morais, Marina Franco e Vanessa Alves [26]
2020 Vanessa Alves, Domenica Anastácio e Marina Franco [27]
2021 Vanessa Alves e Domenica Anastácio
2023 Vanessa Alves

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Águia de Ouro
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1977 Vice-campeã 2-UESP A Bahia de Jorge Amado Paulinho
1978 8º lugar 1-UESP Cem anos de Chorinho Comissão de Carnaval
1979 Vice-campeã 1-UESP Brasil, Paraíso Original Gilson Carrioulo
1980 7º lugar Acesso Raízes da Amizade Tito Arantes
1981 7º lugar Acesso Dorival Caymmi, O Cancioneiro da Bahia Dengo
1982 5º lugar Acesso Viagem Encantada ao Reino da Natureza Comissão de Carnaval
1983 Vice-campeã Acesso Na Ilusão da Fantasia à Fantasia da Ilusão Osvaldo Arouche
1984 10º lugar Especial Mil vidas, o Teatro Através dos Tempos Comissão de Carnaval
(Gilson, Ênio e Sérgio)
1985 3º lugar Acesso Vadico, o Parceiro Esquecido Comissão de Carnaval
(Gilson, Ênio e Sérgio)
1986 Vice-campeã Acesso Assim Falou Juca Pato Gilson Tavares
1987 9° lugar Especial Para Viver um Grande Amor Wágner Antônio
1988 10º lugar Especial Menino da Lapa Sidnei Carrioulo Antônio
1989 4º lugar Acesso Astrologia, Ciência e Arte Sidnei Carrioulo Antônio
1990 Vice-campeã Acesso Eros e Cupido no pais do carnaval Foguinho
1991 8º lugar Especial São Paulo, Pátria mia Wágner Antônio
1992 3º lugar Acesso Felicidade Sidnei Carrioulo Antônio
1993 3º lugar Acesso Identidade Brasil Cuca
1994 6º lugar Acesso Sonhos de um sambista Tito Arantes
1995 4º lugar Acesso Voa, Voa Liberdade Tito Arantes
1996 Vice-campeã Acesso Paulista, Eu Te Amo Comissão de Carnaval
1997 10° lugar Especial Siyau-Yu - Do grão sagrado ao passado: a esperança do futuro Gilson Tavares e Sônia Regina
1998 Campeã Acesso Assim caminha a humanidade
Compositores: Pindaia, Ivan, Hermes, Paulinho, Osvaldinho, Andozinho e Cabelo.
Virgílio Ramos
1999 10° lugar Especial A criação do mundo ao terceiro dia
compositores:Tiaraju, Rabino e Darlan.
Virgílio Ramos
2000 7° lugar Especial A imagem e semelhança dos Deuses: Terra Brasilis
Compositores: Regianno, Edu Chaves e Almir Espinola.
Paulo Führo
2001 7° lugar Especial De Salém a Brasília, o que vale é a bruxaria
Compositores:Sidão, Biti, Borracha e Luizinho SP.
Paulo Führo
2002 7° lugar Especial Vou a luta sem pedir licença. Tupy or not tupi? Sampa é a resposta
Compositores: Pelezinho, Quinzinho e William.
Paulo Führo
2003 11º lugar Especial A Milenar cultura de um povo, quem tem olho grande já entra na China
Compositores: Ala De Compositores.
Comissão de Carnaval
(Tito Arantes Filho, Cid Carvalho, Victor Santos e Fran Sergio)
2004 8° lugar Especial Sou mais São Paulo… Ana Maria Braga conta os 450 anos da culinária paulistana
Compositores: Anderson, Borracha, Douglinhas, Mariazinha, Mauro Pirata, Michel, Regiano, Serginho Do Porto e Xuxa do Cavaco.
Cebola
2005 10º lugar Especial O Pão Nosso de Cada Dia nos dai hoje
Compositores: Ala De Compositores.
Cebola
2006 7º lugar Especial Não tem Desculpa
Compositores: Marcio Pessi, Rubinho, Ivanzinho e Ronaldo.
Victor Santos
2007 4º lugar Especial Deus fez o homem de barro e a Águia de Ouro… o Brasil Feito a Mão
Compositores: Ala De Compositores.
Victor Santos
2008 13º lugar Especial A taça da Felicidade, Uma Viagem pelos Sentidos às Delícias do Sorvete
Compositores: Ronaldinho, Marcio Pessi e Serginho Do Porto.
Victor Santos
2009 Campeã Acesso No Swing da Pompéia, Águia de Ouro te convida pra Dançar
Compositores: Serginho do Porto, R. Alves, André Fullgaz, Serginho Castro e Serginho Sumaré.
Victor Santos
2010 11º lugar Especial Ribeirão Preto - Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!
Compositores: André Ms, Celso Guerra, Clayton, Drigo ATR, Formiga, Jairo, MIG, Tadeu, Waltinho e Xan.
Comissão de Carnaval
(Sérgio Caputo, Bety Trindade e Tito Arantes)
2011 6° lugar Especial Com todo gás a Águia de Ouro é fogo
Compositores:Marcio Pessi, Marco Antônio Pessi, Serginho do Porto, Serginho Castro, Andre Fulggaz, Sérgio Alan, Didi Pinheiro, Anísio, Wal e Íris.
Comissão de Carnaval
(Cebola, Sérgio Caputo e Bety Trindade)
[28]
2012 12º lugar Especial Tropicália da Paz e Amor, O Movimento que não Acabou!
Compositores: Fernando Sales, Jairo, Rodrigues e Tadeu.
Cebola
2013 3º lugar Especial Minha missão. O canto do povo. João Nogueira
Compositores: Diogo Nogueira, Ciraninho, Rafinha, Leandro e Serginho Castro.
Cebola
2014 3º lugar Especial A velha Bahia apresenta o centenário do poeta cancioneiro Dorival Caymmi
Compositores: Vitor Gabriel, Rodolfo Minuetto, Rodrigo Minuetto, Cruz, Bruno Tomegeski, Pelezinho, W. Corrêa e Jr. Silva.
Cebola, Delmo de Moraes e Amarildo de Mello [29][30][31]
2015 4º lugar Especial Brasil e Japão: 120 anos de união
Compositores: Chanel Da Vila, Douglinhas, Ivanzinho, Pelezinho Aha e Serginho Do Porto.
Cebola e Amarildo de Mello
2016 8º lugar Especial Ave Maria cheia de faces
Compositores: Douglinhas, Juca , Izanzinho, Cuca e Pelezinho.
André Marins e Amarildo de Mello
2017 13º lugar Especial Amor com amor se paga. Uma história animal!
Compositores: Douglinhas, Juca, Pelezinho, Ivanzinho, Cuca e Fernandinho SP.
Amarildo de Mello [32]
2018 Campeã Acesso 1 Mercadores de Sonhos
Compositores: Andre Luís, Cíntia Camarotto, Digo Sá, Douglas Chocolate, Guga Pacheco, Marcelo Garcia Leal (Tchelo).
Vinícius Freitas e Sérgio Caputo Gall [16][33][34]
2019 6° lugar Especial Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse!
Compositores: Márcio Filhos da Águia, Nando, Filosofia, Babú, Leandro B, Lula, Tuca, Jacopetti, Dico, e Diley Machado; Fernandinho SP, Léo, Paulo Eduardo, R. Centenaro, R. Campos e Portela; Ivanzinho, Jairo, Rodrigo Rocha, Carioca, Jose Sales, Zanza Simião, Silva Oliveira e Waltinho; e Rafael Prates, Russo, Amós TK, Silas, Rafa Malva, Zé Paulo, Maracá, Souza e Wagner.
Comissão de Carnaval
(Laíla, Fran Sérgio, Sérgio Caputo Gall e Bety Trindade)
[35][36] [37]
2020 Campeã Especial O Poder do Saber - Se Saber é Poder… Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer
Compositores: Armênio Poesia, Chanel, Darlan Alves, Fredy Viana, Marcelo Casa Nossa e Xandinho Nocera.
Sidnei França [38]
2021 Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [39]
2022 6º lugar Especial Afoxé de Oxalá – No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas
Compositores: Dominguinhos do Estácio, Jorginho Moreira, João Perigo, Lico Monteiro, Leandro Thomaz, Telmo Augusto, Lucas Valentin, JotaPê, Lanza RafaBerê, Araken Kaoma, Solano Laranjo, Serginho Rocco, Rosali Ahumada Carvalho, Lequinho, Júnior Fionda, Dedé, Rafael Santos, Chocolate, W. Corrêa, Vieira e Rafa Machado.
Sidnei França [40][41]
2023 8º lugar Especial Um Pedaço do Céu Sidnei França [42][43]
2024 10º lugar Especial Águia de Ouro nas Ondas do Rádio Claudio Cebola, Victor Santos e Márcio Gonçalves [44]
2025 Especial André Machado
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Águia de Ouro

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos Águia de Ouro
Divisão Total Ano
Grupo Especial 1 2020
Grupo de Acesso 3 1998, 2009, 2018

Referências

  1. http://www.carnavalpaulistano.com.br/a_escola.asp?rg_escola=10#.W-SekfZFzIU
  2. «Águia de Ouro é a campeã do carnaval de SP pela 1ª vez». G1. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  3. a b Dicionário Cravo Alvin da MPB
  4. Águia de Ouro (13 de setembro de 2015). «Conheça o Enredo do Águia de Ouro para o Carnaval 2016». 15h00. Consultado em 18 de julho de 2018. Arquivado do original em 19 de julho de 2018 
  5. G1 (10 de janeiro de 2017). «Águia de Ouro vai homenagear cães e animais de estimação no carnaval de SP». 13h07 
  6. «Veja as notas da apuração do carnaval 2017 de SP». G1 
  7. Amantes do Carnaval SP (30 de julho de 2017). «Conheça o enredo 2018 da Águia de Ouro». 19h30 
  8. Amantes do Carnaval SP (14 de abril de 2018). «Águia de Ouro apresenta Laíla e nova direção para Carnaval 2019». 13h07 
  9. Mattos, Matheus (24 de abril de 2022). «Águia de Ouro apresenta plástica competitiva, mas problemas com evolução podem atrapalhar bicampeonato». Carnavalesco. Consultado em 1 de maio de 2022 
  10. a b «Carnaval 2007 - NOTÍCIAS - Balé clássico abre desfile da Águia de Ouro». g1.globo.com 
  11. a b c d e f g «Douglinhas». Samabrio Carnaval. Consultado em 7 de abril de 2020 
  12. a b c «Serginho do Porto». Samabrio Carnaval. Consultado em 7 de abril de 2020 
  13. «Paulinho Mocidade». Samabrio Carnaval. Consultado em 7 de abril de 2020 
  14. a b «Tinga». Samabrio Carnaval. Consultado em 7 de abril de 2020 
  15. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de novembro de 2015. Arquivado do original em 25 de novembro de 2015 
  16. a b SASP (9 de abril de 2017). «Águia apresenta dupla de carnavalescos e outros profissionais para 2018» 
  17. «Águia de Ouro esquenta o sambódromo com desfile sobre fogo». UOL Carnaval 2011 
  18. «Momoking Samba Show - Bateria de Escola de Samba Show e Carnaval». Momoking Samba show 
  19. «Águia de Ouro vai contar história do tropicalismo no Anhembi». 9 de fevereiro de 2012 
  20. «Com festa para João Nogueira, Águia de Ouro é única a estourar o tempo». 9 de fevereiro de 2013 
  21. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de novembro de 2015. Arquivado do original em 25 de novembro de 2015 
  22. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de novembro de 2015. Arquivado do original em 25 de novembro de 2015 
  23. «Valesca Popozuda desfila à frente da bateria da Águia de Ouro - G1 - Carnaval 2015 - Vídeos - Catálogo de Vídeos» 
  24. Mulher de Diogo Nogueira é a nova rainha da escola de samba Águia de Ouro
  25. «Águia de Ouro celebra o Japão com cosplays, lanterna gigante e Zico». 14 de fevereiro de 2015 
  26. SRZD (28 de janeiro de 2019). «Águia de Ouro anuncia quarteto para o lugar da Rainha de Bateria» 
  27. «Desfile da Águia de Ouro; veja FOTOS». G1. 23 de fevereiro de 2020 
  28. http://www.sasp.com.br/a_escola_carnaval_samba.asp?rg_carnaval=23187
  29. G1 (2 de março de 2014). «Águia de Ouro mistura Rio e Bahia para homenagear Dorival Caymmi». 04h14 
  30. IG (2 de março de 2014). «Dorival Caymmi é o homenageado da Águia de Ouro no Anhembi». 03h19 
  31. SRZD-Carnaval/SP (26 de novembro de 2013). «'Vamos apresentar um grande Carnaval', diz carnavalesco da Águia de Ouro». 11h03 
  32. SRZD. «Águia de Ouro 2017». Consultado em 14 de agosto de 2016 
  33. SASP (9 de abril de 2017). «Serginho do Porto é o novo reforço da Águia de Ouro» 
  34. Amantes do Carnaval SP (30 de julho de 2017). «Conheça o enredo 2018 da Águia de Ouro» 
  35. Amantes do Carnaval SP (10 de julho de 2018). «Águia de Ouro lança enredo com crítica social ao Brasil» 
  36. G1 (24 de julho de 2018). «Águia de Ouro critica política e leva para o Anhembi enredo sobre corrupção» 
  37. Liga SP (9 de fevereiro de 2019). «Águia de Ouro 2019» 
  38. SASP (15 de maio de 2019). «Conheça o enredo de 2020 da Águia de Ouro» 
  39. Santiago, Tatiana (12 de fevereiro de 2021). «Após adiar carnaval em 2021, Prefeitura de SP anuncia cancelamento da festa neste ano». G1. Consultado em 28 de abril de 2021 
  40. Setor 1 (9 de maio de 2020). «Águia de Ouro anuncia enredo inspirado em música de Luiz Antonio Simas» 
  41. «Mancha Verde é bicampeã do carnaval de SP». G1. Consultado em 26 de abril de 2022 
  42. «Águia de Ouro lança enredo 2023 e pergunta: O que te leva ao céu?». SRzd. 8 de julho de 2022. Consultado em 11 de julho de 2022 
  43. «Central do Carnaval 2023». SASP. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  44. «Central do Carnaval 2024». SASP. Consultado em 11 de fevereiro de 2024