Império Marata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Império Maratha)
Ir para: navegação, pesquisa
मराठा साम्राज्य (Maratha Samrajya)
Confederação Marata

Monarquia Hindu

Flag of the Mughal Empire.svg
1674 – 1820 British Raj Red Ensign.svg

Bandeira de Império Marata

Bandeira

Localização de Império Marata
Continente Ásia
Capital Raigad, Pune
Língua oficial marathi
Governo monarquia
História
 • 21 de Abril de 1674 Fundação
 • 21 de Setembro de 1820 Dissolução
Mapa político do sudoeste asiático c.a. 1758

O Império Marata (em Marathi: मराठा साम्राज्य Marāṭhā Sāmrājya) foi um estado hindu localizado geograficamente na actual Índia, que existiu entre 1674 e 1820.

História[editar | editar código-fonte]

Após muitos anos de exploração e guerrilha entre Adilshah de Bijapur e o imperador mogol Aurangzeb, o rei Shivaji funda um reino independente de Marata em 21 de Abril de 1674, sendo a sua capital Raigad. Shivaji morre em 1680 deixando um reino de grande dimensão mas vulnerável. Os Mogois invadem o reino e dão início a uma longa, mas infrutífera, guerra de 27 anos, entre 1681 e 1707. Shahu, neto de Shivaji, foi imperador do reino até 1749. Durante o seu reinado, Shahu nomeou um Peshwa (primeiro-ministro), como chefe do governo sob certas condições. Após a morte de Shahu, os Peshwas tornam-se os líderes de facto do Império entre 1749 e 1761, enquanto os sucessores de Shivaji continuavam como os governadores em nome, na sua sede em Satara. Ocupando um largo território, o Império Marata manteve as forças britânicas nas zonas limítrofes durante todo o século XVIII, até ao início dos conflitos entre os Peshwas e os sardar (comandantes do exército), que causaram o declínio do Império.

O Império Marata atingiu o seu auge no século XVIII no governo de Shahu e do Peshwa Baji Rao I. A derrota na Terceira Batalha de Panipat, em 1761, impediu a expansão do Império na região Noroeste e reduziu os poder dos Peshwas. Em 1761, após várias derrotas na guerra Panipat, os Peshwas lentamente foram perdendo o controlo do se reino. Muitos sardar como Shinde, Holkar, Gaikwad, PantPratinidhi, Bhosale de Nagpur, Pandit de Bhor, Patwardhan e Newalka, começaram a desenvolver esforços no intuito de se tornarem reis das suas próprias regiões. No entanto, no governo do Peshwa Madhavrao, a autoridade no Norte da Índia foi restabelecida, 10 anos após a Batalha de Panipat. Após a morte de Madhavrao, o Império entrou em declínio, com o poder político a ser partilhado por cinco dinastias marata: os Peshwas de Pune; os Sindhias de Malwa e Gwalior; os Holkars de Indore; os Bhonsles de Nagpur; e os Gaekwads de Baroda. A rivalidade entre os Sindhia e os Holkar dominaram as relações do Império até ao início do século XIX, tal como os conflitos com os britânicos e com a Companhia das Índias Orientais, nas três guerras Anglo-Marata. Na Terceira Guerra Anglo-Marata, o último Peshwa, Baji Rao II, foi derrotado pelos britânicos em 1818. A maior parte do Império Marata foi então absorvida pelos britânicos, tendo alguns dos estados Marata continuado como principados quase independentes, até à independência da Índia em 1947.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • James Grant Duff - A History of the Mahrattas, 3 vols. London, Longmans, Rees, Orme, Brown, and Green (1826) ISBN 81-7020-956-0
  • Bombay University - Maratha History
  • Ranade, Mahadev Govind, Rise of the Maratha Power (1900); (re-impresso em 1999) ISBN 81-7117-181-8
  • Samant, S. D. - Vedh Mahamanavacha
  • Kasar, D.B. - Rigveda to Raigarh making of Shivaji the great, Mumbai: Manudevi Prakashan (2005)
  • Apte, B.K. (editor) - Chhatrapati Shivaji: Coronation Tercentenary Commemoration Volume, Bombaim: Universidade de Bombaim (1974-75)
  • Desai, Ranjeet - Shivaji the Great, Janata Raja (1968), Pune: Balwant Printers - English Translation of popular Marathi book.
  • Pagdi, Setu Madhavrao - Hindavi Swaraj Aani Moghul (1984), Girgaon Book Depot, Marathi book
  • Deshpande, S.R. - Marathyanchi Manaswini, Lalit Publications, Marathi book
  • Suryanath U. Kamath (2001). A Concise History of Karnataka from pre-historic times to the present, Jupiter books, MCC, Bangalore (re-impresso em 2002), OCLC: 7796041.
  • Charles Augustus Kincaid - History of the Maratha People