Império colonial dinamarquês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Império dinamarquês

Império dinamarquês

Império

  1206 — 1918 
Bandeira
Bandeira
Bandeira
Continente América,Europa e Ásia
Capital Copenhague

Língua oficial Dinamarquês
Religião Cristianismo

Forma de governo monarquia
monarca
• 1206-1241  Valdemar II da Dinamarca
• 1912-1947  Cristiano X da Dinamarca

Período histórico Colonialismo
• 1206  conquista da Estônia
• 1918  Independência da Islândia

Em várias formas, Dinamarca teve possessões coloniais desde o início do século XIII, quando obtidas possessões na Estónia. Em particular, a união com a Noruega, Dinamarca-Noruega tinha posse de antigas propriedades norueguesas, Groenlândia, as Ilhas Faroe, e Islândia; Orkney, Shetland, então exercido pela Escócia,

Visão geral[editar | editar código-fonte]

África[editar | editar código-fonte]

Ver artigo: Costa do Ouro (colónia dinamarquesa)

A Dinamarca manteve várias postos de comércio e quatro fortes na Costa do Ouro, na África ocidental, especialmente em torno do atual Gana. Foram construídos três postos comerciais:[1] Forte Frederiksborg, Kpompo; Forte de Christiansborg em 1661, que foi adquirida da Suécia; e Frederiksberg. Os fortes eram Forte Prinsensten construído em 1784, Forte Augustaborg de 1787, Forte Friedensborg e Forte Kongensten, vários dos quais se encontram atualmente em ruínas. Destes, apenas um é usado ainda hoje, Forte de Christiansborg, que é a residência do presidente de Gana.

O estabelecimento dos dinamarqueses também ocorreu em Guiné, devido ao ouro, e foi marcado pela grande dificuldade, já que havia uma disputa constante com outros impérios europeus para controlar a região. Foi somente depois de 1697, quando a Companhia das Índias Ocidentais e da Guiné decidiu comprar escravos para suas plantações das Índias Ocidentais que um assentamento dinamarquês na Guiné ganhou um lugar permanente na economia da Dinamarca.[2]

Plantações foram estabelecidas em Frederiksborg, mas não tiveram sucesso. O Forte de Christiansborg tornou-se a base do poder dinamarquês, na África ocidental, e do centro de comércio de escravos para as Índias Ocidentais dinamarquesas. Em 1807, os parceiros de negócios africanos da Dinamarca foram reprimidos pelos acãs do subgrupo axante e eué, o que levou ao abandono de todas os postos comerciais. A Dinamarca vendeu as suas fortalezas ao Reino Unido em 1850. Tinha sido originalmente governado pela Noruega até ao século XV, e várias tentativas posteriores foram feitas para redimi-los. No século XVII, após perdas territoriais na Península Escandinava, a Dinamarca-Noruega começou a desenvolver colônias, fortes e postos comerciais na África, no Caribe e na Índia.

Ilustração da altura do Forte de Christiansborg

América[editar | editar código-fonte]

Gronelândia (1814-1979)[editar | editar código-fonte]

A Groenlândia foi colonizada por imigrantes da Islândia e Noruega na Era Viquingue após sua descoberta por Eiríkr, o Vermelho em 995 ou 996. A Groenlândia Medieval era um bispado com 22 igrejas e dois conventos sob a arquidiocese de Nidaros. Em 1261, os groenlandeses tornaram-se súditos do Reino da Noruega (872–1397). Com a ratificação da União de Kalmar em 1397, a Dinamarca-Noruega herdou a Groenlândia. Depois de os assentamentos nórdicos na Groenlândia finalmente desaparecerem no século XV, os europeus não estabeleceram a ilha novamente até 1721, quando o ministro luterano Hans Egede chegou e estabeleceu a cidade agora conhecida como Nuuk. Depois que a Noruega foi cedida ao rei da Suécia em 1814 após as Guerras Napoleônicas, a Dinamarca manteve as antigas reivindicações territoriais como uma condição do Tratado de Kiel.

O desenvolvimento e a colonização da Groenlândia se aceleraram em 1945, instigados pela importância geoestratégica da região na época da Guerra Fria, exemplificada e manifestada pela base aérea norte-americana da Thule Air Base Thule, de 1943. A razão e força motriz foi o surgimento de habilidades técnicas fundamentais, tais como aeronaves e quebra-gelos à disposição da Groenlândia, dando à ilha remota uma situação de abastecimento um pouco semelhante à da Europa.

Índias Ocidentais Dinamarquesas (1666-1917)[editar | editar código-fonte]

Dinamarca-Noruega adquiriu a ilha de São Tomás em 1671 [1] e St. Jan (agora St. John) em 1718, e comprou St. Croix da França em 1733. Todas as economias das ilhas eram baseadas principalmente em açúcar. Essas ilhas eram conhecidas como Índias Ocidentais Dinamarquesas e acabaram sendo vendidas para os Estados Unidos em 1917 por 25 milhões de dólares. Várias negociações de sucessão dinamarquesa-americana foram feitas. desde 1870, devido a um crescente número de tumultos e distúrbios da população de língua inglesa mais pobre. O governo de Zahle (1914-1920) realizou uma eleição fortemente boicotada pelos distritos dinamarqueses do continente, que produziu uma minoria para a venda das ilhas. Os Estados Unidos esperavam usá-los como bases navais. Desde 1917, as ilhas são conhecidas como Ilhas Virgens Americanas.

Ásia[editar | editar código-fonte]

Dinamarquês e outros assentamentos europeus na Índia.
Forte Dansborg em Tranquebar, construído por Ove Gjedde, c. 1658

A Dinamarca manteve uma dispersão de pequenas colônias e postos comerciais em todo o subcontinente indiano entre os séculos XVII e XIX, após o que a maioria foi vendida ou cedida à Grã-Bretanha, que se tornou a potência dominante no país. O aspecto econômico mais importante era o comércio de especiarias e o acesso à região do leste asiático, incluindo a era da China imperial, situada mais a leste.

Tranquebar (1620–1845)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tharangambadi

A colônia em Trankebar (nome moderno: Tharangambadi) foi mantida por mais de 200 anos, com algumas interrupções, até ser vendida aos britânicos em 1845.

Serampore (1755–1845)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Serampore

Em 1755 a Dinamarca adquiriu o Frederiksnagore (agora Serampore), e depois as cidades de Achne e Pirapur. Eles estão localizados a cerca de 25 quilômetros ao norte de Calcutá. Em 1818 Serampore College foi criada em Serampore, que ainda existe hoje. Essas cidades também foram vendidas para a Grã-Bretanha em 1845.

Ilhas Nicobar (1756-1848 / 1868)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ilhas Nicobar

Houve também tentativas de colonização das Ilhas Nicobar, chamadas em dinamarquêsFrederiksøerne}} ("Ilhas Frederik") ou Ny Danmark ("Nova Dinamarca") pelos dinamarqueses. entre 1754 e 1868.

Referências

  1. a b Olson, James Stuart; Shadle, Robert, eds. (1991). Historical Dictionary of European Imperialism. [S.l.]: Greenwood Publishing Group. Consultado em 4 de setembro de 2012 
  2. Sá, Carlos Augusto Trojaner de (20 de dezembro de 2019). «O Império Colonial Dinamarquês: Uma Análise Preliminar». Revista Historiador. Consultado em 10 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]