Paul Kagame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Kagame
Paul Kagame
Presidente de Ruanda
Período de governo 24 de março de 2000 - atualidade
Antecessor(a) Pasteur Bizimungu
Vida
Nascimento 27 de Outubro de 1957 (57 anos)
Ruhango, Ruanda
Dados pessoais
Primeira-dama Jeannette Nyiramongi
Partido Rwandan Patriotic Front
Profissão militar e político

Paul Kagame (23 de outubro de 1957) é o presidente de Ruanda. Nascido na cidade de Gitarama, na região central do país, Kagame imigrou com sua família para Uganda, refugiando-se de ataques sofridos pelos tutsis, sua etnia, perpetrados por hutus. Aos 22 anos de idade Kagame alistou-se no Exército de Resistência Nacional (NRA, na sigla em inglês), guerrilha armada em luta pela derrubada do presidente ugandense Milton Obote. Tendo obtido sucesso, Kagame fundou a Frente Patriótica Ruandesa (FPR) em 1986, ao lado de outros refugiados tutsis, com o objetivo de tomar o poder em Ruanda.

Com o atentado que matou o presidente ruandês hutu Juvénal Habyarimana em 1994 teve início uma guerra civil, conflito que opôs os hutus e os tutsis. Durante a crise decorrente do genocídio contra os tutsis, a FPR aproveitou-se para invadir o país, e encerrou o conflito suplantando as forças rivais. Formou-se um governo de coalizão, sob a presidência do hutu moderado Pasteur Bizimungu, tendo Paul Kagame como seu vice-presidente. Kagame era apontado como o homem-forte do país, que se envolveu nesse período na Primeira e na Segunda guerras do Congo, motivadas por tensões étnicas e acesso a recursos minerais lucrativos.

Paul Kagame e George W. Bush.

Em 2000, após desentendimentos, Bizimungu foi sacado, e Kagame assumiu o poder provisoriamente, referendado pelo Parlamento. Seu governo é acusado de impedir a liberdade de imprensa e de expressão. Kagame foi eleito em 2003 por sufrágio universal, sob suspeitas de fraude e cooptação de eleitores, para um mandato de sete anos, com possibilidade de reeleição uma vez.

Precedido por
Pasteur Bizimungu
Presidente de Ruanda
2000 - presente
Sucedido por
em exercício