The Amazing Spider-Man 2 (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Amazing Spider-Man 2
O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (PT)
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (BR)
Pôster promocional.
 Estados Unidos
2014 • cor • 141 min 
Direção Marc Webb
Produção Avi Arad
Matt Tolmach
Produção executiva E. Bennett Walsh
Stan Lee
Alex Kurtzman
Roberto Orci
Roteiro Alex Kurtzman
Roberto Orci
Jeff Pinkner
Baseado em Alex Kurtzman (história)
Roberto Orci (história)
Jeff Pinkner(história)
James Vanderbilt (história)
Stan Lee & Steve Ditko (personagens)
Elenco Andrew Garfield
Emma Stone
Jamie Foxx
Dane DeHaan
Embeth Davidtz
Colm Feore
Paul Giamatti
Sally Field
Gênero Ação
Aventura
Ficção científica
Idioma Inglês
Música Hans Zimmer
Cinematografia Dan Mindel
Edição Pietro Scalia
Elliot Graham
Estúdio Columbia Pictures
Marvel Entertainment
Distribuição Columbia Pictures
Sony Pictures Entertainment
Lançamento Brasil 1 de maio de 2014
Estados Unidos 2 de maio de 2014
Orçamento US$ 200 milhões
Receita US$ 708 294 944 (em agosto de 2014)[1]
Cronologia
Último
Último
The Amazing Spider-Man
(2012)
The Amazing Spider-Man 3
(2018)
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Amazing Spider-Man 2 (no Brasil, O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro; em Portugal, O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro) é um filme de ação estadunidense, com o personagem Homem-Aranha da Marvel Comics, dirigido por Marc Webb e distribuído pela Columbia Pictures. O longa foi anunciado em 2011, e é uma sequência de The Amazing Spider-Man. O estúdio contratou James Vanderbilt para escrever o roteiro e Alex Kurtzman e Roberto Orci para re-escrevê-lo. Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Paul Giamatti, Denis Leary, Colm Feore, Chris Cooper, Sally Field, Chris Zylka, Marton Csokas e Felicity Jones estrelam o filme.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O cientista Richard Parker (Campbell Scott) grava uma mensagem de vídeo para explicar o seu desaparecimento. Mais tarde, ele e sua esposa, Mary (Embeth Davidtz), estão a bordo de um jato particular invadido por um homem enviado para assassiná-los. Com a morte do piloto, o avião cai.

No presente, o filho de Richard, Peter Parker / Homem-Aranha (Andrew Garfield) , continua a lutar contra o crime como o Homem-Aranha. Ele persegue e prende Aleksei Sytsevich (Paul Giamatti) que tentou roubar um caminhão contendo frascos de plutônio. Durante a perseguição, o Homem-Aranha resgata Max Dillon (Jamie Foxx) , o empregado das indústrias OsCorp. Ao falar por telefone com Gwen Stacy (Emma Stone), Peter tem uma visão do pai dela, o capitão da polícia metropolitana George Stacy, lembrando-se da promessa de deixar Gwen. Depois disso, Peter se encontra com Gwen em sua cerimônia de formatura e termina o relacionamento.

O amigo de infância de Peter, Harry Osborn (Dane DeHaan), retorna para Manhattan para ver seu pai Norman (Chris Cooper), doente terminal e dono das empresas OsCorp. Norman explica que a doença é hereditária, e que Harry está na idade do aparecimento dos primeiros sintomas. Norman dá a Harry um pequeno dispositivo que ele afirma conter o trabalho de sua vida. No dia seguinte, Norman morre e Harry é nomeado o novo diretor da OsCorp. Ele humilha os funcionáros seniors e ordena saber dos projetos biogenéticos secretos de Norman para potências militares estrangeiras.

Pensando que eles se tornaram amigos, Max torna-se admirador do Homem-Aranha. Ao atender o chamado para manutenção elétrica em um laboratório da OsCorp, ele perde o equilíbrio e cai em um tanque com enguias elétricas geneticamente modificadas. Ao ser atacado, o transforma em um gerador elétrico vivo. Enquanto isso, Peter tenta manter uma amizade com Gwen, mas ela revela que poderá se mudar para a Inglaterra. Antes que eles possam discutir o assunto, Max vagueia na Times Square e acidentalmente provoca um apagão. Homem-Aranha tenta acalmá-lo, mas a polícia atira nele, fazendo-o perder a cabeça e atacar. Max é detido e é levado para o Instituto Ravencroft.

Harry usa o dispositivo do pai e deduz que o sangue do Homem-Aranha poderia ajudar a salvá-lo. Ele pede a Peter, que sabe que vende fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário, para ajudar a encontrar o herói. Peter se recusa, pois teme os efeitos que a transfusão teria. Os executivos da Oscorp escondem de Harry o acidente de Max, e tentam removê-lo do cargo de diretor. A assistente de Harry, Felícia (Felicity Jones), informa-o de um equipamento que pode ajudá-lo, então ele faz um acordo com Max (agora chamando a si mesmo de Electro) para levá-lo de volta para dentro do prédio OsCorp. Lá ele encontra uma armadura e outros equipamentos feitos por Norman, bem como o veneno das aranhas geneticamente alteradas, agora destruídas. Em vez de curá-lo, eles o transformam em uma criatura hedionda com aspecto de duende.

Peter usa informações deixadas por seu pai para localizar a mensagem de vídeo no laboratório secreto de uma estação de metrô abandonada. Richard explica que teve que sair porque ele se recusou a cooperar com os planos do desdobramento de armas biogenéticas de Norman Osborn. Peter, então, ouve uma mensagem de voz de Gwen, dizendo-lhe que a ela fora oferecida a bolsa de estudos na Inglaterra e está se dirigindo para o aeroporto mais cedo do que o esperado. Ele consegue pegá-la e declara seu amor por ela, e eles concordam em ir para a Inglaterra juntos. Electro causa outro apagão, e Peter vai para lutar contra ele. Gwen o segue, e eles matam Electro em uma explosão causada por sobrecarga no seu fornecimento de eletricidade. Depois disso, Harry transformado chega equipado com armaduras e armas de Norman; ao ver Gwen, Harry deduz a verdadeira identidade de Homem-Aranha e, jurando vingança por ter sido recusada a transfusão de sangue, a sequestra. Ele luta contra o Homem-Aranha no topo de uma torre do relógio, e, apesar de o Homem-Aranha subjugar Harry, ele é incapaz de salvar Gwen e ela morre.

Cinco meses depois, Peter desistiu de ser o Homem-Aranha e costuma visitar o túmulo de Gwen. Harry é curado de suas transformações e seu associado (o "homem na sombra" do primeiro filme) solta Sytsevich da prisão e equipa-o com uma armadura eletromecânica. Chamando a si mesmo de Rhino, o vilão sai destruindo tudo pelas ruas. Mas uma gravação do discurso de formatura de Gwen inspira Peter para voltar como Homem-Aranha e lutar contra ele.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Andrew Garfield e Jamie Foxx na Comic Con 2013

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Produtor Matt Tolmach afirmou que "haverá mais do que um [continuação] e no mínimo três" ou seja teremos 4 filmes do Espetacular Homem-Aranha.[2] A primeira sequência está prevista para ser lançada em 2 de maio de 2014.[3] Webb afirmou que a história do inicio se desdobra mais no segundo episódio.[4] Em junho de 2012 Webb disse que não sabia se ele iria voltar,[5] apesar de ter sido confirmado em 28 de setembro de 2012 que ele voltaria para dirigir a continuação.[6] Ele alegou que "queria criar um universo que não só possa antecipar enredos futuros".[7] Andrew Garfield também havia manifestado a esperança para reprisar seu papel,[8] e em setembro de 2012, foi confirmado que ele iria fazê-lo.[9] Emma Stone foi mais tarde confirmada para reprisar seu papel como Gwen Stacy, tendo assinado um contrato por duas sequências de Amazing Spider-Man.[10]

O ator J. K. Simmons disse também que gostaria de reprisar seu papel como J. Jonah Jameson da trilogia do anterior do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi.[11] Electro foi anunciado como o vilão,[12] com Jamie Foxx sendo oferecido ao papel,[13] Foxx confirmou mais tarde que ele vai interpretar o personagem e durante uma entrevista para a MTV, ele explica que o personagem vai sofrer um redesenho.[14] Em 3 de dezembro de 2012, Marc Webb revelou que Dane DeHaan foi escolhido para interpretar Harry Osborn.[15] Em 27 de fevereiro de 2013, Chris Cooper foi escalado como Norman Osborn.[16]

Mary Jane Watson[editar | editar código-fonte]

Em 10 de outubro de 2012, foi anunciado que foi oferecido o papel de Mary Jane Watson, á Shailene Woodley.[17] Foi confirmado que Mary Jane teria um pequeno papel no filme, quando em 14 de março de 2013, foi informado que Shailene Woodley concluiu as filmagens de suas cenas.[18] Em 19 de junho de 2013, foi anunciado que a Mary Jane foi cortada do filme. O diretor Marc Webb disse ao The Hollywood Reporter que o corte foi "uma decisão criativa para simplificar a história e se concentrar apenas em Peter e Gwen e seu relacionamento" e que todo mundo amou trabalhar com Woodley.[19] Em 21 de junho de 2013, especulavam pelos sites de notícias sobre cinemas que a atriz canadense Sarah Gadon substituirá Woodley no filme, algo que ainda não foi confirmado oficialmente pelos produtores.[20]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Em 4 de fevereiro de 2013, Marc Webb postou em sua conta no Twitter que a fotografia principal havia sido começada. Ele também confirmou que a sequência está sendo filmada em película de 35mm no formato anamórfico, em vez de sendo filmado digitalmente como o filme anterior da série foi.[21] A Sony revelou que esse seria o primeiro filme do Homem Aranha a ser filmado inteiramente em Nova York, e a maior produção de um filme na cidade de Nova York.

Sua decisão de quando e onde ele filmou causou polêmica em Williamsburg, Brooklyn devido a filmagem perto a páscoa judaica que eles acreditam que vai causar problemas com estacionamento.[22] Fotos do set indicam que a Universidade Estadual de Nova York Maritime College está sendo usado para representar o Instituto Ravencroft no filme.[23] Rochester foi usada para filmar uma cena de perseguição de carro, por causa das leis de velocidade em Nova York.[24]

Música[editar | editar código-fonte]

Foi anunciado que Hans Zimmer, compositor conhecido pelos seus trabalhos na trilha de O Rei Leão, na saga Piratas do Caribe estrelada por Johnny Depp, na trilogia de Batman do diretor Christopher Nolan, Homem de Aço e na franquia animada Madagascar, irá compor a música de The Amazing Spider Man 2, substituindo James Horner, o compositor do primeiro filme.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O Filme recebeu críticas mistas. O site Rotten Tomatoes deu ao filme uma média de 54% de aprovação baseado em 243 críticas, 131 positivas e 112 negativas. O consenso lê-se: "Embora o elenco seja excelente e os efeitos especiais são de alto nível, o mais recente capítulo da saga do Aracnídeo sofre de uma narrativa sem foco e uma abundância de personagens. No site Metacritic, o filme tem uma nota de 53 baseado em 49 críticas indicando "críticas mistas ou médias"

Tim Robey de The Daily Telegraph disse "A sequela da franquia do Homem-Aranha realizada por Marc Webb está sobrecarregada com vilões, mas a faísca entre Andrew Garfield e Emma Stone salva o dia". Leslie Felperin de The Hollywood Reporter disse "O herói homônimo acerta o visual super-heróico aqui, assim como Andrew Garfield no papel, especialmente quando é o alter ego do Homem-Aranha, Peter Parker descobre que há sempre alguma boa impressão em um contrato com isso em muitos benefícios. A trama fica-se entrelaçada em múltiplos vilões, mas no geral, esta sequela é emocionalmente mais pesada e mais satisfatória do que o seu antecessor. Richard Roeper deu ao filme um B +, afirmando que "Já vais a 20 minutos do filme e já está sobrelotada com muitas personagens e muitas histórias, mas há coisas boas o suficiente em The Amazing Spider-Man 2 para guardar o otimismo sobre o próximo capítulo da franquia.

Sequências e spinoffs[editar | editar código-fonte]

Em 17 de junho de 2013, a Sony anunciou duas sequências de The Amazing Spider-Man 2, com o terceiro filme programado para ser lançado em 10 de junho de 2016 e o quarto filme em 4 de maio de 2018.[25] Para expandir o universo do homem aranha, alguns spinoffs da franquia the amazing spider-man estão sendo planejados. Alex Kurtzman irá dirigir Venom, enquanto Drew Goddard dirigirá O Sexteto Sinistro.

Referências

  1. The Amazing Spider-Man 2 (2014) - Box Office Mojo (em inglês) Box Office Mojo. Página visitada em 04 de maio de 2014.
  2. Edward Douglas (2 de julho de 2012). Exclusive: Talking with the Producers of The Amazing Spider-Man SuperHeroHype.com. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  3. Kara Warner (24 de abril de 2012). 'Amazing Spider-Man' Sequel 'Holy Grail' For Writing Duo MTV. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  4. Josh Wigler (10 de abril de 2012). Untold 'Spider-Man' Origin Will Unfold Over 'A Few Movies,' Director Says MTV. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  5. Mike Ryan (26 de junho de 2012). Marc Webb, 'Amazing Spider-Man' Director, On The Specter Of Sam Raimi (em inglês). Página visitada em 21 de junho de 2013.
  6. Andrew Garfield & Marc Webb Return For 'Amazing Spider-Man 2' (em inglês) HuffPost Celebrity on Moviefone (28 de agosto de 2012). Página visitada em 21 de junho de 2013.
  7. Dave Trumbore (2 de julho de 2012). THE AMAZING SPIDER-MAN Director Marc Webb Talks Sequels and His Original Villain Creation: The Mime; Plus, Two New Posters (em inglês) Collider.com. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  8. Erin Carlson (27 de junho de 2012). Andrew Garfield Hopes to Star in 'Spider-Man' Sequel (em inglês) The Hollywood Reporter. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  9. Tatiana Siegel (28 de setembro de 2012). Andrew Garfield and Director Marc Webb to Return for 'Amazing Spider-Man' Sequel (em inglês) The Hollywood Reporter. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  10. Sandy Schaefer. ‘Amazing Spider-Man 2′ Mask Reveal; Dane DeHaan Bulking Up for Harry Osborn (em inglês) Screen Rant. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  11. Kofi Outlaw. ‘Amazing Spider-Man 2′: Should J.K. Simmons Return as J. Jonah Jameson? Screen Rant. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  12. Jeff Sneider (10 de outubro de 2012). Shailene Woodley in talks for 'Spider-Man 2' (em inglês) Variety. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  13. Jamie Foxx in early talks to play 'Spiderman 2' villain Variety. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  14. Josh Wigler (17 de dezembro de 2012). Exclusive: 'Spider-Man' Villain Jamie Foxx Reveals Major Origin Details MTV. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  15. Silas Lesnick (28 de janeiro de 2013). Paul Giamatti Up for Rhino Role in The Amazing Spider-Man 2 SuperHeroHype.com. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  16. Tatiana Siegel (27 de fevereiro de 2013). 'Amazing Spider-Man 2': Chris Cooper to Play Green Goblin The Hollywood Reporter. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  17. Shailene Woodley In Talks For Amazing Spider Man Sequel E! Online. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  18. 'Amazing Spider-Man 2': Shailene Woodley Finishes Shooting Sequel (em inglês) MTV (14 de março de 2013). Página visitada em 21 de junho de 2013. Cópia arquivada em 21 de junho de 2013.
  19. Borys Kit (19 de junho de 2013). Shailene Woodley Cut From 'Amazing Spider-Man 2' The Hollywood Reporter. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  20. Bruno Carmelo (21 de junho de 2013). Escolhida a nova Mary Jane de O Espetacular Homem-Aranha 2? AdoroCinema. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  21. Eric Eisenberg (4 de fevereiro de 2013). The Amazing Spider-Man 2 Has Started Production Cinema Blend. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  22. Meredith Hoffman (14 de março de 2013). Hasidic Leaders Fight 'Culturally Insensitive' Passover 'Spider-Man' Shoot DNAinfo New York. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  23. Seven WebHeads (20 de abril de 2013). New Set Pictures From THE AMAZING SPIDER-MAN 2 Reveal 'Ravencroft Institute' ComicBookMovie.com. Página visitada em 21 de junho de 2013.
  24. More Details on The Amazing Spider-Man 2 Filming and Sets SuperHeroHype (12 de março de 2013). Página visitada em 21 de junho de 2013.
  25. Lucas Salgado (17 de junho de 2013). Estúdio confirma e marca os lançamentos de O Espetacular Homem-Aranha 3 e 4 AdoroCinema. Página visitada em 21 de junho de 2013.