Universidade Estadual do Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Maranhão
UEMA
Lema Scientia ad Vitam
Fundação 25 de março de 1987
Tipo de instituição Pública estadual
Localização Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.
Reitor(a) Gustavo Pereira
Afiliações ABRUEM, RENEX
Página oficial www.uema.br

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é uma instituição estadual de ensino superior do estado do Maranhão.

Características

A autonomia científica consiste no exercício de competência privativa para estabelecer a sua política e os seus programas de ensino, pesquisa e extensão, criar, modificar, fundir ou extinguir cursos e currículos pleno, conferir graus, expedir diplomas e certificados, assim como outorgar bolsas, prêmios, títulos e outras dignidades universitárias.

A autonomia administrativa consiste no exercício de competência privativa para elaborar e reformular o seu Estatuto, normas a este complementares, baixar seus regimentos e manuais, dispor sobre o pessoal dos seus quadros, prover os cargos comissionados e as funções gratificadas, contratar obras e serviços de que necessitar, propor ao Chefe do Poder Executivo seus planos de cargos e salários e respectivas alterações, assim como escolher e indicar àquela autoridade nomes para o exercício dos cargos de Reitor e Vice-reitor.

A autonomia de gestão financeira e patrimonial consiste no exercício de competência para gerar e captar recursos, incorporar bens e recursos ao seu patrimônio, dispor dos mesmos, elaborar e administrar seus orçamentos e planos de trabalho, manter em suas contas os saldos anuais dos respectivos recursos, contabilizando-os, como Receita Patrimonial, para o exercício seguinte.

A autonomia disciplinar consiste na competência privativa para aplicar aos corpos docente, técnico- administrativo e discente as regras do seu Estatuto, do Estatuto dos Servidores Civis do Estado do Maranhão e do seu Regimento Interno; estabelecer normas de conduta pessoal, coletiva e de segurança a serem, obrigatoriamente, observadas em todos os campi da Universidade.

São objetivos da UEMA promover o ensino de graduação e pós-graduação, a extensão universitária e a pesquisa, promover a difusão do conhecimento, a produção de saber e de novas tecnologias interagindo com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento social, econômico e político do Maranhão.

História

A FESM foi criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972, para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. Constituída inicialmente por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e faculdade de Caxias, a FESM incorporou, em 1975, a Escola de de Medicina Veterinária e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.

A FESM foi transformada em Universidade Estadual do Maranhão através da Lei nº 4.400 de 30 de dezembro de 1981 e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 94.143 de 25 de março de 1987.

Reorganizada conforme Leis nº 5.921, de 15 de março de 1994 e 5.931, de 22 de abril de 1994, alterada pela Lei nº 6.663, de 4 de junho de 1996, é uma Autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, inscrita no Ministério da Fazenda sob o CGC nº 06.352.421/0001-68.

A UEMA é atualmente, vinculada à Gerência de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico - GECTEC e goza de autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial, de acordo com o que preceitua o art 272 da Constituição do Estado do Maranhão.

Campi

A instituição conta hoje com 22 campi e 25 centros. São eles:

  • Açailândia: Centro de Estudos Superiores de Açailândia - CESA;
  • Bacabal: Centro de Estudos Superiores de Bacabal - CESB;
  • Balsas: Centro de Estudos Superiores de Balsas - CESBA;
  • Barra do Corda: Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda - CESBAC;
  • Carolina: Centro de Estudos Superiores de Carolina - CESCA;
  • Caxias: Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC;
  • Codó: Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD;
  • Coelho Neto: Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto - CESCON;
  • Colinas: Centro de Estudos Superiores de Colinas - CESCO;
  • Coroatá: Centro de Estudos Superiores de Coroatá - CESCOR;
  • Grajaú: Centro de Estudos Superiores de Grajaú - CESGRA;
  • Imperatriz: Centro de Estudos Superiores de Imperatriz - CESI;
  • Itapecuru-Mirim: Centro de Estudos Superiores de Itapecuru-Mirim - CESITA;
  • Lago da Pedra: Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra - CESLAP;
  • Pedreiras: Centro de Estudos Superiores de Pedreiras - CESPE;
  • Pinheiro: Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI;
  • Presidente Dutra: Centro de Estudos Superiores de Presidente Dutra - CESPD;
  • Santa Inês: Centro de Estudos Superiores de Santa Inês - CESSIN;
  • São João dos Patos: Centro de Estudos Superiores de São João dos Patos - CESJOP;
  • São Luís: Centro de Ciências Agrária - CCA, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais - CECEN, Centro de Ciências Tecnológicas - CCT;
  • Timon: Centro de Estudos Superiores de Timon - CESTI;
  • Zé Doca: Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - CESZD.

Em 27 de agosto de 2015, durante a AGRITEC - Feira Agrotecnológica de São Bento, o governador Flávio Dino anunciou a implantação de um campus da UEMA naquele município, o que elevará o número de campi para 23 e de centros para 26.

Graduação

Ciências Agrárias e Biológicas



Ciências Exatas e Tecnológicas



Ciências Humanas



Ligações externas

[1]

Predefinição:UniversidadesEstaduaisMunicipaisBrasil Predefinição:UniversidadesPúblicasBrasil

  1. Governo do Maranhão (27 de agosto de 2015). «Flávio Dino e ministro do Desenvolvimento Agrário anunciam ações para a Baixada Maranhense». Site do Governo do Estado do Maranhão. Consultado em 5 de setembro de 2015