Araruama: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 33611894 de GRS73
Linha 43: Linha 43:
| data_pib_per_capita = [[IBGE]]/[[2008]]<ref name="IBGE_PIB"/>
| data_pib_per_capita = [[IBGE]]/[[2008]]<ref name="IBGE_PIB"/>
}}
}}
Em Ararama tem um correspondente caixa que não é confiável a ICAZA.


'''Araruama''' é um [[município]] do estado do [[Rio de Janeiro]], no [[Brasil]]. Localiza-se a 22º52'22" de [[latitude]] sul e 42º20'35" de [[longitude]] oeste, a uma altitude de quinze metros. Em 2010, sua população era 112.028 habitantes<ref name="IBGE_Pop_2010" />.
'''Araruama''' é um [[município]] do estado do [[Rio de Janeiro]], no [[Brasil]]. Localiza-se a 22º52'22" de [[latitude]] sul e 42º20'35" de [[longitude]] oeste, a uma altitude de quinze metros. Em 2010, sua população era 112.028 habitantes<ref name="IBGE_Pop_2010" />.

Revisão das 16h56min de 16 de janeiro de 2013

Araruama
  Município do Brasil  
Praia Seca, Araruama
Praia Seca, Araruama
Praia Seca, Araruama
Símbolos
Bandeira de Araruama
Bandeira
Brasão de armas de Araruama
Brasão de armas
Hino
Gentílico araruamense
Localização
Localização de Araruama no Rio de Janeiro
Localização de Araruama no Rio de Janeiro
Localização de Araruama no Rio de Janeiro
Araruama está localizado em: Brasil
Araruama
Localização de Araruama no Brasil
Mapa
Mapa de Araruama
Coordenadas 22° 52' 22" S 42° 20' 34" O
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema , Silva Jardim e Rio Bonito
Distância até a capital 108 km
História
Fundação 6 de fevereiro de 1859 (165 anos)
Administração
Prefeito(a) Miguel Alves Jeovani (PR)
Características geográficas
Área total [1] 633,795 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 112 028 hab.
Densidade 176,8 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 15 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,756 alto
 • Posição 49º
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 985 831,775 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 9 188,91

Em Ararama tem um correspondente caixa que não é confiável a ICAZA.

Araruama é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a 22º52'22" de latitude sul e 42º20'35" de longitude oeste, a uma altitude de quinze metros. Em 2010, sua população era 112.028 habitantes[2].

Estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.

Etimologia

"Araruama" é uma palavra de origem tupi. Seu significado, porém, é controverso. Alguns defendem que significa "abundância de conchas"[5]. Outros, que significa "arara promissora", através da junção dos termos a'rara ("arara")[6] e ûama ("futuro, promissor, que vai ser")[7].

História

O município de Araruama foi ocupado de forma intensa pelos índios Tupinambás, populações horticultoras e ceramistas de origem amazônica, que deixaram marcante presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Urnas funerárias, tigelas pintadas, além de uma grande variedade de formas cerâmicas utilitárias são exemplos do que pode ser encontrado nos diferentes sítios arqueológicos da região. As aldeias já pesquisadas, Morro Grande, em particular, com data de 2 200 anos, estão entre as mais antigas ocupações desse grupo Tupi em território nacional.

O local que atualmente corresponde ao município de Araruama integrava a capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, ainda no Brasil Colônia (1534), mas as primeiras notícias sobre a ocupação do território foram dadas em 1575 através da expedição do governador da capitania do Rio de Janeiro, Antônio Salema, que ia para Cabo Frio e que dizimou centenas de franceses e indígenas.

Os registros sobre o território de Araruama datam de 1615, em consequência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, a qual veio a promover o reconhecimento do Rio São João e da Lagoa de Araruama.

Em 1626, as terras de Araruama integravam as sesmarias doadas a Manuel Riscado que implantou uma serraria utilizando o pau-brasil e outras madeiras de lei.

Através do edital de 10 de janeiro de 1799, foi criada a freguesia de São Sebastião de Araruama, que pertenceu ao município de Cabo Frio até 1852, quando, por Lei Provincial nº 628, passou a integrar o município de Saquarema.

Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada à categoria de Vila de Araruama devido à extinção da Vila de Saquarema.

A elevação de Araruama à categoria de cidade verificou-se em 22 de janeiro de 1890 através de decreto do governador Francisco Portela.

O hino da cidade de Araruama foi incorporado à história da cidade em 1999 pelo compositor Pedro Paulo Pessoa Pinto.

Atualmente, a cidade é conhecida em todo o estado do Rio de janeiro pela sua vocação comercial e, principalmente, pela sua vocação turística. Os turistas são atraídos pelas praias, principalmente as oceânicas, banhadas pelas águas cristalinas do Atlântico. Também são atrativos as praças, parques, centros de gastronomia e centros de entretenimento.

Geografia

Hidrografia

Araruama possui diversas praias, tanto de laguna (banhadas pelas águas calmas e quentes da Laguna de Araruama), quanto oceânicas (banhadas pelas águas azuis e geladas do Oceano Atlântico). As principais são:

A Lagoa de Araruama é caracterizada pela sua alta taxa de salinidade (uma das maiores do mundo), e pelas suas águas quentes, ideais para o banho em qualquer época do ano. Nos últimos anos, a Laguna vem se recuperado de uma grande poluição, ocorrida devido ao avanço imobiliário e a falta de consciência ambiental de muitos moradores e turistas. Ultimamente, vê-se a laguna recuperando suas águas azuis e cristalinas, que antes eram o seu principal ícone. Também já é possível se banhar em suas águas novamente.

Subdivisão

Distritos

Araruama possui cinco distritos. Dentre eles, três são urbanos (Araruama, Praia Seca e Iguabinha) e dois são rurais (Morro Grande e São Vicente).

  • Araruama (Distrito-Sede): É caracterizado pela maior concentração de edifícios, instituições de saúde, instituições de estudo, igrejas e centros de entretenimento. Junto com o distrito sede de Cabo Frio é o principal centro de comércio da região dos Lagos.Também é conhecido por suas praias.
  • Morro Grande Segundo Distrito: É o distrito que se caracteriza pela produção rural.
  • São Vicente de Paula Terceiro Distrito: Um distrito em expansão, também é caracterizado pela produção de produtos rurais.
  • Praia Seca Quarto Distrito: O distrito se caracteriza pela sua grande vocação turística, Nele estão as principais praias do município e também a maior parte de casas de veraneio. Se caracteriza também pela produção de sal.
  • Iguabinha Quinto Distrito: É o distrito mais novo do município e ainda se encontra em formação. Também abriga algumas das praias do município.

Bairros

Praças e Parques

  • Praça da Bíblia
  • Praça Escola
  • Praça de Eventos
  • Praça Menino João Hélio
  • Parque de Exposições
  • Praça Antônio Raposo
  • Praça da Bandeira

Transporte

O município de Araruama sofre com um grave problema nos transportes públicos. Isso ocorre devido ao surgimento das "lotadas" (carros de passeio, vans, kombis e towners) que fazem o transporte IRREGULAR de passageiros, sem oferecer o mínimo de segurança, conforto e qualidade, sem acessibilidade e respeito às gratuidades. Com isso, a Viação Montes Brancos - empresa que opera as linhas municipais e intermunicipais - fica impedida de colocar mais ônibus e criar novas linhas, com o risco de operar de forma deficitária, gerando prejuízos à sua receita. Uma licitação vem sendo prometida há vários anos, e por vários governos. Porém, até hoje, nada foi feito. Mesmo assim, para uma cidade com as características de Araruama, o município possui um número razoável de linhas de ônibus, que atende de forma básica, a população.

Linhas de ônibus Municipais de Araruama

  • 201-Araruama x São Vicente - Via Banqueiros
  • 203-Centro x Itatiquara - Via Praça da Bandeira
  • 204-Araruama x Praia Seca
  • 205-Rodoviária x Morro Grande - Via Praça da Bandeira (Circular)
  • 206-Circular Centro - Via Xv. de Novembro
  • 207-Araruama x São Vicente - Via Morro Grande
  • 208-Centro x Ponte dos Leites - Via Praia do Hospício
  • 209-Centro x Fazendinha
  • 213-Araruama x Boa Vista
  • 216-Circular Rodoviária x Regamé
  • 218-Centro x Iguabinha
  • 235-Araruama x São Vicente - Via Norival Carvalho
  • 236-Araruama x São Vicente - Via Gigi
  • 238-Rodoviária x Morro Grande - Via Gigi (Circular)
  • 239-Rodoviária x Morro Grande - Via Bom Jardim (Circular)
  • 240-Rodoviária x Morro Grande - Via Paracatú (Circular)
  • 241-Circular Centro - Via Pontinha
  • 242-Circular Centro - Via Rio do Limão
  • 243-Centro x Ponte dos Leites - Via Praça da Bandeira
  • 245-Circular Rodoviária x Três Vendas - Via Condomínio Industrial
  • 246-Rodoviária x Morro Grande - Via UPA
  • 248-Rodoviária x Parati

Turismo

Uma das principais fontes de riqueza da cidade. É mais predominante no verão, onde pessoas de diversos estados do país (e até estrangeiros), visitam o município em busca de suas praias e eventos. Os meses em que o turismo mais se aquece são Dezembro (devido as celebraçãoes de Natal e Reveilon) e Janeiro.

Slogans

  • "Araruama: A Cancún Brasileira"
  • "Araruama: Onde o sol rompe o inverno"
  • "Araruama: Cidade qualidade de vida"

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. a b «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. http://www.ferias.tur.br/informacoes/6848/araruama-rj.html
  6. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.155
  7. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/tempo_nomina_em_tupi.htm

Ligações externas