Atlético Monte Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Azul
Nome Atlético Monte Azul
Alcunhas Azulão[1]
AMA[2]
Atlético
Torcedor(a)/Adepto(a) Guerrilha Azul
Mascote Azulão
Principal rival Barretos
Inter de Bebedouro
Olímpia
Fundação 28 de abril de 1920 (103 anos)
Estádio Otacília Patrício Arroyo
Capacidade 13.100 Pessoas
Presidente Marcelo Fávero Cardoso[3]
Treinador(a) Tuca Guimarães[4]
Patrocinador(a) Iquegami Supermercados[5]
FoxLux[5]
Physicus[5]
Material (d)esportivo Athleta
Competição Paulistão - Série A2
Website atleticomonteazul.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Atlético Monte Azul é um clube brasileiro de futebol da cidade de Monte Azul Paulista, interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 28 de abril de 1920, suas cores são azul e branca e seu uniforme principal é azul. Manda seus jogos em seu próprio estádio, que oficialmente recebe o nome de Otacília Patrício Arroyo.[6]

História[editar | editar código-fonte]

1920 - O time do Monte Azul.
Em pé: Abrão Daruj, Caetano, Orfêo Giannasi, Quim Botão, Francisco Sperli Ajoelhados: Teófilo Reiff, Amaro, Francisquinho sentados: Guanito, Henrique Zim, João Côco, Teotônio Osório Franco e Ranolpho Teixeira.

A cidade de Monte Azul Paulista passou a ter um clube de futebol de destaque em 28 de abril de 1920. O time foi fundado após uma reunião de alguns moradores da cidade. O clube de Monte Azul Paulista passou a ter sua primeira participação no Paulistão em 1950, alguns anos depois da sua profissionalização. Porém, o Monte Azul ficou apenas três edições na Segunda Divisão, passando por um recesso que durou oito anos. Entre participações sem muito brilho nas competições estaduais e longos períodos de licenciamento da Federação Paulista de Futebol, o clube só obteve uma boa sequência de participações a partir de 1990.

Nos anos de 1990, inicia sua jornada gradativa rumo ao ápice, em 2010, quando pela primeira vez disputa a elite do futebol paulista. Em 1994, conquistou o título de campeão da Série B1-B, a quinta divisão (atualmente extinta). Com um rebaixamento seguido de um recesso de um ano, o Monte Azul só voltou a vencer um título em 2004, da Segunda Divisão da Série B1.[7] Com isso, no ano seguinte, o clube passou a disputar a Série A3 do Campeonato Paulista.[8]

No dia 20 de maio de 2007, após vitória por 2 a 0, em Monte Azul, contra o São Bernardo, encerrou a segunda fase da Série A3 em primeiro lugar pelo grupo 3 com 11 pontos ganhos e disputou a final, perdendo o título para o arqui-rival Olímpia, da cidade de igual nome.

No Campeonato Paulista da Série A2 de 2009, o Monte Azul obteve a melhor campanha da sua história na competição, sendo o campeão da divisão de acesso e garantindo vaga na Primeira Divisão do Campeonato Paulista em 2010.[9] Uma banda da cidade, chamada Sygnus, criou em 2009 uma versão pop rock do tradicional hino do clube, que pode ser vista no site youtube. [10] Foi uma homenagem ao Azulão pela então conquista do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2009.

Em sua primeira participação na elite, o Azulão abriu a competição em uma abertura realizada no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto com nada mais, nada menos que o Corinthians. Fez uma campanha de altos-e-baixos e acabou sendo rebaixado para a Série A2 de 2011, onde permaneceu até 2016.[11]

Em 2019, exatamente 10 anos após seu acesso para a elite do futebol paulista, o Monte Azul conquista o acesso da Série A3 para A2. Após um empate em 0 a 0 contra o Desportivo Brasil, o AMA vence por 2 a 1 o jogo de volta e conquista o acesso. Em uma campanha comandada por Régis Angeli, o time chegou a final do campeonato, mas acabou ficando com o vice-campeonato da Série A3.[12][13] Em 2024, o time foi rebaixado para a Série A3 do Campeonato Paulista.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paulista - Série A2 1 2009
Campeonato Paulista - Série A4 2 1994 e 2004
TOTAL
Competição Títulos Temporadas
Títulos oficiais 3 3 Estaduais

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]