Saltar para o conteúdo

Enel Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mudança da sede pra a cidade de São Paulo. [Marginal Pinheiros]
m O CNPJ 07.523.555/0001-67 é o da matriz e é registrado em Niterói, RJ. Então, estou corrigindo a informação que dizia que a sede era em São Paulo.
Linha 5: Linha 5:
|imagem = Enel Group logo.svg
|imagem = Enel Group logo.svg
|fundação = {{Dtlink|||2005|idade}}
|fundação = {{Dtlink|||2005|idade}}
|sede = [[São Paulo]], [[São Paulo (estado)|SP]], [[Brasil]]
|sede = [[Niterói]], [[Rio de Janeiro (estado)|RJ]], [[Brasil]]
|área servida =
|área servida =
|proprietário = [[Enel]]
|proprietário = [[Enel]]

Revisão das 08h35min de 16 de novembro de 2021

Enel Brasil
Enel Brasil
Razão social Enel Brasil S.A.
Empresa de capital fechado
Atividade Energia
Gênero Subsidiária
Fundação 2005 (19 anos)
Sede Niterói, RJ, Brasil
Proprietário(s) Enel
Presidente Nicola Cotugno
Produtos Energia elétrica
Subsidiárias Enel Distribuição Ceará
Enel Distribuição Goiás
Enel Distribuição Rio
Enel Distribuição São Paulo
Enel Green Power
Enel Geração Fortaleza
Enel Cachoeira Dourada
Enel Cien
Enel X
Antecessora(s) Endesa Brasil (2005-2015)
Website oficial www.enel.com.br

A Enel Brasil é uma empresa brasileira do ramo de energia elétrica controlada pelo grupo italiano Enel. A Enel Brasil S.A. centraliza as participações societárias do Grupo Enel no país.

História

A Enel Brasil foi constituída em 2005 com o objeto de centralizar as participações societárias do grupo Enel no país e criar, por meio de uma holding de empresas, uma plataforma sólida de gestão dos ativos que preparasse a companhia para futuras expansões.

Em 2007, a Enel SpA, controladora indireta da Enel Brasil, iniciou a consolidação de sua participação sobre a holding brasileira. Por meio de uma oferta pública no exterior, a Enel SpA adquiriu a totalidade das ações de emissão da espanhola Endesa – na época acionista controladora indireta da Enel Brasil. Em 2009, o controle da Enel SpA sobre a Enel Brasil foi ampliado, com a aquisição de 92,06% do capital social e votante da Endesa. Finalmente, em 2014, a Enel SpA adquiriu – por meio de uma operação de compra e venda de ações – a participação da Endesa em sociedades na América Latina, o que incluiu a Enel Brasil. Desde então, a empresa espanhola foi excluída da estrutura acionária no país.

Apesar da holding Enel Brasil ter nascido em 2005, a trajetória do grupo Enel no país começou quase uma década antes, em 1996, com a aquisição da distribuidora de energia elétrica Ampla em leilão de privatização. Novas aquisições foram realizadas ao longo dos anos, garantindo a ampliação e diversificação do portfólio.

Atualmente, a Enel Brasil é o maior empresa de energia do país, chegando a mais de 17 milhões de unidades consumidoras e atingindo 20% de participação no mercado.

Subsidiárias da Enel Brasil

A Enel Brasil possui participações majoritárias em quatro distribuidoras de energia, duas geradoras, uma transmissora e uma empresa de serviços. Juntas, as empresas representam aproximadamente 1% de toda a capacidade de geração de energia nacional e cerca de 8% do total de consumidores de energia do país.

Distribuição

É a maior distribuidora do país em número de clientes atendendo a 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, um dos principais centros econômico-financeiros do Brasil e do mundo. Em junho de 2018, a empresa anteriormente conhecida como Eletropaulo, foi adquirida pelo grupo Enel e desde o dia 4 de dezembro de 2018 passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.

Fundada como CERJ e posteriormente renomeada como Ampla, a Enel Distribuição Rio atende 3,1 milhões de clientes no Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a Enel Rio presta serviço a uma população de 7,8 milhões de pessoas, distribuídas em 66 cidades.

A ex-estatal Coelce hoje faz parte da Enel Brasil. A Enel Ceará distribui energia para 3,9 milhões de clientes em todos os 184 municípios do Ceará, sendo uma das maiores empresas de distribuição de energia do nordeste brasileiro.

Em 2016, a Enel Brasil adquiriu a CELG em leilão na B3.[1] Atendendo 2,8 milhões de clientes e distribuindo energia para 237 municípios no estado de Goiás.

Ranking das distribuidoras

De acordo com o Ranking da Continuidade dos Serviço das distribuidoras elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, as subsidiárias da Enel (exceto a de São Paulo) estão nas últimas colocações entre as várias distribuidoras de eletricidade no Brasil:[2]:

Ano Subsidiária Indicador
de Desempenho
Global de
Continuidade (DGC)
Posição no
ranking (nº)
2017 [3] Enel Distribuição Ceará 0,70
Enel Distribuição Rio 1,44 31º
2018 [4] Enel Distribuição Ceará 0,73
Enel Distribuição São Paulo 0,89 25º
Enel Distribuição Rio 1,18 28º
Enel Distribuição Goiás 1,65 30º
2019 [5] Enel Distribuição São Paulo 0,80 15º
Enel Distribuição Ceará 1,09 26º
Enel Distribuição Rio 1,21 27º
Enel Distribuição Goiás 1,40 28º


Transmissão

  • Enel Cien

Totalmente controlada pela Enel, a Enel Cien (Companhia de Interconexão Energética) é responsável pela interligação, conversão e transmissão de energia do Brasil (que opera em frequência de 60 hertz) para a Argentina (frequência de 50 hertz), e vice-versa, possibilitando a integração energética no Mercosul. A empresa é conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). É formada pelas estações de interconexão energética Garabi I e II, ambas no município de Garruchos (RS), e por quatro linhas de transmissão que somam cerca de 974 quilômetros.

Geração

A EGPB é uma empresa geração de energia renovável, gerando energia através de fontes como a solar e eólica do país. A EGPB conta com capacidade instalada total de 2.394 MW, dos quais 752,4 MW são de energia eólica, 369,6 MW de energia solar fotovoltaica e 1.272 MW de energia hídrica.

  • Enel Geração Fortaleza

A Enel Geração Fortaleza integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado a 50 quilômetros da capital Fortaleza. Construída numa área de 70 mil metros quadrados, é uma usina que gera energia em um ciclo combinado de gás e vapor, com capacidade instalada de 326,6 MW, e conta com uma linha de transmissão de 1,2 quilômetro em alta-tensão (230kV).  

Serviços

  • Enel X

A Enel X é uma empresa que oferece produtos e serviços personalizados nas áreas de infraestrutura elétrica, geração distribuída com energia solar, eficiência energética, automação e armazenamento de energia, além de serviços de comercialização e cobrança em contas de luz. Tem como objetivos impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício dos seus clientes.

Referências

  1. «Italiana Enel compra Celg por R$ 2,2 bi em 1ª privatização sob Temer - 30/11/2016 - Mercado». Folha de S.Paulo. Consultado em 20 de maio de 2019 
  2. «Ranking da Continuidade». Agência Nacional de Energia Elétrica. 28 de janeiro de 2016. Consultado em 18 de junho de 2020 
  3. «Ranking da Continuidade do Serviço 2017». Agência Nacional de Energia Elétrica. 2018. Consultado em 18 de junho de 2020 
  4. «Ranking da Continuidade do Serviço 2018». Agência Nacional de Energia Elétrica. 2019. Consultado em 18 de junho de 2020 
  5. «Ranking da Continuidade do Serviço 2019». Agência Nacional de Energia Elétrica. 2020. Consultado em 18 de junho de 2020 

Ligações externas