Grupo CEEE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grupo CEEE
Razão social Companhia Estadual de Energia Elétrica
Empresa de capital fechado
Indústria Potência elétrica
Gênero Empresa pública
Fundação 01 de dezembro de 2006 (11 anos)
Sede Porto Alegre,  Rio Grande do Sul,  Brasil
Área(s) servida(s) RS
Locais Porto Alegre e outras cidades gaúchas
Proprietário(s) Governo do Rio Grande do Sul
Presidente Paulo de Tarso Pinheiro Machado
Empregados 1.526[1]
Faturamento Baixa R$ 191,34 milhões (2012)[2]
Significado da sigla Companhia Estadual de Energia Elétrica
Antecessora(s) Companhia Estadual de Energia Elétrica (1943-2002)
Website oficial www.ceee.com.br/grupo/

O Grupo CEEE é constituído por empresas oriundas do processo de reestruturação societária da Companhia Estadual de Energia Elétrica, ocorrido em atendimento à Lei Federal 10.848/04 e acumula a experiência de mais de 60 anos no setor elétrico, atuando nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica destinados ao suprimento do Rio Grande do Sul.

O Grupo CEEE passou a operar em dezembro de 2006 e é formado pela empresa holding denominada Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações - CEEE Par e suas duas controladas: a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - CEEE-GT e a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica - CEEE-D, permanecendo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o controle acionário e o poder de gestão de todas as empresas oriundas do processo de reestruturação.

O grupo posiciona-se atualmente como o sexto maior dentre as empresa do Rio Grande do Sul, o 17ª da Região Sul e o 117ª do Brasil, conforme ranking da Fundação Getúlio Vargas. No Estado, possui a oitava maior receita bruta e o décimo maior ativo da Região Sul.

Produz 75% da energia hidrelétrica gerada no RS, possui 5.781 km em linhas de transmissão de energia no Estado e distribui energia elétrica para um terço do mercado gaúcho através de 47.000 km de redes urbanas e rurais, localizadas em 72 municípios, fornecendo eletricidade à cerca de 3,5 milhões de pessoas. Atua, também, em programas de combate ao desperdício de energia e eletrificação rural, além de diversos projetos sociais, culturais e ambientais, destacando-se no panorama nacional e latino-americano pelo elevado índice de satisfação manifestado por seus clientes e consumidores.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.