Indústria Aeronáutica Neiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Indústria Aeronáutica Neiva Ltda é uma empresa fabricante de aeronaves e componentes para aeronaves. Está localizada próxima ao Aeroporto Tancredo de Almeida Neves, na cidade de Botucatu, interior do Estado de São Paulo. Atualmente, é uma subsidiária da Embraer, com a qual firmou importantes contratos para fabricação de peças e partes de aeronaves comerciais de grande porte criadas, desenvolvidas e fabricadas pela Embraer, entre elas os modelos de jatos da família ERJ-145, jato regional para transporte de passageiros.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada por José Carlos Neiva, fabricou inicialmente planadores, além de inúmeros aviões de treinamento Paulistinha, ainda presente em aeroclubes brasileiros. A partir de 1974, com um acordo com a Piper, começou a produzir aviões sob licença, mudando seus nomes.

A Neiva é uma subsidiária da Embraer desde a década de 1980.

A partir de 1999, a fabricação do turboélice regional para transporte de passageiros EMB-120 Brasília foi transferida para a Neiva.

No início da década de 2000, a Neiva possuía aproximadamente 1.000 empregados diretos, a maioria com especialização e muitos deles treinados pela própria empresa.

Na década de 2000, entre seus principais altos executivos estavam os senhores Paulo Urbanavicius, diretor da empresa, e Luíz Fabiano Zaccarelli, gerente comercial.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A Neiva possui atualmente a Certificação SAE AS 9100 da American Bureau of Shipping, considerado um reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela empresa.

A subsidiária da Embraer domina importantes tecnologias de alta precisão como, por exemplo, processos e métodos que envolvem a solda em titânio (metal leve e muito resistente) e outras ligas resistentes, soldagem a ponto em alumínio, têmpera de alumínio por um processo térmico chamado solubilização, a anodização ou oxidação controlada de superfícies, entre outras.

Atualmente, a aeronave agrícola EMB-202 Ipanema é um dos principais produtos da Indústria Aeronáutica Neiva, que em 2005 conseguiu a certificação da sua versão movida a álcool combustível, considerada a primeira aeronave do mundo movida 100% com álcool combustível.


Aeronaves[editar | editar código-fonte]

Lista com aviões já fabricados, em fabricação ou em desenvolvimento pela Indústria Aeronáutica Neiva.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.