Saltar para o conteúdo

Marechal Hermes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 186.239.238.163 para a última versão por Vitor Mazuco (usando Huggle)
Linha 34: Linha 34:


== Estrutura e Qualidade de Vida==
== Estrutura e Qualidade de Vida==
Recanto de muitos intelectuais, o bairro é um dos mais movimentados da Zona Norte, principalmente em seus fins de semana, onde os restaurantes, pastelarias e barracas de lanches funcionam até o fim da madrugada, sendo assim chamado popularmente de "Lapa da Zona Norte" ou "Lapa de Madureira", fazendo referência o bairro da [[Lapa]]. O alto padrão de suas residências, outrora comparadas com as casas da [[Gávea]] e [[Urca]] faz o bairro ter uma valorização imobiliária que o torna um dos bairros mais caros da Zona Norte para se morar.Possui diversos estabelecimentos de ensino, que atraem moradores de outras localidades. O lazer é conhecido pelo [[Teatro Armando Gonzaga]] e suas programações, as feiras de rua, pastelarias e restaurantes. Havia um parque de diversões que estava no bairro desde seus princípios, chamado IV Centenário mas foi desativo e desmontado no ano de 2012. A infra-estrutura de saúde pública conta com o [[Hospital Carlos Chagas (Rio de Janeiro)|Hospital Carlos Chagas]], a [[Maternidade Alexander Fleming]] e uma Clínica da Família construída onde outrora ficava o parque de diversões IV Centenário. O bairro ainda conta com um polo da [[FAETEC]] (que engloba as Escolas Técnicas Visconde de Mauá e Oscar Tenório) e a 30ª Delegacia de Polícia.
É o 1º bairro a fazer parte da APAC [[ÁREA DE PROTEÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL ]]. Recanto de muitos intelectuais, o bairro é um dos mais movimentados da Zona Norte, principalmente em seus fins de semana, onde os restaurantes, pastelarias e barracas de lanches funcionam até o fim da madrugada, sendo assim chamado popularmente de "Lapa da Zona Norte" ou "Lapa de Madureira", fazendo referência o bairro da [[Lapa]]. O alto padrão de suas residências, outrora comparadas com as casas da [[Gávea]] e [[Urca]] faz o bairro ter uma valorização imobiliária que o torna um dos bairros mais caros da Zona Norte para se morar.Possui diversos estabelecimentos de ensino, que atraem moradores de outras localidades. O lazer é conhecido pelo [[Teatro Armando Gonzaga]] e suas programações, as feiras de rua, pastelarias e restaurantes. Jardim de Roberto Burle Marx e Pau Brasil presente dado por Frances Ferreira morador ilustre que se dedica promover e fortalecer a cultura do mesmo. Havia um parque de diversões que estava no bairro desde seus princípios, chamado IV Centenário mas foi desativo e desmontado no ano de 2012. A infra-estrutura de saúde pública conta com o [[Hospital Carlos Chagas (Rio de Janeiro)|Hospital Carlos Chagas]], a [[Maternidade Alexander Fleming]] e uma Clínica da Família construída onde outrora ficava o parque de diversões IV Centenário. O bairro ainda conta com um polo da [[FAETEC]] (que engloba as Escolas Técnicas Visconde de Mauá e Oscar Tenório) e a 30ª Delegacia de Polícia.


A ligação com o Centro da cidade se dá através dos trens urbanos da [[SuperVia]], que fazem o trajeto através do ramal parador no tempo de 36 minutos. Há também as linhas de ônibus 261 - Marechal Hermes/Praça XV (via Dom Helder Câmara), 2346 - Valqueire/Castelo (linha executiva) e 378 - Marechal Hermes/Castelo (via Avenida Brasil). Para as estações de Metrô, conta-se com as linhas 638 - Marechal Hermes/Praça Saens Pena, 781/782 - Marechal Hermes/Cascadura (via [[Coelho Neto]]), 773/669 para a Pavuna e 918 para [[Irajá]].
A ligação com o Centro da cidade se dá através dos trens urbanos da [[SuperVia]], que fazem o trajeto através do ramal parador no tempo de 36 minutos. Há também as linhas de ônibus 261 - Marechal Hermes/Praça XV (via Dom Helder Câmara), 2346 - Valqueire/Castelo (linha executiva) e 378 - Marechal Hermes/Castelo (via Avenida Brasil). Para as estações de Metrô, conta-se com as linhas 638 - Marechal Hermes/Praça Saens Pena, 781/782 - Marechal Hermes/Cascadura (via [[Coelho Neto]]), 773/669 para a Pavuna e 918 para [[Irajá]].

Revisão das 21h11min de 8 de junho de 2013

 Nota: Se procura pelo presidente do Brasil, veja Hermes da Fonseca.
Marechal Hermes
Bairro do Rio de Janeiro
Área 388,62 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
Imigração predominante Portugal Portuguesa
IDH 0,814[1](em 2000)
Habitantes 48.061 (em 2010)[2]
Domicílios 17.345 (em 2010)
Limites Campo dos Afonsos, Deodoro,
Guadalupe, Honório Gurgel,
Bento Ribeiro e Vila Valqueire[3]
Distrito Madureira
Subprefeitura Zona Norte
Região Administrativa XV R.A.(Madureira)
Mapa

Marechal Hermes é um bairro planejado de classe média e média alta, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, apesar da grande discussão que envolve a inclusão de Marechal Hermes na região administrativa de Jacarepaguá, devido à proximidade e qualidade de vida. Fundado em 1913, foi o primeiro bairro operário do Brasil. Estritamente residencial, com direito a ampla rede de serviços públicos como escolas, hospitais e teatro, nasceu como vila proletária, idealizada pelo então presidente da república e marechal Hermes da Fonseca. No ano 2000, seu IDHM era de 0,814, o 36º melhor da cidade, dentre 126 bairros avaliados.[4]

História

Vista do bairro carioca de Marechal Hermes.

O bairro começou a ser projetado e executado, em 1911, com traços da arquitetura modernista, e no dia 1º de maio de 1913, na presença do Presidente da República Hermes da Fonseca, foi inaugurado. Até hoje o bairro conserva suas características iniciais e um aglomerado de obras importantes.

Fundado em 1° de maio de 1913, o bairro de Marechal Hermes foi o primeiro bairro operário e terceiro bairro planejado do Brasil, atrás apenas de seu vizinho Vila Militar, dedicada ao exército, e sua consecutiva extenção de Campo dos Afonsos, destinada a aeronáutica. Estritamente residencial, com direito a ampla rede de serviços públicos como escolas, hospitais e teatro, nasceu como vila proletária, idealizada pelo então presidente da república e marechal Hermes da Fonseca, preocupado com a carência de moradias populares enfrentou a oposição do congresso e determinou sua construção, destinando para isso uma fortuna para a época de 11 mil contos, que teve no tenente Engenheiro Palmyro Serra Pulcheiro a responsabilidade do desenho e execução da planta. Sua construção previa ruas largas e arborizadas com 1350 edificações, com vários tipos de moradias, escolas profissionalizantes masculinas e femininas, repartições públicas, biblioteca, praças de esportes, hospitais e creches.

Com o término do governo de Hermes, em 1914, o projeto que sofrera grande oposição da sociedade e da imprensa, foi abandonado à própria sorte e dos 1350 imóveis previstos apenas 165 foram construídos surgindo assim, agregadas à vila, moradias simples, construídas pelo seu operariado que se tornou conhecida como "Portugal Pequeno", devido à forte presença de imigrantes portugueses.

Os primeiros moradores da vila, seriam os desabrigados do Morro do Castelo quando do seu desmonte, o que acabou não ocorrendo e a prioridade foi para os funcionários públicos e apadrinhados.

Em 1930, o presidente da república Getúlio Vargas retorna suas obras, depois de uma dura intervenção urbana e política no projeto original. O bairro cujos sobrados chegavam a ter até 90m², ganhou blocos de apartamentos e teve os nomes das ruas antes referentes a datas significativas do movimento operário, substituídas por nomes de militares.

Marechal Hermes foi um bairro planejado, desenhado para abrigar populações de operários que habitavam a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O bairro de Marechal Hermes desenvolveu-se em torno da estação de trem de mesmo nome. Marechal Hermes deve seu nome ao presidente do Brasil durante a construção do bairro, o Marechal Hermes da Fonseca.

Estrutura e Qualidade de Vida

É o 1º bairro a fazer parte da APAC ÁREA DE PROTEÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL . Recanto de muitos intelectuais, o bairro é um dos mais movimentados da Zona Norte, principalmente em seus fins de semana, onde os restaurantes, pastelarias e barracas de lanches funcionam até o fim da madrugada, sendo assim chamado popularmente de "Lapa da Zona Norte" ou "Lapa de Madureira", fazendo referência o bairro da Lapa. O alto padrão de suas residências, outrora comparadas com as casas da Gávea e Urca faz o bairro ter uma valorização imobiliária que o torna um dos bairros mais caros da Zona Norte para se morar.Possui diversos estabelecimentos de ensino, que atraem moradores de outras localidades. O lazer é conhecido pelo Teatro Armando Gonzaga e suas programações, as feiras de rua, pastelarias e restaurantes. Jardim de Roberto Burle Marx e Pau Brasil presente dado por Frances Ferreira morador ilustre que se dedica promover e fortalecer a cultura do mesmo. Havia um parque de diversões que estava no bairro desde seus princípios, chamado IV Centenário mas foi desativo e desmontado no ano de 2012. A infra-estrutura de saúde pública conta com o Hospital Carlos Chagas, a Maternidade Alexander Fleming e uma Clínica da Família construída onde outrora ficava o parque de diversões IV Centenário. O bairro ainda conta com um polo da FAETEC (que engloba as Escolas Técnicas Visconde de Mauá e Oscar Tenório) e a 30ª Delegacia de Polícia.

A ligação com o Centro da cidade se dá através dos trens urbanos da SuperVia, que fazem o trajeto através do ramal parador no tempo de 36 minutos. Há também as linhas de ônibus 261 - Marechal Hermes/Praça XV (via Dom Helder Câmara), 2346 - Valqueire/Castelo (linha executiva) e 378 - Marechal Hermes/Castelo (via Avenida Brasil). Para as estações de Metrô, conta-se com as linhas 638 - Marechal Hermes/Praça Saens Pena, 781/782 - Marechal Hermes/Cascadura (via Coelho Neto), 773/669 para a Pavuna e 918 para Irajá.

O Botafogo de Futebol e Regatas transferiu-se para Marechal Hermes em 1977. Hoje o clube mantém no bairro uma sede, com vistas à formação de novos jogadores, que é disputada judicialmente com o antigo detentor do espaço, o União de Marechal Hermes Futebol Clube.

Dados

Faz limite com os bairros Campo dos Afonsos, Guadalupe, Honório Gurgel, Bento Ribeiro, Deodoro e Vila Valqueire, os dois últimos fazem parte da zona oeste; [5] e faz parte da XV Região Administrativa do Rio (Madureira).

Os bairros integrantes dessa região administrativa são: Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Quintino Bocaiúva, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo.

Ligações externas

Referências