Sociedade Esportiva Palmeirinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palmeirinha
Palmeirinha.png
Nome Sociedade Esportiva Palmeirinha
Alcunhas Fúria Verde, Periquito
Mascote Periquito
Fundação 3 de abril de 1955 (60 anos)
Estádio Vila Famosa
Capacidade 5.558 lugares
Presidente Brasil Luis Bellini
Treinador Brasil Parma
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Website http://www.sepalmeirinha.com
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Sociedade Esportiva Palmeirinha é um clube brasileiro de futebol da cidade de Porto Ferreira, interior do estado de São Paulo.[1]

Fundado em 3 de abril de 1955, suas cores são verde e branca, com o seu estádio é o da "Vila Famosa" (sem batismo, e conhecido por este nome). Atualmente disputa a Série B (Quarta Divisão) do Campeonato Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

Em Porto Ferreira, o futebol começou a ter destaque junto a comunidade com as participações do Ferroviário e do Porto Ferreira Futebol Clube em competições regionais e pelo interior do estado. Porém, nenhuma das duas agremiações se tornou profissional.

No ano de 1955, o Palmeirinha é fundado, e recebe o nome em homenagem a Sociedade Esportiva Palmeiras, devido os fundadores do clube serem torcedores do clube palestrino. O escudo, as cores e o mascote se assemelham ao time paulistano.

O time somente se profissionalizou em 1967, disputando a Quarta Divisão (atual Série B) do Campeonato Paulista. Paralisou as atividades em 1970, retornando em 1980, na Terceira Divisão (atual A-3). Desde 1988 mantém frequencia nas disputas dos campeonatos profissionais. Em 1982, conquistou o título da Série Prata do Campeonato Paulista da Terceira Divisão. No ano seguinte, o clube sagrou-se campeão paulista da Terceira Divisão de juniores.

No ano de 1992, o clube registrou uma passagem interessante. Em amistoso de inauguração do sistema de refletores do seu estádio, o Palmeirinha venceu o Corinthians por 1 a 0.

Mascote[editar | editar código-fonte]

O clube, que nasceu de uma homenagem à Sociedade Esportiva Palmeiras, só poderia ter a mesma mascote que o Verdão. Desde sua fundação, o Palmeirinha manteve o mesmo nome, cores e símbolos do homenageado. O periquito, inclusive, era uma cópia fiel do utilizado pelo Palmeiras, desde a década de 1950, quando ainda tinha chapéu, cachimbo e um jeito faceiro, cheio de graça.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

O Palmeirinha inscreveu 27 jogadores de um total de 28 para a disputa da Segunda Divisão, mas conta com 24 atualmente, pois os zagueiros Caíque e Magrini e o atacante Felipe deixaram o clube. O jogador Jhonatan foi inscrito, mas não teve sua posição reconhecida.


Goleiros
Jogador
Brasil Guilherme Goiano
Brasil Ninão
Brasil Vitor Hugo
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Artur Z
Brasil Fubá Z
Brasil Gean Z
Brasil Júlio César Z
Brasil Antônio LD
Brasil Vitor LD
Brasil Henrique LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Hélder V
Brasil Romário V
Brasil Anderson M
Brasil Cleiton M
Brasil M
Brasil Léo M
Brasil Jeferson M
Brasil Juninho M
Atacantes
Jogador
Brasil Grajaú
Brasil Greison
Brasil Jean Adorno
Brasil Leandro
Brasil Nem
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Parma de Oliveira T

Títulos[editar | editar código-fonte]

Profissional[editar | editar código-fonte]

Conquistou o campeonato da 3ª Divisão de Profissionais - IV série - 1967, atual 4ª Divisão ou Campeonato Paulista de Futebol - Segunda Divisão, sendo seu presidente na época Antonio Geraldo Dentello.

Participou também dos campeonatos paulistas da Quarta Divisão ou atual Campeonato Paulista de Futebol - Segunda Divisão de: 1968 e 1969, 1988, 1989 e 1990, 2005, 2007, entre outros.[2]

Também participou dos campeonatos paulistas da Terceira Divisão ou atual Campeonato Paulista de Futebol - Série A3 de: 1980 a 1985, e 1991 e 1992.[3]

Categorias de Base[editar | editar código-fonte]

Foi campeão estadual, categoria juniores em 1983, com José Ramos Filho presidente, além de outras conquistas como demonstra a quantidade de taças e troféus em sua sede.

Escalação do time de juniores do Palmeirinha em 1983 , campeão de juniores de 1983: Eduardo-Corradini-Thiago-Zé Castro-Julinho-Danda-Carlinhos-Joãozinho-Roger-Mauricinho-Sapinho, venceu o time de Capivari na final por de 2 a 1.

  • Campeonato Paulista Sub-20 - Segunda Divisão de 2015

O time é um remanescente do elenco profissional, que terminou campeonato paulista da segunda divisão em oitavo lugar, sendo assim o treinador de futebol do clube, Parma de Oliveira, que tinha sido o técnico do profissional; separou alguns atletas que tinha idade sub-20, e montou o elenco, time com media de idade 16 a 18 anos, sendo limite máximo 20 anos. Parma de Oliveira conduz clube desde novembro de 2011, e está responsável pelo futebol do Palmeirinha nestes 4 (quatro) anos, o time que não conta conta com recursos, mas Parma de Oliveira um conhecedor do futebol, no qual acumula sozinho a função de preparador físico, treinador, administrador, etc..., natural de São Paulo Capital, vem fazendo ótimo trabalho a frente do Palmeirinha, e sem falar do ótimo profissional, no sub-20. O time variou entre primeiro e segundo lugar e classificou com três rodadas de antecedência no grupo com 5 equipes: Taboão da Serra 19 pts - SE Palmeirinha 15 - Desportivo Brasil 09 - Elo Esporte - Lemense, já na segunda fase equipe do Palmeirinha enfrentou a equipe do EC São Bernardo, primeiro jogo em são Bernardo terminou 1-1, já no segundo jogo o time do Palmeirinha venceu por 2-1.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.