Saltar para o conteúdo

Tatuí: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Victor R12 (discussão | contribs)
Desfeita a edição 36395768 de 189.69.228.47
Linha 58: Linha 58:


== História ==
== História ==

'''CIDADE FUNDADA POR LUÍS MORAES'''

É possível que no local houvesse uma importante concentração de índios [[tupiniquim|tupiniquins]], na confluência das bacias do [[Rio Sorocaba]] e Tatuhuvú (hoje Bairro do Barreiro). Nessa localidade, têm sido encontrados urnas funerárias pré-colombianas de índios tupiniquins.<ref name=historia/>
É possível que no local houvesse uma importante concentração de índios [[tupiniquim|tupiniquins]], na confluência das bacias do [[Rio Sorocaba]] e Tatuhuvú (hoje Bairro do Barreiro). Nessa localidade, têm sido encontrados urnas funerárias pré-colombianas de índios tupiniquins.<ref name=historia/>



Revisão das 17h37min de 23 de julho de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Tatuí (desambiguação).
Tatuí
  Município do Brasil  
Conservatório de Tatuí
Conservatório de Tatuí
Conservatório de Tatuí
Símbolos
Bandeira de Tatuí
Bandeira
Brasão de armas de Tatuí
Brasão de armas
Hino
Lema PER ARDVA SVRREXI
(traduzido do latim, significa: "Ergui-me entre Dificuldades")[1]
Gentílico tatuiano | tatuiense
Localização
Localização de Tatuí em São Paulo
Localização de Tatuí em São Paulo
Localização de Tatuí em São Paulo
Tatuí está localizado em: Brasil
Tatuí
Localização de Tatuí no Brasil
Mapa
Mapa de Tatuí
Coordenadas 23° 21' 21" S 47° 51' 25" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Norte: Cesário Lange e Cerquilho;
Sul: Itapetininga e Alambari;
Leste: Boituva, Iperó e Capela do Alto;
Oeste: Guareí e Quadra
Distância até a capital 131 km
História
Fundação 11 de agosto de 1826 (197 anos)
Administração
Prefeito(a) Manu (PMDB)
Características geográficas
Área total [2] 524,156 km²
População total (censo IBGE/2010[3]) 110 572 hab.
 • Posição SP: 68°
Densidade 211 hab./km²
Clima subtropical (Cfb)
Altitude 645 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,794 alto
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 1 738 948,158 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 16 153,57
Manacá-da-serra-anão em jardim em Tatuí

Tatuí é um município brasileiro do estado de São Paulo. Distante 131 km da capital, está a uma latitude de 23º21'20" sul e a uma longitude de 47º51'25" oeste, estando a uma altitude de 645 metros. Sua população estimada em 2010 era de 110 572 habitantes. Possui uma área de 525,44 km². É conhecido como "capital da música", graças ao Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, a maior escola de música da América Latina e mais tradicional do Brasil, mantido pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Topônimo

A palavra "Tatuí" é de origem tupi e significa "Rio do tatu", através da junção dos termos tatu ("tatu") e 'y ("água, rio")[6] Para chegar na sua forma atual, o vocábulo nasceu "Tatuhuvú", passou para "Tatuhú", "Tatuhibi", "Tatuhy" e, finalmente, "Tatuí".[7]

História

CIDADE FUNDADA POR LUÍS MORAES

É possível que no local houvesse uma importante concentração de índios tupiniquins, na confluência das bacias do Rio Sorocaba e Tatuhuvú (hoje Bairro do Barreiro). Nessa localidade, têm sido encontrados urnas funerárias pré-colombianas de índios tupiniquins.[7]

Os primeiros povoadores de origem europeia da região foram os bandeirantes. Os primeiros povoadores se localizavam no Bairro de São João do Benfica, onde construíram uma capela. Mais tarde, algumas pessoas mudaram-se para o sítio chamado de Tatuhuvu, atual localização da cidade.

Em 1680, Pascoal Moreira Cabral e seu irmão Jacinto Moreira Cabral acompanharam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro do Araçoiaba (hoje chamado de Morro do Ipanema), onde construíram uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora Del Pópolo.

Os irmãos Pascoal e Jacinto Moreira Cabral, responsáveis pelo início do vilarejo, acompanhavam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro de Araçoiaba, em busca de metais. Anos depois, os dois irmãos, junto com Manuel Fernandes e Martins Garcia Lumbria, autorizados por Carta Régia datada de 5 de fevereiro de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro de Ipanema onde hoje está sediada a cidade de Iperó e fundaram a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que obteve o título de paróquia. Com a fundação da Usina de Ferro de Ipanema, uma ordem régia proibiu o corte de madeira por pessoas estranhas à fábrica.[7]

Com ajuda de frades de São João do Benfica, que queriam ver a vila transposta para o território em que hoje se encontra a cidade, Tatuí teve sua demarcação realizada pela Câmara de Itapetininga e concluída em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada como de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí em 7 de maio de 1877.[7] No começo do século XIX, muitos lavradores dirigiram-se para as terras da antiga sesmaria dos frades do Convento de Itu, às margens do Rio Tietê.[7] Em 1823, a cidade passou por um surto de progresso, passando a contar com 12 800 prédios na zona urbana e várias indústrias.[7]

Tatuí foi fundada em 11 de agosto de 1826 pelo brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um importante defensor da Independência do Brasil.[7] Nesse dia, iniciou-se a divisão das terras doadas pelo brigadeiro Jordão para a criação da vila, que tinham o perímetro de 112,5 alqueires. Nos primeiros tempos, Tatuí não apresentava quase progresso, pois não possuía lavouras, vias de comunicação e comércio. Somente mais tarde, Antônio Rodrigues da Costa abriu uma estrada que ligava Tatuí à cidade de Porto Feliz, ajudando, assim, o desenvolvimento de Tatuí.

Logo, surgiu a Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1884 e chegando em Tatuí o primeiro trem no mesmo ano.[7] No dia 11 de julho de 1888, inaugurou-se a Estrada de Ferro Sorocabana, com estação em Tatuí. No dia 28 de janeiro de 1890, foi nomeada a Primeira Intendência, composta de Antônio Moreira da Silva, Nicola Magaldi, Frencisco Carlos Baillot e José Pinto Moreira Drumond.[7]

O primeiro grupo escolar da cidade, o João Florêncio, foi fundado em 1895. Nesse ano, também foi fundada a Santa Casa de Misericórdia. A energia elétrica chegou à cidade em 1909.

O Mercado Municipal da cidade foi inaugurado em 1914. O primeiro jornal da cidade foi "O Progresso de Tatuí", publicado a partir de 15 de julho de 1934.

Atualmente, Tatuí, além das atividades agrícolas e industriais, vem se destacando no campo educacional e empresarial atraindo novas indústrias multinacionais para o município e principalmente no setor referente à música, recebendo é considerada "A Capital da Música" e também "Capital dos doces caseiros".

Curiosidades

Emílio Ribas, renomado cientista, residiu em Tatuí, onde, além de clinicar, era médico da Fábrica São Martinho. O local onde hoje está o Lar Donato Flores era sua chácara. Ele doou a área para a construção de uma beneficência para os portadores do Mal de Hansem.

  • Gualter Nunes, médico carioca, viveu e faleceu em Tatuí. Foi médico amigo da pobreza, bastante popular, e presidente do Rotary Club, A. A. XI de Agosto, além de vereador e apreciador de teatro, música clássica, literatura, todo tipo de esporte automóveis e motos.
  • A composição "As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz", canto coral, de Nacif Farah, foi premiada e tocada na Rádio do Vaticano em Roma.
  • A Rua Prudente de Morais (antiga Rua Direita) recebeu esta denominação no dia 10 de dezembro de 1902, em virtude da morte de Prudente de Morais.
  • O primeiro cemitério de Tatuí ficava atrás da Igreja da Matriz e era chamado cemitério do Santíssimo. O último a ser enterrado ali foi Antonio Molitor. Hoje, o local abriga a casa S. Pio X. O segundo cemitério foi na Praça Martinho Guedes. O atual cemitério, "Cristo Rei", foi benzido em 23 de junho de 1869.
  • O Cine Santa Helena foi inaugurado no dia 3 de março de 1955. O primeiro filme exibido foi "Quo Vadis". O cinema tinha capacidade para 680 lugares. Pertencia à Empresa Alberto Stape, gerenciada pelo filho Milton Stape.
  • O Cine São José foi inaugurado dia 11 de janeiro de 1926. Eram proprietários: Euclides Barros e Celestino Boavão e Cia.. Depois foi adquirido pela empresa de Alberto Stape.
  • Tatuí teve dois mercados municipais. O primeiro foi construído e inaugurado no dia 24 de dezembro de 1879. Foi seu construtor o mestre de obras sorocabano Antônio Joaquim Dias, conhecido por "Bugre". A localização deste era na rua 11 de Agosto, esquina com a Lúcio Seabra. O segundo mercado é o atual, construído em 1914.
  • O segundo Grupo Escolar (grupinho) foi criado por lei do dia 17 de março de 1932. Seu prédio ficava na esquina das ruas 15 de novembro com treze de maio, onde está a atual residência de Mário Longhi. Depois passou a se chamar Grupo Escolar Professor Eugênio Santos.
  • O primeiro futebolista brasileiro a marcar gol no exterior foi o “Nana”, Juvenal de Campos Filho, nascido em Tatuí. Foi no jogo contra a Argentina no dia 10 de agosto de 1913. Resultado: 1 a 0.
  • O primeiro teatro construído em 1871 foi o teatro São João, na praça Manuel Guedes. Em 1893 transformou–se num quartel para abrigar as tropas em trânsito para o sul na revolta de Itararé.
  • É a cidade natal da atriz Vera Holtz, do grande músico e arranjador do Grupo Azimuth, José Roberto Bertrami, falecido em 2012, do cabeleireiro Josue Alves Barreto e do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello.

Hidrografia

Referências

  1. [1]
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. [2]
  7. a b c d e f g h i Prefeitura. «Nossa história». Consultado em 1º de abril de 2011 

Judô

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tatuí

Predefinição:Mesorregião de Itapetininga

Predefinição:Centros de zona do Brasil