TELEBRASÍLIA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Telebrasília)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

TELEBRASÍLIA - Telecomunicações de Brasília, era o nome da empresa operadora de telefonia do grupo Telebrás em Brasília e no Distrito Federal antes da privatização. Sucedeu a antiga Companhia de Telefones de Brasília - COTELB, criada como autarquia quando da criação da nova capital.

Sua área de atuação, contudo, expandia-se por toda a área denominada Entorno do Distrito Federal, no estado de Goiás, bem como pelo nordeste deste estado (região da Chapada dos Veadeiros, pelo sudeste do atual estado de Tocantins, pelo noroeste de Minas Gerais (região dos municípios de Paracatu e Unaí), e a localidade de Rosário, no extremo-oeste da Bahia, totalmente sob o código de área 061. As áreas em MG e BA foram transferidas para as empresas do sistema Telebrás nos respectivos estados antes da privatização, enquanto que as demais ainda hoje formam parte da filial Brasília da Brasil Telecom hoje Oi, embora apenas a parte do DF e do Entorno mantenha o prefixo 61.

Foi absorvida pela Brasil Telecom, atualmente Oi. No início de sua operação, em 1960, denominava-se Companhia Telefônica de Brasília - Cotelb. E a TELEBRASÍLIA CELULAR foi vendida à TCO que depois foi vendida à Vivo

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.