Usuário:Zac Salvatore/Testes/6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Oops!... I Did It Again"
Zac Salvatore/Testes/6
Single de Britney Spears
do álbum Oops!... I Did It Again
Lado B "Deep In My Heart"
Lançamento 11 de abril de 2000 (2000-04-11)
Formato(s) CD single  · cassete  · vinil
Gravação Novembro de 1999
Estúdio(s) Cheiron Studios
(Estocolmo, Suécia)
Gênero(s) Dance-pop  · teen pop
Duração 3:32
Gravadora(s) Jive
Composição Max Martin  · Rami
Produção Martin  · Rami
Cronologia de singles de Britney Spears
"Lucky"
(2000)
Vídeo musical
"Oops!... I Did It Again" no YouTube

"Oops!... I Did It Again" é uma canção da artista musical estadunidense Britney Spears, contida em seu segundo álbum de estúdio, com o mesmo nome (2000). Após o enorme sucesso comercial de seu disco de estreia ...Baby One More Time (1999) e a conclusão de sua turnê de mesmo título, a cantora começou a gravar material para seu próximo projeto discográfico, entre setembro de 1999 a abril de 2000. Pressionada a duplicar o sucesso de ...Baby One More Time, ela colaborou com uma ampla gama de produtores musicais incluindo Max Martin, Rami Yacoub. A faixa foi escrita e produzida por ambos e gravada em 1999 nos estúdios Cheiron Studios em Estocolmo, Suécia.

Foi enviada para estações de rádio estadunidenses contemporary em 11 de abril de 2000, servindo como o primeiro single do projeto. Mais tarde, foi comercializada nos formatos CD single, fita cassete e disco de vinil através da Jive Records. Musicalmente, "Oops!... I Did It Again" é uma canção derivada do teen pop e o dance-pop. A sua instrumentação é composta através dos vocais, juntando ainda baixo elétrico, guitarra, teclado e vocais de apoio que foram fornecidos por Martin e Nana Hedin. Liricamente, trata de uma garota que pensa que o amor é um jogo e brinca com as emoções de seu amante, que inclui um diálogo próximo ao final. Sua ponte apresenta diálogos falados que fazem referência ao filme Titanic (1997).

Após seu lançamento, "Oops!... I Did It Again" recebeu reações em sua maioria positivas dos críticos musicais, a qual notou muitas semelhanças entre este e o single de estreia da cantora, "... Baby One More Tim" (1999). Consequentemente, foi indicado na 42.ª edição dos Grammy Awards na categorias de Melhor Performance Feminina Pop e foi posicionado na 52ª colocação da lista das 100 melhores canções da década de 2000, publicada em 2009 pela Rolling Stone. Comercialmente, foi um grande sucesso, culminando tabelas musicais de treze países, incluindo muitos mercados importantes, como Austrália, Canadá, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Suíça e classificou-se entre as dez melhores posições em todas as tabelas em que apareceu. Sua posição mais baixa nas paradas foi nos Estados Unidos, onde a canção alcançou a nona como melhor posição na Billboard Hot 100.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Nigel Dick e e estreou em 10 de abril de 2000 através do extinto programa televisivo Total Request Live. As cenas mostram Spears dançando e cantando em Marte, onde um astronauta se apaixona por ela. No vídeo, ela usa uma roupa justa e vermelha de látex, o que foi considerado uma transformação para sua imagem na época. O audiovisual recebeu três indicações aos MTV Video Music Awards de 2000, mas não venceu nenhuma. Para promover a música, a artista apresentou-o em muitos programas de televisão e premiações importantes, incluindo Saturday Night Live, Today, Top of the Pops e nos MTV Video Music Awards, bem como em três turnês durante sua carreira, mais recentemente em seu show de residência em Las Vegas, Britney: Piece of Me. A faixa também foi regravada por artistas como Gloria Groove, Ariana Grande e Nicole Scherzinger. Além disso, a obra foi utilizada em diversas séries televisivas, como A.N.T. Farm, Glee e Orange Is the New Black'.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A canção foi lançada como o primeiro single de Oops! em 27 de março de 2000, para airplay nas rádios.[1] Mais tarde em 2001, "Oops!...I Did It Again" recebeu uma indicação no 43º Grammy Awards na categoria Melhor Performance Pop Vocal Feminina,[2] mas perdeu para a canção de Macy Gray, "I Try" (2000).[3] A canção também foi indicada na categoria "Canção Favorita" no Kids' Choice Awards de 2001.[4]

Composição[editar | editar código-fonte]

"Oops!...I Did It Again" foi escrita e produzida por Max Martin e Rami Yacoub. Spears gravou seus vocais para a canção em novembro de 1999 na Cheiron Studios, localizado em Estocolmo, Suécia. Enquanto os vocais de apoio foram fornecidos por Nana Hedin e Martin, enquanto este último também mixou-a no mesmo local.[5] Com uma duração de três minutos e trinta e dois segundos, "Oops!...I Did It Again" é uma canção, musicalmente, derivada do teen pop e dance-pop.[6][7] Uma crítica da revista Billboard notou semelhança entre a sua sonoridade e com a de "...Baby One More Time", além de notar que a batida soa semelhante ao remix de "(You Drive Me) Crazy".[8] De acordo com a partitura publicada pela Sony/ATV Music Publishing, a canção é definida na fórmula de compasso comum, num andamento moderado, com um metrónomo de 95 batidas por minuto. Contém uma sequência básica formada por sol e um alcance vocal que vai desde a nota baixa 3 a nota mais alta de 5.[6] Sua instrumentação é composta através dos vocais, juntando ainda baixo elétrico, guitarra, teclado e vocais de apoio que foram fornecidos por Martin e Nana Hedin.

Uma amostra de 20 segundos do refrão, apresenta Spears cantando e brincando com os sentimentos do seu parceiro.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

As letras da obra abordam a história de uma mulher que se depara com sua tendência de se aproximar demasiadamente das pessoas, causando-lhes dor com suas ações. O refrão da música reflete essa realização, onde Spears canta: "Oops, eu fiz isso novamente/ Eu brinquei com seu coração / Me perdi neste jogo / Oh, baby, baby/ Oops!... Você acha que estou apaixonada/ Que sou uma enviada do céu/ Eu não sou aquela inocente". Esse trecho revela que a protagonista busca deixar claro que, apesar de aparentar estar apaixonada, ela não é tão inocente quanto parece, admitindo ter prejudicado essa pessoa. Desta forma, quando combinadas, a melodia e a letra concretizam um ambiente sensual e de provocação. Sua ponte apresenta um diálogo que faz referência ao filme Titanic (1997), de James Cameron.[9] "Como a MTV era tão grande na época", explica Martin, "estávamos sempre imaginando o vídeo enquanto escrevíamos a música. A ideia era bem simples: vamos fazer com que a ponte tenha uma referência do Titanic onde Britney pega a pedra da velha". Em um episódio do Making the Video, da MTV, Spears expressou que a obra trata "basicamente sobre uma garota [...] todos esses caras se apaixonam por ela, e ela simplesmente não consegue evitar". De acordo com Jocelyn Vena, do site da MTV, a letra da canção "reflete a evolução de Spears de colegial safadinha, a gata sexy intergaláctica".[10]

Então, em dois minutos e vinte e dois segundos (2h29), a música parece retornar ao refrão, mas não o mesmo ouvido anteriormente. Enquanto o original começou no tempo forte, esta versão alterada muda para a segunda batida do compasso. A letra também varia um pouco, de "Oops, eu fiz isso novamente/ Eu brinquei com seu coração / Me perdi neste jogo" até "Oops, fiz isso de novo/ Para o seu coração / Me perdi neste jogo". A melodia também se desenvolve de maneira diferente, mantendo o contorno geral do refrão original, mas pousando em tons alternados. O efeito geral dá aos ouvintes algo novo, mas reconhecível ao mesmo tempo, criando variação musical e ao mesmo tempo apresentando a seção mais familiar da música. Após o refrão alternativo, a música retorna ao refrão original. Neste ponto, a maioria dos ouvintes esperaria que a faixa encerra-se, ou talvez repetisse outro refrão. Em vez disso, obtemos algo totalmente inesperado – uma erupção de contraponto. Spears canta o refrão alternativo e o refrão original ao mesmo tempo. A teórica musical Megan Lavengood chama essa manobra de "refrão cumulativo", reconhecendo que as variações leves e aparentemente arbitrárias no refrão alternativo foram deliberadamente escolhidas para contrastar com o refrão original. Quando as melodias do refrão alternativo e original são empilhadas umas sobre as outras, cada nota se encaixa nas lacunas ou se harmoniza em contraponto perfeito com seu complemento.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

A música "Oops!... I Did It Again" foi elogiada principalmente pelos críticos musicais. Por exemplo, um repórter da revista Billboard escreveu que a canção é "uma canção pop sólida que deve contribuir muito para a futura carreira de sucesso da cantora." [10] Rob Sheffield da revista Rolling Stone comparou a canção musicalmente com " Woman Woman In " de Barbra Streisand. Love ", e segundo o texto, ele achou que era semelhante à música " I Started Something I Couldn't Finish " do grupo musical The Smiths . Ele escreveu que a música é "tão brutal quanto todas as músicas de Britney, mas juntas exibe uma confusão sexual violentamente ambivalente com a qual seus fãs podem se identificar, chutando e gritando enquanto ela procura descobrir seus desejos antes que o mundo decida por ela". [12]

Um jornalista da revista NME comparou a composição da música com a de Michael Jackson na década de 1980, chamando-a de "uma cópia um pouco mais rígida e perfeita de '...Baby One More Time', mas poderia facilmente se tornar sua fuga. solteiro." ". [13] Andy Battaglia, do Salon.com, escreveu que a música "é como um hino para quem não quer chegar lá, e o fruto proibido mais popular entre os adolescentes torna a música docemente sado-masoquista, semelhante à música ' ... Baby One More Time '." [14] Bill Lamb do About.com classificou a música em sexto lugar em sua lista das dez melhores músicas de Britney Spears, justificando-a dizendo: "'Oops!..I Did It Again ' não é facilmente esquecido, é um retorno triunfante à fórmula e delirantemente espirituoso. No final, Britney também pronuncia algumas palavras que fazem alusão ao Titanic , que é o segundo ato triunfante de Britney." [11]

https://au.rollingstone.com/music/music-lists/every-britney-spears-song-ranked-37865/oops-i-did-it-again-2000-38024/

https://acervo.folha.com.br/digital/leitor.do?numero=14644&keyword=Monte%2CMarisa&anchor=5391916&origem=busca&originURL=&maxTouch=0&pd=54b6816e5da58f261a90229981a27c60

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento e produção[editar | editar código-fonte]

O vídeo musical acompanhante para "Oops!... I Did It Again" foi dirigido por Nigel Dick e filmado em 17 e 18 de março de 2000, em Universal City, Califórnia, enquanto a coreografia foi criada por Tina Landon.[11] Dick foi escolhido para dirigi-lo devido ao bom trabalho que havia realizado nos vídeos de "...Baby One More Time", "Sometimes" e "(You Drive Me) Crazy". Para à MTV News, ele revelou como a equipe da artista o contatou: "Muitas vezes, a gravadora liga para você e diz: 'Queremos projetar esse artista em uma faixa etária diferente agora.' Pelo que me lembro, não houve nenhuma discussão como essa [...] Foi simplesmente: 'Britney tem um novo single. Você pode falar com ela por telefone? Ela tem algumas ideias". A estilista Estee Stanley ficou encarregada do vestuário da obra. Ela conseguiu a vaga por já ter trabalhado com o diretor anteriormente, além do fato de que, na época, a cantora estava namorando o membro do NSYNC, Justin Timberlake, a qual ela trabalhou no vídeo de "Bye Bye Bye" naquele mesmo ano. Juntas, Stanley e Spears trabalharam na elaboração de cada peça que deveria ser utilizada na gravação, dizendo a revista Vogue: "Queríamos que tudo fosse sensual e monocromático".

O vídeo musical de "Oops!... I Did It Again" retrata o planeta Marte.

Elas selecionarm roupas totalmente brancas e pretas para a cantora, enquanto a estilista elaborou sozinha as vestes dos dançarinos de apoio e do par romântico de Spears no vídeo. Mas elas não conseguiram definir nada para ser utilizado como o traje principal. Então, recorreram a Michael Bush, que estava criando todos os figurinos personalizados da turnê de Spears na época, com objetivo de desenvolver algo que agradasse a cantora, de acordo com Stanley; "Foi uma coisa de última hora ir até ele e ver se ele poderia fazer algo para nós [...] No mundo [da música], todo mundo tem que fazer tudo em duas horas, então sabíamos que ele conseguiria. E ele fez". Durante toda a noite, Bush acabou criando um traje vermelho feito de látex. Spears adorou-o imediatamente, embora Stanley tivesse receio iniciais sobre o material demasiadamente justo da peça, justificando; "Se você colocar uma roupa de látex, você imediatamente suará, e eu sabia que ela iria dançar o dia todo [...] Eu estava nervosa com a possibilidade dela ter um desmaio". Os temores da estilista foram, parcialmente, concretizados; "Depois de uma tomada, eu abri o zíper dela e literalmente parecia que um balde de água haiva sido derramado neste macacão. Ela teve um dia muito intenso, para dizer o mínimo". Outra roupa notável no vídeo é a camisa de gola alta e branca com a saia assimétrica que Spears usa enquanto está deitada em um círculo giratório brilhante. Uma peça que, segundo Dick, foi selecionada de última hora; o diretor disse a MTV News, que a artista inicialmente usaria duas peças muito mais sensuais, que ele descreve como uma "roupa barata de stripper de Las Vegas". No entanto, como a gravação do vídeo estava ocorrendo em uma data não muito distante da então escandalosa sessão de fotos de Spears para à Rolling Stone, optaram por algo mais discreto.

Assim como em seus vídeos anteriores, Spears tinha uma ideia muito clara do que queria para o enredo de "'Oops! ... I Did It Again", como retratar uma "dança em [planeta] Marte", um conceito que anteriormente havia sido pensado para o de "...Baby One More Time", mas descartado naquele momento.[12] De acordo com Dick, a cantora surgiu com citando alguns elementos que desejava para o vídeo e queria que ele as concretizassem: "Ela queria estar em Marte. Ela queria estar com um traje vermelho. Ela queria um astronauta bonito e não queria que houvesse um foguete. Então, isso torna tudo muito mais fácil para mim como criador porque eu conhecia o mundo onde ela queria estar. Teve a questão do momento do Titanic no meio da música, e quando tivemos nossa conversa inicial eu disse para ela: "Bem, o que devo fazer com isso?" e a resposta dela foi muito simples: 'tenho certeza que você vai pensar em alguma coisa'". Originalmente os planos eram que Leonardo DiCaprio ocupasse o papel do amante rejeitado de Spears no enredo do vídeo — uma vez que um trecho da canção fazia referência direta ao filme protanizado por ele —, Titanic (1997). Ele teria, supostamente, concordado em fazê-lo, antes que surgisse um conflito indeterminado e ele cancelasse sua participação. Após um período de testes, o então modelo, Eli Swanson acabou sendo selecionado para o papel. Durante a gravação do videoclipe, um pedaço da câmera pairando acima de Spears teria caído em sua cabeça. Algo que Dick esclareceu para MTV News como sendo falsos e que na verdade "se tivesse [ocorrido], teria sido o fim da minha carreira. Uma parte da câmera que estava bem na frente, uma matte box, foi o que caiu sobre ela porque não estava bem fixada. Tem parafusos roscados nos cantos superiores esquerdo e direito. Acredito que um deles a atingiu na cabeça". Na época, Lynne, mãe de Spears, escreveu no site de sua filha que ela começou a sangrar e eles tiveram que chamar um médico que lhe deu quatro pontos. Ele a aconselhou descansar por algumas horas, para ter certeza de que ela não sofreria uma concussão. No entanto, após apenas quatro horas de descanso, ela retornou para voltar a gravar o restante do vídeo.[11]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Spears dançando vestida com um macacão vermelho de látex enquanto está cercada por dançarinos vestidos em trajes futuristas.

O videoclipe de "Oops!... I Did It Again" começa com uma breve cena de um astronauta em Marte encontrando uma pedra de ardósia com a capa de Oops!...I Did It Again. Um cientista, que está na Terra, o vê através do transmissor de vídeo e diz: "Cara. O que é isso?". O astronauta responde, "Ah, tudo bem cara. Não podia ser...". Pouco depois, a terra treme e Spears, agora uma marciana, surge vestindo um macacão de látex vermelho (destacando cada curva de seu corpo). Ela começa a cantar e dançar, enquanto ela suspende o astronauta no ar acima dela mesma. Durante a parte da conversa da canção, suspende o marciano acima dela enquanto canta. Em seguida, ela vai até aonde ele se encontra, e aparece em um casaco branco, saia de couro preto curto e botas de couro combinando.

Perto do final, o astronauta então dá o "Coração do Oceano", o colar de jóia pertencente ao filme Titanic, para a cantora, como um símbolo de seu amor por ela. Ela pergunta onde ele o encontrou, dizendo, "Mas eu pensei que a velhinha tivesse jogado no mar ao final", ele responde, "Bom, baby, eu mergulhei e peguei para você".[11] No entanto, ela não mostra os atos de carinho para com ele, apenas dizendo, "Oh, não deveria ter feito isso". O astronauta triste, encolhe os ombros e sai. A dança continua, e, em um ponto, ele é visto fazendo o moonwalk. O centro de comando na Terra começa dançar ao som da música que passa sobre a transmissão de Marte. O vídeo também mostra momentos de Spears com um top branco e saia curta, deitada com os pés descalços sobre uma almofada branca com bailarinos no chão ao seu redor.

Lançamento e recepção[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de "Oops!... I Did It Again" estreou no Making the Video da MTV em 10 de abril de 2000, alcançando o primeiro lugar no Total Request Live dois dias depois.[11][13] Mais tarde, recebeu três indicações aos MTV Video Music Awards de 2000; Melhor Vídeo Feminino, Melhor Vídeo de Pop e Escolha da Audiência, mas não ganhou nenhuma.[14] Ele foi bem recebido pela crítica após o seu lançamento; a acadêmica Priscila Biancovilli, autora do artigo It's Britney bitch: O Poder da Mídia na Construção e Destruição de Celebridades, notou que ao contrário do vídeo de "...Baby One More Time", o deste "inverte a lógica: da garota que pedia atenção, o que predomina, agora, é a imagem de uma garota destemida, que enuncia seu desejo". Tom Breihan, do Stereogum, observou, oque chamou de uma "ligação espiritual" entre o vídeo deste e o de "Material Girl", de Madonna, dizendo que assim como a última citada é vista "indiferente ao receber uma bugiganga que poderia ter sido feita de diamantes verdadeiros. Em "Oops!...I Did It Again", Spears elevou essa postura a níveis absurdos, deixando potenciais interesses amorosos mofando e rindo deles durante todo o caminho até Marte". Jocelyn Vena, da MTV News, adjetivou a personagem da cantora na gravação "como uma megera sexy de outro planeta". Jeff Weiss, do The Ringer, considerou uma produção a qual torna-se "fácil ficar fascinado". Danielle Gibson, da revista Glamour, o definiu como "uma música, um vídeo e um resumo perfeito do motivo pelo qual Britney teve o impacto mundial que causou".

Traje que Spears usa no vídeo da canção, em exibição no Planet Hollywood Resort and Casino em Las Vegas.

Em uma lista elaborada pela BuzzFeed, que compilou os quarenta e três melhores vídeos da carreira da artista, o de "Oops!...I Did It Again" foi selecionado como o melhor; Matt Stopera expressou que ele "a solidificou como uma verdadeira artista de videoclipes. Algumas pessoas esperavam que Spears sumisse depois de "Baby", mas este vídeo provou que eles estavam errados. É lendário". A Billboard o ranqueou na terceira posição dentre os dez melhores da artista; o editor Erin Strecker afirmou que "a coreografia do refrão é sem dúvida a mais conhecida de Spears, e há um nível de diversão boba presente que ajuda a explicar o apelo duradouro dela e de seus videoclipes". Também considerando um "movimentos coreografados mais memoráveis" da cantora, Nicholas Hautman, escrevendo para o Us Weekly, posicionou-o na terceira colocação. Colocando-o no mesmo posto, a Business Insider avaliou que "se as pessoas pensavam que Britney era uma maravilha de um ou dois sucessos dos anos 1990, este vídeo provou que elas estavam terrivelmente erradas". John Boone, da E! Online, também selecionou-o como o terceiro melhor dentre dezessete selecionados da videografia da cantora, opinando que este "pode não ser o vídeo mais cafona de Britney, mas está entre eles. E é exatamente por isso que amamos". De acordo com Katie Baillie, do jornal britânico Metro, que, de igual forma, selecionou-o como o terceiro melhor, sentiu que depois de seu lançamento, "todos queriam estar em Marte com um macacão vermelho". Foi eleito o sétimo melhor de Spears no ranque da Time Out, enquanto no da Bustle apareceu em décimo segundo: a editora dessa última, Kaitlin Reilly destacou que, embora seu custo de produção seja modesto para os dias atuais, revê-lo "ainda é um momento divertido".

Em uma enquete elaborada pela Billboard sobre os melhores vídeos da artista na opinião do público, "Oops!...I Did It Again" ficou na última posição, com 2% do total de votos. Nuzhat Naoreen, da MTV o colocou entre os que possuem as melhores rotinas de dança na videografia dela. Ele justificou a escolha, dizendo: "Pode ter sido menos intensivo em dança do que alguns dos outros nesta lista, mas ainda tinha sua cota de passos cativantes que não pudemos deixar de tentar e replicar". Além da coreografia, a roupa de látex vermelha da obra é considerada um dos figurinos mais icônicos de Spears e também uma das marcas da cultura pop. Para Gina Jones, da Bustle, que o selecionou como décimo melhor já usado pela cantora em um videoclipe, é algo "com que nossos pré-adolescentes sonharam e com quem nossas mães tiveram pesadelos. É o traje definitivo de Spears". Sem enumeração, publicações como a The Hollywood Reporter e Hollywood Life também o citaram dentre as melhores roupas da videografia dela.[52] Após o lançamento do vídeo, a peça tornou-se um figurino tradicional em festas de Halloween em todo o mundo. Em 2020, a cantora mexicana Thalía publicou um vídeo em que vestia um modelo similar enquanto dançava ao som da canção.[92] No videoclipe de "Mother's Daughter", Miley Cyrus utiliza um terno vermelho de látex em homenagem ao figurino de Spears. A série americana Glee, no episódio "Britney/Brittany" (2010), mostrou a personagem Brittany Pierce — interpretada pela atriz Heather Morris —, dançando com um macacão similar ao do vídeo enquanto cantava "I'm a Slave 4 U". A peça, ainda, foi exposta ao público no Planet Hollywood Resort and Casino em Las Vegas, durante a residência de Spears, Britney: Piece of Me (2013-16).

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Spears apresentou "Oops!... I Did It Again" em diversas ocasiões. Foi cantado pela primeira vez em 8 de março de 2000, durante a Crazy 2k Tour, em Pensacola, Flórida. Na televisão, logo após o seu lançamento, foi executado pela cantora no The Rosie O'Donnell Show em 12 de maio, no Saturday Night Live no dia 13 e nos Times Square Studios, da MTV, em um concerto de duas horas que foi intitulado Britney Live no dia seguinte.[15][16] A promoção da música continuou no Total Request Live em 16 de maio, no All That no dia 20 e no The Tonight Show with Jay Leno três dias depois.[15] O especial, intitulado Britney In Hawaii, exibido pela FOX em 8 de junho de 2000, incluiu uma performance exclusiva da canção.[17] Depois de assinar um contrato com a McDonald's, a cantora e a boyband 'NSYNC, gravaram um comercial exclusivo para a empresa, que incluía uma performance surpresa de "Oops!...I Did It Again" em uma franquia localizada em Surrey, Colúmbia Britânica.[18] Em 7 de setembro, Spears deu voz a obra e sua releitura de "(I Can't Get No) Satisfaction", tema originamente gravado pela banda britânica Rolling Stones, nos MTV Video Music Awards realizado naquele ano, no Radio City Music Hall, em Nova Iorque. Durante a apresentação, ela arrancou o terno preto que vestia para revelar um body da cor da pele.[40] A revista britânica Entertainment Weekly incluiu a performance entre as "melhores" do evento na década.[41] Em uma enquete feita pela Billboard, a interpretação foi votada como a décima segunda melhor da história da premiação, com um redator da revista dizendo ser "uma das mais icônicas" da intérprete, que a mostrou "crescendo de uma garotinha precoce para uma mulher adulta e sexy bem diante de nossos olhos".[125]

A artista apresentando "Oops!... I Did It Again" na turnê Dream Within a Dream Tour (2001).

Spears apresentou a faixa em quatro de suas turnês mundiais. Na Oops!...I Did It Again World Tour (2000), fez parte do bis do show, e incluiu pirotecnia e outros efeitos especiais durante a performance, que foi encerrada com a cantora desaparecendo através de um túnel de fogo. Ela vestia um macacão preto de duas peças estampado com chamas laranja.[19][20] O número foi posteriormente incluído como tema de abertura da Dream Within a Dream Tour (2001—02). Iniciava-se com uma plataforma erguendo-se a vários metros acima do solo. Nele, Spears era vista amarrada enquanto vestia um conjunto preto. Ela começava a girar de maneira semelhante a uma garota-alvo e, em seguida, dava voz a "Oops!...I Did It Again" cercada por seus dançarinos no palco.[21][22] O tema foi posteriormente acrescentado ao repertório da The Onyx Hotel Tour (2004), após a realização de "Showdown", um interlúdio de vídeo seguia apresentando Spears e seus amigos fora de uma boate. Enquanto está indo embora, ela nota uma mulher vestida com trajes da década de 1930. Ao seguir caminhando, a mulher a pergunta se podia entrar no "Salão Místico". Em seguida, Spears surge no palco vestindo um espartilho para executar "…Baby One More Time", junto com "Ops!… I Did It Again" e "(You Drive Me) Crazy". Todas as três canções reaparecem retrabalhadas para incluir elementos de jazz e blues.[23][24]

Entre 2013 e 2017, Spears incluiu o tema em sua residência, e posteriormente tranformada em turnê mundial, Britney: Piece of Me, realizada no Planet Hollywood Resort & Casino em Las Vegas, Nevada. Foi executado como parte de uma mistura com "...Baby One More Time". No segmento, em que vestia uma malha preta, ela o executou apoiada por um instrumental de cordas. Em 2016, a artista lançou seu nono álbum de estúdio Glory. Enquanto fazia uma série de apresentações em promoção ao disco, ela apareceu no segmento "Carpool Karaoke" do The Late Late Show with James Corden. Na atração, ela interpretou a canção ao lado de várias outras de seu catálogo. Em outra ação realizada, a obra foi apresentada no Apple Music Festival, ocorrido em Londres, em 27 de setembro do mesmo ano.[37]

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

'Like a Prayer' é uma música muito importante para mim. Eu senti o impacto que ela iria causar. Essa canção significa mais para mim do que 'Like a Virgin'. Eu a escrevi, e veio do meu coração. É uma canção muito espiritual. Acho que eu estava mais espiritualmente em contanto com o poder das palavras e da música na época em que comecei a gravar a música e o álbum.

—Madonna refletindo sobre a importância de 'Like a Prayer' para ela.[25]

A Nylon, em um artigo publicado para celebrar o vigésimo aniversário do disco, notou que "Ops!.. I Did It Again permanece tão atual, relevante e totalmente idiossincrático quanto no dia em que foi lançado, sem dúvida ganhando prestígio com o passar do tempo". De acordo com a revista, o álbum e cada um de seus quatro singles contribuíram para tornar Spears uma "estrela pop multifacetada, simultaneamente identificável e aspiracional, ao mesmo tempo que esboçaram o projeto de um som que governaria a música pop pela melhor metade de uma década".[98] Um editor da revista Paradox, creditou "Oops I Did it Again por carimbar firmemente o lugar de Britney no panteão pop global. As vendas de seus discos dispararam e os elogios choveram. Isso enviou uma mensagem clara para a indústria musical: Britney Spears veio para ficar e estava reescrevendo as regras sobre a sensibilidade pop". Em um outro artigo publicado na página E! Online, Billy Nilles analisou que embora Baby One More Time tenha catapultado a jovem estrela para o estrelato da música pop praticamente da noite para o dia com sucessos como a icônica faixa-título, Ops! manteve o sucesso, fezendo o que muito viam como "impossível, provando que, de vez em quando, um raio poderia cair duas vezes no mesmo lugar". O autor notou que muito antes de "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" a apresentação de "Ops!.. I Did It Again" nos MTV Video Music Awards de 2000, ajudou a mostrar para o público que Spears "estava crescendo".

Spears apresentando "Oops!...I Did It Again" durante a The Onyx Hotel Tour em abril de 2004

Em entrevista para o jornal brasileiro GaúchaZH, o acadêmico Alan Mangabeira, doutor em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, analisa que através das letras de Ops!.. I Did It Again, Spears tenta demonstrar amadurecimento ao falar sobre o empoderamento da mulher — sem a intenção de ser, de fato, um disco feminista. Em "Stronger", por exemplo, ela fala sobre a 'solidão não incomodar mais tanto, por estar mais forte'. Já em "Where Are You Now", vemos uma jovem que está pronta para ser abandonada por seu amado. Quase todas as letras falam sobre superar relacionamentos e não precisar deles. Apesar de ser meio filosofia parecida com as frases da Ana Maria Braga, são composições interessantes para meninos e meninas pensar em gênero, algo até então pouco discutido". Mangabeira acrescenta, dizendo: "Apesar de ser um disco de transição — entre a 'virgem e inocente' de Baby One More Time e a sensual do disco Britney (2001) —, Oops!...I Did It Again cumpriu sua tarefa de alavancar a carreira da artista no cenário pop. E mais: ela surpreendeu a crítica especializada, que duvidava se ela iria conseguir lançar algo tão impactante como foi a sua estreia. Deu certo". Sobre esse aspectro, Billy Nilles, da página E! Online, analisa que embora Baby One More Time tenha catapultado a jovem estrela para o estrelato da música pop praticamente da noite para o dia com sucessos como a icônica faixa-título, Ops! manteve o sucesso, fezendo o que muito viam como "impossível, provando que, de vez em quando, um raio poderia cair duas vezes no mesmo lugar". O autor notou que muito antes de "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" a apresentação de "Ops!.. I Did It Again" nos MTV Video Music Awards de 2000, ajudou a mostrar para o público que Spears "estava crescendo".

Analisando o impacto da faixa título, Mais Goiás creditou-a por "segurar o movimento em cheque" e manter a popularidade conquistada pelos singles do primeiro disco. Para Ilana Kaplan, editora da Bustle, o tema representa "uma cápsula do tempo para quando a estrela pop começou a amadurecer". A Paradox analisou que, "com o tempo, alguns sucessos pop desaparecem na memória, mas não Oops I Did it Again. Continua a ser tão fascinante e impactante como era há duas décadas. Sua presença em playlists de karaokê, festas nostálgicas dos anos 2000 e cultura meme é uma prova de seu impacto e relevância eternos [...] Mostrou uma mulher expressando com confiança seus desejos e, ao fazê-lo, encorajou outras a fazerem o mesmo". Os Jornalistas da Paper, Nate Sloan e Charlie Harding avaliaram que, apesar de "agora ser aclamado como uma obra-prima pop", na época de seu lançamento, a música foi negativada pela critíca que sentiu falta de "autenticidade" em seu lirismo por parte da cantora. "Contudo, talvez esteja tudo bem. Suas melodias entrelaçadas sobreviverão muito além de nossas ansiedades reprimidas sobre a pergunta irrespondível: "Afinal, Quem é Britney Spears?". O videoclipe do single é considerado um dos mais icônicos da videografia da artista por diferentes publicações. Em retrospecto, Madeline Roth, da MTV News, escreveu que "vinte anos depois de seu lançamento, ainda é o vídeo favorito dos fãs, cheio de carisma, que conduziu Spears ao novo milênio enquanto encapsulava seu crescimento como artista e como mulher". O macacão vermelho utilizado pela artista no audiovisual é um de seus figurinos mais conhecidos, vindo até mesmo a se tornar uma fantasia popular de Halloween.

Uso na mídia[editar | editar código-fonte]

Versões de "Oops!... I Did It Again" na voz de outros intérpretes aparece em três títulos de jogos de videogame, Dance Dance Revolution 5thMix (2001), Karaoke Revolution Volume 3 (2004) e Dance Dance Revolution Extreme 2 (2005). "Oops!...I Did It Again" também foi destaque em vários programas de televisão, incluindo a comédia americana Will & Grace,[26] e no episódio piloto da comédia satírica Neighbors from Hell intitulado "Snorfindesdrillsalgoho".[27]

Outras versões[editar | editar código-fonte]

"Oops!...I Did It Again" foi reinterpretado por diversos artistas, como a drag queen brasileira Gloria Groove (esquerda) e a cantora estadunidense Ariana Grande.

"Oops!...I Did It Again" foi regravado por vários artistas desde que foi lançado. Em 2000, o cantor alemão Max Raabe incluiu uma versão cabaré da canção, com Palasst Orchester, em seu álbum Super Hits.[28] No mesmo ano, o girl group brasileiro SNZ utilizou amostras da obra no remix de sua música "Retrato Imaginário". O projeto infantil Kidz Bop Kids reinterpretou-a em seu álbum Kidz Bop (2001); em uma crítica publicada pelo AllMusic, Heather Phares adjetivou de "irritante" a adição de um coral de crianças nesta versão. Uma paródia, com o título "Oops! I Farted Again", foi cantada por Bob Rivers e incluída em sua coletânea Twisted Tunes Vault Collection, Volume VI (2002). Richard Thompson executou-a em seu disco ao vivo 1000 Years of Popular Music (2003). O projeto Rochelle retrabalhou o tema como um número eletrônico e o incluiu em seu álbum Higher (2004). A banda finlandesa Children of Bodom registrou a composição em ritmo de death metal melódico para seu disco Are You Dead Yet? (2004). Uma releitura folk foi desenvolvida pelo grupo austríaco Global Kryner e adicionada à seu álbum Krynology (2005). A página online de comédia Super Master Piece lançou uma versão paródia intitulada "Oops I Did It Again!: The Original". Esta versão foi gravada originalmente por Louis Armstrong, em abril de 1932, em Chicago, Illinois.[29]

A obra foi adicionada em Panty Raid (2009), um projeto em que a banda Zebrahead interpreta sucessos de várias artistas pop femininas em sonoridade punk rock. A dupla irlandesa Jedward executou-a ao vivo no programa The X Factor em 2009.[30] Em 2011, a cantora Nicole Scherzinger esteve na rádio britânica Capital FM para divulgar seu single "Boomerang" e, durante sua participação em um dos programas, deu voz à "Oops!...I Did It Again". A banda Selena Gomez & the Scene fez uma homenagem a Spears em sua turnê We Own the Night Tour (2011); durante a apresentação, eles realizaram uma mistura de vários sucessos da cantora, incluindo a faixa supracitada, remixados de forma semelhante a versão que está presente em Greatest Hits: My Prerogative.[31] Em 2012, o episódio "Brtitney 2.0", de Glee, dedicado a Spears, apresentou varias faixas de seu repertório sendo cantadas por "Rachel Berry" — personagem de Lea Michele —, incluindo "Oops!...I Did It Again".[32] O músico francês Noël Akchoté interpretou-a para seu álbum Revolver, Vol. 1 (2011). O projeto Twinkle Twinkle Little Rock Star adaptou a composição em uma canção de ninar para o seu disco Lullaby Versions of The Who (2012).[181] Em um concerto no estado da Geórgia, em 2013 a irmã caçula de Spears, Jamie Lynn, entoou alguns versos de "Oops!...I Did It Again" enquanto tocava sua canção "Ms. Mississippi".

Durante sua participação no Saturday Night Live, em 2015, o cantor Adam Levine foi desafiado pelo apresentador da atração a interpretar uma canção do catálogo da artista. Ele escolheu e realizou "Oops!...I Did It Again". Foi regravado em ritmo de jazz, pelo coletivo musical Postmodern Jukebox, cuja versão foi incluída em seu álbum Swipe Right for Vintage (2015); Haley Reinhart assumiu os vocais principais.[64] A britânica Anne-Marie fez referência à música no refrão de seu single "2002" (2018). Em sua participação no programa That's My Jam, em 2021, a cantora Ariana Grande realizou uma mistura de canções de vários artistas, entre os quais estava "Oops!...I Did It Again".[186] Também o fez a cantora brasileira Luísa Sonza, em 7 de agosto do mesmo ano, durante seu especial, Prazer, Luísa, criado para promover seu álbum Doce 22. Ela voltou a interpretá-lo, dessa vez no programa Música Boa Ao Vivo, em 21 de julho de 2022. No talent show brasileiro Canta Comigo, do dia 13 de junho 2021, o participante Gael deu voz a obra; a performace foi bem avaliada e ele conseguiu a aprovação de 99 dos 100 jurados. Em julho de 2023, a drag queen conterrânea Gloria Groove regravou-o como parte da campanha de lançamento dos celulares da Motorola — a linha Razr 40 e Razr 40 ultra —, que são semelhantes ao RAZR V3V3, sucesso da marca em 2004. Um vídeo musical foi gravado; nele, Groove coloca o celular dobrável na bota e escolhe sua roupa a partir de um aplicativo que sugere qual a melhor combinação, assim como acontece em uma cena de Clueless (1995), um dos easter eggs encontrados na produção. Em dezembro do mesmo ano, a cantora Bebe Rexha o cantou ao vivo durante um show de sua turnê Live at The Bebe Tour.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Fonte:[5]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

"Oops!... I Did It Again" se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Spears. Na América do Norte, especificamente nos Estados Unidos, a canção estreou no 67.º lugar da Billboard Hot 100 na edição de 22 de abril de 2000.[178] Após semanas de crescimento consecutivos, em 10 de junho, chegou ao nono lugar. Embora não tenha subido, desde então, tornou-se o terceiro single de sua intérprete a figurar entre os dez primeiros colocados na tabela — depois de "...Baby One More Time" e "(You Drive Me) Crazy" —, e na única de Oops!... I Did It Again. A conquista se deveu ao fato de, na mesma edição, ter alcançado o posto máximo na contagem de reproduções de rádio Pop Songs, convertendo-se no segundo tema da artista nessa posição, depois de seu single de estreia. Na edição seguinte manteve-se nos mesmos lugares em ambas as listas e alcançou o oitavo lugar na genérica Radio Songs, sendo o terceiro lançamento de Spears a ficar entre os dez maiores, depois dos dois títulos citados acima; enquanto na edição do dia 24 do mesmo mês manteve-se pela última vez no topo da Pop Songs, a qual esteve durante um total de três semanas consecutivas. Seu sucesso nas rádios levou-o ao número cinquenta e cinco entre os singles de maior desempenho na Billboard Hot 100 naquele ano. Até junho de 2012, suas vendas já ultrapassavam 57 mil cópias físicas e 465 mil descagas digitais legais no país, segundo a Nielsen SoundScan; neste último, apesar de o seu lançamento preceder a era digital. Desta forma, converteu-se na faixa de maior sucesso do álbum na Billboard Hot 100 e, até setembro de 2013, era a décima de maior sucesso da cantora na lista. Mais tarde, o tema foi agracidado com três certificações de platina, todas entregues pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando um consumo superior a 3 milhões de unidades no país.

Simultaneamente, "Oops!... I Did It Again" obteve a quarta como melhor ocupação da tabela canadense de singles publicada pela revista RPM, tornando-se o segundo tema da cantora a alcançar o top dez no país, depois de "...Baby One More Time". Foi reconhecido com uma certificação de platina emitida pela Music Canada (MC) reconhecendo vendas superiores a 80 mil unidades. Na Oceania também registrou diversas conquistas comerciais. Na Austrália, estreou na 2.ª colocação da ARIA Charts e nas semanas seguintes experimentou constante ascensão na tabela.[220] Em sua terceira atualização, alçou-se para o cume da parada e, com isso, tornou-se a segunda faixa de Spears nessa posição; situação em que permaneceu por duas semanas consecutivas.​ Concluiu o ano como trigésima quinta canção de maior sucesso durante o ano no país. Ao serem constatadas vendas de 70 mil unidades, a composição foi certificada como ouro pela Australian Recording Industry Association (ARIA). Da mesma forma, na Nova Zelândia debutou na 39.ª colocação da Recorded Music NZ (RMNZ) na edição de 21 de maio.[227] Conseguiu mover-se para liderança do gráfico, onde constou por apenas uma semana, tornando-se o terceiro número um da cantora, depois de "...Baby One More Time" e "Sometimes", de acordo com a edição de 4 de junho. Dois meses e uma semana depois obteve a certificação de platina da referida associação, após vender 15 mil exemplares no país.

Na Europa, converteu-se no primeiro single número um de Spears na Espanha; sendo o seu segundo, depois de "...Baby One More Time", na Dinamarca, Itália, Noruega, Suécia, Suíça; e o terceiro na região da Valônia da Bélgica e Países Baixos, lugares onde "Sometimes" e "(You Drive Me) Crazy" ficaram em primeiro lugar, respectivamente. Além disso, ficou em segundo lugar na Alemanha, Áustria, ​Finlândia e Irlanda, em terceiro na região de Flandres​ e o quarto lugar na França, onde foi reconhecido como ouro pela Syndicat National de l'Édition Phonographique (SNEP), após vender 250 mil cópias. A mesma certificação foi emitida pela Bundesverband Musikindustrie (BVMI) e Nederlandse Vereniging van Producenten en Importeurs van beeld- en geluidsdragers (NVPI), por vender, respectivamente, 250 mil unidades na Alemanha e 40 mil nos Países Baixos; enquanto na Bélgica obteve a certificação de platina pela Belgian Entertainment Association (BEA), pelo consumo de 30 mil cópias. Ao mesmo tempo, obteve certificações de ouro através da International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) na Áustria e na Suíça, após vender 15 mil e 25 mil réplicas, respectivamente, e disco duplo de platina na Suécia, pelo excedente de 80 mil.​ No final do ano foi classificado em terceiro lugar na Suécia, sete na Suíça, onze em Flandres​, doze na Áustria, dezesseis na Valônia, vinte e três na Alemanha e trinta e um na França. No Reino Unido estreou em primeiro lugar na parada principal do país, UK Singles Chart, onde se tornou o terceiro tema de Spears nessa posição, depois de "...Baby One More Time" e "Born to Make You Happy", de acordo com a edição de 13 de maio de 2000 da The Official Charts Company (OCC). Posicionou-se em décimo quarto lugar entre as faixas que obtiveram maior desempenho em território britânico durante o ano 2000, enquanto foi certificado como platina pelo British Phonographic Industry (BPI), em reconhecimento às 600 mil réplicas comercializadas. Até agosto de 2022, esse valor excedia 931 mil unidades no país, onde até então era a quarta música mais comprada da cantora, depois de "Toxic" (2004) e "Scream & Shout" (2012). Como consequência de seu sucesso na Europa, debutou no comando da parada continental European Hot 100 Singles, segundo a edição de 13 de maio de 2000; local onde permaneceu por seis semanas consecutivas. Desta forma tornou-se o segundo número um de Spears na lista, depois de "...Baby One More Time", sendo sétimo single mais vendido durante o ano na região. 60

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. David Basham (22 de fevereiro de 2000). «Britney Spears Announces Summer Tour». MTV News (em inglês). MTV Networks. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  2. Brian Hiatt (3 de janeiro de 2001). «Dr. Dre, Beyoncé Lead Grammy Nominees». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 15 de abril de 2011 
  3. «Macy Gray's Grammy Awards». Allmusic (em inglês). Rovi Corporation. Consultado em 15 de abril de 2011 
  4. Eric Rasmussen-Schumacher (24 de janeiro de 2001). «Britney, 'NSYNC Top Nickelodeon Kids' Choice Noms». MTV News (em inglês). MTV Networks. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  5. a b Encarte de Oops!...I Did It Again. Jive Records (2000)
  6. a b «Britney Spears Oops!...I Did It Again – Digital Sheet Music». Music Notes (em inglês). Universal Music Publishing Group. Consultado em 23 de dezembro de 2010 
  7. «Oops! ... I Did It Again by Britney Spears» (em inglês). Yahoo! Music. Consultado em 6 de março de 2011 
  8. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome billboardreview
  9. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome aboutcom
  10. Jocelyn Vena (3 de dezembro de 2010). «Britney Spears: A Look Back At Her Singles ... So Far». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 15 de abril de 2010 
  11. a b c d Johnson Tina (20 de março de 2000). «Britney Spears Suffers Head Injury On Video Set». MTV News (em inglês). MTV Networks. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  12. Jocelyn Vena (17 de novembro de 2009). «Britney Spears Fought For 'Oops! ... I Did It Again' Red Catsuit». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 15 de abril de 2011 
  13. «Total Request Live». MTV (em inglês). ATRL. 12 de abril de 2000. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  14. «Eminem, 'N Sync Nab 6 MTV VMA Noms». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. 25 de julho de 2000. Consultado em 16 de abril de 2011 
  15. a b John Gill (20 de abril de 2000). «Britney Spears Has a "Heart To Heart" With Mom». MTV News (em inglês). MTV Networks. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  16. Kara Manning (9 de maio de 2000). «Britney Spears On Working With "Mutt," Shania». MTV News (em inglês). MTV Networks. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  17. Rosen, Craig (24 de abril de 2000). «Britney Spears In Hawaii To Tape Tv Special». Yahoo! Music. Consultado em 10 de janeiro de 2009 
  18. Sorelle Saidman (12 de junho de 2000). «Britney Spears, 'NSYNC Shoot For McDonald's». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 16 de abril de 2011 
  19. Andrew Miller (20 de julho de 2000). «Britney Spears/Mikaila». The Pitch (em inglês). Village Voice Media. Consultado em 20 de janeiro de 2010 
  20. Blandford 2002, p. 69
  21. Catherine McHugh (1 de julho de 2002). «Britney's Big Splash». Live Design (em inglês). Penton Media. Consultado em 4 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 10 de junho de 2012 
  22. Shaheem Reid (2 de novembro de 2001). «Britney Goes Bald, Plays Tiny Dancer, Gets Caught In The Rain At Tour Kickoff». MTV (em inglês). MTV Networks. Consultado em 6 de janeiro de 2010 
  23. Stout, Gene (13 de março de 2004). «Britney ready for Vegas in a show rated 'R' for racy» (em inglês). Seattle Post-Intelligencer. Consultado em 9 de julho de 2019 
  24. Vineyard, Jennifer (2 de março de 2004). «Britney Checking Into Onyx Hotel Wearing Rubberlike Outfit» (em inglês). MTV. MTV Networks. Consultado em 9 de julho de 2019. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2010 
  25. Rosen 1996, p. 329
  26. «Will and Grace: Let the Music Out! (Soundtrack) by Various Artists». BMG Music. iTunes Store. 18 de setembro de 2001. Consultado em 17 de abril de 2010 
  27. «"Neighbors from Hell" Snorfindesdrillsalgoho (2010) - Soundtracks». Internet Movie Database. Staples, Inc. Consultado em 17 de abril de 2010 
  28. «Max Raabe und Palast Orchester News, Bilder, Konzerte und Videos 2011 - Superhits» (em alemão). RCA Records. 2001. Consultado em 8 de setembro de 2013. Arquivado do original em 10 de agosto de 2011  |accessdate= e |acessodata= redundantes (ajuda)
  29. «Oops! I Did It Again: The Original». Consultado em 8 de setembro de 2013. Arquivado do original em 23 de agosto de 2006  |accessdate= e |acessodata= redundantes (ajuda)
  30. «Britney Spears to judge X Factor twins John and Edward». The Belfast Telegraph. Independent News & Media. 30 de outubro de 2009. Consultado em 17 de abril de 2010 
  31. Corner, Lewis (29 de julho de 2011). «Selena Gomez performs Britney Spears tribute on new tour». Digital Spy (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020 
  32. Stack, Tim (29 de setembro de 2010). «'Glee' recap: Britney, Baby, One More Time». Entertainment Weekly. Time Inc. Consultado em 29 de setembro de 2010 
  33. «Amazon.co.uk: Oops I Did It Again: Britney Spears: Music». Jive Records. Amazon. 15 de maio de 2010. Consultado em 16 de abril de 2010 
  34. «Amazon.co.uk: Oops I Did It Again: Britney Spears: Music». Jive Records. Amazon. 1 de maio de 2000. Consultado em 16 de abril de 2010 
  35. «Amazon.com: Oops I Did It Again: Britney Spears: Music». Jive Records. Amazon. 8 de agosto de 2000. Consultado em 16 de abril de 2010 
  36. (2009) Créditos do álbum The Singles Collection por Britney Spears. Jive Records (886975967629).

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Blandford, James R. (2002) (2002). Britney. [S.l.]: Omnibus Press. ISBN 9780711994195 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

https://www.mtv.com/news/biyagl/britney-spears-oops-i-did-it-again-video-turns-20-nigel-dick-interview

https://web.archive.org/web/20171224173306/http://www.mtv.com/news/1626401/britney-spears-fought-for-oops-i-did-it-again-red-catsuit/

https://www.mtv.com/news/x294vi/britney-spears-oops-i-did-it-again

https://www.billboard.com/music/music-news/britney-spears-10-best-music-videos-readers-poll-results-473010/