Usuário Discussão:Rui Silva

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"discussões sobre a NOSSA língua"

Acho lindo misturar as duas grafias do Português na Wikipédia! Quando eu tinha meus 15 anos lia muitos livros de ficção científica da coleção Argonauta, aprendendo assim muitos termos do Português Europeu: sei o que muitos brasileiros não sabem (inclusive minha mulher que tem dupla cidadania): o que é um fato-macaco (Brasil: "macacão"), uma montra (Brasil: "vitrina" ou "vitrine"), o que é "levar ao lume" (Brasil: "levar ao fogo", um "piso de betão" (Brasil: "concreto")... Acredito que devemos tentar sempre elevar o nível. E para eleva-lo devemos agregar sempre mais dados. Se os brasileiros seguem desconhecendo nuances do Português de outros países lusófonos a distancia aumenta. E aí parafraseio Pablo Milanes e Chico Buarque na Cancion por la Unidad de LatinoAmérica (que julgo se aplicar a unidade dos países lusófonos também...): veja em http://www.mpbnet.com.br/musicos/milton.nascimento/letras/cancion_por_la_unidad_de_latino_america.htm Aquele abraço! (Ih! Não sei se fiz besteira colocando isto aqui neste espaço... Pode?)--Cesario Simões Junior 18:29, 3 Mar 2005 (UTC)

Árvores

Olá Rui! Acatei sua sugestão e revisei os artigos tronco, árvore e palmeira para esclarecer a diferença entre árvores e palmeiras. Concordo com você que deve existir uma lista de palmeiras. Contudo são muitas poucas as palmeiras relacionadas na página lista de árvores e também tomei o cuidade de move-las para a categoria botânica. Estou começando a organizar a lista de árvores porque está muito confuso. Explico as árvores estão misturadas com as palmeiras na página lista de árvores e também a página lista de frutas também possui vários artigos sobre árvores, que não existem na página lista de árvores. Outro problema é que não sei criar uma categoria palmeiras para relacionar as palmeiras. Atenciosamente, Ricardo 27/04/2005 23:00 h (Brasil)

POV e LOL

O LOL é uma expressão do internetês usada na Europa e nos Estados Unidos, LOL é um acronimo do inglês Laugh Out Loud (rir bem alto). É o equivalente ao Português eheheh ou hehehe. O LOL é muito usado em Portugal, porque no inicio não havia uma rede portuguesa de IRC. Para veres, quem me ensinou o significado foi um alemão na antiga rede de chat da microsoft.

o POV é uma expressão da wikipédia em inglês e é um acrónimo para Point of View (Ponto de vista, daí PDV), ou seja, o pessoal não está a seu neutro nos artigos. E mesmo as tentativas de neutralidade naquele artigo do criacionismo são muito parciais. Mas quem não põe o seu ponto de vista num artigo que atire a primeira pedra. Aliás agora ao ler livros até penso que aquilo é POV. eheh. -Pedro 15:22, 16 Mai 2005 (UTC)

Bioengenharia

Ola Rui,

Vi que sua formação é biológica. Então gostaria de discutir um assunto com vc.. Me incomoda a "misturança" no artigo Bioengenharia com Biotecnologia e e outros temas, que segundo meus estudos de especialisação são assuntos diferentes..

Mas não sei ao certo, pois foi apenas uma visão geral do tema que eu tive.. mas o artigo parece um pouco confuso. Você tem alguma ideia para que possamos deixar mais claro para o leitor a diferença entre todas estas disciplinas?...

Um grande abraço Glum 16:57, 7 Janeiro 2006 (UTC)

Pare de vandalizar!

Esta bem!!! Kazak 14:21, 21 Fevereiro 2006 (UTC)

Ou 201.82.176.143 ou Guipastana ou Ultimateboy, o "lingüista"... --Rui Silva 09h03min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

Resp: Pode respirar!

Salve, ó mestre Mulungo

Respirar sim, descansar, ainda não. Tem muito vandalismo para reverter.

Se as inconclusivas tornam-se rejeitadas, então tenho ainda de atualizar essa lista, com algumas inconclusivas que guardei aqui e não sabia onde colocar. A ABO não se perdeu, mas há uma Lista de Redirect desnecessários que também não foram, ainda, eliminadas. Estamos as ordens, mestre Rui. Abraço -- Adailton msg 10:30, 27 Junho 2006 (UTC)

Redirects desnecessarios

Rui, peco-te que pares com a eliminacao dos "redirects desnecessarios". Todos os redirects relaccionados com o WP:PCM sao necessarios, por varios motivos. Por exemplo, esta tua edicao pode ser um erro gravissimo (como passar um "link para redirect desambiguado" para um "link para uma pagina de desambiguacao", o que e' pior). Agora estou sem tempo, logo escrevo uma explicacao em condicoes mas, entretanto, pff, para. Um abraco -- Nuno Tavares 09:44, 24 Julho 2006 (UTC)

Propliopithecidae

Olá Rui!
Você tem certeza que essa família exite, ou melhor, existiu? No Wikispecies não vi nada sobre ela.
Łυαη fala! 23:03, 20 Dezembro 2006 (UTC)

Olhei o gênero que falou (o Aegyptopithecus), na wp.es e wp.en dizem que Propliopithecidae é família de Propliopithecoidea ([1] e [2]) e não de Cercopithecoidea. E essa agora?
Łυαη fala! 11:21, 21 Dezembro 2006 (UTC)

Maiúsculas em palavras compostas

Olá, Rui,
Notei que alteraste de volta os nomes colocando maiúsculas no nomes próprios. Nota que, de acordo com o Ciberdúvidas (vê [1]), que para mim é uma referência da língua portuguesa, os nomes próprios perdem a maiúscula (ainda que possa haver polémica sobre o tema). Parece-me que seria razoável adoptarmos uma norma na WP, e por isso existe o ponto 1 de Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica. Tem sido nesse sentido que tenho feito as alterações. O que achas? MarioM 13:52, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Monitores

Prezadíssimo,

Por aqui usamos largamente - ao menos no meio acadêmico - o verbo monitorar. O monitor, em este contexto, é justamente o significado primevo da palavra "aquele que dá conselhos, lições" (do latim: monitore) e sua aplicação derivada que é: aluno que auxilia o professor no ensino da sua disciplina, fora das aulas, prestando esclarecimentos aos colegas menos sabedores do assunto. Nas universidades chega a ser um cargo... tem outras acepções, ao menos por aqui (monitor de televisão ou de computador - a tela, quando em circuito fechado; monitor médico - aparelho destinado a acompanhar e registar informações orgânicas, como v.g., os batimentos cardíacos, e outros menos usuais).

Monitorar (ou sua variante monitorizar), é o ato de acompanhar e avaliar (mormente dados oriundos de aparalhagem técnica). Fazer, portanto, a monitoração, ou monitoramento, ou, ainda, quando referindo-se especificamente ao exercício duma função, a monitoria - são vocábulos largamente utilizados neste contexto que me pareceu pretender...

É certo que posso não ter compreendido exactamente a extensão do pedido - pois que sou um "sabedor" de consultar os alfarrábios - e de pesca, efetivamente, bem pouco sei. Aliás, temos aqui um Ministério dedicado a este tema, embora me escape sua ação efetiva a não ser cuidar de dar esmolas aos pescadores em períodos chamados de "defeso", quando a atividade fica suspensa para permitir a reprodução dos bichos... e, claro, como numa recente mortandade ocorrida na Baía de Todos os Santos, eximir-se de qualquer responsabilidade - até mesmo quando desvendado que a causa foi natural (he, he... uma tal "maré vermelha", formada de algas venenosas, creio).

De qualquer forma aqui tens um pouco do que pretende a respeito, especialmente o Departamento de Pesca e Aqüicultura. Há, também, Institutos e organismos estaduais, não apenas em Pernambuco, mas noutros estados, como este, de São Paulo.

No mais, espero haver sido de mínima ajuda. Abraços mulungueiros, Conhecer ¿Digaê 07h36min de 27 de Julho de 2007 (UTC)

Gerente e gerenciamento

Temos aqui o verbete gerente? Temos! Pois bem, gerenciar é fazer o trabalho desta função. Nas empresas, tanto públicas quanto privadas, é comum termos nas filiais um gestor (olha eu usando um dos termos) local, que se responsabiliza diretamente pela unidade. O mesmo vale para setores, nas grandes e complexas empresas (numa hierarquização imediatamente acima, por exemplo, dos encarregados, capatazes, etc.). Nalguns casos, chama-se de gerência à divisão. Cada agência bancária, por exemplo, tem um gerente, podendo haver mais sub-gerências.

Gerenciar, gerenciamento e gerencial são as derivadas.

Quanto a gestão, é um sinônimo do primeiro (mas é comum ouvirmos falar em "gestão" como o período em que um órgão esteve sob a responsabilidade de alguém: por exemplo - na gestão do governador Jaques Wagner; a gestão do Prefeito fulano...). O substantivo deriva do verbo gerir, sinónimo de gerenciar (conjuga-se tal como aderir), administrar.

Ufa... finalizo, divergindo! Abraços não são graciosos! São fruto de amizade e, portanto, têm valor inestimável! he, he... Conhecer ¿Digaê 08h12min de 27 de Julho de 2007 (UTC)

CID-10 Capítulo VII: Doenças do olho e anexos; Capítulo VIII: Doenças do ouvido e da apófise mastóide

Quanto ao título do artigo, talvez ele possa ser alterado. Não conheço as regras da wikipédia para títulos. Desfiz sua alteração pois à medida que estou adicionando a infobox Predefinição:Info/Doença estou traduzindo os títulos das doenças em suas respectivas páginas na classificação CID (vai demorar, mas um dia acaba). -- RHC Msg 06h11min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Sobre filtro de spam

Olá Rui Silva.

Aqui na wikipédia em português, temos o nosso MediaWiki:Spam-blacklist para bloquear links. No topo desta página tem um link que aponta para o meta, onde contem as regras e na seção mais abaixo desta página; tem o link Meta:Spam blacklist.

No nosso (MediaWiki:Spam-blacklist) colocamos o que achamos que seja spam, porém sei que podemos exagerar e então seria ir lá e remover o link. As vezes o que deveria ser feito é bloquear um ramal do site e não todo o conteúdo do site

Vi agora o seguinte

  • \bbr\.geocities\.com\
  • \bbr\.geocities\.com\/amandinha_band888\/links\/tiburon_coupe_anteriores2\.html

o primeiro um bloqueio geral e o segundo um bloqueio parcial. O segundo nem necessitaria ser colocado. Teríamos talvez que rever isso.

Se desejar vá lá e remova www.vestibular1.com.br do filtro, já que é adm e eu agora não devo editar esta página. Procure por \bvestibular1\.com\.br

Sobre os links do Meta:Spam blacklist, pelo que consegui entender, são lá colocados links em caso de cross-wiki, como chamam. Parece que são bots que editam as vezes aquela lista. No seu caso o bloqueio está na nossa lista e não no Meta. Abraços.--OS2Warp msg 17h17min de 7 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá, Rui,

Por que retirou "groups.yahoo.com/group" da lista negra? Grupos não podem figurar como fonte nem como ligações externas, segundo a política oficial.

Porantim msg 14h19min de 3 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Título de artigos sobre seres vivos

Olá, comunico-lhe que criei uma votação que certamente será de seu interesse, já que você é um usuário que edita/cria bastantes artigos relacionados aos seres vivos. Por isso, gostaria que você participasse opinando na página de discussão da votação Wikipedia:Votações/Título de artigos sobre seres vivos. Abraço! Robertogilnei (discussão) 21h44min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Mulatos

Ótimo acréscimo! Mas, estou cá pensando se não seria melhor fundir mulatos e pardos (o primeiro como seção do segundo). - Al Lemos (discussão) 16h56min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)

Ou então fundimos com mestiços e abrimos seções para pardos, mulatos etc - Al Lemos (discussão) 18h54min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)

Artigo Socialismo incompleto e incorreto. Defesa de alteração.

O Socialismo abrange uma ampla gama de filosofias políticas e não apenas as diversas derivações do Marxismo revolucionário, como leva a entender este artigo. Socialismo não implica necessariamente em abolir por completo a propriedade privada dos meios de produção. Diversas filosofias socialistas aceitam o convívio da pequena propriedade produtiva e pequena burguesia com um sistema de economia estatal. O artigo, por exemplo, não fala uma vírgula se quer sobre Anarquismo ou Social Democracia.

Definições muito mais corretas são: "doutrina que prega a primazia dos interesses da sociedade sobre os dos indivíduos, e defende a substituição, total ou parcial, da livre-iniciativa pela ação coordenada da coletividade, na produção de bens e na repartição da renda."

ou

"Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo. As múltiplas variantes de socialismo partilham de uma base comum de tendência sentimental e humanitária. Para caracterizar uma sociedade exclusivamente socialista é necessário que estejam presentes os seguintes elementos: limitação do direito à propriedade privada, controle dos principais recursos econômicos pelos poderes públicos com a finalidade, teórica, de promover a igualdade social, política e jurídica. "

A Wikipedia em Inglês e em Espanhol caiu no mesmo erro da de lingua portuguesa. O artigo da Wikipédia em Italiano está bem adequado e completo. Sugeriria a substituição completa do artigo atual por uma tradução da italiana. Se alguém com mais conhecimento da lingua italiana se dispuser a fazer seria bom mas, caso ninguém se ofereça, eu me ofereço para fazer esta tradução. De qualquer forma, para evitar brigas, só defendo esta alteração se um número razoável de editores se colocarem a favor. Talvez um processo de votação fosse o mais adequado.

--Cozzolino (discussão) 01h00min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)

Línguas de Moçambique

Bom dia Rui! Criei o artigo Línguas de Moçambique, mas como já reparei que as designações de cada língua são muito específicas (no site do INE tem umas designações, no site do Ethnologue tem outras, aqui na wiki ainda outras...), peço-te que, quando tiveres um tempo, faças uma revisão. Abraço, Carlos msg 10h06min de 14 de março de 2009 (UTC)[responder]

Alegre Tens razão...é melhor deixar estes assuntos para quem conhece. Abraço, Carlos msg 18h23min de 14 de março de 2009 (UTC)[responder]

Mozambique

Hei la ! Fiz que copiar o que estava escrito na demografia de Moçambique, e você pode contribuir na pagina de seu pais. Luso-Tuga 18h51min de 30 de março de 2009 (UTC)[responder]

Ola ! Para respeito tirei a parte negativa desta secção ! Você pode ajudar a melhorar o artigo ? ;) Luso-Tuga 18h08min de 17 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Olá Rui, pode ter certeza que esse artigo vai ser um dos mais polêmicos de toda a wikipedia quando crescer. Estou pesquisando para ampliá-lo e os links que coloquei tem ligação direta com o artigo. Quanto as religiões afro-americanas retirei a lista de orixás que já tem no artigo próprio, mas falar sobre as religiões na Diáspora é importante porque é a concequência histórica da colonização africana e das américas. Um grande abraço Jurema Oliveira (discussão) 13h57min de 20 de outubro de 2009 (UTC)[responder]

Citação: Rui escreveu: «Desculpe dizer, mas não concordo com artigos polêmicos numa enciclopédia. Podem ser chocantes, mas devem sempre ser baseados em informação que não possa ser contestada - e devo dizer-lhe que alguns dos sites citados me parecem muito pouco credíveis, mais como POV de algumas pessoas; como não os visitei recentemente, não posso dizer quais mas, se insistir, posso verificar.» O objetivo é deixá-los o menos polêmico possível, contando a história sem POV nem de um lado nem do outro e as fontes precisam sim ser verificadas e analisadas para que possamos com isenção religiosa desenvolver um artigo totalmente imparcial.

Citação: Rui escreveu: «Como deve saber, os verbetes racismo e apartheid são daqueles em que exerci mais esforço para tentar que ficassem não-polêmicos, porque são das coisas mais feias que eu conheci (vivi) na minha vida; as raças humanas, infelizmente não consegui que se tornassem num artigo não-polêmico - mas ainda não desisti!» Sim, concordo plenamente são as coisas mais feias que o ser humano já cometeu entre outras, mas quem não viveu a situação precisa conhecê-la nos mínimos detalhes, para saber que isso não deve se repetir e ajudar a combater esse mau.

Citação: Rui escreveu: «outra coisa que me faz confusão: porquê as "grandes religiões" serem "religiões" e as africanas serem "mitologias"?... Não me parece correto!» Ah! são os teólogos que escrevem a wikipedia, e o que aprenderam nas universidades, que existem religiões e mitologias, com certeza colocaram como mitologia por considerarem primitivas e extintas, coisa que sabemos não ser verdade, estão mais vivas do que eles possam imaginar. Calma que eu vou chegar lá, estes links genocídio cultural, Etnocídio e Linguicídio que coloquei tem tudo a ver com isso. Jurema Oliveira (discussão) 14h57min de 20 de outubro de 2009 (UTC)[responder]

Tanzânia

Olá Rui! Reparei que reverteu as minhas edições, onde corrigi os sítios onde alguém se tinha esquecido do acento circunflexo em Tanzânia. Preparava-me para começar a tratar de outros casos semelhantes como Servia e Siria, sem acentos. Não compreendi porque reverteu. Mesmo assim fico à espera de explicação antes de avançar para outras correções. Gameiroestá lá? 19h55min de 6 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Caro Rui, obrigado pela sua resposta. É bom aprender sempre mais um pouco, de facto desconhecia que por aí se dizia e escrevia assim. Obrigado pela sua explicação. Continuarei com as outras correções. Saudações de Lisboa para a terra da minha mãe! Gameiroestá lá? 16h35min de 7 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Re: Zona de convergência intertropical

Mas posso explicar um pouquinho agora sobre o porquê do Nordeste ter um clima semiárido: O ITCZ não está fixo todo o ano. De junho a dezembro, no Atlântico, o ITCZ tende a ficar no hemisfério norte (0-20° N) e o ITCZ tende a atuar no hemisfério sul (0-10° S) nos meses restantes. No hemisfério sul, o ITCZ é mais fraco porque o Atlântico Sul é mais frio (que gera menos umidade), e pelo mesmo motivo a ITCZ não consegue avançar para além de 10°S todos os anos. Com isso, a estação seca é mais prolongada do que a estação úmida. Para piorar, existe o planalto da Borborema, que impede que boa parte da umidade da ITCZ chegue ao interior nordestino; o planalto da Borborema atua como a cordilheira do Atlas em Marrocos, que impede a entrada na umidade atlântica para o Saara por meio dos ventos do oeste. Subsequentemente, o interior do nordeste é mais seco do que o litoral, e para piorar ainda mais, pode haver fortes flutuações no regime de chuvas, com momentos de chuvas intensas e outros (mais frequentes) com estiagens prolongadas.

Seria bom mesmo encontrar algum material descente em universidades ou centros de pesquisa, mas o que conheço sobre o assunto já esbocei mais acima. Saudações sinceras e boas edições! -Ramisses (discussão) 22h15min de 11 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Cinema de Moçambique

  • Convite... Que tal ir ao cinema?

O caso é que não albergamos por cá, com a devida justiça, u'a "casa" para o pai da Dandara...

E por aí vamos (ou ficamos?)...

Donde está o Teixant? A tarefa urge! he, he... Abraços, Conhecer (discussão) 15h07min de 13 de maio de 2010 (UTC)[responder]

  • O outro Ruy é azul, olha a Dandara, uai! Meu velho mail que nunca abro é o do yahoo... Vou lá correndo! Mas, mesmo que o Instituto já tenha "morrido", o brasileiro morreu e merecia - e tem cá verbete...

Já existe um mínimo escrito no Cultura de Moçambique - mas temos cá a categoria, sem o "artigo principal"... Só uma curiosidade, que inda não me fica claro: temos vários "actores portugueses" nascidos em Moç... Pode, é? Cuidado, ou "pegaremos" o Ruy (afinal, é coautor da ópera mais malandra... ) e, a calhar, o Mia também... he, he... Conhecer (discussão) 16h15min de 13 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Carlos Cardoso

Oi Rui, você como moçambicano prominente na pt:WP não pode escrever um artigo sober Carlos Cardoso? --Sei Shonagon (discussão) 17h35min de 13 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Venho de esrever: "..., der Avantgarde-Journalist Carlos Cardoso, der schon vor seiner Ermordung am 22. November 2000 zum Jornalistenidol einer ganzen Generation wurde, ..." de:Agência de Informação de Moçambique (mais o mesmo: ..., o jornalista vanguardista Carlos Cardoso, que ja antes de seu assassinato em 22 Novembro 2000 era um ídolo para uma geração de jornalistas inteira, ..." Está correto/Você concorda? ... Bjs da Alemanha--Sei Shonagon (discussão) 08h19min de 15 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Rui,

Estive lendo algumas passagens do vosso esforço; antes porém, uma observação: há já algum tempo, neste Brasil das leis não obedecidas, estamos sob o mandamus de uma que obriga no país o estudo da História da África...

Não é obedecida, tal lei. Não temos, sequer, obras didáticas a tal fim. Não sei se te lembras ter falado a respeito, mas para a edição de algo como o Zauditu da Etiópia, servi-me de um já velho livro do Delgado de Carvalho, uma obra que chega a ser hermética...

Mas, no mais ordinário, nossas obras sobre o tema são escassas, superficiais, eurocêntricas como falou, ou ainda desatualizadas... Ainda brigamos no Brasil com escritos que chamam os índios de "selvagens e preguiçosos" e aos negros escravizados de "analfabetos e acomodados" - como se não tivéssemos coisas em nossa história como Palmares, ou a Revolta dos Malês, nem pessoas como um dos meus ícones Luiz Gama... São coisas que nossos livros, quando falam, são tão superficiais que fica mesmo estranho deixar a cargo desses mesmos autores o falar de África!

Isto é um quadro do agora - e vemos um colaborador usando uma fonte "do século XX"... Olha só o que resulta em uma busca ao google...

Tenho feito um trabalho meio que "paralelo" aqui, em biografias como a do Teodoro Fernandes Sampaio, Ernesto Carneiro Ribeiro - para mostrar que temos gigantes do saber com raízes no Continente, aos poucos a quebrar a resistência em se cumprir uma lei tão singela, em romper os grilhões com a "matriz" europeia...

Espero ter ajudado, com este desabafo. Abraços, Conhecer (discussão) 14h31min de 1 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

@Rui Silva: (Re-) Descobri que coordenas a parte da História de África. Pergunto-me se já viste a (pouco divulgada) versão portuguesa da monumental obra do historiador congolês (ex-zairense) Elikia M'Bokolo? Pelo sim e pelo não, aqui vai: África Negra: História e civilizações, Tomo I, até ao Século XVIII, Lisboa: Vulgata, 2003, Tomo II, Do século XIX aos nossos dias, Lisboa: Colibri, 2007. Esta obra constitui um marco, pela sua qualidade e superar a "matriz europeia". Os países lusófonos estão bem presentes, inclusive porque M'Bokolo lê português sem problema (e até se desenrasca bem falando). Há pouco mais de um ano, ele foi nomeado coordenador de um grupo de trabalho de historiadores africanos, constituído com base num acordo entre a UNESCO e a União Africana, e encarregado de elaborar uma história de África, numa dezena de volumes. Do lado angolano participa neste grupo o Jean-Michel Mabeko Tali, filho adoptivo do Lúcio Lara, hoje professor de história de África na Howard University de Washington. Aflis (discussão) 14h00min de 3 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

@Rui Silva: Estou a responder aos bocados, porque a WP continua a implicar quando escrevo textos mais longos. Portanto, para já duas coisas. Primeiro, que só me aborreço com comentários quando são agressivos e ditados por posições, digamos, não objectivas. Os seus foram sempre construtivos, ficando patente que eu tinha toda a liberdade de concordar ou não. Segundo, a questão dos trabalhos fiáveis sobre a história geral de África. Uma vez que vives em Maputo (fui obtuso: não percebi os "indicadores"), talvez encontres o livro do M'Bokolo na biblioteca do Centro de Estudos Africanos da UEM (embora boa parte dos investigadores tenha saído do CEA). Ou então na biblioteca da Faculdade de Letras da UEM. De qualquer modo, acredito que investigadores como a Teresa Cruz e Silva e o João Paulo Borges Coelho o tenham pessoalmente. Quanto ao Basil Davidson, parece que a parte sobre a fase "pré-histórica" está um pouco datada, mas é melhor ver isto com quem está mais "por dentro". E paro aqui, não sem chamar a tua atenção à observação da Luíza Teles, na minha página de discussão, e a minha resposta na página dela. Aflis (discussão) 09h07min de 12 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Rui Silva: recebi hoje a seguinte informação: General History of Africa Collection in Portuguese

8 volumes of the complete edition. Brasilia: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.

Abstract: Published in eight volumes, the General History of Africa is now issued in Portuguese. Its complete edition is also available in Arabic, English and French, and its abridged edition is available in English, French and in several other languages including Hausa, Peul and Swahili. One of UNESCO's most important publishing projects in the last thirty years, the General History of Africa marks a major breakthrough in the recognition of Africa's cultural heritage for it allows the understanding of a historical development of the African people and its relationship with other civilizations from a broad, diachronic, and objective perspective obtained from the inside of the continent. The collection has been produced by more than 350 specialists of various areas under the coordination of the International Scientific Committee composed by 39 intellectuals, of which two thirds were African.

Free downloading (only in Portuguese):

•Volume I: Metodologia e Pré-História da África (PDF, 8.8 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-123-5 •Volume II: África Antiga (PDF, 11.5 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-124-2 •Volume III: África do século VII ao XI (PDF, 9.6 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-125-9 •Volume IV: África do século XII ao XVI (PDF, 9.3 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-126-6 •Volume V: África do século XVI ao XVIII (PDF, 18.2 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-127-3 •Volume VI: África do século XIX à década de 1880 (PDF, 10.3 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-128-0 •Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (9.6 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-129-7 •Volume VIII: África desde 1935 (9.9 Mb) ◦ISBN: 978-85-7652-130-3


http://www.unesco.org/en/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/9669/cHash/d6c86ae49c/

Uma vez que é possível fazer download, acho que é de se aproveitar a fundo! Aflis (discussão) 11h09min de 13 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

PS: Aproveito para chamar a tua atenção para a rede internacional de estudiosos dos países lusófonos de África que funciona pela internet. Basta escreveres para H-LUSO-AFRICA@H-NET.MSU.EDU pedindo para te incluírem na lista de distribuição. As línguas são o português e o inglês. Estou nisto há anos e recebo informações como a de acima, sobre publicações, conferências e outras coisas; às vezes há pedidos de informação, aos quais se pode responder. Há sempre um gestor, que muda +- de dois em dois anos. Neste momento é Gerhard Seibert, um antropólogo alemão doutorado na Holanda que reside em Lisboa e é casado com uma moçambicana. Ele é especialista de São Tomé e Príncipe, trabalhou também bastante sobre Cabo Verde e um pouco (mesmo muito pouco) sobre Moçambique. -- Aflis (discussão) 11h22min de 13 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

@@@@Respondendo à tua mais nova mensagem: (a) Não percebi bem: queres que mande o teu endereço para o Gerhard Seibert, ou que eu te mande, de forma selectiva, informações que podem interessar-te? (b) Vi que, de facto, na WP-PT os artigos sobre os impérios Songai e Mali são, digamos, passíveis de aperfeiçoamento. Não sei se ajuda recorrer à WP em inglês que me parece bastante boa (e sobre o império Mali também a WP em francês). A prazo, vou de qualquer modo tentar um historiador português, mas isto não será para já. (c) Acho que as universidades fazem muito bem em recorrer a competências externas, e que, a nível de mestrado, a interacção com os estudantes pode ser estimulante. Aflis (discussão) 15h10min de 13 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Sobre o Elikia M'Bokolo (que tem aliás um artigo na Wiki francesa) só mais isto: a obra dele é uma das muito raras que merece mesmo o adjectivo de "seminal": pode servir como inspiração e referência para todos os textos que tratam da história de África e dos países africanos. A tradução para o português foi por sinal feita pelo falecido Alfredo Margarido. -- Aflis (discussão) 10h42min de 4 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

História de África: Vejo o teu problema, mas acho que não serve à qualidade da WP subjugar-se às atitudes que referes. Quem quer compreender a história, tem que ler coisas sérias, e as coisas "rápidas" quase nunca correspondem a este critério. - Agora, cuidado com o as obras do Basil Davidson - a quem pessoalmente conheci nos primeiros anos 1970 nos EUA, ainda no tempo colonial, numa reunião sobre Angola, com John Marcum, Joseph Miller, Gerald Bender e outros, e com quem fiquei em contacto depois. Prezo-o muito como pessoa, mas concordo com as reservas que internacionalmente se fazem na academia (à qual ele não pertenceu) em relação às suas qualidades de historiador. O seu empenho militante (que partilho o nível emocional) tem muitas e muitas vezes prejudicado as suas análises. A fonte mais fiável e actualizada é, neste momento, mesmo o livro do M'Bokolo, que por sinal, tem também uma excelente bibliografia. Não sei se consegues adquirir este livro - aliás nem sei bem em que parte do globo te encontras! Se te encontrares em Portugal (como tive a impressão, talvez errada), podes consultar o livro nalgumas bibliotecas universitárias - p.ex. da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do ISCTE logo ao lado, do ISEG da Universidade Técnica de Lisboa - e, se não estou em erro, também na Universidade de Coimbra e na Universidade do Porto (e até na Covilhã).

Na sequência da minha observação acima (em História de África"), vai aqui outra, sobre a questão da "imparcialidade". Para mim misturam-se aqui duas coisas. A primeira é que, no contexto das minhas contribuições, deparei com intervenções que invocavam o princípio da neutralidade, mas eram elas próprias claramente parciais, ao ponto de agredir-me com processos de intenção, de pôr em causa a validade de referências "incómodas" etc. - de modo que cheguei a perguntar-me se não se tratava de um caso que infringia regras básicas da WP. A segunda, inteiramente diferente, é esta: se queremos captar a "realidade real", no domínio das sociedades humanas, não basta alinhar "factos", secamente. É preciso passar à análise e interpretação, pois do contrário o caro leitor não se dá conta do que estamos a falar. Exemplo: nalguns artigos sobre países africanos, a única coisa que se dá no capítulo da política é uma descrição da estrutura formal do Estado. Ora bolas: assim ninguém entende qual a realidade política daquele país. Conclusão: a análise e interpretação são absolutamente indispensáveis, pois do contrário o texto não vale a pena. E pronto, depois passo a responder a outros pontos. Aflis (discussão) 09h25min de 12 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Pronto, aqui vai mais um bocado. Aliás dois, se a WP permitir.
  1. Meu estilo: Aí deixas-me perfeitamente perplexo. É que desde há muitas décadas o que me dizem é que o meu estilo é tipicamente académico. Até tenho feito um esforço para ao menos não ser muito "pesado" na escrita. E agora classificas-me como sendo muito "jornalístico", com conotação negativa! Tive que respirar fundo...Bem, quando tiveres vagar, explica-me por favor o que, exactamente, entendes por isto! Não pode apenas ser o uso de adjectivos - que aliás são indispensáveis para a caracterização da realidade sob análise: ver acima. Um exemplo: no caso de Angola, dizer apenas que existem desigualdades sociais não permite em absoluto captar a realidade, e mesmo adjectivos "brandos" (como "bastante") não são adequados, porque dão uma ideia falsa da realidade; esta é mesmo "extrema", como o demonstram os indicadores da ONU, os estudos científicos (há p.ex. também um recentemente feito pela Universidade Católica de Angola que proximamente deve ser publicado na Noruega) e até nas revistas sérias. Quanto aos reparos que fazes no fim, vou voltar a ver meu tezto, mas há desde já um ponto: quando, numa parágrafo brevíssimo, refiro a "regressão" económica, penso que é claro, em termos genéricos, de que tipo de processo se trata. Agora, tens evidentemente razão que convinha explicar isto em mais detalho - mas aí o sítio certo é a página especial "Economia de Angola", para a qual vou ver se consigo mobilizar um economista.

Abraço Aflis (discussão) 12h08min de 12 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

....e agora o último bocado, sobre dois pontos de alguma maneira interligados:

  1. "tendências" de historiadores e outros autores internacionais (e também "nacionais"...): Claro que qualquer autor tem perspectivas analíticas de diversa natureza que informam o seu trabalho. Podem ser meta-teorias ou hipóteses mais ou menos genéricas, explícitas ou implícitas, difusas ou precisas, de origem racional e/ou emocional. Como leitores (que também temos as nossas perspectivas....) temos que tentar perceber quais são, e levá-las em consideração no uso que fazemos dos "research findings", análises e interpretações que nos são oferecidos. Tudo isto deve, naturalmente, ser subentendido quando se fala em pôr a proveito a "produção científica internacional"
  2. BTI: acho que estás a ser um bocado "implicativo" com o texto actual. É claro que tem falhas, e continuo a pensar que as mais importantes são as omissões. As quais em parte são seguramente o resultado das limitações do número de palavras que a organização do BTI impõe (que também inventou esta de nem admitir referências nem mencionar autores). Agora, quem escreveu aquilo conhece sem dúvida a literatura científica relevante como também conhece Angola "por dentro". Enfim, tenho que reler o texto de maneira concentrada, tendo em conta as tuas críticas - já feitas ou ainda por vir...

Aflis (discussão) 14h08min de 12 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Machava

Oi Rui, eu lembro-me de ter trabalhado um pouco nesse artigo da Machava e realmente não sei muito bem o que fazer, é um compromisso...Quanto à cadeia, não é essa que se chama a B.O. (Brigada de Operações) ou Cadeia de Máxima Segurança? Quanto ao seu possível uso pela SNASP para presos políticos, isso aconteceu mesmo ou é apenas uma cabala da reacção? Se aconteceu acho que devia ser mencionado. Enfim, aqui na mina é difícil fazer investigação séria. Um abraço Teixant (discussão) 18h32min de 5 de julho de 2011 (UTC)[responder]

"Relevância" (ou notoriedade)

Citação: WP:CDN escreveu: «Resumindo: Um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa através de fontes reputadas e independentes do assunto tratado.» Stegop (discussão) 19h38min de 23 de julho de 2011 (UTC)[responder]

Caro Rui Silva: Não sou muito bom nestas coisas da informática, pelo que ignoro se será a esta via que se refere quando me aconselha a escrever-lhe para a sua página de discussão normal. Gostaria realmente de lhe mandar uma fonte relacionada com os «campos de reeducação» do SNASP (em apoio ao texto sobre a Machava), pelo que lhe pedia um outro endereço no qual possa «colar» um documento pdf. M.M. (desculpe não assinar de modo mais explícito mas, em assuntos destes, prefiro manter uma certa discrição; talvez o choque, mas a minha experiência em relação à Frelimo, pelo menos a de antanho, não é muito encomiástica)

Caro Rui Silva: Gostaria de lhe mandar uma cópia «scannerizada» dos artigos do «Público Magazine» que utilizei para a entrada sobre a prisão da Machava, documentando a atuação do SNASP e a existência dos campos de reeducação, mas para isso preciso (conforme propõe) de um outro endereço eletrónico seu. Entretanto, quero agradecer-lhe por ter eliminado a minha identificação no fórum de discussão. Na verdade, estou pouco habituado a estas andanças e nem sempre procedo como mais convém (até no meu próprio interesse). De facto, fui colaborador da Associação Académica de Moçambique e frequentava o Restaurante Tico-Tico, no período imediatamente antes e depois da independência. A sua cara é-me vagamente familiar, mas o nome confesso que não me diz muito. Fico aguardando o seu contacto. [Namaacha]

Imagem de Moçambique

Mulungo, como vai o amigo? Espero que tudo bem. Sabe se há um nome específico para esta embarcação pesqueira utilizada em Moçambique (e se a informação está correta também)? Como achei essa img destacada perdida lá no commons trouxe para cá no lugar desta, que precisa de uns 3 ecrãs para visualizar (além de tomar conta da página principal)... Alegre

Abraço e obrigado pela ajuda. Leandro Martinez msg 04h42min de 1 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Eu é que agradeço Rui. :) Adicionei a ligação lá na descrição da imagem.
Que mar magnífico, hein? Um dia ainda vou pescar um Bonito (tá certo o nome?) por aí... Abraço! Leandro Martinez msg 07h25min de 2 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Caro Rui.

Que acha do verbete acabado de criar sobre a Ilha da Inhaca? Dei alguns retoques formais, mas precisa de mais. Constatei, entretanto, que já existe um verbete Inhaca, com conteúdo mais reduzido.

Abraço das bandas da Europa. Acscosta (discussão) 07h49min de 25 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Caro Rui, Vou fazer o máximo possível para melhorar a edição que foi posta na minha página de discussão. A única coisa que ainda me deixa baralhado é o estilo que usaste para fazer as referências. Agora, no que toca no assunto de textos VDA, o único que continua nesse estado é o que fala do farol. Apenas esse, o outro sobre escolas foi de minha autoria. Desculpe pela resposta tardia, estamos no fim do ano lectivo e eu estava inundado de trabalhos.

Luis Ubunto (discussão) 06h55min de 28 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Obrigado pelas mensagens e desculpe por não ter escrito aqui mais cedo. vou ter uma olhadinha a aquelas paginas tenho umm pequeno interesse como o povo tsong mas não muio conhecimento enão talvez vou fzendo pequenas alterações importantes.

Boas Festas. Luis Ubunto (discussão) 10h44min de 25 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Artigos "Anos"

Olá Rui. Mais uma vez, venho dar-te cabo da cabeça. heheehe.

Venho pedir-te que vejas isto, isto e mais isto. Se possível dá a tua opinião.
Grande abraço e desculpa a maçada. --João Carvalho deixar mensagem 16h44min de 1 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]
Claro que podes responder por mail ou como desejares. O meu único problema é que se calhar era conveniente o Rodrigo Diniz ver a tua resposta. Mas neste momento, parece-me que ele desistiu de insistir em colocar aquilo tudo no artigo ano. Quando é que passas por Lisboa para eu te pagar aquela loura (especial) que te prometi ?
Grande abraço --João Carvalho deixar mensagem 17h36min de 9 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]
Olá novamente. Obrigado pela resposta. Já respondi ao Rodrigo Diniz. Grande abraço --João Carvalho deixar mensagem 14h18min de 11 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]
RE: Claro que concordo contigo. Se tiveres pachorra escreve isso na esplanada. Claro que o ideal seria que tudo o que aparece nos artigos "anos" estivesse sempre relacionado (ou fazendo parte) dum artigo classificado com importância 4, pois isso impediria a enxurrada de lixo habitual. Há uns artigos anos que eu nem tenho coragem de lhes tocar, tal é a bagunça. Refiro-me a 2000 e seguintes.
Também havia uma alternativa à Esplanada, que seria colocar a questão em Wikipédia Discussão:Projetos/Anos, mas não sei se não é pior ainda, pois há muitos editores que já integraram a questão da importância 4 e nem conhecem o wikiprojecto/Anos.
Nota: continuo sem saber quando é que te posso dar uma loura especial. Grande abraço --João Carvalho deixar mensagem 22h03min de 11 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Proposta

Fala, Rui. Gostaria de propor sua candidatura a administrador. O que acha? Tenho certeza de que esse é o interesse da maior parte da comunidade. Você é um usuário presente diariamente por aqui, tem a confiança de todos nós, conhece nossas regras... portanto, a única razão pra não aceitar seria a ausência de interesse seu em se tornar administrador.
Assim como escrevi ao Jo Lorib, escrevo pra você. Como falei lá, acho que os dois foram desnomeados por inatividade, contraditoriamente estando sempre ativos por aqui. As regras foram revistas e agora são mais sensatas, desnomeando apenas aqueles que realmente não são ativos. Aguardo sua resposta, torcendo pra que seja positiva, mas, caso não seja, entenderei sem problemas.” Teles (D @ R C S) 17h14min de 30 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Fala, Rui. Pior que eu consigo imaginar os motivos de uma pessoa não querer ser administrador. Principalmente quem se empenha mais em contribuir com conteúdo. Nesse caso, os botões só atrapalham. Eu jamais insistiria, pois tenho certeza de que sua decisão é a mais acertada.
Bom ano novo e sucesso pra você também. Abraços.” Teles (D @ R C S) 14h22min de 1 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Selo de correio "Nyassa"

Fico muito agradecido pelas sugestões. Foi por acaso que achei o selo de correio num artigo escrito em inglês. A particularidade do mesmo referia-se a ser o primeiro selo a representar uma girafa (há mais de 100 anos atrás as pessoas não tinham acesso a tanta informação como atualmente). A curiosidade foi em saber o que significaria "Nyassa" na Wikipédia e aí surgiu o artigo na nossa língua. Achei de bom tom acrescentar a imagem. Bem haja! jormos (discussão) 14h52min de 4 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

O...

...Aquino de Bragança não merece um artigo? Abraços, André Koehne (discussão) 14h20min de 15 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Tubarão

Rui, obrigado por todos os conselhos, em breve estarei arrumando o que você propôs, somente em um tópico eu não poderei arrumar até que você me ajude, pois se não é "téssera" qual seria a palavra adequada para usar? Eu não tenho certeza se está certo, mas não wiki-en havia o link nas "tésseras" e eu cliquei e lá na interwiki entrei na wiki-pt, aonde fui redirecionado para abáculo que segundo o próprio artigo é também denominado de téssera.Gabriel Yuji (discussão) 01h48min de 9 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Metabolomica ou Metabolômica?

Oi Rui! Tudo bem? Você poderia me ajudar em uma questão (caso possa)? Eu criei um artigo chamado Metabolômica e estou com dúvida se palavras proparoxítonas continuam acentuadas, já vi pessoas escrevendo Metabolomica, sem acento. Um outro problema, foi o artigo Genômica Funcional, depois que eu percebi que o "F" do funcional deveria ser em minúsculo. O que você acha que eu devo fazer? Propor exclusão do artigo e criar outro com a grafia correta? Ou criar uma página de redirecionamento? Agradeço a atenção! Fernandobrasilien (discussão) 18h52min de 3 de março de 2012 (UTC)[responder]

Olá Rui! Obrigado pela resposta! Eu já fui repreendido por criar um artigo com a grafia errada, então isto me dá um pouco de insegurança hahaha... Mas também acho que as palavras propaxítonas continuam acentuadas: página, metáfora, tímpano, proparoxítona, silvícola, Proteômica e Metabolômica, então acho que está certo, são tantas regras que me perco. Sobre o outro artigo, eu não criei o redirecionamento: recriei a página com a grafia correta (Genômica funcional) e pedi a eliminação da página com o erro. Espero não ter me precipitado! E sim: eu pretendo expandir ambos os artigos, aquilo é apenas o começo! Logo eles serão elevados a categoria de artigos excelentes! Alegre Obrigado pela atenção! Fernandobrasilien (discussão) 19h51min de 3 de março de 2012 (UTC)[responder]

Olá. Venho-lhe bater à porta com trabalho. Assumindo que tem disponibilidade, é claro. Acabei de reciclar o artigo supracitado com base numa tradução do destaque da en.wiki. Admito que foi das coisas mais desgastantes que já fiz e estava a trabalhar nisto desde Janeiro, devido à quantidade abismal de termos em português que tive de ir pesquisar. Agora estou nesta fase: concluí a tradução, estou a formatar as citações para a norma de Harvard, vou começar a azular ligações, mas a verdade é que ainda não reli o texto por completo, embora na tradução fosse fazendo correcções, clarificações, e eliminação de texto nitidamente desfasado. Portanto, o que lhe pedia é que nos próximos dias pudesse fazer uma revisão. Não tanto em termos gramaticais, mas sobretudo em termos de precisão e exactidão científicos e eventuais factos omissos ou errados na versão inglesa traduzida. A ideia é brevemente propor o artigo a destaque. Polyethylen (discussão) 15h48min de 22 de março de 2012 (UTC)[responder]

A introdução e apenas um resumo do corpo do artigo e uma série de redundâncias linguísticas necessárias para tornar toda a página coesa. A princípio, não deve trazer nenhuma informação nova que não esteja desenvolvida em detalhe em baixo. No entanto, se vir alguma coisa que não venha depois a ser desenvolvida, avise-me ou retire.
Quanto ao crédito, não há crédito. O sentimento de posse dos artigos é algo a combater. Por mim até pode reescrever o texto todo se assim for mais coerente. O único crédito é para quem investigou e publicou as fontes em que o artigo se baseia. Dito isto, sim, obviamente que deverá corrigir qualquer tipo de erros. No entanto repare que se fosse apenas isso teria uns 5 ou 6 editores de confiança a nível de redacção para verificar a precisão do texto, mas poucos há que sejam habilitados a verificar a exactidão das informações a nível científico. Ou seja, hei-de pedir a mais gente para fazer revisões, mas essa revisão fundamental feita por alguém da área tem que ser feita por si. Bom, pelo menos eu não vejo muitos biólogos aqui a navegar. Polyethylen (discussão) 13h00min de 23 de março de 2012 (UTC)[responder]
O estudo do Leonardo ainda não tem legenda por estar indeciso qual a imagem "inaugural" do artigo. Se essa ou se a árvore da vida de cima. Talvez o esboço do Leonardo para ser diferente do que está em história do pensamento evolutivo. Quanto ao resto... durante esta semana pouco ou nenhum tempo vou ter para a wikipédia a não ser uma ou outra reversão de vandalismo. Faça o que entender e achar melhor e a partir de Sábado ou Domingo já posso ver as coisas com mais detalhe. Polyethylen (discussão) 10h06min de 26 de março de 2012 (UTC)[responder]

Dr. Ruy d'Andrade

Muito boa noite,

É com desagrado que noto que a página que acabei de traduzir de um velho documento [2], é intitulada como Biografia sem relevância enciclopédica, quando se trata da biografia de uma das pessoas que mais contribuiu para o nosso património equestre, e que aliás devia fazer parte da cultura portuguesa. Não sei se trata apenas de ignorância de alguém ou se se trata de um mecanismo automático de detecção de páginas sem fontes. De facto não possuo as referências bibliográficas desde documento. Mas esta informação é verdadeira e importante! Considero que seria importante existir um único texto em português desde senhor, de fácil consulta.

Existe algo que possa fazer para melhorar esta página?

Muito obrigado e uma boa noite, Ricardo Lopes

Re: Dr. Ruy d'Andrade

Caro Rui Silva,

Agradeço imenso a sua ajuda. De facto o texto que possuo em mãos é exactamente o mesmo que se encontra em Inglês na página Sorraia.org. Peço desculpa por o chatear, mas pode o texto em Inglês contido na página Sorraia.org, ser uma fonte verosímil aos olhos do Wikipédia? Se poder como o posso provar?

Muito agradecido pela sua preciosa ajuda, Ricardo Lopes

Campanha para zerar o número de páginas não vigiadas

Caro editor(a), venho aqui apresentar uma campanha a todos os editores que possuem acesso à lista das páginas não vigiadas da Wikipédia Lusófona (reversores, eliminadores e administradores). Há mais de 5000 artigos sem vigilância de um editor, o que sigifica que podem ser passíveis de vandalismo e tal edição destrutiva permanecer. Por isso, se você vigiar no mínimo 100 destas, estará ajudando a diminuir o número delas. A lista dessas páginas pode ser conferida aqui. É preferível que se vigie as últimas da lista. Boas contribuições! Fronteira msg 12h40min de 15 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Acesso à ferramenta de bloqueio

Olá, Rui Silva. Na condição de reversor, foi decidido por votação lhe conceder acesso à ferramenta de bloqueio de usuários. A atribuição é temporária e de caráter experimental, estando disponível no período de 12 de abril a 10 de julho de 2012. A ferramenta deve ser usada exclusivamente no combate ao vandalismo, e sua aplicação é permitida somente para bloqueio de anônimos e contas não-confirmadas que tenham realizado vandalismo destrutivo, conforme item 1.7.3 da política de bloqueio. O bloqueio não deve ser por um período superior a 24 horas, e você não deve recorrer a ele caso esteja envolvido em conflito editorial (guerra de edições, por exemplo). Bloqueios que fugirem a essas exigências serão considerados uso abusivo da ferramenta, podendo acarretar na perda temporária ou permanente do estatuto de reversor. Se tiver quaisquer dúvidas, por favor, não hesite em contatar um administrador. Boas contribuições! viniciusmc (discussão) 13h28min de 15 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Fala, Rui! Pois é... é coisa nova. Como o Vinicius explicou acima, agora reversores podem bloquear usuários com certas restrições. Se isso for um incômodo e não quiser visualizar o botão de bloqueio, a única solução é remover o estatuto de reversor de sua conta, o que também traz a desvantagem de não visualizar mais o botão de reversão. Não é obrigado, claro, a bloquear caso não queira e o botão pode apenas ser ignorado. Enfim, quer mesmo que eu remova o estatuto de reversor?‴ Teles«D@ R C S» 14h43min de 15 de abril de 2012 (UTC)[responder]
É... entendo o que diz. Às vezes uma comunidade inteira erra, mas sempre há espaço pra consertar o erro.
Fiz como pediu. Abraço.‴ Teles«D@ R C S» 15h46min de 15 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Tanzânia, Malauí e Zimbábue

Meu caro, irei reverter parte da sua edição no artigo de Moçambique. Após uma breve pesquisa verifiquei que as formas Tanzânia[3], Zimbábue[4] e Malauí[5] têm utilização em Moçambique e como tal não podem ser alteradas para outras grafias, mesmo que também usadas. Gameiroestá lá? 14h51min de 19 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

Revisão em África

Prezado Rui

Com muita satisfação vejo que você começou a revisar o artigo África. Há alguns dias fiz uma revisão ampla, porém supérflua, apenas para eliminar os muitos erros de ortografia e links a páginas de desambiguação (fruto de contribuições pobres e vandalismos). Agora, com seu trabalho, com certeza o artigo receberá a atenção necessária. A riqueza da Wiki está justamente nessa contribuição entre falantes da nossa língua portuguesa em diversos continentes (Lamento que alguns conterrâneos meus não percebam ainda isso). Para que mais brasileiros conheçam sobre a África, seria muito bom se a seção "línguas" tivesse mais dados, especialmente sobre o uso do português. Conte com meu apoio e minha ajuda. Pedrassani (discussão) 12h08min de 22 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Ok, Rui. Então vou pesquisar sobre o uso do português em África e, na medida do possível, editarei essa parte do artigo. Aí você faz a revisão. Pedrassani (discussão) 16h29min de 22 de setembro de 2012 (UTC)[responder]
Olá Rui e Pedrassini. Desculpem "meter o bedelho" aqui, mas era conveniente que vissem este tópico na esplanada. Esse usuário, que o Rui conhece como "rato de biblioteca", é autor do que tanto quanto saiba configura o maior caso de violação em massa de direitos de autor. Imensos artigos aqui, muitos deles fundamentais em qualquer enciclopédia, são hoje uma perfeita cópia literal de textos, sobretudo da enciclopédia Barsa. África é um deles. Na proposta da esplanada, eu e o Tavio sugerimos um método para resolver com estes casos à semelhança do que existe na en.wiki: quando se descobre um editor que tenha inserido de forma extensa em mais de cinco artigos conteúdo de VDA, assume-se que todas as contribuições extensas são também VDA e deve-se apagar tudo ou, nos casos em que haja um histórico de outras contribuições parciais, simplesmente reverter para a versão anterior. Já há uma task force para detectar e listar todos os artigos desse indivíduo, mas é preciso mais gente. Em resumo: não me parece que esse texto que está aí agora se aguente, nem que valha a pena fazer correcções ortográficas em conteúdo que na sua grande maioria viola os direitos de autor. O melhor seria começar a pensar numa tradução que reformule por completo o conteúdo actual. Polyethylen (discussão) 18h36min de 22 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Vou responder aqui e depois mandar links para os diferentes intervenientes. Poly, essa solução parece-me extrema (ou extremista...). Tradução donde? Da en:WP, of course... Para ficarmos só com refs em inglês - e provavelmente com um texto poluído com ideias, também extremistas, de alguns editores de lá! Eu tenho estado a limpar este artigo aos poucos, embora com muitas paragens, embora não soubesse no princípio, que era VDA. Tem muitas coisas que eu não gosto porque são opiniões de um livro de escola de há 30 anos, mas não se pode tirar tudo, primeiro porque algumas informações são úteis e depois porque ficavamos com um artigo "nu". Para mim, a solução está em encontrar referências válidas e, infelizmente, eu tenho que dizer que muitos textos brasileiros estão cheios de ideias do que a África era no tempo dos escravos (ou no tempo do "socialismo africano"...) Eu tenho alguma dificuldade em procurar referências recentes e, além disso, tenho consciência de eu próprio ter algumas ideias preconcebidas, por isso, algumas reticências em retirar ou mudar texto (a não ser em coisas óbvias). Portanto, o que eu estou tentando fazer é encorajar os colegas a fazer alterações positivas; eu o que quero fazer é eliminar coisas duplicadas, como as regiões da África, mas há texto que não pode ser alterado, a não ser com refs válidas alternativas. Espero que apareçam mais voluntários!--Rui Silva (discussão) 07h28min de 23 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Concordo com o Rui. Por uma lado, com o "diagnóstico": tal como está, o artigo parece uma mistura de ideias tiradas de um livro de escola de há 30 anos, e de ideias sobre África típicas de países sem contacto com este continente. Por outro lado, ´com a maneira de proceder que propõe: melhorar o artigo passo a passo, com base em fontes que reflectem o "estado da arte" em matéria de estudos africanos. Clara que pode ajudar consultar os artigos não apenas em en:WP, mas também em de:WP e fr:WP, mas não me parece necessário recorrer à solução, sempre extrema, de uma simples tradução. -- Aflis (discussão) 08h13min de 23 de setembro de 2012 (UTC)[responder]
Textos que violem direitos de autor, neste caso cópias integrais da Barsa, não podem ficar. Isso não é uma violação apenas das normas da wikipédia, mas da lei internacional. Há aqui duas opções: ou se "limpa" só as partes que são VDA, ou se reverte para a versão imediatamente anterior à "contribuição" desse indivíduo. Estar a analisar frase a frase é mais do que moroso e contra-produtivo porque há um histórico de anos interligado. Eu preferia reverter. Fica mais fácil construir qualquer coisa a partir daí e pode-se aproveitar alguma coisa do existente. Dei a sugestão de tradução como emergência para "tapar buracos" rapidamente. Obviamente que o preferível é melhorar o artigo a partir de uma versão base. Mas e... há disponibilidade? Polyethylen (discussão) 15h33min de 23 de setembro de 2012 (UTC)[responder]
Confesso que não tinha noção de que no artigo havia cópias integrais de alguma publicação (desconheço a "Barsa" a que se refere) e concordo, evidentemente, que estes trechos devem ser tirados. Mas terá que ser por alguém que tem o livro e sabe identificar os trechos em causa. Ou será possível uma simples reversão?? Do ponto de vista técnico, a solução melhor talvez consista em copiar o artigo, tal como está agora, para uma página de ensaio, e trabalhar nesta página até chegar a uma versão satisfatória: que acham? - Em qualquer hipótese, a revisão será um trabalho muito moroso, e a questão da disponibilidade coloca-se de facto com alguma acuidade. No fundo, só é realista embarcar nesta aventura desde que há um compromisso da parte de 3 a 4 pessoas. Do meu lado, posso aos poucos rever a secção "História" (tirando a parte paleontológica...). -- Aflis (discussão) 16h11min de 23 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Olá Rui e demais colegas: Isso é um banho de água fria! Realmente as correções supérfluas que eu fiz são agora inúteis (salvo a seção "línguas" que é mínima e tem nova referência). Mas não desanimemos. Parece-me que a solução proposta por Polyethylen de reverter a uma edição anterior ao início da VDA é a única viável, dado que dificilmente alguém se proporá a garimpar ponto a ponto para ver o que e VDA e o que não é. Daí podemos recomeçar. Prezado Aflis, a Barsa (que foi editada inicialmente pelo mesmo grupo da Enciclopédia Britânica, em épocas em que ainda não existia internet para o grande público, era a melhor e mais popular enciclopédia no Brasil. Gerações de brasileiros fizeram suas pesquisas escolares nela. Cito isso para ressaltar que realmente é incrível como essa VDA sistemática não foi detectada antes. Pedrassani (discussão) 19h08min de 23 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Tenho pena de não ter convidado o Usuário(a):Alaiyo para esta discussão, mas não sei se teria feito diferença, procupado como ele está em cumprir regras e em remover "cuidadosamente" parte do texto copiado. Enfim, felizmente que a História da África tem algum texto, embora sem muitas referências, mas tem uma boa para a paleontologia, que é uma área em que me sinto à vontade; pelo menos aquele "buraco" logo no início da secção de história do artigo principal pode ser tapado. Não me parece que seja uma boa ideia reverter todo o artigo para a forma como estava antes da 1ª edição do "rato-de-biblioteca", há pelo menos 3 anos - seria destruir o trabalho de muitos editores que entretanto o tentaram melhorar. Vamos continuar a melhorar o artigo, na esperança de que entretanto não se complete o trabalho de "limpeza", para o artigo não se transformar num mínimo... De qualquer modo, sinto-me no dever de convidar o "limpador" para esta discussão; espero que consiga fazê-lo duma forma que não seja muito sarcástica! --Rui Silva (discussão) 17h38min de 25 de setembro de 2012 (UTC)[responder]
Olá, Rui Silva. Vi que o Aflis inseriu duas referências que substituem, e até superam, a Barsa. Esta enciclopédia vem sendo reeditada (no Brasil) há décadas e, no mais das vezes, sem a atualização devida aos seus verbetes e que, por essa razão, pede leitores mais cuidadosos. Acha que a ref da UNESCO, que está em "domínio público", acessível a todos, serviria a um mutirão com o objetivo de "limpar" a violação? SdsAlaiyo (discussão) 22h21min de 21 de novembro de 2012 (UTC)[responder]
Rui Silva, compreendi, agora, seu pensamento criterioso acerca desta (e de outras relacionadas) revisão. Só não vejo qual o problema com as frases extensas que podem ser de qual tamanho for desde que encaixadas, óbvio; nem seria copiar textos (será que percebi?), mas criar novas frases: confrontar estudos e interpretá-los com base noutros para produzir (mesclar) novos textos e fugir da VDA (não limpar tudo como fiz). Fico triste de ver um artigo como o de África (e afins), tão importante como o de qualquer outro continente, "maltratado" na Wikipédia. Infelizmente, não localizei as outras fontes usadas pelo Setti (nossos livros didáticos, não só, mas especialmente para o caso de África são bastante discutíveis. Mas, vou acompanhar esta construção de vocês disposta a participar no que eu puder. Muito embora eu não seja boa no quesito “encaixar frases”, sei que haverá sempre “alguém” a me puxar as orelhas (rsrsrs). Estou me alongando de propósito para lhe dizer obrigada por me ensinar a não ser tão simplista aqui. SdsAlaiyo (discussão) 16h25min de 23 de novembro de 2012 (UTC)[responder]
Em tempo: Abraço na xará

Sudoeste Africano - Namíbia

Olá Rui. Como faço para recuar para além deste ponto? http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sudoeste_Africano&diff=19577080&oldid=999791. Um abraco, e um óptimo ano novo. Tudo de bom em 2013. Rui Gabriel Correia (discussão) 23h54min de 4 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Hereros

E já agora, sabe alguma coisa sobre a ideia de colocar um acento na palavra Herero? Sou angolano, nasci lá,cresci em Angola e na Namíbia onde vivem os Hereros e nunca, mas nunca ouvi ninguém dizer hereró!!!! Rui Gabriel Correia (discussão) 23h57min de 4 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Hereros, não Hererós

Olá Rui, gostaria sua opinião aqui, http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Herer%C3%B3s. Um abraço, Rui Gabriel Correia (discussão) 18h16min de 5 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Promover o espírito colaborativo e competitivo: WikiTaça

Boa noite Rui, espero que esteja tudo bem consigo. Uma vez que esteve ligado às grandes actividades que promoveram a competitividade e certas melhorias na Wikipédia lusófona, convido-o a participar no debate para criar uma espécie de campeonato diferente do que já foi feito aqui. Obrigado desde já e boas edições. Cumprimentos, VítoR™  • (D) 20h27min de 13 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Negomano ou Ngomano

Olá Rui, tudo bem? Estava a traduzir o artigo Battle of Ngomano da wiki en e surgiu-me a dúvida sobre como se escreve o local: Negomano ou Ngomano? Como não existe o artigo na nossa wiki, prefiri perguntar a quem saiba. Abraço, Carlos msg 07h34min de 4 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Solicitação de participação

Caro Rui Silva,

Neste ano de 2013 estamos realizando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a pesquisa de dissertação “A aquisição e difusão do conhecimento científico e tecnológico na era da web 2.0”, que pretende analisar o universo de usuários colaboradores dos artigos de temática científica e tecnológica da Wikipédia em sua versão de língua portuguesa. Trata-se de um estudo que envolveu a seleção prévia de 25 artigos destacados do site e, dentre eles, os usuários com maior número de contribuições. Serão efetuadas entrevistas com os colaboradores escolhidos, realizadas a partir deste mês de abril, através de agendamento prévio de data e horário e por meio da utilização de ferramentas eletrônicas de mensagem instantânea (Skype, Gtalk, Yahoo! Messenger ou similares). Posteriormente, poderemos encaminhar também um breve questionário a ser respondido pelos participantes. Informamos que os depoimentos registrados nas trocas de mensagens instantâneas e os dados secundários levantados durante outros contatos serão utilizados apenas para tratamento científico e acadêmico, sendo mantidos em sigilo quaisquer nomes envolvidos e garantido o anonimato dos participantes da pesquisa. Desde já agradecemos sua valiosa contribuição e nos colocamos à sua disposição para maiores esclarecimentos.

No aguardo de seu contato,

Leonardo Santos de Lima - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) Matrícula n.: 112961 E-mail: santosdelima.leonardo@gmail.com Skype: leonardoslima@yahoo.com.br

Santosdelima (discussão) 02h56min de 14 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Projetos/Manutenção/Referências

Olá, Rui Silva, vinha pedir se será possível dar uma ajuda num projeto para referenciar páginas que estão sem referências. Há uma página a explicar como ajudar. Se for possível, agradeço. Abraços e boas contribuições. João Carvalho deixar mensagem 23h14min de 20 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Tudo bem contigo ? Grande abraço --João Carvalho deixar mensagem 23h14min de 20 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Olá, Rui, como hoje é Dia Nacional da Tanzânia, eu vim aqui pedir-lhe uma autorização muito importante: será que posso editar o verbete Tanzânia com informações imparcialmente parafraseadas da Nova Enciclopédia Barsa de 1998 ou das edições antigas da Barsa? É que tu reverteste as minhas edições em Congo e Maurícia. Eu não gostei muito disso, porque eu quero uma Wikipédia mais confiável do que uma enciclopédia lusófona que se encontra numa situação em que encontra, senão não haverá mais um Brasil de Ordem e Progresso que tanto almejamos. Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 15h28min de 26 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Floodplain

Olá Rui Estava em http://en.wikipedia.org/wiki/Floodplain, fui 'a versão em português, http://pt.wikipedia.org/wiki/Plan%C3%ADcie_de_inunda%C3%A7%C3%A3o, MAS que redirecciona para "Discussão:Várzea", vais ao artigo e leva-te para http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1rzea. Por curiosidade, esta, NÃO tem página de discussão - o que parece ser uma contradição. Como já trabalhaste umas vezes nesta página, vim cá alertar-te. Creio que o processo seria primeiro ter de eliminar a página http://pt.wikipedia.org/wiki/Plan%C3%ADcie_de_inunda%C3%A7%C3%A3o, para depois mover esta. Rui Gabriel Correia (discussão) 16h03min de 26 de maio de 2013 (UTC)[responder]

Obrigado, xará. Bom trabalho. Deixei uma observação em "Discussão:Planície_de_inundação" Rui Gabriel Correia (discussão) 17h40min de 26 de maio de 2013 (UTC)[responder]

fly fishing

Olá Xará. Aqui na África do Sul o contacto com a nosso língua não se dá em todos os campos do conhecimento. No entanto algo me diz que em pt_Pt "fly fishing" seria "pesca à* mosca". Vejo que no artigo usam apenas "pesca com mosca".

  • Sei que há controvérsias no uso da crase, veja "andar a cavalo"/ "barco à vela"/ "carro a gasolina"; "escrever a lápis"/ "escrever à máquina" etc. Neste caso seria então "pesca a mosca"?

Um abraço, Rui Gabriel Correia (discussão) 10h41min de 21 de junho de 2013 (UTC)[responder]

Olá, Rui Silva. O artigo Culinária da Quirguízia em que colaborou não possui referências necessárias para cumprir a política de verificabilidade da Wikipédia, pelo que o texto foi removido, modificado ou marcado com a predefinição {{Sem-fontes}}.

Para referenciar, é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação, de acordo com o livro de estilo.

Antes de retirar a predefinição, por favor, consulte o usuário que a colocou, ou com alguém que goze da confiança da comunidade (ex. um administrador).

Por favor, leia as ligações observando o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se ao ler a política lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria da Wikipédia. Se desta vez não o fez, pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo-a-passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Łυαη fala! 16h44min de 30 de junho de 2013 (UTC)[responder]

O fim da wikipédia tal como a conhecemos

Caro(a) editor(a). Chamo a sua atenção para uma proposta em votação que, a ser aprovada, fará com que deixe de haver a exigência de que o conteúdo seja atribuível a fontes fiáveis. Isto abre as portas a que praticamente seja aceitável e impossível a remoção de todo o tipo de pesquisa inédita, boatos, opiniões, difamações e conteúdo falso ou especulativo. Tal alteração mudará por completo todo o princípio básico em que se fundou a Wikipédia, fazendo da wikipédia em língua portuguesa um projecto radicalmente diferente dos seus congéneres em outras línguas, mais próximo de um blogue sem credibilidade do que de uma enciclopédia e deitando por terra anos de trabalho. É hora de quem tem a mínima preocupação com qualidade se manifestar. Polyethylen (discussão) 19h43min de 16 de julho de 2013 (UTC)[responder]

Mulligan stew

Olá xará. Tudo bem? Deparei-me com o seu artigo através da Lista de sopas. Na artigo em inglês dizem que é "ao que se diz, foi uma ..." ("Mulligan stew is a dish said to have been prepared"). Creio que é mais lenda que outra coisa, além de ter sido há mais de 100 anos. Entretanto vou eliminá-la da lista de sopas, primeiro por não ser uma sopa, depois, pois ao que consta não passa de uma lenda. Vou também mudar a imagem do bouillon, pois a que lá está não é bouillon, mas sim algo a ver com a preparação de uma sopa chinesa. Aproveito para dizer que o gumbo é na verdade também crioulo (Crioulo da Luisiana) como cajun. Bom trabalho e um abraço, Rui Gabriel Correia (discussão) 22h01min de 14 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Re: Categorias de culinária

Olá Rui, vi-me nesta salada um pouco por acaso, por causa de uma sugestão aqui de retirar a secção sobre receitas do livro de estilo. Fiquei um bocado pelos arrozes, mas comigo não fazem farinha. Ri-me quando vi a categoria do sangue. Nunca tinha ouvido falar de bolacho, ainda hei-de perguntar à minha mãe (minhota) o que aquilo é. Quando ela faz sarrabulho, é certo que não acompanha com nada parecido com aquela descrição. Abraço e bom apetite, GoEThe (discussão) 20h05min de 23 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

O que achas de incluir o sangue na Categoria:Ingredientes? GoEThe (discussão) 20h07min de 23 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Olá, não posso prometer que faça alguma coisa esta semana, estou de viagem, mas vou tentar. Abraço, GoEThe (discussão) 13h46min de 7 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Uso de maiúsculas para grafar o nome de áreas do conhecimento

Olá Rui Silva

Esta mensagem é sobre o uso de maiúsculas para grafar o nome de áreas do conhecimento. Você reverteu a edição do artigo sobre Psicologia https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia. A reversão está aqui: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Psicologia&diff=next&oldid=37143238.

Fiz uma busca na Internet e encontrei um documento na Universidade de Coimbra http://www.uc.pt/noticias/02_NL_2011/05_2011/2011_05_ManualNovoAcordoOrtografico.pdf, outro na Pontifícia Universidade Católica do RS http://www.pucrs.br/manualred/maiusculas.php e um terceiro no Senado do Brasil http://www12.senado.gov.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/maiuscula.

Pelo que entendi, é correto grafar com maiúscula o nome das áreas do conhecimento.

Saudações.

Paulo Francisco Slomp (discussão) 13h42min de 19 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

República Democrática do Congo

Caro Rui, boa noite! Obrigado pela orientação! Vou redigir novo texto! Se você puder ajudar, ainda mais morando tanto tempo na África, agradeceria muito! Um grande abraço, Celso Ferenczi (discussão) 23h35min de 21 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Caro Rui,

bom dia! Já redigi novo texto e editei ambos os artigos. Favor verificar se está de acordo. Muito obrigado! Abraço, Celso Ferenczi (discussão) 02h49min de 22 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Caro Rui, boa tarde! Obrigado pelas suas contribuições: são muito valiosas! Espero que você continue contribuindo com este tema! Agradeço muito sobre a correção sobre Cabinda: no artigo principal sobre RDC, de onde copiei esta parte do texto, não esclarecia qual Cabinda, e o link leva a uma página de desambiguação. Considero que nunca devemos remeter a páginas de desambiguação, que confundem o leitor, que não sabe qual das acepções é a correta. Tentei corrigir, mas escolhi mal. Agora está o link certo em Direitos humanos na República Democrática do Congo: Cabinda (província). Mas veja, o artigo República de Cabinda está na Wikipédia, retratando um movimento separatista. Talvez seja o caso de editá-lo. Você faria isso? Eu não farei, porque não é meu foco. Vi que você aprovou o texto novo baseado no Estadão. Ele já está no República Democrática do Congo. Um grande abraço, Celso Ferenczi (discussão) 16h42min de 22 de outubro de 2013 (UTC)[responder]
Caro Rui, alterei também Cabinda em República Democrática do Congo para Cabinda (província). Ah, eu não estudo jornalismo (risos). Sou advogado e professor. Abraço, Celso Ferenczi (discussão) 17h05min de 22 de outubro de 2013 (UTC)[responder]
Caro Rui, continue colaborando com a Wikipédia: sua participação é muito importante! Mas eu também estou desanimando com as discussões wikipédicas. Estou numa há meses, sem solução: os administradores não abrem votação (porque não houve consenso), parece que na Wikipédia ninguém se importa. Sou fã da Wikipédia e sempre recomendo aos alunos o uso responsável. Ainda não recomendo edição, pois eu mesmo estou aprendendo. Um grande abraço, Celso Ferenczi (discussão) 16h10min de 23 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Eu começo um trabalho de ampliação (ainda obviamente inacabado) em um artigo sobre um país lusófono que ficou jogado as traças desde a sua criação. E qual é o reconhecimento que eu recebo sobre isso? Um aviso de "salvamentos sucessivos" completamente descabido e desnecessário, além de ter parte das edições que eu ainda estou a realizar no verbete simplesmente desfeita, sem qualquer tipo de justificativa minimamente plausível. E o pior, isso tudo vindo de outro editor experiente, moçambicano (e que, portanto, teria muito a me ajudar nesse processo de ampliação) e que sabe, muito bem, qual é o meu trabalho nesse projeto desde que entrei, em 2007. Enfim, se tiver mais algum tipo de "problema" ou "reclamação" sobre esse trabalho que eu ainda não terminei (o aviso no topo da página não é enfeite), fale comigo! Chronus (discussão) 15h43min de 2 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

Ah, a propósito: Mbuzini. Chronus (discussão) 15h49min de 2 de novembro de 2013 (UTC)[responder]
Sequer há motivo para entrarmos em uma guerra de edições, Rui. Meu propósito por aqui é o mesmo que o seu: melhorar o verbete em questão. Só peço que seja mais gentil ao apontar erros no meu trabalho (e é natural que eles existam). Eu irei fazer uma revisão textual completa quando acabar a ampliação do conteúdo, mas peço sua ajuda para adaptar o texto ao português moçambicano. Estou fazendo isso de boa-fé e espero poder contar com a sua ajuda para melhorar esse "projeto", já que tem muito mais bagagem sobre o tema do que eu. A propósito, estou a me basear na versão anglófona do artigo, caso queira saber. Cumprimentos cordiais. Chronus (discussão) 17h42min de 2 de novembro de 2013 (UTC)[responder]
E, por favor, perdoe-me pelos salvamentos sucessivos. Conheço bem as políticas do projeto sobre o assunto, mas esse tipo de ampliação costuma ser bastante trabalhosa. Chronus (discussão) 17h45min de 2 de novembro de 2013 (UTC)[responder]
Só uma última coisa: se um artigo que existe há dez anos e, até ontem, tinha pouco menos de 30kB e apenas dez fontes não está "jogado as traças", então não sei como classificar, rs. Chronus (discussão) 18h15min de 2 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

Nomes de províncias sul-africanas

Olá. Gostaria de convidá-lo a participar desta discussão - Wikipédia:Esplanada/geral/Províncias da África do Sul: Western Cape, Eastern Cape e Northern Cape em português (21jan2014). A minha intenção está exposta na página, mas agora a discussão está a ser desviada para a questão de nomes traduzidos ou no original. A sua participação será altamente apreciada. Um abraço, Rui Gabriel Correia (discussão) 01h23min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Rui de Noronha

Olá Xará. No referente ao uso de nomes que foram mudados, se entendi certo usa-se para indicar o local de nascimento o nome tal como era na altura do nascimento da pessoa em causa. É isso? Notei que na página de um outro xará nosso, Rui de Noronha, que nasceu em 1909, diz "Maputo" em vez de "Lourenço Marques". Fiz a alteração. Qualquer coisa, avisa. Um abraço e bom trabalho. Rui Gabriel Correia (discussão) 20h55min de 24 de abril de 2014 (UTC)[responder]

Localidade

Boas Rui,

Sugeri a renomeação de Localidade para Localidade (Moçambique) com a seguinte justificação: "Há localidades em todo o mundo, pelo que fica menos ambíguo e localidade pode e deve ser direcionado para Povoado". Como foste o criador, gostaria que te pronunciasses.

Abç. --Stegop (discussão) 20h54min de 17 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Há duas boas razões para mudar o título:
  1. Aposto que a maioria dos afluentes que existam ou venham a existir não são para as localidades de Moçambique.
  2. Mesmo que se justificasse que Localidade continuasse a ser redir para Localidade (Moçambique), os artigos editados pelos (poucos) editores cuidadosos que se dessem ao trabalho de linkar não precisariam de ser corrigidos quando surgisse a necessidade de separar quando surgisse Localidade (xpto), Localidade (abc), etc. --Stegop (discussão) 11h12min de 19 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Escritor moçambicano

Você que é do país, sabe dizer se Orlando Mendes tem relevância? Onjackmsg 00h58min de 28 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Museu Colecção Berardo

Caro Rui. Fiz alterações ao texto da página Museu Colecção Berardo para resolver possíveis problemas relativos aos direitos de autor e retirei marcação de eliminação. Agradeço o cuidado em assinalar esta deficiência, que precisava de ser corrigida. A página é muito relevante e não pode de forma alguma desaparecer. Abraço.Manuelvbotelho (discussão) 15h31min de 3 de julho de 2014 (UTC)[responder]

O artigo Legião (demónio) foi proposto para eliminação

O artigo Legião (demónio), criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 18h41min de 14 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

Água

Água

O sr. vai-me desculpar, mas só mostrou com a sua revisão que não soube o que estava a fazer.

Lamento que seja português e tenha efetuado o que fez. Já chegava os brasileiros, fazerem e desfazerem como lhes da na gana e imporem-se aqui!

A Wikipédia devia estar em Português e não nesta bagunça.

Nisso é que os Portugueses deviam lutar, mas não ...


A água não é uma substância química.

A água é um líquido e como uma substância química, etc, etc, etc ...


LAMENTÁVEL

--AS (discussão) 16h31min de 11 de setembro de 2014 (UTC) AS[responder]

Caro Rui, Peço que considere a resposta que dei ao seu homônimo e reconsidere suas alterações. Veja: https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a)_Discuss%C3%A3o:Rui_Gabriel_Correia#T.C3.A1bua_do_Cabo

Muito obrigado. Zarco (discussão) 14h08min de 3 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Como exemplo, aqui estão algumas referências, que acabei de pesquisar no Google, e que não são espelho da Wikipedia.

http://www.iol.co.za/capeargus/table-mountain-facts-1.1173780#.VFeTqIdQFic

http://www.b-guided.co.za/edits/2011/12/07/know-your-city-taboa-do-cabo/

http://www.portfoliocollection.com/Blog/Table-Mountain---Whats-in-a-name-Friday-storytime-with-David-Bristow

http://www.021magazine.co.za/news/nature-73/table-mountain-is-special-437

Há muitas outras, inclusive livros de história, no Google Books. Acho mais do justo que nós, que falamos português, utilizemos o nome original com que o explorador que fez a primeira ascensão documentada da montanha a batizou.

Obrigado, Zarco (discussão) 15h27min de 3 de novembro de 2014 (UTC)[responder]


Caro Rui, Apesar de não ter chegado a fontes originais, não vejo nenhuma possibilidade de que todas estas fontes secundárias tenham, simultaneamente inventado a denominação (atribuindo-a inclusive a qualidade de nome de batismo da montanha), ainda mais com esta ortografia arcaica. Além disto acho que o facto de que a fonte mais fidedigna tenha citado o nome da Aguada de Saldanha em português e "Table of the Cape of the Good Hope" em inglês é irrelevante pois Antonio de Saldanha obviamente não teria batizado a montanha em inglês. Igualmente irrelevante neste caso (e também sem fontes) é a possibilidade de não ter ele mesmo ascendido pessoalmente e sim mandado delegação. Também não há que se duvidar da utilização da palavra "tábua" como sinônimo de "mesa", que já existia no latim vulgar, dando origem a palavras e usos variados nas línguas modernas que utilizam sua fonte vocabular. Mesmo hoje em português a palavra "tábua" pode ser ainda utilizada para se referir à mesa onde se come. Ver:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/tabua%20_1050486.html . Por fim, acho que o que está totalmente errado e sem fontes, boas ou ruins, é o atual texto do verbete que diz literalmente que António de Saldanha teria denominado "montanha da mesa" o acidente geográfico em questão.

Muito obrigado, Zarco (discussão) 17h06min de 4 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Boas fontes

Olá xará Rui. Ao tentar desvendar o mistério do "Rio de la Medaos* do Oura" (*Médãos ou Medos (pronunciado médos), montes de areia, dunas) que mencionei na página de discussão da Montanha da Mesa, encontrei fontes muito boas, especialmente depois de o Zarco me ter dado uma pista (Ciberdúvidas) que abriu o caminho. Agora que isso está resolvido, seria uma pena e um desperdício não compartilhar os links das fontes com outros que dão valor a boas fontes.

Já agora, outra coisa: se alguém que fala ou entende português ver "medos" (pron. médos) de Rio dos Medos na WP inglesa traduzido por "dunes" vai achar que é erro, e vai querer mudar para "fears". Não caberia uma nota sobre a pronúncia e significado, não na WP inglesa. Alguma sugestão?

Aqui estão as fontes:

Um abraço, Rui Gabriel Correia (discussão) 11h36min de 11 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Sorry for the English

Hi Rui Silva. You have made dolma a redirect for dolmades. The original, correct and common name is "dolma" from Turkish language. I see no reason for Portuguese to accept "dolmades" as a common name, it's (better "they are") only a foreign word for you. If you look at the inter-Wiki links you will see that only Polish language WP (other than this one) uses "dolmades". Note: The inter-Wiki connections were not made orderly, I corrected them. Please let's move this to "dolma". Thank you very much and sorry again for my English. Saudade. --E4024 (discussão) 13h24min de 18 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Ajuda

Oi Rui, não vai se lembrar de mim, mas você já me ajudou há muito tempo atrás com edições erradas que eu fiz no site. E estou desesperado por ajuda de novo! Criei o artigo Porcelana Rebis para contar um pouco sobre a história dessa fábrica de porcelana riograndense e ela foi colocada para eliminação! Não vejo motivo para tanto, mas eu não quero que seja eliminada, alegaram que não tem importância, mas não é verdade! Por favor, me ajude! EliasTheHorse (discussão) 01h30min de 23 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Olá

O editor Shgür Datsügen disse que "Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta." Por isso eu removi, mas espero que não seja eliminada...EliasTheHorse (discussão) 11h26min de 24 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Culinária da Turquia

Can you please check my Portuguese at Culinária da Turquia? An IP is trying to eliminate beautiful (and very useful) pictures because of my poor use of Portuguese. I don't understand why they don't try to improve the text instead of blind reverting... Muito obrigado. --E4024 (discussão) 16h32min de 27 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Ajuda linguística - Moçambique

Olá xará Rui. Poderia me confirmar qual o termo mais divulgado para "termita"? Estou a fazer uma tradução do inglês para português e quero usar termos nossos. Em Angola sei que é "salalé", e aqui diz que em Moçambique é "muchém". Confirma? Rui Gabriel Correia (discussão) 11h46min de 12 de dezembro de 2014 (UTC)[responder]

Olá de novo. É para uma publicação da SADC voltada para gestores de recursos hídricos. Neste contexto específico, são pequenas estórias de cada país para contar como os antigos faziam a previsão do tempo. Na Namíbia por exemplo, diz a publicação que "In the spring, if people saw termites carrying grass into their mounds, they knew there would be drought." Um abraço, bom trabalho, boas férias e quiçá, um pouco de merecido descanso. Rui Gabriel Correia (discussão) 13h55min de 12 de dezembro de 2014 (UTC)[responder]

Sarıkök

Hola, as you may have already noticed I am quite passionate on food articles. I have been looking for a word in Portuguese I learned (and later forgot :-) at visits to the "Norte" region of Portugal, specifically to Bragança. This is a herb they use as garnish to grilled meat at the cuisine of Tras-os-Montes. My searches took me to grelo but I'm not sure. What I had eaten was rather yellow, not green as grelo (or like couve-galega). I think it was what we call "sarıkök" in Azerbaijan and Eastern Turkey and is a member of the family of curcumas. Do you happen to know its name in Portuguese? Greetings. --E4024 (discussão) 14h51min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]

No hablo portugués (lamentablemente)

Tampoco deseo escribir en portuñol. Puede Vd amablemente traducir alguno de estos arts -que no estén ya aquí- por favor, si no le es mucha molestia? Muito obrigado de antemano. Saludos. (P.D. Yo no soy un cocinero azerí, sino un cocinero turco; eso sí, con conocimientos de las cocinas turca, francesa, chilena-peruana, azerí... :-) --E4024 (discussão) 10h29min de 20 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]

Hi! I can't understand the reason of your insistence on the issue. Look at the EnWiki version: it contains info both on the old-time dance and on the genre of Latin music specifying that Cuban bolero does not owe its origin to the Spanish music and song of the same name, which is true. In fact, it should be divided in two different articles - Spanish dance and Cuban music. Pt. version connected to Spanish one and some others, take a look - there is no single word about old Spanish dance in it. You have to start a new page Bolero (dança), similarly to es:Bolero (danza española) in order be able to input the image of Toulouse-Lautrec's painting in it. I am quite disappointed that you'd better to roll back instead of to wonder just a little. Fleur-de-farine (discussão) 11h58min de 4 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]

Obrigado pela advertência quanto ao artigo da ooteca. Realmente não sabia que a palavra "num" era usada na escrita de Portugal. Aqui no Brasil, só a usamos na língua falada. Tomarei mais cuidado a partir de agora. Até logo!--De vento em popa (discussão) 23h04min de 8 de abril de 2015 (UTC)[responder]

Olá. Por favor, se discorda da utilização do mapa criado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários e que, como padrão, é usado em todos os verbetes sobre países, sugiro que abra um tópico na página de discussão do artigo em questão e apresente seus argumentos, de maneira educada. Usar termos agressivos no sumário de edição apenas porque não gostou de uma imagem não é o caminho correto. Cumprimentos cordiais. Chronus (discussão) 11h21min de 21 de abril de 2015 (UTC)[responder]

Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

O artigo Gurza foi proposto para eliminação

O artigo Gurza, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 21h40min de 27 de abril de 2015 (UTC)[responder]

Khoisan

Olá Rui: então deu-te uma de etnocentrismo (??), ao tratares o khoisan de língua incompreensível! Sabes que na Namíbia é uma das línguas "nacionais", usadas até a nível da universidade? Abraço Aflis (discussão) 16h21min de 3 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Uma medalha!

Medalha pelo combate ao vandalismo
Caro Rui Silva, estou aqui a parabenizar por suas edições, tanto no combate ao vandalismo como nos ajustes e manutenção! É muito bom ver um editor tão experiente como você na ativa! Holdfz  Disc. 17h07min de 4 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Forte de São Tiago Maior do Tete

Boa noite Rui, que dizer? Realmente nunca tinha ouvido ou lido referências a Tete com o artigo. Para um habitante da cidade (bem,arredores) isso é um insulto. Talvez em 1889 usassem o Tete (duvido) mas agora não. Acho que deve ser corrigido, por que não é correcto, period...Fazes as honras da casa? Quanto à Angónia, não percebi...Teixant (discussão) 22h06min de 6 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Pedido

Olá, Rui. Venho aqui para pedir que evite fazer novas provocações, insultos ou ataques contra mim ou qualquer outra pessoa. Não é a primeira vez que vejo o senhor se comportar dessa maneira. Entenda que, assim como qualquer outro usuário, sou um voluntário deste projeto e faço o melhor que posso. Ontem, no início da madrugada e depois de um longo dia de trabalho, resolvi atualizar a predefinição {{eventos atuais}}, mas percebi que o conteúdo do verbete sobre o antílope saiga (tema de uma das manchetes) estava muito pobre e resolvi ampliá-lo, além de adicionar novas referências. A melhora do artigo depois de minha intervenção foi bastante significativa, mas é claro que as duas frases que esqueci de revisar depois que usei o tradutor automático é que são as únicas mudanças percebidas, não é mesmo? Lembre-se que não tenho qualquer obrigação aqui. Eu faço meu trabalho de boa-fé e acredito ser natural que uma tradução feita por um editor cansado e sozinho apresente algumas falhas. Mesmo assim, costumo revisar os artigos que traduzo depois de alguns dias. De qualquer maneira, eu agradeço que tenha revisto meu texto e ficaria feliz se pudesse fazer isso mais vezes, visto que, geralmente, deixamos nossos próprios erros passar desapercebidos. No entanto, por favor, seja educado. Não sou seu empregado! Cumprimentos. Chronus (discussão) 17h47min de 1 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Vandalismos

Usuário(a)_Discussão:Materialscientist#We need your help... Concorda comigo? Cano derebral (discussão) 10h51min de 24 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Muitos desses vandalismos com tags "Edição via telefone móvel, Edição feita através do sítio móvel"... Eu acho que são celulares com algum vírus. Tem algum hacker vândalo usando muitos IP's (de Angola principalmente). Cano derebral (discussão) 10h54min de 24 de junho de 2015 (UTC)[responder]

Feliz aniversário!

Parabéns, também para os 40 anos de independência do seu lindo país. Paz!
Maputo
Luiza Teles Lu 14h04min de 30 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

Aflis (discussão) 11h12min de 5 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

ignorancia

Mas oh Senhor.. VC está a pensar o que afinal de contas? Mas acordos de Lusaka que foi um dos últimos foi assinado em 1974? Desculpa-me mas o senhor é um descancarado pah.. fique com a tua pagina cheia de erros. Se puder come-la.. Evandro felguia (discussão) 22h41min de 20 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

O artigo Dependência (casa) foi proposto para eliminação

O artigo Dependência (casa), criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. - Darwin Ahoy! 12h09min de 31 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Por que você mexeu na página 12 de setembro?

Por que você mexeu na página 12 de setembro? Estava tudo correto, relacionável, sem conteúdo de apoio ou fortalecimento da luta da esquerda política pela facilitação da islamização do ocidente e a informação estava imparcial. Agora que você mexeu a página está parcial, com conteúdo de apoio ou fortalecimento da luta da esquerda política pela facilitação da islamização do ocidente. Muitos de vocês administradores da Wikipédia tem a mente de achar que foi uma atitude errada a Central Intelligence Agency ter dado apoio aos islâmicos para ter ajudado no Fim da Guerra Fria, mas foi o que ajudou o Comunismo estar do lado dos islâmicos e também vocês detestam informações que fortaleçam movimentos de esquerda política e comunistas pelo motivo da Guerra Fria ter terminado a décadas, mas é exatamente o que está acontecendo. - 201.81.79.249 (discussão) 12h08min de 13 de setembro de 2015 (UTC).[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Imperativo (ética)

O artigo Imperativo (ética) foi indicado para eliminação rápida. Isso foi feito porque o artigo, que aparentemente era sobre uma pessoa, organização (banda, clube, empresa, etc.) ou conteúdo de Internet real, não indicou como ou por que motivo um artigo sobre aquele assunto deveria ser incluído na Wikipédia. Pelos critérios de eliminação rápida, artigos que não indiquem a notoriedade do assunto podem ser apagados a qualquer momento. Se você puder indicar por que razão ou razões o artigo é realmente notório, sinta-se livre para recriar o artigo, assegurando-se de citar fontes verificáveis e relevantes.

Por favor, veja a página Wikipédia:Critérios de notoriedade para encontrar as diretrizes a respeito do que é geralmente aceito como relevante; além disso, para tipos mais específicos de artigos, você pode querer examinar os nossos critérios para biografias, músicos e empresas. Sinta-se livre para deixar uma nota em minha página de discussão se tiver quaisquer perguntas sobre o assunto. Yanguas diz!-fiz 00h31min de 16 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Monóxido de dihidrogênio

É o que H2O significa. A "lenda urbana" se refere ao fato de que, como é um termo pouco conhecido, não são todos que reconhecem a substância por ele (o que é mais um motivo para essa nomenclatura estar no artigo). Eu tinha colocado aquele link só como curiosidade, mas movi para a seção "ver também".--191.187.203.30 (discussão) 08h24min de 22 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

PS: Se puder mover a página Monóxido de dihidrogênio (lenda urbana) para um título mais correto, como "Monóxido de dihidrogênio (embuste)" ou "Embuste do monóxido de dihidrogênio", eu agradeceria (acho que foi algum erro de tradução da palavra hoax que acabou em "lenda urbana").--191.187.203.30 (discussão) 08h32min de 22 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Pesquisa sobre a Wikipédia

Olá Rui, boa noite.

Entro em contato contigo, pois, nesse momento, busco a colaboração dos integrantes ativos da comunidade lusófona para participar de uma pesquisa sobre a Wikipédia numa tese de Doutorado em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil. Você foi indicado por outros Wikipeditas como um editor exemplar dessa comunidade, em especial, pela mobilização empreendida no continente africano. Assim, a proposta geral desse trabalho de pesquisa é examinar as especificidades da natureza do trabalho e organização adotados por colaboradores em duas comunidades onlines para compreender como esse tipo de trabalho voluntário impacta na viabilidade dos processos de produção por pares, mediados pela internet, de produtos licenciados como livres.

A primeira etapa desse projeto de pesquisa em administração, iniciou em 2006, na minha dissertação de mestrado, analisando a comunidade do projeto do software livre GNOME e, nesse ano de 2015, analisaremos a Wikipédia Lusófona por meio de um projeto de Doutorado - ambos em Administração. Nessa etapa da pesquisa com Wikipédia, o objetivo é aprofundar o entendimento sobre o processo de produção por pares, aberto e não formalizado contratualmente da comunidade lusófona. Dessa forma, ressalto que esse trabalho de pesquisa visa também aprofundar e dar continuidade aos trabalhos acadêmicos elaborados, anteriormente, pelo Pietro Roveri (2008) e pela Telma Johnson (2009) e, com isso, espero também contribuir ainda mais na aproximação entre acadêmicos e a Wikipédia.

Para participar dessa iniciativa, é só entrar em contato na minha página de discussão. Nossa proposta é que essa colaboração aconteça por meio de uma entrevista no formato de questionário, que será realizada via e-mail e que não deve durar mais que 20 minutos para ser respondido. São algumas perguntas abertas sobre às características da organização, conflitos, além de motivações e o trabalho dos wikipedistas lusófonos.

Desde já, sou grato pela atenção e espero contar com sua participação. Vicente Aguiar (discussão) 03h13min de 3 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá. O Vicentedeaguiar lhe convidou para participar de uma pesquisa sobre a Wikipédia, por meio de uma entrevista. Se você respondeu e se interessar em tornar públicas suas respostas, pode fazê-lo em meu blog, tal como fiz com as minhas. Isso ajudaria mais pessoas a conhecerem a dinâmica Wikipédica.--Mister Sanderson (discussão) 16h58min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Saudações

Olá Rui! Tudo bem? Só vim passar para te deixar uma saudação mesmo. :) Abraços. Vitor MazucoMsg 17h21min de 13 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

"Molho à bolonhesa"

Now listen to me, Einstein:
1st: I am Italian, I know the difference between "sugo" and "ragù", and of course I know much better than you;
2nd: you may not trust me, so go on the article and, on the left of the screen, click "Italiano", then tell me what name you read in the related article;
3rd: and if you think that Portuguese is not Italian and so you have to call it with another name, do the same operation with other languages, such as English, and you will see that, either the name in the foreign language is always "ragù", or the name was adapted as in Portuguese (Molho à bolonhesa) but the associated Italian name is always "ragù" and never "sugo";
4th: if you have any arguments other than your person's authority, I will be happy to read and discuss with you, otherwise you are kindly prayed not to do an edit-war against me and my correct (until you can prove it is not) edit.
Ciao

Indicação de eliminação rápida para a página Extrusoma

O artigo Extrusoma foi indicado para eliminação rápida. Isso foi feito porque o artigo, que aparentemente era sobre uma pessoa, organização (banda, clube, empresa, etc.) ou conteúdo de Internet real, não indicou como ou por que motivo um artigo sobre aquele assunto deveria ser incluído na Wikipédia. Pelos critérios de eliminação rápida, artigos que não indiquem a notoriedade do assunto podem ser apagados a qualquer momento. Se você puder indicar por que razão ou razões o artigo é realmente notório, sinta-se livre para recriar o artigo, assegurando-se de citar fontes verificáveis e relevantes.

Por favor, veja a página Wikipédia:Critérios de notoriedade para encontrar as diretrizes a respeito do que é geralmente aceito como relevante; além disso, para tipos mais específicos de artigos, você pode querer examinar os nossos critérios para biografias, músicos e empresas. Sinta-se livre para deixar uma nota em minha página de discussão se tiver quaisquer perguntas sobre o assunto. AlmôndegaD 04h27min de 3 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Desculpe-me pela mensagem automática, indiquei para ER porque o título está escrito errado. Vide extrussoma. --AlmôndegaD 04h31min de 3 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Referências em Hurungwe

Olá, Rui Silva. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Hurungwe não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto pode ter sido removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Витор (ДК) 21h46min de 8 de março de 2016 (UTC)[responder]

Referências em Chamada (religião)

Olá, Rui Silva. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Chamada (religião) não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto pode ter sido removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Vítor (discussão) 14h55min de 11 de março de 2016 (UTC)[responder]

Lunda_ Tchokwé

Olá Caro Rui, sou novo no mundo Wikipédia, e Gostaria que me pudesse ajudar a colocar algumas matérias sobre o Estado Lunda-Tchokwé, um Estado reconhecido por Tratados, e que possuía um estatuto de Protectorado Internacional Português Delimitado em 1890 e Ratificado em 1894, que atualmente encontra-se a ser Colonizado, ou ocupado agressivamente pelo "atual" Governo Angolano (digo "atual" porque antes da descolonização, este Estado fazia parte do Governo ou Império Português) possuo várias Matérias, retiradas das Bibliotecas Nacionais de Portugal, França, Britanica, Alemã e Bibliotecas do Congresso nos EUA, bem como as Bibliotecas das suas Universidades. e Para além disto possuo os Livros que causaram as maiores polémicas cá em Angola tais como " Aspectos da Delimitação das Fronteiras de Angola" de Joaquim Dias Marques de Oliveira de 1999, e o Livro " Diamantes de Sangue", a "Questão da Lunda", a "Questão do Barotze", "Expedição ao Muatiânvua Vol 1, á 4".

Com isto gostaria que me pudesse ajudar a divulgar, e a contribuir na história de África incluindo e adicionando factos que foram esquecidos ou Ocultados Propositadamente, com intenções. Dado que, a resolução deste assunto, é de Natureza jurídica, não é possível ser visível confrontos entre povos ( Lunda-Tchokwé e Angola), e para que este caso não cause surpresa aos olhos do Público em Geral.

Pertenço a uma Ala deste movimento secessionista, Manifesto Jurídico Sociológico do Povo Lundês (MJSPL) , e caso seja possível fornecerei todos os dados para que possa criar as matérias, e escrever livros caso queira... Tal como fez o Sr. Jornalista Rafael Marques, com o seu Livro Diamantes de Sangue. Mas infelizmente no caso deste Jornalista houve uma pequena controvérsia no ato da publicação do livro, vendo que este esqueceu-se de apresentar alguns factos reais tais como afirmar que a Lunda não pertencia a Angola, ou que o Povo Lundês encontra-se em estado de Colonisação... Possuo o Relatório do seu Livroe caso o Sr. estiver Interessado estarei Pronto para Colaborarmos.

ps. Esta Proposta está aberta a quem estiver interessado. Manifesto JSPL (discussão) 16h45min de 30 de março de 2016 (UTC)[responder]

Agradecimento

Honra ao Mérito
Seu trabalho foi muito importante. Acredito que você está num lugar melhor agora. Continuaremos a cuidar do seu legado com muito carinho. O meu agradecimento. José Luiz disc 23h39min de 9 de junho de 2016 (UTC)[responder]

A 100.ª mensagem nesta tua, nossa página de discussão. Mil vezes, Obrigado por tudo! Abraço grande e sentido do Vanthorn®

Acabo de ver o comunicado de que o Rui Silva terá falecido. Infelizmente não tive o prazer de o conhecer, mas devo dizer à comunidade que teria sido uma honra compartilhar este projecto com esta grande pessoa; lamento que não tenhamos trabalhado juntos, sem dúvida que teria sido uma experiência muito agradável. Os meus mais sinceros pêsames a toda a sua prezada família, amigos e companheiros próximos, desejo-lhes ânimo e coragem. Tenho certeza que sua cordialidade e proximidade será para sempre lembrada por aqueles que o têm em elevada consideração. Um forte abraço e até sempre. Önni disc 04h27min de 10 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Certamente todos nós da Wikipédia estamos gratos por mais de dez anos de contribuição ao projeto pelo Rui, um dos mais experientes colaboradores desta enciclopédia. Que toda a família seja consolada neste momento. Saudações, Fronteira diga - veja 12h57min de 10 de junho de 2016 (UTC)[responder]

É com imensa tristeza que soube do falecimento dum colega e amigo que tive a honra de conhecer pessoalmente. Seja lá onde estiveres, recebe este meu singelo agradecimento: "Obrigado por tudo Rui" --João Carvalho deixar mensagem 15h04min de 10 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Não o conhecia, mas levando em consideração as opiniões de meus colegas, são poucas quaisquer homenagens a ti atribuídas.Deixo minha homenagem e meus sentimentos de pesar à família. Mjuniifale comigo 15h36min de 10 de junho de 2016 (UTC)[responder]

"A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos, agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.
"--Leon Saudanha 19h59min de 10 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Que triste notícia... não o conheci pessoalmente mas trocamos algumas mensagens aqui na Wiki. Um bom editor. Os meus pêsames à família, e um grande Abraço a ti, Rui. Carlos msg 09h01min de 11 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Infelizmente não conheci o Rui, mas era um grande editor experiente, fez um óptimo trabalho na comunidade, deixo aqui a minha sincera homenagem e meus pêsames a toda família e amigos dele. Athena La vie est drôle! 20h31min de 13 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Obrigado por ter feito parte da minha vida nesta última década Rui Silva. Você só transmitiu boas energias para todos. Vai deixar saudades. JMGM (discussão) 05h42min de 14 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Respeito e gratidão, Rui Silva! Aflis (discussão) 10h42min de 14 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Fiquei sabendo da notícia nesses dias. Queria deixar aqui um agradecimento que já lhe fiz em outras oportunidades. Obrigado pela sua ajuda e suas dicas. Sem sua ajuda, eu não teria tido ânimo para iniciativas como essa. Vá em paz, mulungo. JSSX diga 21h19min de 15 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Mensagem da mãe do Rui Silva:

Citação: Caros Wikipedistas,
Os meus melhores agradecimentos por me acompanharem nesta dor.
Cumprimentos da triste mãe
Zinda

GoEThe (discussão) 07h51min de 20 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Algumas vezes me topei contigo aqui na WP. É com tristeza que soube do ocorrido. Descanse, amigo! Halleldiga! 19h09min de 28 de junho de 2016 (UTC)[responder]

Meu singelo testemunho: editor exemplar, que sempre manteve a serenidade e a dedicação em meio a tantos conflitos neste projeto. Meu contato com ele era bastante ocasional, mas todas as vezes deixava uma impressão extremamente positiva. E sabia sempre presumir a boa-fé de todos os que contribuíam aqui. Espero que o exemplo perdure e frutifique. Kleiner msg 23h58min de 30 de agosto de 2016 (UTC)[responder]

Descansa em Paz, velho companheiro.-- Darwin Ahoy! 08h25min de 10 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]