Ordem DeMolay: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de MasterLast, com Reversão e avisos
Linha 104: Linha 104:
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Ordem da Cavalaria são trabalhados em Conventos ([[SCODB]]) ou Priorados ([[SCODRFB]]).
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Ordem da Cavalaria são trabalhados em Conventos ([[SCODB]]) ou Priorados ([[SCODRFB]]).


=== Grau Iniciático ===
=== Grau Bastião ===
Primeiro grau da Ordem DeMolay, em que os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.
Primeiro grau da Ordem DeMolay, em que os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.



Revisão das 22h11min de 26 de fevereiro de 2018

Ordem DeMolay
Ordem DeMolay
Bandeira DeMolay
Dados Gerais
Tipo de organização: Para-maçônica
Idealizador: Frank Sherman Land
Data de fundação: 24 de março de 1919 (105 anos)
Local de fundação: Kansas City, MO,
 Estados Unidos
Mártir: Jacques DeMolay
Diretório: DeMolay Internacional
Sede: Kansas City, MO,
 Estados Unidos
Número de membros: 4 Milhões (mundo) aprox.[1].
Órgão patrocinador: Maçonaria
Página oficial: https://demolay.org/

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria[carece de fontes?], oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados ou conventos da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a 3 de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem DeMolay possui cerca de 4 milhões de membros em todo o mundo[2] e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países, estando presente na Argentina, Aruba, Países Baixos, Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam, Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Ordem DeMolay no Mundo

No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 24 de março (um fato que deve ser levado em consideração é que embora a Ordem DeMolay tenha sido criada no dia 18 de março de 1919, a sua comemoração é feita seis [06] dias depois, a fim de que a data possa coincidir com o martírio de Jacques de Molay). Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 24 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.

Princípios


Os princípios da Ordem são baseados em 7 virtudes, consideradas cardeais:

  1. Amor Filial
  2. Reverência pelas Coisas Sagradas
  3. Cortesia
  4. Companheirismo
  5. Fidelidade
  6. Pureza
  7. Patriotismo

Cada membro é incentivado a trilhar seu caminho seguindo esses preceitos, que são considerados pela Ordem como diferenciais na vida de um líder e de um Homem de Bem, também como determinantes para seu destino.

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

  • "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado. (Pode ser representado por qualquer livro sagrado independente da religião. Exemplo: Bíblia, Alcorão, A Torah etc.).
  • "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
  • "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

  • Um DeMolay deve respeitar e crer em algum Deus;
  • Um DeMolay deve honrar e respeitar todas as mulheres;
  • Um DeMolay deve amar e honrar seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança.

Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.

Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.

Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus e o respeito pela crença do outro, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter praticar alguma fé.

Cortesia: educação, respeito e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays possuem o seguinte pensamento:

"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".

Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão em momentos de dificuldade. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.

Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for confiado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos ou faltar com seu juramento.

Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.

Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nossa Democracia, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

Projetos Filantrópicos

A Ordem DeMolay é uma organização Filantrópica. Isso significa que os Capítulos devem realizar filantropias regularmente. As filantropias mais comuns incluem: pintura de escolas públicas, participação em eventos para arrecadação de fundos e donativos para instituições de caridade, plantio de hortas comunitárias, entre outros.

Para realizar estes projetos, é comum aos Capítulos pedirem apoio financeiro e técnico para Lojas Maçônicas e Empresas locais.

Graus

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.

Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Ordem da Cavalaria são trabalhados em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB).

Grau Bastião

Primeiro grau da Ordem DeMolay, em que os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.

O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. O ingresso na Ordem DeMolay exige do candidato no mínimo um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau responsável por esculpi-las e valorizá-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia incutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular. Despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta nesses iniciáticos é um trabalho delicado e muito importante para que se possa colher bons resultados dos ensinamentos oferecidos no dia a dia de seus membros.

Grau DeMolay

Segundo grau da Ordem, alcançado somente pelos DeMolays mais esforçados, que após demonstrarem merecimento e conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes ao Grau Iniciático. Antes de receber o Grau DeMolay, deve-se fazer um exame de proficiência no qual são testados os conhecimentos do iniciático sobre os princípios básicos da Ordem.

O Brasão

Brasão atual da Ordem DeMolay

Durante a história, a Ordem DeMolay possuiu diferentes emblemas. O primeiro foi criado pelo fundador Frank Sherman Land enquanto ele fazia aulas de pintura em tela. Durante a formação do primeiro grupo DeMolay, ele mostrou o emblema para os jovens e eles gostaram.[3]

O emblema atual também foi criado por Frank Sherman Land, e cada parte dele possui um significado particular.

A Coroa é um símbolo de moral elevada e representa a Coroa da Juventude. Ela lembra constantemente o DeMolay de suas promessas e das Sete Virtudes Cardeais.

As Pérolas e os Rubis adornam a Coroa, são uma homenagem ao fundador e os nove jovens criadores da Ordem DeMolay. Os Rubis foram substituídos por pérolas a medida que cada membro fundador faleceu. A última pérola foi substituída em Maio de 2002, quando Jerome Jacobson morreu.

O Elmo é um emblema da cavalaria e representa o bom caráter.

Os cruz branca de cinco braços é um símbolo da pureza de intenções de um DeMolay deve ter. Ele  lembra o DeMolay do lema da Ordem: "Nenhum DeMolay poderá falhar como cidadão, como líder e como homem".[4]

As Espadas Cruzadas "denotam justiça, coragem e misericórdia. Eles simbolizam a incessante batalha do DeMolay contra a arrogância, despotismo, e a ignorância".[4]

As Estrelas que estão ao redor da lua crescente são um símbolo de esperança. Eles nos lembram de nossos juramentos e as nossas obrigações com os outros.

Ordem dos Escudeiros

A Ordem dos Escudeiros é uma organização internacional, fundada em 1995, em Vancouver, e que chegou ao Brasil em 2002, patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, entre oito e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.

O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.

Assim como os DeMolays se reúnem em Capítulos, os escudeiros se reúnem em uma Távola (nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros). Cada Távola possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros.

O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do Carácter, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.

Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:

  • Sabedoria;
  • Verdade;
  • Justiça.

Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:

  • Promessa de ser um melhor filho;
  • Cerimônias Ritualísticas;
  • Vida em equipe;
  • Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
  • Desenvolvimento pessoal com orientação.
  • Aprender fazendo.

Ordem da Cavalaria

Brasão do Convento de Cavaleiros da Ordem DeMolay.

Os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, mais conhecidos como Ordem da Cavalaria, é uma organização complementar da Ordem DeMolay cujo objetivo principal é o aprimoramento moral e filosófico de seus membros, que se reúnem em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB). A admissão é concedida a DeMolays que tenham 16 anos ou mais e receberam o Grau DeMolay pelo menos 6 meses antes da investidura, nome dado à iniciação a esta Ordem.

História

Os Nobres Cavaleiros foram apresentados pela primeira vez em 1947, perante o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, tendo sido criado um ano antes. O ritual foi devidamente aprovado e os Conventos foram autorizados a se organizarem. Os primeiros membros de Convento eram DeMolays de 18 a 21 anos de idade e de grande posição em seus Capítulos. As atividades dos Cavaleiros consistia de programas sociais e educacionais, destinadas aos jovens mais velhos que estavam na faculdade ou empregados.

O primeiro Convento começou pelo Capítulo Mãe em Kansas City, Missouri, Estados Unidos, e foi concedido em sua carta em 27 de outubro de 1947. Em 10 de janeiro de 1948, o Convento Mãe fez sua primeira Investidura no Ivanhoe Masonic Temple, com Everett L. Davis presidindo como o primeiro Ilustre Comendador Cavaleiro. Os primeiros Cavaleiros eram membros do Capítulo Mãe. As esporas usadas na primeira Sessão da Cavalaria estão em exposição no Frank S. Land Memorial, bem como um programa da primeira investidura.

Emblema

Cada parte do Brasão oficial da Ordem dos Nobres Cavaleiros tem seu significado particular:

A Coroa da Juventude é para nos lembrar da fidelidade de nossos procedimentos quando portadores desta e para quando a deixarmos e usarmos a Coroa da Maioridade, esta estará fortemente brilhante;

As Espadas Cruzadas significa justiça, coragem e misericórdia. Elas simbolizam a contínua luta do DeMolay contra arrogância, despotismo e intolerância;

A Cruz Branca de cinco pontas simboliza a pureza de intenções para sempre lembrar o lema da Ordem DeMolay: "Nenhum DeMolay irá falhar como um cidadão, como um líder ou como um homem.";

A Figura de Jacques de Molay é seu último retrato conhecido;

O Anel de Rubis em volta do retrato de DeMolay simboliza o Tio Frank S. Land, Fundador, e os nove jovens que originalmente formaram a Ordem DeMolay. Todas as pedras são rubis pois todos os dez já faleceram, quando um deles ainda estava vivo, o mesmo era simbolizado por um cristal;

O Ramo de Carvalho à esquerda significa constante assiduidade e devoção para servir;

O Ramo de Louro à direita significa honra e vitória, qualidades da digna virtude da maioridade.


Graus

No Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (a partir de 2005):

  • Cavaleiro

Série Histórica:

  • Cavaleiro da Capela
  • Cavaleiro da Cruz de Salém
  • Ex-Templário
  • Tableau
  • Tríade (concedido sempre imediatamente após o Grau Tableau)

Série Filosófica:

  • Ébano
  • Anon
  • Cavaleiro da Cadência

Série Honorífica:

  • Comendador da Cavalaria
  • Grande Cruz da Cavalaria
  • Cavaleiro do Manto Prateado

No Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (desde 2011):

  • Cavaleiro

Sublimes Ordens da Cavalaria

Elo Histórico:

  • Ordem do Cavaleiro do Pacto Secreto;
  • Ordem do Mestre da Cruz de Salém;
  • Ordem do Cavaleiro Ex-Templário;
  • Ordem do Cavaleiro da Fidelidade;
  • Ordem do Cavaleiro da Chama Imortal;
  • Ordem do Cavaleiro da Tríade;

Elo Filosófico:

  • Ordem do Ébano;
  • Ordem do Cavaleiro Anon;
  • Ordem do Cavaleiro da Cadência;

Oficiais de um Convento/Priorado

  • Ilustre Comendador Cavaleiro
  • Comendador Escudeiro
  • Comendador Pajem
  • Protocolista
  • Prior
  • Preceptor
  • Primeiro Diácono
  • Segundo Diácono
  • Sacristão
  • Porta-Estandarte
  • Sentinela
  • Mestre de Harmonia (Organista)
  • Arauto (Cargo extra-oficial, designado apenas em Cerimônias Públicas)

Colégio Alumni

A Associação DeMolay Alumni reúne os DeMolays Seniores - membros da Ordem DeMolay com 21 anos de idade ou mais. Sua atuação é voltada para auxiliar aqueles que alcançaram a maioridade a desenvolver suas vidas no âmbito acadêmico, profissional e pessoal, bem como coordenar ações junto aos Capítulos DeMolays.

Podem ser formados Colégios Alumni com a aprovação do Diretor Executivo da Alumni Estadual e expedição de Carta de Autorização pela Associação de Seniores DeMolays. Um Colégio pode ser formado pelos Seniores DeMolays de um ou mais Capítulos DeMolays, ficando a critério dos seus membros, sendo organizado com os seguintes cargos:

  • Presidente;
  • Vice-Presidente;
  • Secretário-Geral;
  • Tesoureiro-Geral;
  • Secretário de Assistência Social

Referências

  1. «What Is DeMolay? - DeMolay International». DeMolay International (em inglês). Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  2. «What Is DeMolay? - DeMolay International». DeMolay International (em inglês) 
  3. Duncan, Herbert Ewing. Hi Dad. [S.l.: s.n.] 
  4. a b «DeMolay International - Oficial Website» 

Ligações externas