Portal:Moda/Empresas de moda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Portal:Moda Portal Moda Portal:Moda

Empresas de moda

Indústria da moda inclui uma grande diversidade de atividades econômicas, que vai da criação de modelos de roupa (design de moda) mais ou menos personalizados até à produção de vestuário em série. Nas modernas sociedades consumistas, esta indústria constitui um fenômeno complexo e de grande importância, tanto a nível da psicologia social como a nível econômico.

A moda é um segmento em ascensão. Com as mudanças nas leis de importação/exportação, o Brasil teve seus maquinários da indústria têxtil, bem como de outros setores, totalmente reformados. Nossas fábricas operavam ainda com teares já ultrapassados, o que não nos favorecia em nada, além de ser uma trava quando se pensava em expandir produção, etc. As marcas e estilistas ganharam espaço na mídia quando o já consagrado São Paulo Fashion Week levou os desfiles ao vivo pelos canais de TV a Cabo, internet, revistas dentre outros.

Artigos em destaque

Zara Nike Inc.
Zara
Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera. Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países). Na Espanha, a Zara está sediada em Arteixo, província da Corunha, na Galiza, Espanha, onde a primeira loja foi aberta no ano de 1975. As transações financeiras da empresa estão por conta de uma subsidiária holandesa Zara Mercken.
Nike Inc.
Nike Inc. é uma empresa estadunidense, considerada a maior no segmento de roupas e calçados para esportes. A empresa tirou seu nome da deusa grega da vitória, Nice. A verdadeira empresa nasceu através de um treinador de atletismo universitário, Bill Bowerman e seu sócio Phil Knight, que efetuaram várias experiências com a torradeira elétrica na casa de Bill, usando materiais como cimento, borracha a fim de descobrir uma sola melhor adaptativa a performance desportiva e ao bem estar. Com resultados bastante satisfatórios, começou a ser-lhe cobiçados, cada vez mais e mais pares, assim surgiu a Blue Ribon Sports, que mais tarde vinha a se chamar Nike.
Cacharel Fiorucci
Cacharel é uma marca francesa de roupas prêt-à-porter, perfumes e acessórios, criada em 1962 por Jean Bousquet, que fundou a companhia do mesmo nome em 1964. O nome vem do marreco que assim é chamado em algumas regióes do sul da França. O lançamento de blusas finas de algodão com sua marca e uma capa na revista Elle em 1963, colocaram a etiqueta no mercado internacional da moda. Em 1975, a Cacharel licenciou a L'Oréal a fazer o lançamento de um perfume com seu nome. O Anais Anais de Cacharel, com a modelo inglesa Kate Moss como rosto das campanhas publicitárias, foi um grande sucesso de vendas. Seu perfume Liberté tem a modelo brasileira Gisele Bündchen como rosto oficial. Fiorucci é uma etiqueta de moda italiana fundada por Elio Fiorucci em 1967. A primeira de suas lojas oferecia uma moda influenciada pelos estilos exportados da Inglaterra da Swinging London e pela moda clássica norte-americana das T-shirts e dos jeans. Mas pelo fim da década de 70 e começo da década seguinte, esta influência mudou, com a loja Fiorucci de Nova York tornando-se famosa pela moda que introduziu nos Estados Unidos. Como etiqueta líder da globalização da moda, ela sacudiu o mundo apresentando a um mercado de massa afluente tanto as tangas do Brasil como os casacos do Afganistão. A etiqueta popularizou a camuflagem a as peles de leopardo na estampa das roupas, antes de inventar o jeans-stretch.

Imagens em destaque

Você sabia?

...que em três anos consecutivo, a Cia. Hering foi reconhecida como uma das empresas brasileiras com as melhores práticas de Recursos Humanos.

...que em 1987, a empresa Lupo passou a se chamar apenas Lupo S.A., retirando assim a palavra "meias" do nome, mostrando desta forma a intenção de ingressar em outras categorias de produtos e mercados.

...que Dolce & Gabbana começou com uma linha de roupas femininas, cresceu consideravelmente ao longo dos anos, e passou a englobar calçados, bolsas e acessórios.

...que em 1896, Louis Vuitton criou o monograma das letras "L" e "V", juntamente com símbolos que reproduziam flores – os desenhos recobriam a lona que servia de insumo para os produtos.

...que Christian Dior S.A. foi a primeira maison internacional a chegar no Brasil na década de 50, sendo comercializada em multimarcas.

...que a empresa Benetton tem suas origens no ano de 1955 quando Luciano Benetton, o primogênito da família, tinha ainda 20 anos de idade e trabalhava como vendedor em Treviso.

...que Calvin Klein trabalhou para diversos confecionistas, até que em 1968 resolveu abrir seu próprio negócio.

...que a empresa Colcci foi fundada em Brusque, passou por uma grande reformulação no ano de 1997.

...que a Gucci começou com a fabricação de peças de couro feitas artesanalmente pela família.

...que a primeira loja Versace foi aberta em Milão, na Via della Spiga, e começou logo a ser um sucesso.

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados as empresas de moda dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre as empresas de moda.

Wikimedia