Quem Ama não Mata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quem Ama Não Mata)
Ir para: navegação, pesquisa
Quem Ama Não Mata
Informação geral
Formato Minissérie
Gênero
Duração 50 minutos
Estado Finalizada
Criador(es) Euclydes Marinho
Desenvolvedor(es) Rede Globo
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Daniel Filho
Dennis Carvalho
Câmera Multicâmera
Elenco Marília Pêra
Cláudio Marzo
Susana Vieira
Paulo Villaça
Denise Dumont
Daniel Dantas
Hugo Carvana
Tânia Scher
Dionísio Azevedo
Norma Geraldy
Localização Rio de Janeiro
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 12 de julho - 6 de agosto de 1982
N.º de episódios 20
Cronologia
Programas relacionados Felizes para Sempre?[1]

Quem Ama Não Mata é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 12 de julho a 6 de agosto de 1982, em 20 capítulos. Escrita por Euclydes Marinho, com colaboração de Denise Bandeira e Tânia Lamarca; foi dirigida por Daniel Filho e Dennis Carvalho. [2]

Trama[editar | editar código-fonte]

A minissérie conta as histórias de cinco casais distintos: Jorge e Alice; Chico e Júlia; Raul e Laura; Fonseca e Odete; General Flores e Dona Carmem. Logo no primeiro episódio, acontece um assassinato, porém não é revelado quem matou, nem quem morreu. A primeira trama, é a de Jorge e Alice um casal que deseja ter filhos, porém ele é estéril e ela apresenta dificuldade para engravidar, mas a falta de diálogo de ambos, faz com que sejam violentos um com o outro, ocasionando uma consequência trágica. [3][4] Laura, irmã de Alice, trabalha como naturalista e é mãe de Júlia e Ângela, fruto de relacionamentos anteriores. Independente, se apaixona por Raul, homem de negócios que acredita que o casamento é a única coisa que os fará felizes, colocando em xeque a relação, já que Laura quer manter a qualquer custo sua independência. [5]

Outra trama, é a de Chico e Júlia, que vivem tranquilos até a chegada de Lucas, a quem Júlia acaba por se apaixonar. [6] Odete e Fonseca, são um casal que vivem uma relação cheia de altos e baixos, já que Fonseca é muito ciumento e tenta controlar Odete, mulher alegre e desinibida; mas entre as diversas discussões se amam muito. [7] Por fim, há os pais de Alice e Laura, o General Flores e Dona Carmem, um casal que convive tranquilamente e não entendem as divergências nas relações das filhas. [8]

Elenco[editar | editar código-fonte]

em ordem de abertura

Ator/Atriz Personagem
Marília Pêra Alice
Cláudio Marzo Jorge
Denise Dumont Júlia
Daniel Dantas Chico
Susana Vieira Laura
Dionísio Azevedo General Aurélio Flores
Paulo Villaça Raul
Tânia Scher Odete
Buza Ferraz Lucas
Norma Geraldy Dona Carmem
Monique Curi Ângela
Participação especial
Ator/Atriz Personagem
Hugo Carvana Fonseca
Elenco de apoio
Ator/Atriz Personagem Ref.
Ana Maria Nascimento e Silva Sandra Vergueiro [9]
Ângela Leal Yara
Felipe Wagner chefe de Júlia no jornal
Gracindo Júnior Marcelo Gusmão
Ilva Niño Helena
John Herbert Marianinho
José de Abreu médico que faz o aborto em Alice
Nina de Pádua médica que diagnostica gravidez em Alice
Paulo Ramos Davi
Sílvia Bandeira mulher de Marianinho

Bastidores[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).
  • Exibida entre 12 de julho e 6 de agosto de 1982 em 20 capítulos.
  • O título Quem Ama Não Mata tem sua origem na onda de crimes passionais que ocorria no país na época e nas pichações nos muros das grandes cidades com a inscrição. Um dos mais famosos casos é o de Doca Street, que matou sua companheira Ângela Diniz.
  • Durante o mês de setembro de 1985, na época do horário eleitoral, a emissora reprisou a minissérie, em formato compacto de 15 capítulos. [10]
  • Foram gravados dois finais, e o que foi ao ar mostrou Jorge matando Alice. No domingo seguinte, o Fantástico exibiu o outro final, com Alice matando Jorge. [10]
  • Sônia Braga faria o papel de Alice, mas desistiu do papel uma semana antes das gravações. [10]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fernanda Reis (11 de janeiro de 2015). «Crime passional escancara relações de fachada em minissérie da Globo». Folha de S. Paulo. Ilustrada. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  2. «Quem Ama Não Mata - Ficha Técnica». Memória Globo. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Quem Ama Não Mata - Trama Principal». Memória Globo. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Nilson Xavier. «Quem Ama Não Mata - Sinopse». Teledramaturgia. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Quem Ama Não Mata - Laura e Raul». Memória Globo. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Quem Ama Não Mata - Chico e Julia». Memória Globo. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Quem Ama Não Mata - Odete e Fonseca». Memória Globo. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «Quem Ama Não Mata - General Flores e Dona Carmem». Memória Globo. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. Nilson Xavier. «Quem Ama Não Mata - Elenco». Teledramaturgia. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. a b c Nilson Xavier. «Quem Ama Não Mata - Bastidores». Teledramaturgia. Consultado em 06 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]