Felizes para Sempre?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Felizes para Sempre?
Logotipo da série.
Informação geral
Formato Minissérie
Gênero Romance
Suspense
Duração 50 minutos (aproximadamente)
Estado Encerrada
Criador(es) Euclydes Marinho
Desenvolvedor(es) Rede Globo
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Fernando Meirelles
Câmera Multicâmera
Narrador(es) Elenco (chamadas)
Elenco Paolla Oliveira
Maria F. Cândido
Enrique Díaz
João Baldasserini
Caroline Abras
João Miguel
Adriana Esteves
Selma Egrei
Perfeito Fortuna
Cássia Kis Magro
Bruno Giordano
Christiana Ubach
ver mais
Tema de abertura Tetrishead, por Zoe Keating
Tema de encerramento Tetrishead, por Zoe Keating
Empresa(s) de produção O2 Filmes
Localização Brasília, 2014[1]
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 26 de janeiro - 6 de fevereiro de 2015
N.º de episódios 10
Cronologia
Tim Maia - Vale o Que Vier
Ligações Perigosas
Programas relacionados Quem Ama não Mata

Felizes para Sempre? é uma minissérie brasileira produzida pela O2 Filmes e exibida pela Rede Globo de 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 2015. Releitura da minissérie Quem Ama Não Mata de Euclydes Marinho; foi escrita pelo mesmo autor, com colaboração de Angela Carneiro, Denise Bandeira, Márcia Prates e Bia Corrêa do Lago.[2] A direção ficou a cargo de Luciano Moura, Rodrigo Meirelles, Paulo Morelli e direção geral de Fernando Meirelles.[3][4]

Contou com Maria Fernanda Cândido, Enrique Díaz, João Baldasserini, Caroline Abras, João Miguel, Adriana Esteves, Cássia Kis Magro, Perfeito Fortuna, Selma Egrei e Paolla Oliveira nos papéis principais.

Produção[editar | editar código-fonte]

Euclydes Marinho pretendia ambientar a trama em Niterói, mas o diretor Fernando Meirelles convenceu o autor a mudar para Brasília.[5][6][7] Na Capital Federal, foram gravadas cenas em locações como o Jardim Botânico, Parque da Cidade, Universidade de Brasília, Praça dos Cristais, Palácio Itamaraty, Palácio da Alvorada e Palácio da Justiça.[8][9] Outra locação foi a Chapada dos Veadeiros.[6][10][11] O Senado permitiu filmar em sua seção do Congresso Nacional, em contraste a um veto da Câmara dos Deputados.[12] A locação para o consultório de Tânia, é a casa do banqueiro Edemar Cid Ferreira avaliada em R$ 180 milhões.[5][10][13] Os nomes dos personagens são uma homenagem aos atores da primeira versão.[14][15][16][17][18][19][20][21]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A minissérie retrata os dilemas de cinco casais de uma mesma família. Marília (Maria Fernanda Cândido) é uma restauradora de arte, sofisticada e elegante, casada com Cláudio (Enrique Díaz), vivendo socialmente um casamento perfeito, mas, em casa, muito mal se falam. Desde a morte do filho, acontecimento trágico que ocorreu há mais de dez anos, quando o menino de cinco anos morreu afogado na piscina da casa, Marília vive um casamento decadente. Amargurada e infeliz, não aceitou a morte do filho e ficou frustrada, pois não conseguiu mais engravidar. Com os anos, passou a se sentir feia, gorda e velha, pois o marido não a procura mais na cama, e se atormenta diariamente ao imaginá-lo com outras na rua. Disposta a reacender a paixão, faz terapia, e o marido reluta a acompanhá-la. Quando decide ir, ele revela para a esposa e a terapeuta a vontade de fazer um ménage à trois. Marília fica chocada e é contra, mas ele a convence. Com isso, Cláudio entra num site de prostitutas de luxo e contrata a garota de programa bissexual Denise (Paolla Oliveira), mais conhecida pelo apelido Danny Bond. Marília não consegue participar do ménage e o marido fica furioso. Denise não se dá por vencida, não aceita uma recusa, e passa a se infiltrar na vida de Cláudio, querendo dinheiro. Ela mudará a vida do casal completamente ao se envolver com a restauradora Marília, que após muito sofrer e se enganar, tentando renegar suas inclinações sexuais e manter de pé um casamento falido, decide se abrir para uma nova possibilidade de sentir prazer e ser feliz. Com o tempo, Danny se descobre totalmente apaixonada por ela, querendo que ela largue o marido para ficarem juntas, o que deixa Marília muito tentada de aceitar, mas fica em dúvida. Danny também se envolve com o marido dela, vendendo seu corpo por euros, já que ele é um rico empresário e está completamente atraído pela jovem meretriz. Cláudio sempre traiu Marília com diversas mulheres, e Danny usa isso para tentar conquistar Marília, que mesmo sabendo ser traída, reluta em deixar um casamento de muitos anos e bem visto na sociedade por medo do que vão falar dela, e teme ser feliz. Ao mesmo tempo que Danny vai para cama com o casal sem nenhum deles saber dessa traição, ela sai com outros clientes, mas em sua vida privada, está em um relacionamento estável com Daniela (Martha Nowill), com quem mora junto. Daniela nem imagina que Danny é uma garota de programa de luxo, achando que tem uma parceira fiel e dedicada.

O engenheiro Hugo (João Miguel), irmão de Cláudio, tem um casamento sólido com a cirurgiã plástica Tânia (Adriana Esteves), mas o casamento começa a ruir quando o engenheiro perde o emprego na empresa de Cláudio e se envolve com álcool e drogas, e descobre ser estéril, pondo em dúvida a paternidade do filho, Júnior (Matheus Fagundes), e suspeitando que Cláudio teve um caso com sua esposa e é o verdadeiro pai de seu filho. Tânia viverá um inferno com as acusações de infidelidade feitas pelo marido e lutará para recuperá-lo da decadência moral.

O irmão caçula, Joel (João Baldasserini), surpreende a família, quando anuncia amigavelmente o fim da relação com Susana (Carol Abras), mas acaba descobrindo que a moça o traía desde quando namoravam e continua se relacionando com Buza (Rodrigo dos Santos). Joel passa a persegui-la, desistindo da separação e querendo vingança.

Por fim, há a professora de sociologia Norma (Selma Egrei) e o ex-delegado Dionísio (Perfeito Fortuna), pais de Cláudio, Hugo e Joel, que estão juntos há mais de 40 anos, porém quando o ex-delegado reencontra Olga (Cássia Kis Magro), uma ex-namorada; e Norma descobre ser objeto de desejo de Guilherme (Antônio Saboia), rapaz bem mais jovem e seu colega de trabalho, a vida de ambos passa por uma grande transformação, que o farão olhar o próprio casamento de outra forma, passando a refletir mais sobre o que realmente sentem e querem.[17][18][19][20][22]

Assassino e Assassinato[editar | editar código-fonte]

No site da série, o autor da série revelou que 1 pessoa iria matar e a outra morrer. Ele citou 10 personagens; Marília, Cláudio, Denise, Hugo, Tânia, Norma, Dionísio, Buza, Joel e Susana. Dentre eles teve uma votação no jogo Felizes para Sempre? No Ar, no portal gshow. No final da noite do dia do último capítulo, a votação chegou ao fim com 26% de Cláudio para matar e 40% de Cláudio para morrer. No fim, a série terminou com a morte de Denise, com Cláudio e Marília suspeitos pelo crime.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Paolla Oliveira Denise / Simone / Danny Bond[11][23][24]
Maria Fernanda Cândido Marília Vieira Drummond / Samanta[25][26]
Enrique Díaz Cláudio Drummond / Hélio[6][27]
João Baldasserini Joel Drummond[28][29][30]
Caroline Abras Susana Drummond[31][32]
João Miguel Hugo Drummond[2][5][33]
Adriana Esteves Tânia Drummond[34][35]
Selma Egrei Norma Drummond[36]
Perfeito Fortuna Dionísio Drummond[37][38]
Cássia Kis Magro Olga[39]
Rodrigo dos Santos Buza[40]
Martha Nowill Daniela[41][42][43]
Sílvia Lourenço Mayra [44]
Matheus Fagundes Hugo Drummond Jr (Júnior) [45][46]

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Antônio Saboia Guilherme[47]
Bruno Giordano David Rondinelli[48]
Christiana Ubach Ludmila [49]
Bel Kowarick Drª. Fernanda
Mariana Loureiro Telma
Gero Camilo Carlos Pavão
Carlos Meceni Dr. Bastos
Luciléia Lopes P Felix Figuração
Cláudia Alencar Alice Rondinelli
Fafá Rennó Virna
Teca Pereira Soraia
Rodrigo Matheus Executivo
Ghilherme Lobo Dionísio (jovem)
Julia Bernat Olga (jovem) [50]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Audiência e Repercussão[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A série começou com alta audiência com 17,0 pontos, seu segundo capítulo abaixo um pouco de audiência 16,4 pontos, já seu terceiro capítulo aumentou com 16,7, o quarto capítulo aumentou 17,3 de pontos, em seu quinto capítulo abaixou com 16,3, em sexto capítulo bateu a audiência com 19,6, seu sétimo capítulo teve uma queda com 16,6 pontos, em seu oitavo capítulo teve a maior queda de uma série 13,9 pontos, seu penúltimo capítulo aumentou com 16,6 pontos, seu último capítulo teve uma audiência tão alta com o desfecho da morte de Danny Bond e registrou 19,4. Teve média geral de 17,0.

Episódios Audiência [1] Fonte
Onde Colocar o Desejo? 17,0 pontos [51][52]
Vale a Pena Sofrer por Amor? 16,4 pontos [53][54]
Adianta Negar? 16,7 pontos [55][56]
Quem Precisa Desse Amor? 17,3 pontos [57]
Aqui se Faz Aqui se Paga? 16,4 pontos [58]
O Passado nos Condena? 19,6 pontos [59]
Filhos, Melhor Não Tê-los? 16,6 pontos [60]
Quem Ama Não Trai? 13,9 pontos [61]
Afinal, o Crime Compensa ou Não? 16,6 pontos [62]
Quem Ama Não Mata? 19,4 pontos [63]
Média Geral 17,0 pontos
1 Audiência referente a Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 67 mil domicílios.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Em cenas do segundo e terceiro capítulo, cenas sensuais da atriz Paolla Oliveira mostrando as nádegas e os seios respectivamente, geraram grande repercussão junto ao público.[64][65][66][67][68] Como resultado, o nome da atriz foi o termo mais procurado do Google no Brasil, no dia 29 de janeiro de 2015.[69][70][71] A cena tomou conta da internet brasileira nos últimos dias, fazendo o nome da atriz ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter.[72]

Após a exibição do primeiro capítulo, pelas rede sociais, telespectadores apontaram plágio por parte do diretor Fernando Meirelles, do filme Anticristo, do cineasta Lars von Trier; que disse ter feito referência não só ao filme citado, como outros.[73][74][75][76] Também houve cortes em cenas consideradas sensuais pela emissora.[77][78]

O final deixou os telespectadores confusos, pois não foi revelado quem matou Danny Bond.[79][80]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A série recebeu críticas mistas em seu primeiro episódio, para Nilson Xavier do UOL, Felizes Para Sempre? estreou "com um texto afiadíssimo, provocativo e divertido. Um moderno diferencial."[81] Para Mauricio Stycer, a série mostrou "mais clichês do que surpresas na estreia."[82]

Raphael Scire do Notícias da TV, escreveu "Com fotografia bem destacada Felizes Para Sempre? não pesa a mão na direção cinematográfica (Fernando Meirelles), e o texto assume papel central. O único porém é o horário de exibição um pouco ingrato, mas que, por outro lado, permite tocar em temas mais espinhosos."[83]

Para o colunista do jornal Folha de S.Paulo, Renato Kramer "(...) com um elenco de primeira linha, a minissérie Felizes Para Sempre? conta com um roteiro rico em suspense envolto num certo desnudamento das relações: paixão, romance, traição e desejo são os ingredientes infalíveis para prender a atenção do telespectador. Tudo com o tratamento cinematográfico impecável dado pelas mãos hábeis do diretor Fernando Meirelles. Vale acompanhar."[84]

A jornalista do jornal O Globo, Patrícia Kogut elogiou a minissérie que segundo ela, "impressionou pelas cenas de nudez, pela fotografia elegante e pelas atuações impecáveis do elenco como um todo."[85]

Em analise do último episódio da minissérie, Raphael Scire do Notícias da TV apontou que "Felizes para Sempre? acumula falhas, mas tem fim surpreendente (...) caprichado, o roteiro não apresentou nada novo em termos de dramaturgia, mas soube aproveitar o potencial dramático de casais infelizes e de lares em que a disfuncionalidade familiar reinava imperiosa. Diálogos adultos, fortes e apropriados (ora densos, ora bem humorados) contribuíram para a construção dessa atmosfera íntima inquietante."[86]

Nirlando Beirão escreveu para a CartaCapital que "Felizes Para Sempre? trouxe Euclydes Marinho de volta à sua melhor inspiração, com contorções dramatúrgicas sublinhadas pela lente e pela luz de Fernando Meirelles, ainda inumes ao déjà vu da televisão. O mesmo Euclydes Marinho que acertou a mão em Quem Ama Não Mata (de 1982), em cuja fonte Felizes Para Sempre? claramente bebeu."[87]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado Ref.
2015
Prêmio Contigo! de TV
Melhor Série ou Minissérie Euclydes Marinho Venceu [88][89]
Melhor Ator de Série e Minissérie Enrique Diaz Indicado
João Miguel Indicado
Melhor Atriz de Série e Minissérie Adriana Esteves Indicada
Cássia Kis Magro Indicada
Maria Fernanda Cândido Indicada
Paolla Oliveira Venceu
Prêmio Extra de Televisão
Melhor Série Euclydes Marinho Venceu
Melhor Ator Enrique Diaz Indicado
Melhor Atriz Paolla Oliveira Indicada
Melhor Ator Coadjuvante João Miguel Indicado
Melhor Revelação Masculina João Baldasserini Indicado
Troféu APCA
Melhor Série Euclydes Marinho Indicado [90]
Melhor Diretor Fernando Meirelles Indicado
Melhores do Ano
Melhor Ator de Série e Minissérie Enrique Diaz Indicado [91]
Melhor Atriz de Série e Minissérie Paolla Oliveira Venceu

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Exibição pelo mundo
País Canal Título local Estreia Final Horário semanal Hora Ref
Brasil Rede Globo Felizes para Sempre? 26 de janeiro de 2015 6 de fevereiro de 2015 Segunda a Sexta 23:00 [92]
Portugal Globo Premium Felizes para Sempre? 2 de fevereiro de 2015 11 de fevereiro de 2015 Segunda a Domingo 21:00 [93]
Peru ATV ¿Final Feliz? 27 de março de 2017 3 de abril de 2017 Segunda a Sexta 22:00 [94]
Honduras VTV ¿Final Feliz? 8 de agosto de 2017 17 de agosto de 2017 Segunda a Sexta 22:00 [95]

Referências

  1. Ricardo Daehn (20 de outubro de 2014). «Fernando Meirelles grava minissérie Felizes para sempre em Brasília». Correio Braziliense. Consultado em 08 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b João Fernando (24 de janeiro de 2015). «Minissérie 'Felizes para Sempre?' mostra casais em crise envolvidos em um crime passional». Cultura - Estadão. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  3. Gshow (26 de janeiro de 2015). «Créditos de Felizes para Sempre». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  4. Rede Globo (19 de dezembro de 2014). «Janeiro na Globo: BBB15, Felizes para Sempre?, Luz, Câmera 50 Anos e mais». Rede Globo> vem aí. Consultado em 22 de dezembro de 2014 
  5. a b c Vitor Moreno (28 de setembro de 2014). «Nova série da Globo explora casais em crise». Folha de S.Paulo. Ilustrada. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. a b c Natália Castro (08 de dezembro de 2014). «Maria Fernanda Cândido e Enrique Diaz gravam com Fernando Meirelles nova série da Globo, em Brasilia». O Globo. Revista da TV. Consultado em 22 de dezembro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  7. Juliana Figueiredo (26 de janeiro de 2015). «Felizes para sempre levanta debate sobre representação de Brasília na tevê». Correio Braziliense. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  8. Hellen Couto; Samia Mazzucco (05 de janeiro de 2015). «Mate a curiosidade e assista à primeira cena de Adriana Esteves em 'Felizes'». Extras - Felizes para Sempre?. Consultado em 05 de janeiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  9. «Conheça detalhes da minissérie "Felizes para Sempre?"». Na Mira. 26 de janeiro de 2015. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  10. a b «Diretor Fernando Meirelles está em Brasília para gravar nova minissérie». Correio Braziliense. 01 de outubro de 2014. Consultado em 22 de dezembro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  11. a b Camila Elias (18 de dezembro de 2014). «Paolla Oliveira é estudante gay que se prostitui em 'Felizes para sempre?': 'São muitos momentos quentes'». Extra. Consultado em 22 de dezembro de 2014 
  12. Silvana Abrantes (25 de janeiro de 2015). «Série de Meirelles sobre traição e corrupção estreia amanhã na Rede Globo». Estado de Minas. Consultado em 18 de fevereiro de 2015 
  13. «Mansão que foi de Edemar Cid Ferreira vira cenário de minissérie da Globo». UOL. 22 de agosto de 2014. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. Daniel Castro (22 de julho de 2014). «Globo refaz minissérie sobre crimes passionais com pitada política». UOL. Notícias da TV. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. «'Felizes para sempre?' homenageia série original através de nomes de personagens». O Globo. 05 de fevereiro de 2015. Consultado em 05 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  16. Fernando Oliveira (21 de julho de 2014). «Fernando Meirelles vai dirigir remake de 'Quem Ama Não Mata' para a Globo e já escala elenco». R7. Mundo da TV. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  17. a b Gshow (10 de janeiro de 2015). «Insegura, Marilia é capaz de tudo para salvar seu casamento com Claudio». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  18. a b Gshow (12 de janeiro de 2015). «Personagem de Paolla Oliveira abala família tradicional em nova minissérie». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  19. a b Gshow (11 de janeiro de 2015). «Em minissérie, personagem de Adriana Esteves esconde segredo do marido». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  20. a b Gshow (15 de janeiro de 2015). «Sexo e perseguição definem relacionamento aberto em 'Felizes'». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  21. Gshow (14 de janeiro de 2015). «Minissérie mostra que até relações mais sólidas podem ser abaladas». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  22. Gshow (14 de janeiro de 2015). «Minissérie mostra que até relações mais sólidas podem ser abaladas». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  23. Gshow (20 de dezembro de 2014). «Mil facetas sensuais! Paolla Oliveira arrasa em prévia de minissérie; assista». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 22 de dezembro de 2014 
  24. Gshow (07 de dezembro de 2014). «Paolla Oliveira sexy e mais 9 razões para ver a nova minissérie da Globo». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 22 de dezembro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  25. Natalia Castro (23 de outubro de 2014). «Paolla Oliveira e Maria Fernanda Cândido vivem paixão tórrida com direito a cena de sexo em série: 'É um relacionamento bem forte'». O Globo. Revista da TV. Consultado em 23 de outubro de 2014 
  26. Paula Santos (05 de dezembro de 2014). «Em nova minissérie, Maria Fernanda Cândido tenta salvar casamento». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 22 de dezembro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  27. Gshow (24 de janeiro de 2015). «Personagem por elenco: Cláudio é visto como 'galã, ambicioso e cínico'». O Programa - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  28. Carla Bittencourt (13 de novembro de 2014). «João Baldasserini, Enrique Diaz e João Miguel são irmão em "Felizes para sempre"». Extra. Telinha. Consultado em 08 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  29. Natália Castro (03 de janeiro de 2015). «João Baldasserini faz homem corroído pelo ciúme na série 'Felizes para sempre?', aposta da Globo». O Globo. Revista da TV. Consultado em 05 de janeiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  30. Vitor Moreno (02 de fevereiro de 2015). «Joel pode se revelar pior do que parece, diz ator de 'Felizes para Sempre?'». F5 - televisão. Consultado em 03 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  31. Stephanie Candido (21 de janeiro de 2015). «Carol Abras admite que relacionamento aberto só na ficção: 'Eu não encararia'». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  32. Vitor Moreno (03 de fevereiro de 2015). «'A Carminha me persegue', diz atriz que trabalha com Adriana Esteves pela 3ª vez». F5 - televisão. Consultado em 03 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  33. Stephanie Candido (30 de janeiro de 2015). «João Miguel define relação paterna de personagem: 'Aposta no amor pelo filho'». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 05 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  34. Natalia Castro (05 de outubro de 2014). «Dois anos após Carminha, Adriana Esteves volta à TV em série e fala do casamento: 'Santo Vladimir Brichta'». O Globo. Revista da TV. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  35. O Globo (22 de outubro de 2014). «Adriana Esteves comenta mudança de visual para série: 'Cabelo de atriz serve ao personagem'». O Globo. Revista da TV. Consultado em 08 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  36. Paula Santos (17 de janeiro de 2015). «Após participação em O Astro, atriz retorna em minissérie: 'Muita ansiedade'». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  37. Paula Santos (18 de janeiro de 2015). «'Acho que o público vai ter pena dele', diz Perfeito Fortuna sobre Dionísio». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  38. Patrícia Kogut (14 de agosto de 2014). «Perfeito Fortuna vai estrear na Globo em série». O Globo. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  39. Stephanie Candido (22 de janeiro de 2015). «Na pele de fotógrafa que tem caso com ex, Cassia Kis Magro brinca: 'Encrenca'». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  40. Carla Bittencourt (15 de janeiro de 2015). «João Baldasserini faz lutador traído pela mulher na minissérie 'Felizes para sempre'». Extra. Telinha. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  41. Carla Bittencourt (16 de dezembro de 2014). «Paolla Oliveira será garota de programa lésbica em 'Felizes para sempre'. Veja a foto». Extra. Telinha. Consultado em 22 de dezembro de 2014 
  42. Vitor Moreno (04 de fevereiro de 2015). «'Foi como beijar um homem', diz namorada de Paolla Oliveira em 'Felizes para Sempre?'». F5 - televisão. Consultado em 05 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  43. Stephanie Candido (03 de fevereiro de 2015). «Paolla Oliveira e atriz que vive seu par em 'Felizes' falam das cenas como casal». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 0 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  44. Fernanda Furquim (26 de janeiro de 2015). «Rede Globo estreia 'Felizes para Sempre?'». VEJA.com. Nova Temporada. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  45. UOL RJ (26 de janeiro de 2015). «Com cenas quentes, "Felizes para Sempre?" estreia esta segunda na Globo». UOL Televisão. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  46. Vitor Moreno (03 de fevereiro de 2015). «Não tive problema em fazer, diz ator de 17 anos que 'perdeu virgindade' em 'Felizes para Sempre?'». F5 - televisão. Consultado em 03 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  47. Márcia Pereira (26 de janeiro de 2015). «Traições e sexo entre mulheres incendeiam nova série da Globo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  48. Carla Bittencourt (26 de janeiro de 2015). «Adriana Esteves trai o marido em nome da ambição na minissérie 'Felizes para sempre?'». Extras - Felizes para Sempre. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  49. Patrícia Kogut (26 de agosto de 2014). «Christiana Ubach e João Baldasserini gravam série». O Globo. Consultado em 06 de outubro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  50. Patrícia Kogut (22 de outubro de 2014). «Roberto Carlos cantará em seis línguas no especial de fim de ano». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 23 de outubro de 2014 
  51. Redação (27 de janeiro de 2015). «Primeiro episódio de Felizes para Sempre? derruba audiência da Globo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 27 de janeiro de 2015 
  52. Maísa Capobiango (27 de janeiro de 2015). «Globo tem noite de boas audiências». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 27 de janeiro de 2015 
  53. «Paredão de BBB repete estreia, e filme do SBT bate Homeland». Uol. Notícias da TV. 27 de janeiro de 2015. Consultado em 28 de janeiro de 2015 
  54. Keila Jimenez (29 de janeiro de 2015). «Chamadas da Globo ignoram ponto de interrogação de 'Felizes Para Sempre?'». F5 - televisão. Outro Canal. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  55. Redação (29 de janeiro de 2015). «Após paredão polêmico, Big Brother Brasil bate recorde na Grande SP». UOL. Notícias da TV. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  56. «"Felizes Para Sempre?" repete índice da estreia; confira as audiências de quarta». Consultado em 1 de fevereiro de 2015 
  57. Redação (30 de janeiro de 2015). «Programa da Tarde cai 20% e completa 4 meses sem vencer SBT». UOL. Notícias da TV. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  58. Redação (02 de fevereiro de 2015). «Cidade Alerta com Rabo de Arraia vira freguês de 'feia' do SBT». UOL. Notícias da TV. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  59. Redação (03 de fevereiro de 2015). «Felizes para Sempre? cresce 15% em uma semana e bate recorde». UOL. Notícias da TV. Consultado em 03 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  60. Redação (03 de fevereiro de 2015). «Império bate recorde às terças em um mês com prisão de José Alfredo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 04 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  61. Redação (05 de fevereiro de 2015). «Estreia do Corinthians rende à Globo maior audiência desde a Copa». UOL. Notícias da TV. Consultado em 05 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  62. «Sem Cobras & Lagartos, Rei do Gado bate recorde e humilha Malhação». UOL. Notícias da TV. Consultado em 06 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  63. «"Felizes para Sempre?" termina em alta. Confira a audiência consolidada da sexta-feira, 06 de fevereiro». Jovem Pan. 9 de fevereiro de 2014. Consultado em 9 de fevereiro de 2015 
  64. UOL RJ (28 de janeiro de 2015). «Paolla Oliveira é a Kim Kardashian brasileira? Bumbum da atriz faz sucesso». UOL Televisão. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  65. UOL SP (29 de janeiro de 2015). «Após bumbum, seios de Paolla Oliveira viram alvo de comentários na internet». UOL Televisão. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  66. VEJA.com (28 de janeiro de 2015). «Com fio dental, Paolla Oliveira desbanca gringas nas redes». Entretenimento. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  67. Camila Gomes (31 de janeiro de 2015). «Após alvoroço sobre bumbum, seios de Paolla Oliveira também fazem sucesso». F5 - Colunistas. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  68. «Só se fala em Paolla Oliveira que, parece, está em nova série de Fernando Meirelles». F5 - televisão. 28 de janeiro de 2015. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  69. O Globo (29 de janeiro de 2015). «Paolla Oliveira é termo mais buscado no Google nesta quinta-feira». Sociedade - Tecnologia. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  70. «Paolla Oliveira é o termo mais buscado no Brasil na quarta, 28». Ego. 29 de janeiro de 2015. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  71. «Após cenas quentes, "Paolla Oliveira" é o termo mais buscado no Google». Zero Hora. 29 de janeiro de 2015. Consultado em 02 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  72. «Rafinha Bastos imita cena de Paolla Oliveira». Entretenimento Band. 29 de janeiro de 2015. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  73. UOL SP (27 de janeiro de 2015). «Internautas sugerem plágio de filme de Lars Von Trier em série da Globo». UOL Televisão. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  74. Taiane Mendes (27 de janeiro de 2015). «Semelhança entre nova minissérie global e filme de Lars Von Trier chama a atenção dos espectadores». Adoro Cinema. Consultado em 6 de fevereiro de 2015 
  75. UOL SP (29 de janeiro de 2015). «Meirelles diz que faz referência a vários filmes em "Felizes Para Sempre"». UOL Televisão. Consultado em 07 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  76. Gustavo Fioratti (07 de fevereiro de 2015). «Série levanta debate sobre limite entre plágio e citação». Folha de S.Paulo. Ilustrada. Consultado em 07 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  77. Fernando Oliveira (14 de janeiro de 2015). «Cortes em 'Felizes para Sempre', minissérie que a Globo estreia dia 26, deixam elenco frustrado». R7. Mundo da TV. Consultado em 07 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  78. Beatriz Amendola (21 de janeiro de 2015). «Autor de "Felizes Para Sempre?" diz que cena de sexo não é essencial». UOL Televisão. Consultado em 6 de fevereiro de 2015 
  79. UOL SP (7 de fevereiro de 2015). «Autor de "Felizes" surpreende e público questiona "quem matou Danny?"». UOL Televisão. Consultado em 7 de fevereiro de 2015 
  80. Tiago Faria (7 de fevereiro de 2015). «Final de "Felizes para Sempre?" provoca polêmica na internet: quem matou Danny Bond?». Veja São Paulo. Consultado em 7 de fevereiro de 2015 
  81. Nilson Xavier (26 de janeiro de 2015). «"Felizes Para Sempre?" estreia com um texto afiado sobre relações conjugais». Uol. Consultado em 27 de janeiro de 2015 
  82. Mauricio Stycer (27 de janeiro de 2015). «"Felizes Para Sempre?" mostra mais clichês do que surpresas na estreia». Uol. Consultado em 27 de janeiro de 2015 
  83. Raphael Scire (27 de janeiro de 2015). «Espinhosa, minissérie da Globo destrói ideal de felicidade de novela». UOL. Notícias da TV. Consultado em 27 de janeiro de 2015 
  84. Renato Kramer (27 de janeiro de 2015). «Com um roteiro rico em suspense, minissérie 'Felizes para Sempre?' tem estreia forte». Folha de S.Paulo. Consultado em 28 de janeiro de 2015 
  85. Patrícia Kogut (28 de janeiro de 2015). «'Felizes para sempre?' tem frescor e ótimo elenco». O Globo. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  86. «Felizes para Sempre? acumula falhas, mas tem fim surpreendente». UOL. Notícias da TV. 7 de fevereiro de 2015. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  87. Nirlando Beirão (12 de janeiro de 2015). «Paolla Oliveira, a silhueta que venceu a crise». Carta Capital. Consultado em 13 de fevereiro de 2015 
  88. Confira a lista de ganhadores do 17º. Prêmio Contigo!
  89. Famosos capricham na produção para premiação de TV no Copacabana Palace
  90. «APCA elege os melhores do ano na TV; Verdades Secretas leva mais prêmios». 2 de dezembro de 2015 
  91. Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano de 2015
  92. Rede Globo (19 de dezembro de 2014). «Janeiro na Globo: BBB15, Felizes para Sempre?, Luz, Câmera 50 Anos e mais». Rede Globo > vem aí. Consultado em 06 de fevereiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  93. [1]
  94. Una electrizante miniserie en 8 capitulos que reemplaza a "Verdades Secretas"
  95. ¿Final Feliz? - Estreno

Ligações externas[editar | editar código-fonte]