Parque Dom Pedro Shopping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Shopping Parque Dom Pedro)
Parque Dom Pedro Shopping
Localização Avenida Guilherme Campos, 500, Jd. Sta. Genebra, Campinas, SP, Brasil
Inauguração 19 de março de 2002 (19 anos)
Slogan
Campinas vive aqui.
Simplesmente completo.
Proprietário Aliansce Sonae
Administração Aliansce Sonae
Números
Lojas 425
Área construída 185.000 m²
Área locável 124.000 m²[1]
Andares 2
Salas de
cinema
15 salas Kinoplex
Página oficial http://www.parquedpedro.com.br

O Parque Dom Pedro Shopping, inaugurado em 19 de março de 2002, é um shopping center de grande porte localizado na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Situa-se às margens da Rodovia Dom Pedro I, no quilômetro 137. Estando bem próximo ao distrito de Barão Geraldo. Abriga 404 lojas, 59 lanchonetes e restaurantes com lugar para 1.844 pessoas sentadas, dispõe de um cinema com 15 salas de projeção e 8 mil vagas para estacionamento de veículos. O shopping é considerado o maior da América Latina com área bruta locável contínua de 127.300 metros. Circulam pelo local 1.500.000 por mês e em média 18,7 milhões de pessoas passam pelo centro de compras todos os anos. [1][2][3].

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Praça de alimentação.

Possui espaço interno para acomodação de cerca de 420 lojas, sendo 33 lojas âncoras e 270 satélites, sendo que seu lado externo também possui diversas instalações, dentre as quais destacam-se o Wal-Mart Supercenter, uma academia de luxo, duas danceterias entre elas o Gold Street Bar, além de vários restaurantes, bares e lanchonetes, clínica médica, agências de automóveis, pet shop e uma loja de materiais de construção e bricolagem.[3]

Esse shopping possui cinco entradas temáticas: no lado principal (leste) há a Entrada das Águas, a Entrada das Colinas e a Entrada das Flores, no outro (oeste) há a Entrada das Pedras e a Entrada das Árvores, cada uma delas decorada de acordo com o tema proposto e com lojas que oferecem o mesmo tipo de serviço ou vendem produtos semelhantes (em oposição a tradicional separação por andares). O shopping conta também com uma unidade do Hipermercado Wal-Mart.

Todas as acomodações do shopping são planejadas, havendo, no shopping, diversas "praças de descanso" (com plantas, estofados e um ambiente com wi-fi).

Na entrada das árvores encontra-se uma obra artística produzida a partir do tronco de uma figueira que se encontrava no terreno onde o shopping foi construído.

Espaço Kids são áreas reservadas as crianças com monitores e funcionários treinados, para cuidar das crianças enquanto seus pais fazem compras. Através de vários monitores espalhados pelo shopping e utilizando toda a tecnologia da segurança, os pais podem acompanhar seus filhos de onde eles estiverem.

A segurança do local utiliza tecnologia de ponta, possui aproximadamente 500 câmeras de auto captura e sensibilidade no espaço interno e externo. Aproximadamente 80,000 m² de construção são feitos com blindagem, com chapas de gesso, garantindo a segurança das lojas que vendem artigos de alto padrão.

Existe também uma academia de esportes Formula Academia, localizado no interior do shopping com aproximadamente 5,000 m² de área útil.

Atualmente passou por uma reforma e conta também com uma nova área de lazer, a Alameda Dom Pedro.[4]

Para manutenção das instalações, a edificação abriga 16 docas para carga e descarga de produtos, departamento de limpeza e reciclagem e uma estação de tratamento de esgoto exclusiva.[3]

Bolsa de valores[editar | editar código-fonte]

Ações de um fundo imobiliário proprietária de 15% da área do shopping são negociadas na B3 desde 2009.[5][6]

Referências

  1. a b Fundo de Investimento Imobiliário Parque Dom Pedro Shopping
  2. «Parque D. Pedro Shopping». Aliansce Sonnae. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  3. a b c Karin Salomão (17 de setembro de 2019). «Os bastidores de um dos maiores shoppings do Brasil». Revista Exame. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  4. «O T-Rex Park está esperando por você!». T-Rex. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  5. «Sobre o fundo imobiliário PQDP11». InfoMoney. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  6. «Características do fundo PQDP11». FundExplorer. 11 de outubro de 2021. Consultado em 11 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Parque Dom Pedro Shopping
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.