Kenpō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Selo de 2007 da Indonésia homenageando o kempo

Kempo ou kenpo (em japonês: 拳法; literalmente, lei do punho) é o termo japonês para kung fu. Em chinês, se diz Chuang Fa.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Começou sua difusão no início do Século XVII, quando duas famílias japonesas (Kumamoto e Nagasaki) trouxeram uma versão do kenpo chinês chamado Chuan Fa para Kyushu, no Japão. A arte foi mantida somente dentro das famílias e, gradualmente, modificada durante 200 anos até se tornar o Kosho Ryu Kempo, "Escola do Velho Pinheiro".

Em 1916, um garoto de cinco anos chamado James Mitose foi mandado de sua casa no Havaí para Kyushu no Japão para aprender uma arte marcial chamada Kosho Ryu Kempo com seu tio Choki Motobu (um graduado sensei em Karate). James Mitose voltou ao Havaí em 1936 para abrir sua escola Self-Defense Club em Honolulu, se tornando, então, o responsável por levar o Kempo para os Estados Unidos. Seus primeiros alunos a serem graduados como cinturão preto incluíam Thomas Young (que tomou conta de sua escola), William K.S. Chow, Edmound Howe, Arthur Keawe, Jiro Naramura e Paul Yamaguchi.

Willian Chow teve quatro irmãos, e todos treinaram Jujutsu. Autoridades do Jujutsu discutem a possibilidade de que ele possa ter incorporado algumas dessas técnicas no estilo de seu Sensei J. Mitose, e não pego movimentos do Kung Fu para formar o estilo que chamava Chinese Kara-Ho Kempo Karate. Abriu-se a primeira escola em 1949 no Havaí e muitos falam que foi o primeiro a soletrar Kenpo (n), para marcar essa quebra no estilo do Karaté de Mitose.

William Chow, que também era chamado de professor Chow, passou seus ensinamentos a muitos bons alunos antes de sua morte em 1987, dentre eles o grão mestre Bill Ryusaki, fundador do Kenpo Havaiano. Uma nota importante é que não há diferença entre Kempo Karate e Kenpo Karate. Apesar de muitos dizerem que William Chow foi o primeiro a usar o termo "Kenpo" Karate, muitos afirmam que é somente uma variação na transliteração do Kanji original para as outras línguas do ocidente. Ambos têm a mesma tradução de "A lei do Punho".

Também são alunos de Willian Chow: Adriano Emperado (fundador do Kajukembo), Ed Parker (fundador do Kenpo Estadunidense) e Bill Ryusaki (fundador do Kenpo Havaiano). Relatos falam, também, que o Kempo é a fusão de caratê, Jiu-Jítsu e Aiquidô.

Influências na cultura[editar | editar código-fonte]

No jogo Mortal Kombat, Sonya Blade é uma especialista na arte do Kenpô: ela começa a usar este estilo em Mortal Kombat: Deadly Alliance.

Na franquia de desenho animado Dragon Ball, o principal estilo de luta dos personagens é o Kenpô.

Em The King of Fighters, o estilo Kusanagi do clã de Kyo Kusanagi tem inspiração direta do Kenpo.

Referências

  1. VELTE, H. Dicionário Ilustrado de Budô. Tradução de S. Pereira Magalhães. Rio de Janeiro. Tecnoprint. 1981. p. 93.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kenpō
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Kenpō
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete kenpō.


Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.