Miranda (Mato Grosso do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miranda
  Município do Brasil  
Rio Miranda, que banha a cidade de mesmo nome
Rio Miranda, que banha a cidade de mesmo nome
Rio Miranda, que banha a cidade de mesmo nome
Símbolos
Bandeira de Miranda
Bandeira
Hino
Gentílico mirandense
Localização
Localização de Miranda em Mato Grosso do Sul
Localização de Miranda em Mato Grosso do Sul
Localização de Miranda em Mato Grosso do Sul
Miranda está localizado em: Brasil
Miranda
Localização de Miranda no Brasil
Mapa
Mapa de Miranda
Coordenadas 20° 14' 27" S 56° 22' 40" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso do Sul
Municípios limítrofes Bodoquena, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Bonito
Distância até a capital federal: 1 228 km
estadual: 202 km[1]
História
Fundação 16 de julho de 1778 (245 anos)
Emancipação 2 de julho de 1857 (166 anos)
- de Cuiabá[2]

[3]

Administração
Distritos
Prefeito(a) Fábio Santos Florença[4] (PDT, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [5] 5 478,627 km²
 • Área urbana  est. Embrapa[6] 3,268 km²
População total (est. IBGE 2019[7]) 28 013 hab.
 • Posição MS: 16º
Densidade 5,1 hab./km²
Clima tropical (Aw)
Altitude [8] 125 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[9]) 0,724 alto
 • Posição MS: 51º
Gini (est. IBGE 2003[10]) 0,450
 • Posição MS: 58º
PIB (IBGE/2008[11]) R$ 206 377,354 mil
 • Posição MS: 30º
PIB per capita (IBGE/2008[11]) R$ 8 359,76

Miranda é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no Estado de Mato Grosso do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, reduto construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado e seu objetivo era defender a região contra possíveis ataques de bandoleiros (Castelhanos de Assunção). Seu nome inicial era Mondego, que depois formou-se o povoado, este mais seguro.

Em 1835, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda e sua comarca abrangeu todo o Planalto do Amambaí. Em 1857, Francisco Rodrigues do Prado (irmão do fundador do presídio) consegue por meio de lei provincial transformar a localidade em vila com o nome de Miranda, sendo uma homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio. Em 1865 o local é destruído pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai. Com o progresso a cidade é reconstruída novamente.

Em 1867, o Freguesia de Miranda, juntamente com as freguesias de Albuquerque e Paranaíba, foram desligadas de Cuiabá, para a criação da Vila (município) de Miranda.

LEI Nº 1, DE 02 DE JUNHO DE 1857

O TENENTE CORONEL ALBANO DE SOUSA OSORIO, VICE-PRESIDENTE DA PROVINCIA DE MATO GROSSO:

Faço saber a todos os seus Habitantes, que a Assemblea Legislativa Provincial Decretou, e eu Sanccionei a Lei seguinte.

Art. 1º A Freguezia de Nossa Senhora do Carmo de Miranda fica elevada á categoria de Villa com a mesma denominação.

Art. 2º O Termo da nova Villa comprehenderá as Freguezias de Albuquerque e Sant’Anna do Paranahyba, e pertencerá á Comarca da Cidade do Cuiabá.

Art. 3º Ficão revogadas todas as Leis e disposições em contrario.

Mando por tanto a todas as Autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumprão, e fação cumprir tão inteiramente, como nella se contem. O Secretario desta Provincia a faça imprimir, publicar, e correr.

Palacio do Governo de Mato Grosso em Cuiabá aos trinta de Maio de mil oitocentos e cincoenta e sete, trigessimo sexto da Independencia e do Imperio.

Albano de Sousa Osorio

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O município de Miranda está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense (Microrregião de Aquidauana). Localiza-se a uma latitude 20º14'26" sul e a uma longitude 56º22'42" oeste. Distâncias:

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Solo

Na região compreendida pela Serra da Bodoquena, verifica-se a ocorrência de Argissolos, solos argilosos com elevada fertilidade natural, como o Chernossolo, a porção da depressão pantaneira, há dominância de vertissolos, de caráter argiloso e, à margem dessa depressão, expressiva mancha de Argissolos de elevada fertilidade natural pode ser encontrada. Ocorrem ainda em menores proporções: Plintossolo, Planossolos, Neossolos e Gleissolos.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 125 m. Praticamente toda a porção sudoeste do município tem uma topografia bastante movimentada, com cristas, escarpas, pontões e topos aguçados, o restante do município é composto de áreas plana e suave onduladas. A geomorfologia de Miranda se divide em três Regiões:

  • Região da Depressão do Alto Paraguai, com as Unidades: Planícies Coluviais Pré-Pantanal, Depressão de Bonito, Depressão de Miranda.
  • Região da Bodoquena e Morrarias do Urucum-Amolar, com a Unidade Serra da Bodoquena.
  • Região do Pantanal Matogrossense, com as Unidades: Pantanal do Aquidauana-Miranda e Pantanal do Negro-Miranda.

Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultantes de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas e área plana ou embaciada, zonal, argilosa e arenosa, sujeita a inundações periódicas, ligadas ou não à rede de drenagem atual.

Clima, temperatura e pluviosidade

Na região de Miranda predomina o clima tropical (AW). O período da seca dura de três meses a quatro meses, com precipitações que variam entre 1200 e 1700 mm anuais. As temperaturas médias ficam entre 20 e 24 °C, e variam conforme as estações do ano, podendo atingir a mínima de 10 °C e a máxima de 35 °C no verão em média. Na porção norte do município, o período seco é de quatro a cinco meses, as precipitações anuais oscilam entre 900 e 1.100mm, as temperaturas médias oscilam entre 23 °C e 25 °C.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata.sub bacia do Rio Paraguai Principais rios:

  • Rio Miranda -É o rio mais importante e que abastece a cidade de Miranda, é um dos maiores afluentes do rio Paraguai. Nasce na serra de Maracaju entre Jardim e Ponta Porã, é afluente pela margem esquerda do rio Paraguai possuindo 700 km de extensão, sendo 200 km navegáveis, percorre o Cerrado e o Pantanal e passa pela cidade de Miranda (onde recebe o nome),onde é navegável até a sua foz no rio Paraguai no município de Corumbá.
  • Rio Aquidauana – Maior afluente do rio Miranda com 620 km de extensão.É Navegável a partir da cidade de Aquidauana até a sua foz,no município de Miranda. Nasce na serra de Maracaju, acima e ao oeste de São Gabriel do Oeste e percorre o vale entre as serras da Boa Sentença e Maracaju. Faz divisa do município de Miranda com Aquidauana. Parte significativa do rio encontra-se no Pantanal.
  • Rio Salobra – Afluente pela margem esquerda do rio Miranda; Faz divisa do município de Miranda com Bodoquena. Nasce na serra da Bodoquena.
Vegetação

A vegetação predominante é a natural, formada por fisionomias Cerrado, Cerrado Estépico (complexo do Pantanal) e Floresta Estacional. A pastagem plantada também é expressiva.

Geografia política[editar | editar código-fonte]

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado).

Área

Ocupa uma superfície de de 5 478,627 km².

Além da sede do município ainda conta com as seguintes subdivisões:

  • Distrito: Agachi.
  • Povoado: Salobra
  • Lugarejos: Estância Bodoquena, Coronel Juvêncio, Guaicuru e Porto Carrero;
  • Áreas indígenas: Cachoeirinha, Lalima, Moreira, Passarinho, Babaçu, Carrapatinho,etc;
  • Assentamentos: Tupãmbae e Bandeirantes;
  • Localidades: Paxixi, Duque Estrada, Vereda, Bocãina, Poeira, Baiazinha do gravi.
  • Arredores: Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Bonito e Corumbá.

Economia[editar | editar código-fonte]

As suas principais atividades econômicas são a agropecuária, comércio, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e histórico e ecoturismo.

Centro de zona B[editar | editar código-fonte]

Miranda, com mais de 25 mil habitantes e 1 relacionamento direto, é um Centro de Zona B. Nível formado por cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Miranda é uma das 364 cidades no Brasil com a classificação Centro de Zona B.[12] A cidade exerce influência sobre a cidade de Bodoquena (Centro Local).

Turismo[editar | editar código-fonte]

É famosa no Brasil pelo Pantanal e pelo trem da antiga Estrada de Ferro da Novoeste e Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (ou N.O.B.). Em Miranda o visitante encontra o roteiro terrestre em direção a Corumbá pela estrada parque Pantanal Sul. A antiga Estação da estrada de ferro (uma das primeiras estações construída no estado,hoje toda revitalizada integra o Trem do Pantanal, uma das atuais atrações turísticas do Estado) e na área Rural destaca se a Ponte Metalizada da estrada de ferro que passa em Salobra, em direção a Corumbá, e as outras estações da estrada de ferro rural como a de Agachi, de Duque estrada,da Fazenda Bodoquena, entre outras.

Na cidade (perímetro urbano) vale a pena conhecer as edificações históricas como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (com inspiração no Ecletismo - Neobarroco de 1931), a Casa Paroquial e o prédio atual da prefeitura '(antiga residência dos padres) todas construídas em 1931 pelos Redentoristas. O prédio da antiga Prefeitura ; A antiga usina açucareira: Usina Santo Antônio; E outras edificações centenárias na bi-centenária rua: Nossa Senhora do Carmo ( Rua do Carmo).

Atualmente conta com as seguintes construções recentes como: A Casa da cultura terena que fica na entrada da cidade contendo as principais atrações indígenas da cidade, e o Parque de Exposições, tendo a sua maior festividade: o aniversário da cidade. Também vale a pena conhecer as fazendas do Pantanal sul, com grandes variedades como, focagem noturna, safari ecológico,etc. Dentre as principais Fazendas Turísticas de Miranda Temos: Pantanal Ranch Meia Lua; Fazenda São Francisco; Fazenda Caimam; Fazenda Cacimba de Pedra; Fazenda Refúgio da Ilha, entre outras.

Urbanização[editar | editar código-fonte]

Miranda é um centro de planejamento histórico, portanto as suas ruas não são homogêneas. Possui várias vias estreitas e tortuosas.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Os Mirandenses contam com hospitais, bancos, escolas públicas e particulares, postos de saúde, hotéis urbanos e rurais, pousadas, motéis, mercados, restaurantes, bares, lanchonetes, trasporte rodoviário e urbano, delegacia, fórum, parque de exposição, parque do clube do laço, dentre outas coisas.

Finanças[editar | editar código-fonte]

A cidade possui 4 agências bancárias: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Sicredi.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Interurbano Rodoviário: Miranda é atendida pela rodovia BR-262 e outras estradas estaduais. Possui um terminal rodoviário de passageiros, que faz a ligação da cidade com o resto do estado, da região e do resto do país. É atendida principalmente pelas empresas Andorinha, Expresso Mato Grosso e Cruzeiro do Sul, interliga às seguintes cidades:

  • Campo Grande
  • Aquidauana
  • Anastácio
  • Bodoquena
  • Bonito
  • Ladário
  • Corumbá

Transporte urbano

  • Ônibus circular urbano : Os Mirandenses contam com ônibus circular que atende pessoas, sendo a maioria alunos, que moram em bairros distantes do centro da cidade.
  • Moto-táxi: essa modalidade de transporte faz um estrondoso sucesso na cidade, sendo muito requisitado pela população que usa dentro e fora do limite urbano.
  • Táxi: trata-se de uma opção de transporte mais exclusiva disponível à população, pois possui um preço mais elevado.

Ferroviário: Miranda é atravessada pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, sob concessão da Rumo Logística. Possui um terminal ferroviário de passageiros, que fazia a ligação da cidade com o resto do estado e com o sudeste do país e hoje encontra-se desativado. Foi atendida pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), responsável pelos serviços de passageiros de longo percurso, do qual interligava às seguintes cidades:[13]

  • Campo Grande
  • Aquidauana
  • Corumbá
  • Ladário
  • Terenos
  • Água Clara
  • Três Lagoas
  • Andradina
  • Araçatuba
  • Bauru

Segurança[editar | editar código-fonte]

Ordem Pública

Forças armadas[editar | editar código-fonte]

Comando do Exército
Organização Sigla
Campo de Instrução de Betione C I Betione

Educação[editar | editar código-fonte]

O município possui um internato da Fundação Bradesco, única unidade no estado de Mato Grosso do Sul, no qual os alunos tem acesso a vários laboratórios de informática e um de ciências, tendo a oportunidade de estudar num curso profissionalizante de agropecuária. Localiza-se na Fazenda Guaycurus, antiga Fazenda Bodoquena (área rural de Miranda).

Demografia[editar | editar código-fonte]

Miranda portal do pantanal é a décima sexta cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul com 25.794 mil Habitantes. É uma das cidades mais antigas do estado juntamente com Corumbá e Ladário e junto com 6 municípios faz parte do Pantanal Sul.

Nomes ilustres[editar | editar código-fonte]

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Uma importante página da história foi escrita na região quando, em 1885 (três anos antes da declaração da Princesa Izabel pela Abolição da Escravatura), o Clube Emancipador de Miranda, com o apoio da Câmara Municipal, alforriou seus escravos.

Referências

  1. «Mapas e rotas». Guia 4 Rodas. Consultado em 3 de novembro de 2011 
  2. Estado de Mato Grosso. «Collecção das Leis Provinciaes de Matto Grosso - 1857». Consultado em 1 de julho de 2019. Cópia arquivada em 1 de julho de 2019 
  3. «Lei nº 01». Colecção das Leis Provinciaes de Matto Groso - 1857. Biblioteca Nacional Digital. 30 de maio de 1857. Consultado em 1 de julho de 2019 
  4. Prefeito de Miranda (MS), Edson Moraes, morre por Covid Portal G1 - acessado 2 de maio de 2021
  5. IBGE; IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  6. «Urbanização das cidades brasileiras». Embrapa Monitoramento por Satélite. Consultado em 30 de Julho de 2008 
  7. «Estimativa Populacional 2019». Estimativa Populacional 2019. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2019. Consultado em 22 de abril de 2020 
  8. «Mato Grosso do Sul». Embrapa. Consultado em 19 de julho de 2011 
  9. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  10. «Indice GINI». Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000. Consultado em 6 de agosto de 2011. Arquivado do original em 30 de abril de 2012 
  11. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
  12. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1246&id_pagina=1
  13. Railways of Brazil in Postcards and Souvenir Albums (em inglês). [S.l.]: Solaris Editorial. 2005 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons