Rioja (cidade da Argentina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rioja

Entrada da Rioja, com a Serra do Velazco ao fundo.
 País Argentina Bandera de Argentina
 Fundação 20 de maio de 1591 (423 anos)
(por Juan Ramírez Velazco)
 Área:  
 - Total 13.638 km²
 - Bairros --
 População:  
 - Total 143.684 (2001)
 - Densidade 10,74/km²
 - Alfabetização --
Gentílico riojano
Fuso horário GMT-3
Chefe de Governo Ricardo Clemente Quintela
Site oficial [1]

A Rioja (em espanhol: La Rioja) é uma cidade da Argentina e capital da província de Rioja. Está localizada na porção centro-oriental da província, no departamento capital. É servida pelo aeroporto Capitão Vicente Almandos Amonacide (Cód. IRJ), com vôos semanais a Buenos Aires.

Aspectos históricos[editar | editar código-fonte]

Centrolarioja.jpg

A cidade foi fundada em 1591 pelo nobre espanhol Juan Ramírez de Velasco, na época governador da província de Tucumán, que batizou a nova cidade de “Todos los Santos de la Nueva Rioja”, em homenagem à sua terra natal na Espanha. Em 20 de maio de 1591, instalou o cabildo ( algo semelhante à prefeitura ) e traçou o tecido urbano da cidade.

Até hoje conserva características coloniais, mesmo após ter sido fortemente abalada por um terremoto no final do século XIX. Por ter sido uma das primeiras cidades fundadas na região e devido ao isolamento geográfico, foi possível a preservação da arquitetura e de tradições antigas.

Clima[editar | editar código-fonte]

Climograma da Rioja

O clima de La Rioja possui característica continental . Os invernos são amenos ( para os padrões argentinos ) e secos, com temperatura média ao redor dos 10°C. Os verões são chuvosos e quentes, com temperatura média na casa dos 28°C, podendo atingir os 40 °C, sendo assim um dos lugares mais quentes da Argentina.

A Capital La Rioja, esta no meio do deserto, ainda sim com um lago represado em seu território. A temperatura oscila muito, no inverno existem temperaturas que chegam a -3°C. Mais recentemente, no ano de 2010 chegou a nevar nesta cidade. Em contrapartida o clima frio somente existe no inverno, no verão, e em todas as outras estações, não é possível encontrar temperaturas menores que 15°C na madrugada. Os dias do verão são castigados com temperaturas à cerca de 48°C nos dias mais quentes. No ano de 2012, houve registro de 52°C com sensação térmica de 54°.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]