Saltar para o conteúdo

União Agrícola Barbarense Futebol Clube: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 110: Linha 110:


== Torcidas ==
== Torcidas ==
È um dos clubes que mais ostenta torcida no interior de São Paulo.
È um dos clubes que mais ostenta torcida no interior de São Paulo. Hahsahahaha, ai vc vai, e cai da cama....

; Torcidas do União Agrícola Barbarense:
; Torcidas do União Agrícola Barbarense:
* Torcida Jovem
* Torcida Jovem

Revisão das 21h07min de 23 de fevereiro de 2012

União Barbarense
Nome União Agrícola Barbarense Futebol Clube
Alcunhas Leão da 13
Mascote Leão
Fundação 22 de novembro de 1914 (109 anos)
Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães
Capacidade 14.914
Presidente Brasil Darío Antonio Furlan
Treinador(a) Brasil Claudemir Peixoto
Patrocinador(a) Brasil Romi
Brasil Cimentolit
Material (d)esportivo Brasil Deffende
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A2
Predefinição:SPccup
Website www.uniaobarbarensefc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

União Agrícola Barbarense Futebol Clube, ou simplesmente União Agrícola ou União Barbarense, Leão da 13 ou ainda Alvinegro da Treze de Maio, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, interior do estado de São Paulo. Suas cores são preto e branco. Atualmente disputa a Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista de Futebol.

História

Fundado no dia 22 de novembro de 1914, inicialmente com o nome de União Foot-Ball Club, a equipe de Santa Bárbara d'Oeste teve diversos nomes até chegar ao que ostenta atualmente. Em 1918, passou a se chamar Athlético Barbarense Foot-Ball Club e, um ano depois, se chamou Sport Club Athlético Barbarense. No ano de 1920, o clube se fundiu com o 7 de Setembro da Fazenda São Pedro e, mais uma vez, alterou seu nome: Sport Club União Agrícola Barbarense. Por fim, ainda naquele ano, passou a portar a denominação que tem até hoje: União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

No ano seguinte da definição do nome, em 1921, o União Barbarense se registrou na APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que comandava o futebol do Estado. Vinte anos depois, em 1941, filiou-se à Federação Paulista de Futebol, ainda como amador, e no ano seguinte passou a ser membro da LBF (Liga Barbarense de Futebol), entidade do município de Santa Bárbara d'Oeste.

Apenas em 1964 é que o clube se profissionalizou nos quadros da Federação Paulista de Futebol e sua estréia não foi das mais felizes diante de Alumínio: derrota por 3 a 1 em partida válida pela 3ª Divisão de Acesso. Nesta partida, o autor do primeiro gol da equipe como profissional foi o atacante Mané de Campos. Três anos depois, o União decidiu adotar o “Leão da 13” como mascote do clube, em homenagem aos torcedores fiéis que apoiavam com garra o time (como leões) e à sede do clube, na Rua Treze de Maio.

O primeiro título do clube foi conquistado em 1946, quando ainda era amador, o de campeão da cidade pela Liga Barbarense de Futebol. Dois anos depois, mais uma conquista: Campeão amador da região, disputando o Campeonato Paulista do Interior pela FPF. Foi tricampeão da "Taça Cidade de Santa Bárbara" nos anos de 1957, 1961 e 1963. Nessse período, mais precisamente em 15 de novembro 1959, o Jornal D’Oeste publicou a composição do Hino Oficial do clube, de autoria do Professor José Dagnoni (letra) e Hermosa Hadad Baruque Murbach (música). Em 1967, já como profissional, foi Campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando o acesso à 1ª Divisão (uma abaixo da divisão principal).

A partir daí, o clube conquistou alguns títulos regionais, como o Torneio Intermunicipal Americana x Santa Bárbara d’Oeste em 1973 e passou por bons e maus momentos. Depois de ficar alguns anos sem disputar os campeonatos da FPF foi, finalmente, em 1990, vice-campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando mais uma vez o acesso à Divisão Intermediária. Em 1995 foi Campeão Paulista de Juniores da Série A3 e, em 1996, dos Jogos Abertos do Interior, com a equipe de Juniores. Em 1997, conquistou o vice-campeonato da Série A3 do Paulista. No ano seguinte, o maior trunfo até então: o título do Campeonato Paulista Série A2 e o acesso à divisão principal estadual.

Em 1999, por terminar o Paulistão como melhor time do interior na tabela, o União Barbarense se tornou Campeão do Interior. Em 2001, foi vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol e, em 2004, foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série C disputando assim o Campeonato Brasileiro da Série B sendo rebaixado no mesmo ano para a terceira divisão.

Nas competições estaduais, o União Agrícola Barbarense se manteve na principal divisão do campeonato paulista até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2. Um novo tropeço levou a equipe à Série A3 em 2007. Em 2008 conquistou o acesso à Série A2 onde está atualmente.[1]

O ex-jogador Zé 21 é o maior artilheiro do Clube em todos os tempos, com 51 gols. O maior ídolo é Gilson Batata, que com gols e um futebol primoroso conduziu a equipe até elite do futebol paulista em 1999.

Estádio

Vista do Estádio Antônio Guimarães.

O União Barbarense manda as suas partidas no Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, que possui capacidade para abrigar 14.914 torcedores. O Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães é um estádio de futebol localizado na cidade de Santa Bárbara D'Oeste, no estado de São Paulo. Seu nome foi dado em homenagem a um ex-presidente e patrono do clube. O nome correto do estádio é Antonio Guimarães, porém a imprensa falada prefere chamar o estádio de Antonio Lins Ribeiro Guimarães, nome completo do patrono e ex-presidente, por achar mais "sonoro" e acabou sendo utilizado pelos demais profissionais do ramo esportivo.

Foi inaugurado em 21 de maio de 1921 e seu primeiro jogo foi União Barbarense 3 a 1 contra o EC Concórdia de Campinas.

Durante anos o estádio foi beneficiado por inúmeras reformas, como a que substituiu as antigas arquibancadas de madeira para até hoje em pé arquibancadas de concreto ladeando a Vila Aparecida e o lance que hoje pertence as cadeiras numeradas ao lado dos muros da EE Américo Emílio Romi.

Em 1996, o estádio do União Agrícola Barbarense foi novamente ampliado para poder receber os jogos da então 3ª divisão da série A do Campeonato Paulista e futuros jogos de torneios nacionais. O estádio tem capacidade para 14.914 pessoas e está localizado na rua 13 de Maio, 1269 em Santa Bárbara D'Oeste.

Derby

Ver artigo principal: Rio Branco x União Barbarense

União Barbarense faz um dos mais acirrados clássicos do interior paulista contra o Rio Branco de Americana, em um jogo que é chamado localmente de Derby. Seus jogos são marcados por muita tensão entre os times e, principalmente, entre as torcidas, não sendo incomum a ocorrência de conflito entre os torcedores. O Rio Branco chegou primeiro à divisão maior do futebol paulista e lá permaneceu mais tempo (17 anos). Já o União Barbarense ostenta um título Brasileiro (Série C) e dois títulos de divisão de acesso Paulista.

Quarta-feira, 23 de março 2011
20h30'
Rio Branco 1 x 1 União Barbarense Décio Vitta, Americana, SP São Paulo

Érico Gol marcado aos 34 minutos de jogo 34' (1T) Relatório Cesinha Gol marcado aos 35 minutos de jogo 35' (1T) Árbitro: Eduardo César Coronado Coelho

Alcunhas

O União Agrícola Barbarense, também é conhecido no Brasil pelos sinônimos:

  • Leão da Rua 13 de maio - "Leão da 13"
  • Alvinegro da Rua 13 de maio
  • Leão da 13
  • Glorioso
  • Alvinegro Barbarense

Maiores Goleadas

  • União Barbarense 12 X 0 Velo Clube de Rio Claro - 1954
  • União Barbarense 7 X 1 América FC - S. J. RIO PRETO - 2002
  • União Barbarense 4 X 0 A.A. Ponte Preta - CAMPINAS - 1998
  • União Barbarense 5 X 3 Rio Branco E.C. - AMERICANA - 2003
  • São Caetano 1 X 5 União Barbarense - SÃO CAETANO DO SUL - 1997

Torcidas

È um dos clubes que mais ostenta torcida no interior de São Paulo. Hahsahahaha, ai vc vai, e cai da cama....

Torcidas do União Agrícola Barbarense
  • Torcida Jovem
  • TUSB - Torcida Uniformizada Sangue Barbarense - 1984
  • Leões da 13 - 1992
  • Fúria Barbarense - 2005
  • Torcida Unionista Zona Sul - 2005

Torcedor Símbolo

Natale Giacomini, é um radialista radicado em Santa Bárbara d'Oeste, que narrou ininterruptamente a trajetória do União Agrícola Barbarense de 1970 até 2004, quando o UABFC sagrou-se Campeão Brasileiro da Série C. Dentre os relatos mais conhecidos de Natale, estão o que ele custiou do próprio bolso o valor necessário para a instalação de uma linha de transmissão de energia da cidade de Batatais até o estádio local, para que assim pudesse ligar seu equipamento e radiar o jogo do União Agrícola Barbarense. Outro relato intrigante, é que mandou instalar no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, uma cobertura no setor destinado aos espectadores especiais, e na cobertura estampou sua foto, em seu estúdio na Rádo Brasil de Santa Bárbara d'Oeste, com os dizeres: "Meu Time do coração" Em 2004, após um enfarte creditado a emoção de ver o União barbarense Campeão Brasileiro, mesmo que na série C - os médicos o aconselharam a deixar de radiar jogos do clube, "pelo bem de sua saúde".

Rivalidades

Por ordem decrescente, eis os maiores rivais do União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

Rio Branco Esporte Clube - AMERICANA

Associação Atlética Internacional de Limeira - LIMEIRA

Esporte Clube XV de Novembro - PIRACICABA

Associação Atlética Ponte Preta - CAMPINAS

Guarani Futebol clube - CAMPINAS

Capivariano Futebol Clube - CAPIVARI

União São João Futebol Clube - ARARAS

Mascote

O número 13 do mascote do União Barbarense é uma referência à Rua Treze de Maio, local onde está instalado o estádio e a sede do clube. Neste mesmo endereço funcionava também, no ano de 1967, a sede de uma torcida apaixonada pelo União Barbarense. Não deixavam de apoiar a equipe em nenhum momento. O apelido de "Leão" de deve a garra destes torcedores. A partir daí, o União Barbarense passou a ser chamado de Leão da 13.

Hino

TÍTULO: SALVE UNIÃO BARBARENSE


Alvi-negro, valente e querido

Valoroso e cheio de glórias

Tuas taças, tão ricos troféis

Assinalam as tuas vitórias.


Sempre foste garboso e temido

De um passado brilhante e glorioso

No gramado, jogadas e lances

Confirmam sempre o teu nome famoso.


Salve, salve, União Barbarense

Um orgulho de pais e de mães

Tens um nome, gravado na História

Teu patrono, salve Antônio Guimarães


Tua Camisa de cor preta e branca

De grandeza, de amor se reveste

Os teus craques que sabem honrá-la

Elevam sempre Santa Bárbara d'Oeste!


Letra: Professor José Dagnoni (novembro/1959)

Música: Hermosa Hadad Baruque Murbach

Títulos

Nacionais
Estaduais
Categorias de Base
Outras Conquistas
  • Liga Barbarense de Futebol: 1946.
  • Taça Cidade de Santa Bárbara: 1957, 1961 e 1963.

Elenco atual

Goleiros
N.º Jogador
1 Brasil Thiago Passos
12 Brasil Cleber
- Brasil Lucas Marques
Defensores
N.º Jogador Pos.
13 Brasil Júnior Goiano Z
3 Brasil Renato Justi Z
23 Brasil Juliano Z
2 Brasil Matheus Hansen Z
14 Brasil Rafael Silva Z
4 Brasil Alex LD
18 Brasil Thyego Manuel LD
6 Brasil César LE
- Brasil Magno LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
17 Brasil Cláudio Britto V
5 Brasil Dias V
21 Brasil Edilson Azul V
30 Brasil Filipe Sanches V
8 Brasil Lennon V
10 Brasil Junai M
22 Brasil Melinho M
11 Brasil Paulo Santos M
38 Brasil Cris M
28 Brasil Ítalo M
Atacantes
N.º Jogador
9 Brasil Tuta
7 Brasil Caihame
- Brasil Da Silva
77 Brasil Celsinho
99 Brasil Cesinha
- Brasil Webani Coquinho
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Claudemir Peixoto T

Atletas revelados pelo clube

- Zagueiros :

  • Ademir Gonçalves (XV de Piracicaba e Corinthians).
  • Wilson Gottardo (Guarani, Botafogo, Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense e Sport).
  • Guassi (Guarani e Juventus - SP).

- Volantes :

  • Adoniran (Guarani).

- Meio-Campo

- Atacantes

  • Diego Tardelli (FC Anji Makhachkala).
  • Euzébio (Santos e México).
  • Mazolinha (Futebol Santo André e Futebol Botafogo).
  • Henan (Comercial Futebol Clube).
  • Gilson Batata (Atlético-GO, Rio Branco-SP, Paraná, Bragantino, Sport, Bahia e Atlético-PR).
  • Gersinho (Ponte Preta e Vasco da Gama).

Ranking da CBF

Ranking atualizado em 4 de dezembro e divulgado em 13 de dezembro de 2011 [2] [3]

  • Posição: 138º
  • Pontuação: 44 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Referências

  1. «História do União Barbarense» 
  2. «CBF revisa ranking técnico de clubes e coloca o Santos como novo líder». CBF. 13 de dezembro de 2011. Consultado em 13 de dezembro de 2011 
  3. «Ranking Completo da CBF». Consultado em 13 de dezembro de 2011 

Predefinição:Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C - Cronologia Predefinição:Futebol de Santa Bárbara d'Oeste