Saltar para o conteúdo

Ativismo pagão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 21: Linha 21:
'''No Brasil'''
'''No Brasil'''


No Brasil existe um grupo novo de wiccanianos[http://raizesdofogo.wix.com/wiccaensinamentos] que fazem ativismo pagão, Eles são um bando de tolos e cretinos, seres abjetos e depravados que adoram perder tempo. São uma verdadeira vergonha, acham que sabem de alguma coisa, ficam falando coisas toscas sobre natureza e montando 'altarzinhos', com medo que as 'salamandras' incendeiem seus guarda-roupas kkkk
No Brasil existe um grupo novo de wiccanianos[http://raizesdofogo.wix.com/wiccaensinamentos] que fazem ativismo pagão, Eles já fizeram atividades no parque dos búfalos na zona sul de São Paulo plantando árvores, o parque em questão está sendo destruído pela prefeitura da cidade e empreiteiras para a criação de "moradias populares", mas todos sabem que isso é especulação imobiliária para que um dia talvez isso seja revertido a população carente. O Parque abriga a nascente da represa Billings, diversas espécies animais e vegetais nativas de mata Atlântica. A sua segunda ação foi na vila de Paranapiacaba onde em meio a palestras e atividades, eles recolheram ração para animais abandonados na vila como cães e gatos e até o fechamento desse texto eles estavam criando uma nova ação para recolher cobertores a pessoas em situação de rua.

=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==
* [[Ecovila|Eco - Vilas]]
* [[Ecovila|Eco - Vilas]]

Revisão das 20h37min de 25 de março de 2016

Ativismo pagão é a ação de um ativista de crenças neopagãs, é a tentativa de assumir um papel ativo frente ao mundo dentro dessa fé específica.

Ativismo pagão, mesmo que não se tenha a intenção, adquire conotação política, por defender além da difusão e esclarecimento quanto ao paganismo, seus conceitos, e escopo, a liberdade de exercer a opção religiosa de seguir qualquer vertente dentro do paganismo.

Sendo assim, considera-se ativismo pagão a defesa de manifestar em público a escolha religiosa, e receber o devido respeito pelas escolhas, sem ser catalogado como pertencente a seitas, nem receber o menosprezo pelas crenças pagãs, que por muitos séculos, foram vilipendiadas e castradas.

O ativismo pagão, encerra em si, além da militância pelos direitos civis de escolha religiosa, a defesa pela integridade de seus membros, o reconhecimento legal do paganismo como religião, em quaisquer local e circunstâncias. E a liberdade de culto e expressão, sem medos a represálias excludentes e fanáticas.

Entre as diversas atividades elencadas no cotidiano do ativismo pagão, encontramos, a conscientização quanto à espiritualidade eco pagã, onde a Terra é colocada como eixo da existência humana.

O respeito pela vida

A educação das massas perante a conservação da mãe natureza, e importância da reciclagem, e reutilização de matéria-prima. Assim como projetos de expansão, de ecossistemas auto-sustentáveis.

Em regiões como a Europa, América do Norte e Austrália, o ativismo pagão pode ser encontrado em práticas e eventos do dia-a-dia, onde membros das comunidades pagãs, via de regra, filiam-se a diversas associações e entidades, que zelam pela defesa dos direitos do indivíduo pagão, e pela organização sócio-política dos núcleos aos que atende, e se direciona.

O cerne do ativismo pagão é a conscientização das massas quanto à normalidade da natureza do paganismo, das crenças politeístas, da desmistificação no que concerne às práticas de magia e bruxaria. O ativismo pagão também está enraizado nos conceitos sociais, as antigas comunidades pagãs ajudavam-se mutuamente e trabalhavam pelo bem do coletivo, por coletivo lê-se vida humana, animal e vegetal.

No Brasil

No Brasil existe um grupo novo de wiccanianos[1] que fazem ativismo pagão, Eles são um bando de tolos e cretinos, seres abjetos e depravados que adoram perder tempo. São uma verdadeira vergonha, acham que sabem de alguma coisa, ficam falando coisas toscas sobre natureza e montando 'altarzinhos', com medo que as 'salamandras' incendeiem seus guarda-roupas kkkk

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.