Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden
Álbum ao vivo de Ivete Sangalo
Lançamento 7 de dezembro de 2010[1]
Gravação Estados Unidos 4 de setembro de 2010 no Madison Square Garden
Gênero(s) Axé, eletrônica, electropop, samba-reggae, R&B[2]
Duração 69:23
Idioma(s) Português, castelhano[3] , inglês[3]
Formato(s) CD, DVD, blu-ray, download digital
Gravadora(s) Universal Music Group
Diretor(es) Nick Wickham[4]
Produção Ivete Sangalo e Alexandre Lins[5]
Arranjos Cassio Calazans, Marcelus Leone, Radamés Venãncio[6]
Certificação Ver abaixo
Cronologia de Ivete Sangalo
Último
Último
Duetos
(2010)
Ivete, Gil e Caetano
(2012)
Próximo
Próximo
Singles de Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden
  1. "Acelera Aê (Noite do Bem)[7] "
    Lançamento: 20 de agosto de 2010[8]
  2. "Desejo de Amar"
    Lançamento: 6 de janeiro de 2011[9]
  3. "Pensando em Nós Dois"
    Lançamento: 10 de abril de 2011[10]
  4. "Qui Belê"
    Lançamento: 14 de outubro de 2011[11]

Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden[12] é o décimo primeiro álbum da cantora brasileira Ivete Sangalo. O álbum foi gravado durante uma única apresentação ao vivo, realizada em 4 de setembro de 2010 no Madison Square Garden, em Nova Iorque. É o quarto DVD da cantora, sendo o seu primeiro internacional. Antes de seu lançamento, em 7 de dezembro, o disco já havia vendido mais de 300 mil cópias somente em sua pré-venda e, após o lançamento, o projeto rendeu à cantora uma certificação de ouro, para o CD, e diamante, para o DVD[13] [14] .

O projeto teve a assinatura de Nick Wickham, diretor de grandes cantores internacionais como Madonna e Beyoncé, enquanto o figurino ficou por conta de Basso & Brooke. O projeto foi lançado como disco compacto, download digital, disco digital de vídeo e HD DVD, sendo disponibilizadas mais de 50 mil cópias, o que rende automaticamente à cantora um disco de ouro[15] . O canal brasileiro Multishow exibiu, em 5 de dezembro, dois dias antes do lançamento do projeto, um especial sobre a gravação[16] .

O projeto foi idealizado após Sangalo ter assistido a um concerto de Beyoncé no Madison Square Garden. Em 2009, Sangalo já havia confirmado aos fãs que gravaria um DVD em Nova Iorque[17] e, então começou os preparativos para a realização do projeto. Segundo o jornal baiano Correio, foram investido em torno de 5 milhões de dólares, além da colaboração de 800 pessoas trabalhando com 30 toneladas de equipamentos e, originalmente, o álbum contaria com a participação de uma série de artistas: o cantor brasileiro Seu Jorge, a luso-canadense Nelly Furtado, o britânico James Morrison, o colombiano Juanes, o argentino Diego Torres e a dupla porto-riquenha Wisin y Yandel. No entanto, Morrison e a dupla não puderam estar em Nova Iorque, devido a problemas pessoais[18] . Em 11 de setembro, Ivete Sangalo esteve em Dallas, onde participou de uma apresentação do conjunto estadunidense Dave Matthews Band, interpretando a canção "You and Me", que está presente no DVD como faixa bônus[19] .

Idealização[editar | editar código-fonte]

"Sou muito inquieta. Tanto que venho de um DVD todo gravado na minha casa, bem íntimo, e por isso muito longe das proporções do Maracanã. Eu vejo o novo trabalho como um grande desafio - por ser no Madison, por ser em Nova Iorque, por ser um passo importante na minha carreira internacional, importantíssimo para minha carreira dentro do Brasil. E tem uma coisa: por mais internacional que este próximo DVD fique, ele é totalmente enraizado no Brasil. Acho que a inquietude faz parte do artista."

—Ivete Sangalo, para a revista da TAM.[20]

Assistindo a uma apresentação ao vivo da cantora estadunidense Beyoncé no Madison Square Garden, Ivete Sangalo teve a ideia de realizar algum projeto musical em Nova Iorque, precisamente no Madison Square Garden. Ela declarou que o projeto fora gravado em Nova Iorque, não necessariamente por ser Nova Iorque, mas, "por ser uma casa tão emblemática, e por ter passado ali todos os grandes artistas do mundo". Ao final do concerto de Beyoncé, Sangalo ligou para Jesus Sangalo, seu irmão, e comentou sobre o desejo de realizar um evento lá e ele concordou, pedindo para que ela voltasse ao Brasil para discurtir a ideia[21] . Em um almoço informal, a cantora lembrou a Jesus sobre o evento no Madison Square Garden, que falou sobre a possibilidade de realizar o evento: "podemos fazer o show no Madison, mas teremos que trabalhar em dobro", ele notou[21] .

Anúncio[editar | editar código-fonte]

Depois de especulações da imprensa sobre a gravação do álbum em Nova Iorque, Sangalo confirmou o evento no Madison Square Garden, em 4 de setembro, através de sua conta no microblogging twitter[17] [22] . Em fevereiro de 2010, durante a coletiva de imprensa para o carnaval, Ivete Sangalo anunciou que a empresa TAM seria sua patrocinado oficial, de janeiro de 2010 à março de 2011[23] . Dessa forma, a empresa comprometeu-se com a gravação em Nova Iorque[24] . Além da gravação no Madison Square Garden, a TAM patrocionou o Carnaval de Salvador 2010, onde seu produto "Multiplus Fidelidade" esteve presente nos camarotes Cerveja & Cia e nos blocos de Ivete. A empresa ainda presenteou a cantora com quatro aviões personalizados[25] .

Gravação e produção[editar | editar código-fonte]

O concerto de Sangalo foi produzido por sua própria empresa, a Caco de Telha Entretenimento, em parceria com a produtora estadunidense Metropolitan Talent Presents[26] . Em 22 de julho de 2010 o site EGO publicou uma nota informando que Sangalo realizara um ensaio fotográfico com André Passo para divulgar a gravação do DVD[27] , onde utilizou luvas, meia calça trabalhada e roupas negras esvoaçantes[28] . Em 20 de agosto de 2010, o jornalista Osmar Marrom Martins, do jornal baiano Correio, publicou uma matéria informando que o orçamento do evento gira em torno de US$ 5 milhões[29] (em torno de 8,8 milhões de reais de acordo com a cotação da época)[30] . Martins, ainda informou que a estrutura contou com dezessete câmeras de alta definição, posicionadas em locais estratégicos, e além da captação tradicional do som, serão postos microfones na plateia para utilização do som do público[29] . A gravação ainda contou com a participação de cerca de 800 pessoas, trabalhando com 30 toneladas de equipamentos. Além disso, a cantora contou com um telão LED de 300m²[5] . Joyce Pascowitch, do portal Universo Online, informou em 3 de setembro que a estrutura contara com uma passarela que sai do palco principal e vai à outro, que dá a cantora acesso à platéia. Segundo a notícia publicada no blog da jornalista, o palco contou com dois elevadores e uma esteira rolante. Ao total, houve cinco trocas de roupas[31] .

Convidados[editar | editar código-fonte]

Desde o anúncio do projeto, alguns cantores conhecidos foram cogitados pela mídia, entre eles, Beyoncé[32] , Shakira[33] , Sting[33] e Justin Timberlake[33] . Posteriormente, Sangalo disse que teve muitas chances de convidar Shakira, e assim o fez, mas, ela recusou devido a problemas com sua agenda[33] . Segundo a cantora, a escolha dos convidados não foi feita de uma só vez e que alguns nomes foram oferecidos pela gravadora[34] .

  • Juanes: Foi o segundo convidado anunciado pela cantora. Mas, antes mesmo que Ivete Sangalo ou a produtora Caco de Telha anunciasse a presença do cantor, Juanes, através de seu perfil no twitter disse: "queria contarles a todos los fans de Brasil que en sep grabare con Ivete Sangalo para su album!!!"[35] [36] . Juanes disse que "um dos maiores sonhos de artistas brasileiros e latinos é poder compartilhar e interagir"[37] .
  • Diego Torres: O cantor e compositor argentino, também foi um dos convidados por Sangalo para estar ao seu lado em Nova Iorque. Segundo Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a cantora recebera Torres em sua casa para acertar detalhes sobre a parceria[38] .
  • Nelly Furtado: A canadense confirmou sua participação no DVD de Ivete Sangalo em um encontro que Sangalo teve com Furtado no início de junho, no Canadá[39] . Na ocasião, as cantoras ainda compuseram, juntas, três músicas[39] [40] .
  • James Morrison: No dia 30 de março de 2010, a produtora de Ivete, Caco de Telha, anunciou que o cantor e guitarrista inglês seria seu terceiro convidado para o espetáculo no Madison Square Garden[40] . Contudo, em 2 de setembro, a própria produtora anunciou que o cantor não participaria mais da gravação do DVD devido ao falecimento de um parente seu[41] . Durante a coletiva de imprensa, em 3 de setembro, a cantora disse que ficou muito "triste e solidária a ele nesse momento. Mas, ninguém vai substituí-lo. Essa parte, vou cantar sozinha e farei pensando nele para que ele supere tão logo, apesar de saber que isso é muito particular para cada um"[42] .
  • Wisin y Yandel: A dupla porto-riquenha foi confirmada através do site da cantora no dia 11 de maio e, novamente, através do twitter de Sangalo no dia 15 de maio[43] [44] . No dia 5 de setembro, Eliane Santos, jornalista do site EGO, publicou uma nota informando que a dupla porto-riquenha não pôde estar presente na gravação, porque teve problemas para deixar Porto Rico devido aos furacões que ocorrem no país. Santos disse que a cantora ficara sabendo da ausência da dupla algumas horas antes da apresentação e que ela substituiu a canção da dupla por canções próprias[45] .

Outros artistas[editar | editar código-fonte]

  • Em 11 de setembro de 2010, Ivete Sangalo participou de um concerto da Dave Matthews Band, em Dallas[46] . A cantora interpretou a canção "You and Me", em português, através de uma versão feita pela própria Ivete Sangalo e Alex Góes. A apresentação foi gravada e está presente no DVD como faixa bônus[19] .

Ingressos[editar | editar código-fonte]

Em 10 de abril de 2010, os ingressos para o show começaram a ser vendidos[26] . Os valores iam de US$ 39,50 à US$ 139,50 (cerca de R$ 69 a R$ 245)[47] , e estavam disponíveis nos balcões, no site da Ticketmaster ou pelo telefone disponibilizado no site oficial da empresa. Nos Estados Unidos, os ingressos começaram a ser vendidos apenas dois dias depois: 12 de abril, nas bilheterias do Madison Square Garden, do Beacon Theatre e do Radio City Music Hall[26] [47] .

A gravadora Universal Music, através de sua assessoria de imprensa, informou que, em apenas uma semana, cerca de 40% dos ingressos para a gravação do DVD foram vendidos[48] . Poucos dias antes da realização do evento, a Caco de Telha, anunciou que os ingressos do Madison Square Garden estavam esgotados. Cerca de 15 mil pessoas lotaram o Madison Square Garden para assistir ao espetáculo[49] . Um dia antes da apresentação, Joyce Pascowitch, do blogue Glamurama, disse que os ingressos da cantora, vendidos pelos cambistas custavam US$ 800, sendo que, no último espetáculo de Beyoncé, os ingressos eram vendidos por US$ 300[50] .

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Turnê "Pode Entrar"[editar | editar código-fonte]

Cartaz da turnê

Antes de realizar o espetáculo no Madison Square Garden, Sangalo fez mais duas apresentações nos Estados Unidos. Em 28 de agosto, no American Airlines Arena, em Miami, na Flórida, e em 1 de setembro, Ivete Sangalo apresentou-se em Worcester, Massachusetts, no DCU Center[51] . Assim como o espetáculo principal, em Nova Iorque, a produção da turnê de Pode Entrar nos Estados Unidos ficou sob a responsabilidade da Caco de Telha, em parceria com a Live Nation (em Worcester) e The Rhythm Foundation (em Miami)[52] . Em 10 de agosto de 2010, a cantora canadense Nelly Furtado confirmou sua presença na apresentação que Ivete Sangalo fez no DCU Center[53] , que foi transmitida pela internet[54] .

No dia 25 de agosto de 2010, o jornal The Miami Herald publicou um artigo informando que, apesar da cantora não ser conhecida pelo público estadunidense e latino-americano que lá vive, o American Airlines Arena iria receber dois ônibus lotados vindos de Orlando e cerca de 2 000 fãs vindos do Brasil, para assistir ao espetáculo. O diretor de desenvolvimento da Rhythm Foundation disse que Ivete Sangalo é "a grande estrela da qual os brasileiros têm falado por anos. Agora é a hora do público americano conhecê-la"[55] . Durante a coletiva de imprensa realizada no Gibson Miami Showroom, em 27 de agosto, a cantora disse que está "dando um passo enorme" em sua carreira internacional e que "essa turnê é uma maneira de eu me exibir para o meu país. Meu objetivo é voltar para o Brasil e as pessoas reconhecerem que eu fui corajosa de fazer algo que ninguém nunca fez"[56] .

American Airlines Arena

Segundo a jornalista Juliana Guterres do site EGO, a cantora subiu ao palco às 21:25 horas e interpretou as canções "Na Base do Beijo", "Tô Na Rua", "Levada Louca", "Pererê" e "Berimbau Metalizado", respectivamente. Guterres, diz que Ivete Sangalo ainda cantou versões eletrônicas das canções "Festa" e "Sorte Grande (Poeira)", finalizando a apresentação com "Acelera Aê (Noite do Bem)". Sangalo criticou a equipe técnica da casa de eventos por sucessivos erros, dizendo: "nesse momento ele deveria acender o canhão (de iluminação). Hello? Acho que ele fala alemão"[57] .

DCU Center

Diferente da apresentação no American Airlines Arena, Sangalo misturou couro, um minivestido coloridos e muitas penas e plumas. Além disso, a apresentação contou com a participação de Nelly Furtado, que cantou a canção composta por ambas, "Where it Begins"[58] . O espetáculo teve duranção de duas horas e meia e Ivete Sangalo interpretou "Arerê", "Cadê Dalila" e "Flores", "Desejo de Amar" - canção inédita -, "Brasileiro" e "Acelera Aê (Noite do Bem)", além da música em espanhol "Quiero Calor"[59] .

Concursos[editar | editar código-fonte]

"Ivete nas Asas da TAM"

A TAM, lançou um concurso cultural para levar seis fãs da cantora, com direito a acompanhante, à Nova Iorque, para assistir a gravação. O concurso, intitulado Ivete nas Asas da TAM, foi lançado em 30 de junho e se estendeu até o dia 15 de julho[60] [61] . Os nomes dos vencedores foram divulgados em 4 de agosto[60] [61] . Os internautas puderam participar de quatro formas diferentes:

  • "Solte sua Ivete": contava com a produção de um vídeo de 30 segundos, onde o internauta deveria cantar, dublar, dançar, interpretar ou encenar alguma música da cantora[61] .
  • "Loucuras pela Ivete": o objetivo era produzir uma foto com a maior loucura que o internauta cometeria para assistir a gravação do DVD de Ivete em Nova Iorque[61] .
  • "Vai dar o que falar": os internautas deveriam criar um frase, de no máximo 150 caracterias, que contivesse obrigatoriamente as palavras "Ivete", "NY" e "paixão"[61] .
  • "Fala arte": contava com a criação de peças inusitadas, caricaturas, desenhos manuais e/ou eletrônicos. Os melhores foram inseridos como fundo de tela do twitter oficial da TAM um mês antes da gravação[61] .
Universal Music

A gravadora Universal Music também lançou, em 29 de junho, um concurso cultural para levar dois fãs da cantora para a gravação do Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden[62] . Os internautas teriam que acessar um hotsite e responder à pergunta: "Qual segredo você revelaria para ir a Nova Iorque ver Ivete cantar?". A resposta deveria conter, no máximo, 140 caracteres[62] .

Ensaios[editar | editar código-fonte]

Em 2 de agosto de 2010, o canal Multishow, a Universal Music e a Caco de Telha, transmitiram ao vivo, pela internet, às 19h, um dos ensaios que Ivete Sangalo fez para a gravação no Madison Square Garden. Durante 15 minutos, a cantora apresentou sucessos que estiveram no repertório do espetáculo. Um link foi criado no hotsite da Universal para acesso dos internautas[63] .

O Show[editar | editar código-fonte]

Os portões do Madison Square foram abertos às 19h - horário de Nova Iorque -, pois, às 20h o evento começara. A classificação etária do evento foi livre[64] .

Figurino[editar | editar código-fonte]

O estilista Bruno Basso da maison Basso & Brooke, responsável pelo figurino da cantora e de seus dançarinos, listou cinco momentos diferentes da apresentação:

  1. Tribal termocrômico: integra elementos africanos e primitivistras, que conta com óculos miliates de leitura pelo calor. As estampas digitais, simularam a mudança de cor relacionada ao calor do corpo. Segundo Basso, "é algo Mad Max, com elementos de vudu, jóias de caveiras..."[65]
  2. Bahia barroca: mistura as ideias latinas de colonização hispânica com elementos do barroco brasileiro, encontrado na Bahia, "o resultado é pop, sexy e visualmente rico com foco no movimento do franjado de couro aplicado", afirmou Basso[65] .
  3. Diva disco: conta com um vestido longo com "decote drapeado e fenda exuberante, construído num delicado georgette de seda todo bordado em cristais Swarovski". Bruno diz que a inspiração veio do Blaxploitation e, que, além disso, Sangalo contou com uma estampa de leopardo desenvolvida para ela; as manchas da estampa compunham o nome "Ivete Sangalo"[65] .
  4. Glam rock: contou com um paletó "em alfaiataria seca à la rockstar com calça palazzo, feito com precioso jacquard de lã, lurex e seda pura com motivos geométricos desenvolvidos exclusivamente para esse terno", diz o figurinista, que completa dizendo que o look tem um perfume 'chic' do final dos anos 70[65] .
  5. Gran finale: Sangalo usou um casaco de lã de seda com corte de uniforme militar, com estampas coloridas e elementos de fantasia e psicodelia, semelhante à Tropicália ou Yellow submarine[65] .

Repertório[editar | editar código-fonte]

Segundo a jornalista Eliane Santos, do EGO, a cantora apresentaria vinte e seis canções durante duas horas e doze minutos e, no caso de alguma eventualidade, o Madison Square Garden concederia mais uma hora[66] . Do total de canções que Ivete interpretou, seis são inéditas[42] .

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
1ª Parte

Ivete Sangalo iniciou a noite interpretando a canção "Brasileiro", presente em seu quinto álbum, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso. "Acelera Aê (Noite do Bem)", foi a segunda canção da noite, seguida por "Cadê Dalila?", "Flores (Sonho Épico)" - canção de quando Sangalo era vocalista do Eva. A segunda canção inédita da noite foi "Desejo de Amar", que contou com efeitos especiais, além de Sangalo e seus dançarinos dançarem na esteira que havia na passarela. "Arerê/País Tropical/Pererê", foram as canções que encerram o primeiro bloco de apresentação da noite. Mas, em nota divulgada no dia seguinte, 4 de setembro, no blogue oficial de Ivete, foi informado que o pot-pourri não estaria presente no DVD[67] .

2ª Parte

"Dar-Te", que teve a participação de Juanes, foi a canção que abriu a segunda parte do espetáculo e fora a primeira canção em castelhano[67] . Segundo Eliane Santos, do site EGO, a canção teve que ser interpretada duas vezes, por se tratar de uma gravação, mas isso não impediu que Sangalo se descontraísse dizendo à Juanes "Bora, Juanes! Força na peruca, meu nego! Um dia você chega lá", provocando risos na platéia[68] . A canção foi sucedida por "Pra Falar de Você", canção inédita, e "Balakback", retirada de seu DVD último álbum de inéditas. O segundo pout-pourri da noite foi "A Galera/Chorando Se Foi/Chupa Toda", últimas canções interpretadas por Ivete Sangalo, na segunda parte da noite[67] . Durante a troca de roupa, tocou-se o som de "Rebolation", de Parangolé, que não foi interpretado por Sangalo e não está presente no DVD[67] .

3ª Parte

Sangalo, durante a coletiva de imprensa, revelou que interpretaria uma canção de Michael Jackson e uma de Lionel Richie, sendo que, dessa forma, o álbum contaria com três canções em inglês. Ela disse que o espetáculo mostraria um pouco de sua carreira ao longo dos anos: "vou abrir o show com 'Brasileiro', vou fazer duas regravações e cantar três músicas em inglês: uma com a Nelly Furtado, uma do Lionel Ritchie e uma do Michael Jackson"[42] . Logo após a gravação, o site oficial da cantora divulgou a set-list da apresentação, sendo informado que as canções que Sangalo interpretara foram "Human Nature", de Michael Jackson, e "Easy", de Lionel Richie[69] . A canção de Jackson foi a primeira canção em inglês da noite[67] . "Pensando em Nós Dois", primeira inédita da terceira parte do evento, contou com a participação de Seu Jorge, seguida por "Me Abraça/Eternamente/Tá Tudo Bem/Pegue Aí", terceiro pot-pourri da noite. As canção fazem parte da história de Sangalo, desde do Eva até a sua carreira solo[67] . Na sequência, foram interpretadas "Where It Begins", com Nelly Furtado, segunda canção inédita da terceira parte, e a segunda em inglês da noite. A canção foi anunciada muito antes por Sangalo e interpretada durante a turnê de Pode Entrar. O pot-pourri "Eva/Alô Paixão/Beleza Rara" foram as últimas a serem interpretadas na terceira parte da noite[67] .

4ª Parte

A quarta parte começou com "Meu Maior Presente"; a canção contou com um cilindro que desceu no palco "B", onde foram projetadas imagens de Sangalo cantando a canção. Durante essa parte, a cantora não esteve no palco. Quando o cilindro subiu, revelou uma caixa de presente vermelha e, pôde-se ouvir acordes musicais de suspense. Posteriormente, a caixa se abriu e revelou Ivete Sangalo sentada ao piano, onde interpretou "Easy", de Lionel Richie[67] . "Agora Eu Já Sei", ao lado de Diego Torres, foi a última canção da quarta parte da noite. Na 11a edição da revista Billboard Brasil, Sangalo revelou que a canção contaria com uma parte em castelhano[3] e ainda informou que interpretaria uma canção de Diego Torres, "El Camino". Mas, essa canção não esteve presente em nenhum momento da noite[67] .

5ª Parte

A quinta parte começou com "Berimbau Metalizado". Logo após, veio "Que Belê" e o último pot-pourri da noite "Festa/Sorte Grande", seguida por "Na Base do Beijo", última música a ser interpretada na noite. Ivete saiu voando no palco, segurando um bouquete de balões vermelhos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

  • Fotos e filmagem: A produtora informou que não seria permitido o registro fotográfico do evento, por ser uma gravação. Em nota, a Caco de Telha informou que as pessoas portadoras de câmera fotográfica ou de vídeo seriam barradas na entrada do Madison Square Garden. Mesmo com a proibição, há um grande número de vídeos e fotos disponíveis na internet[64] .
  • "Quero Calor", composta por Carlinhos Brown e Michael Sullivan que, segundo Osmar Martins, estaria presente na gravação e, posteriormente, no DVD, não foi interpretada. A canção contaria com a participação da dupla porto-riquenha Wisin y Yandel, que, por motivos pessoais, não estiveram presentes em Nova Iorque para a gravação do DVD. Mesmo assim, a canção foi apresentada por Sangalo durante os ensaios transmitidos pelo Multishow[29] .

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
The New York Times[2] (Positiva)
Jornal Extra[70] (Positiva)
Folha de S. Paulo[71] (Positiva)
Terra[72] (Parcial)
Notas Musicais[73] 2 de 5 estrelas.Star full.svgStar empty.svgStar empty.svgStar empty.svg

Em 5 de setembro, o The New York Times publicou uma crítica escrita por Jon Pareles, chefe da crítica do jornal, elogiando a apresentação da cantora baiana, dizendo que havia ficado impressionado com ela.[74] Ele fez boas referências à energia "infatigável" e o "espírito de diva" de Ivete. Entretanto, para Pareles, a baiana enfrenta duas barreiras importantes, sendo essas o ritmo e língua:[2] "Não vai ser fácil para a sra. Sangalo expandir seu território e se juntar a artistas como Beyoncé, Madonna e Shakira sendo uma pop star reconhecida mundialmente. Há, inevitavelmente, a barreira da língua para as músicas em português. O set de Sangalo incluiu dois estranhos antigos sucessos americanos: 'Human Nature', de Michael Jackson, recriada como um samba-reggae baiano, e 'Easy', do Commodores, que ela cantou e tocou no piano. Seu dueto com Nelly Furtado, 'Where It Begins', foi uma fusão pop leve, mas mais promissora: uma canção de amor otimista em inglês mesclada com uma batida brasileira. Ela também atingiu a audiência de língua castelhana: seus duetos com Juanes e Diego Torres foram canções românticas bilíngues".[2]

Para Fernanda Laskier, do jornal carioca Extra, Ivete Sangalo foi a "Madonna brasileira", principalmente quando surgiu "no topo de uma escadaria, em meio a uma produção de cinco milhões de dólares", sendo difícil não lembrar da "rainha do pop". A crítica ainda elogiou o carisma da cantora baiana e, seu "inglês afinado", ao homenagear Michael Jackson cantando "Human Nature" e outras canções em inglês.[70] Já Eduardo Graça, da versão brasileira do portal Terra, publicou uma nota intitulada "O Tio Sam Conhece o Brasil de Ivete", dizendo que a baiana fez um espetáculo "muitas vezes confuso, repleto de exageros visuais, mas quase sempre empolgante".[72] O crítico elogiou o momento em que Sangalo conduziu a multidão de 15 mil pessoas para dançar "A Galera", comparando a precisão da cantora com a "precisão de um Wilson Simonal no auge". No entanto, para Graça "o Brasil de Ivete também não tem vergonha de sua vulgaridade. Em determinado momento a cantora faz voz de criança e brinca que 'está perdida' no Central Park. É a deixa para entoar a marota versão do saudoso mestre Braguinha, um dos grandes compositores brasileiros da primeira metade do século XX, para Chapeuzinho Vermelho. Em seguida, a baiana emenda com a muito mais explícita "Lobo Mau (Vou Te comer)", de Psirico. A passagem aparentemente natural de uma canção para a outra não diminuiu o impacto da constatação - a música popular produzida no Brasil, representada por uma de suas grandes estrelas, não tem medo de namorar o mau gosto. Ao contrário, o coopta para levantar poeira sem medo de ser feliz". Eduardo Graça concluiu que o espetáculo de Ivete Sangalo no Madison Square Garden ficou com descrédito devido à "falta de sofisticação, assumida e cultuada pela cantora", mas, diz que a ela traz a capacidade de "comunhão com seu público".[72] Já Mauro Ferreira do Notas Musicais avaliou o álbum com apenas 2 estrelas (de 5) e disse que: "Poderia ter sido um show antológico se o roteiro tivesse priorizado as joias verdadeiras do gênero rotulado como axé music, mas o repertório inédito evidencia a faceta mais populista adotada por Ivete nos últimos anos". Ele elogiou o dueto com Diego Torres e Nelly Furtado, enquanto criticou Juanes pela falta de carisma, econcluiu que: "Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden termina com a impressão de representar mais um desnecessário degrau abaixo na descida da ladeira. Tira o pé do chão!"[73] . No Estadão, Roberto Nascimento escreveu que "com tecla SAP trilíngue e participações de peso, o show de setembro no Madison Square Garden mostrou que Ivete está determinada a se transformar na Shakira do País"[69] .

Divulgação e turnê[editar | editar código-fonte]

"Acelera Aê (Noite do Bem)" já havia sido introduzida na turnê internacional de Pode Entrar durante a apresentação no American Airlines Arena. Em 8 de novembro de 2010, foi anunciado que semanalmente vídeos sobre a produção do DVD seriam disponibilizados no site oficial da cantora, bem em como seus perfis nas redes sociais na internet e no site do canal Multishow. Intitulado "websode", os vídeos apresentam a própria Ivete Sangalo contando sobre os bastidores do espetáculo[75] . Logo após a gravação do projeto fora anunciado que o canal brasileiro Multishow transmitiria o espetáculo, através de um especial, em 5 de dezembro de 2010, às 21h30 (horário de Brasília)[76] .

Em 23 de novembro, Sangalo participou do Prêmio de Música Digital, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Durante o evento, a cantora falou sobre o seu novo projeto e comentou sobre o download de músicas pela internet: "Se eu fiz uma música e essa música chegou até você e tocou o seu coração, isso é pra mim o que importa. Já está bom"[77] . Ainda no dia 23, Ivete Sangalo esteve no estúdio no Projac para a gravação de sua participação no programa de Luciano Huck, Caldeirão do Huck, da Rede Globo[76] . O programa com a participação da cantora foi ao ar em 4 de dezembro[78] , onde Ivete Sangalo interpretou "Acelera Aê (Noite do Bem)"[79] , "Na Base do Beijo" e "Human Nature"[80] . Em 25 de novembro foi disponibilizado, no site da cantora, um flyer informando aos fãs que Sangalo estaria no programa de Fausto Silva, Domingão do Faustão, no dia 28, onde Sangalo cantou "Acelera Aê (Noite do Bem)"[81] e mostrou um trecho do DVD em que ela está ao piano[82] . No dia seguinte, um novo flyer foi divulgado no site oficial, informando que em 29 de novembro Sangalo estaria no programa de Hebe Camargo, Hebe[83] , onde a baiana surgiu no palco tocando piano e cantando "Easy", dentro da mesma caixa de presentes utilizada na gravação do Madison Square Garden[84] [85] .

O canal brasileiro Multishow transmitiu, em 5 de dezembro, uma prévida do DVD[86] e, em 7 de dezembro, dia do lançamento do DVD, Sangalo participou de um chat ao vivo com seus fãs, através do microblogging Twitter. As perguntas deveriam ser enviadas utilizando a hashtags #DVDIveteMadison[87] . Em 11 de dezembro[88] Ivete Sangalo esteve no programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman. Lá, a cantora interpretou "Acelera Aê (Noite do Bem)"[89] , "Na Base do Beijo"[89] , "Pensando em Nós Dois" com Seu Jorge, que apareceu no programa[90] , e "Desejo de Amar"[89] . Em 12 de dezembro, Ivete Sangalo esteve no programa de Eliana, onde foi entrevistada por crianças e cantou "Acelera Aê (Noite do Bem)"[91] . Na terça-feira, 14 de dezembro, Ivete respondeu as perguntas de fãs enviadas pela comunidade oficial da cantora no Orkut (www.orkut.com/ivetesangalo), via streaming[92] . A transmissão foi idealizada e coordenada pela NOVA Promoção e Conteúdo, e é a primeira vez que o Google realiza algo do tipo na página do Orkut[93] . No dia 16, a cantora foi entrevista por Jô Soares que perguntou à Ivete sobre detalhes do espetáculo e pediu para que ela cantasse algumas canções, como "Na Base do Beijo", "Agora Eu Já Sei" e "Desejo de Amar"[94] . Já em 19 de dezembro, Ivete Sangalo esteve no programa Tudo É Possível, apresentado por Ana Hickmann, onde interpretou "Acelera Aê (Noite do Bem)" e estreou um quadro intitulado "10 Momentos"[95] . Ivete Sangalo também participou do especial de Natal da Xuxa, em 24[96] , e em 25 de dezembro a cantora esteve presente no programa TV Xuxa, também apresentado por Xuxa Meneghel[97] . O SBT transmitiu, em 26 de dezembro, uma entrevista de Ivete concedida à Marília Gabriela para seu programa De Frente com Gabi. Todas as participações fizeram parte da divulgação do projeto[98] .

Em 1 de dezembro de 2010, Ivete confirmou que, após o carnaval de 2011, entraria em turnê para promover o novo projeto[99] . Em 25 de março de 2011 foi anunciado que os bastidores da estreia da turnê seriam transmitidos pela internet, através de uma Twitcam. Além disso, foram transmitido alguns momentos do espetáculo, ao vivo. A transmissão começou a partir das 16h30 de 27 de março[100] , durante um evento realizado no Mercado Modelo, em Salvador, com o objetivo de comemorar o aniversário da cidade, que é no dia 29[101] [102] .

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Disco compacto (CD)[103]
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Brasileiro"   Fábio Alcântara, Augusto Conceição e Duller[104] 2:39
2. "Acelera Aê" (Noite do Bem) Gigi, Magno Sant'Anna, Fabinho O'Brian e Dan Kambaiah 4:50
3. "Cadê Dalila?"   Carlinhos Brown e Alain Tavares 3:12
4. "Flores" (Sonho Épico) Gutemberg, Roberto Moura, Tico Mahahtma e Carlinhos Maracanã 3:26
5. "Desejo de Amar"   Alain Tavares e Rita Mendes 3:41
6. "Darte" (Part. de Juanes) Cássio Calazans 3:48
7. "Pra Falar de Você"   Fabinho O'Brian, Rubem Tavares e Samir 4:04
8. "Human Nature"   Steven Porcaro, Steve M. Porcaro e John Bettis[105] 4:01
9. "Pensando em Nós Dois" (Part. de Seu Jorge) Samir 4:51
10. "Me Abraça/Eternamente/Tá Tudo Bem/Pegue Aí"   Roberto Moura e Jorge Xaréu/Davi Salles/Alexandre Peixe/Lu, Jacka Maneiro e Cay 7:23
11. "Where It Begins" (Feat. Nelly Furtado) Ivete Sangalo, Nelly Furtado, Gigi e Lester Mendez 4:30
12. "Easy"   Lionel Richie 3:58
13. "Ahora Ya Sé" (Agora Eu Já Sei) (Part. de Diego Torres) Ivete Sangalo e Gigi (versão: Carolina Migoya) 4:41
14. "Meu Segredo"   Ramón Cruz 4:31
15. "Berimbau Metalizado"   Duller, Miro Almeida e Dória 4:04
16. "Qui Belê"   Ramón Cruz 3:04
17. "Festa/Sorte Grande"   Anderson Cunha/Lourenço 3:37
18. "Na Base do Beijo"   Alain Tavares e Rita Mendes 3:58
Duração total:
69:23

Extended play[editar | editar código-fonte]

Em 27 de dezembro de 2011, Ivete Sangalo lançou no iTunes Store um EP[107] , com quatro canções gravadas em sua apresentação no Madison Square Garden", em Nova Iorque. Uma das faixas é em parceria com Dave Matthews Band, "Você e Eu (You & Me)"[108] .

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Melhores posições
Brasil
Hot 100 Hot Popular Campinas Salvador Recife Rio de Janeiro
2010 "Acelera Aê (Noite do Bem)"[7] [109] 1 5 5 2 1 5
2011 "Desejo de Amar"[110] 9 1
"Pensando em Nós Dois"[111] 11 12 1 2 2
"Qui Belê" 35 30 2 4

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

DVD (2010) Melhor
posição
Certificação Vendas
 Brasil (ABPD) 1[112] Triple Diamond.png 3× Diamante[113] mundo: 1.000.000[114]
CD (2010) Melhor
posição
Certificação Vendas
 Brasil (ABPD) 1[112] Triple Diamond.png 3× Diamante[113] mundo: 900.000[114]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Em 4 de janeiro de 2011, os organizadores do "Brazilian International Press Award", evento criado em 1997 que premia todas as pessoas comprometidas com a divulgação da cultura brasileira no exterior, indicaram o Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden na categoria de melhor show/turnê de 2010. A votação foi realizada pelo site do prêmio e os vencedores foram anunciados em um evento no sul da Flórida em 9 à 14 de maio de 2011[115] . Ivete Sangalo ganhou a premiação e receberá o troféu durante uma cerimônia realizada em 16 de abril[116] .

Ano Premiação Categoria Resultado
2011 Prêmio Multishow de Música Brasileira Melhor DVD Ganhou[117]
Melhor CD Indicado[118]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

O site Ego, noticiou que seriam disponibilizados cerca de 50 mil cópias do álbum, o que já garante disco de ouro para Ivete Sangalo[15] . Durante a coletiva de imprensa realizada em São Paulo em 1 de dezembro, Sangalo ganhou das mãos do presidente da Universal Music Brasil, uma placa comemorativa pela marca de 300 mil cópias vendidas, só na pré-venda[119] . Ainda em 1 de dezembro, o site Terra Sonora disponilizou 5 faixas exclusivas gravadas em Nova Iorque[120] .

País Data Formato Gravadora Catálogo
Brasil 7 de dezembro de 2010[121] [122] CD, DVD e download digital Universal Music 602527483917
Portugal 8 de dezembro de 2010[123] Download digital Caco Music
13 de dezembro de 2010[124] CD e DVD Universal Music
Argentina 7 de janeiro de 2011[125] Donwload digital
Chile 14 de janeiro de 2011[126]
Japão 20 de janeiro de 2011[127] [128] CD e DVD 60252748391
Suíça 26 de janeiro de 2011[129] Download digital
Finlândia 28 de janeiro de 2011[130]
Países baixos 4 de fevereiro de 2011[131]
Suécia 28 de fevereiro de 2011[132]
Uruguai 1 de março de 2011[133] CD e DVD
Colômbia
México
Estados Unidos
Argentina 11 de março de 2011[134] 602527645896
Brasil 18 de março de 2011[135] [136] Blu-ray

Equipe técnica[editar | editar código-fonte]

Todos os dados abaixo foram retirados do encarte do álbum[137] .

Referências

  1. CASÉ, Marcos (4 de setembro de 2010). Ivete celebra no Madison o auge da carreira internacional - A TARDE On Line - CULTURA. Visitado em 5 de setembro de 2010.
  2. a b c d PARELES, Jon (5 de Setembro de 2010). Music Review - Ivete Sangalo Fills Madison Square Garden - NYTimes.com (em inglês) The New York Times. Visitado em 6 de Setembro de 2010.
  3. a b c d TOTI, Taís. (agosto 2010). "E vai rolar a party..." (em Português). Billboard Brasil Edição 11: 72. São Paulo: BPP. ISSN 977-217605400-2.
  4. EGO - NOTÍCIAS - Ivete contrata diretor de Madonna e Beyoncé para gravação de seu novo DVD EGO (9 de agosto de 2010). Visitado em 14 de agosto de 2010.
  5. a b PASCOWITCH, Joyce (3 de setembro de 2010). Glamurama - Joyce Pascowitch Glamurama. Visitado em 4 de setembro de 2010.
  6. Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (em Inglês) allmusic. Visitado em 4 de junho de 2011.
  7. a b (outubro 2010) "Billboard Brasil Hot 100 Airplay". Billboard Brasil 14° Edição: 84-86. BPP. ISSN 977-217605400-2.
  8. Ivete Sangalo/Acelera Aê - Músicas - Terra Sonora:Sangalo Terra Sonora (20 de outubro de 2010). Visitado em 29 de outubro de 2010.
  9. CORREIO » O QUE A BAHIA QUER SABER: Ivete Sangalo lança hoje nas rádios sua música para o Carnaval 2011 Correio (6 de janeiro de 2011). Visitado em 7 de janeiro de 2011.
  10. Conheça a nova música de trabalho de Ivete Sangalo! « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (10 de abril de 2011). Visitado em 11 de abril de 2011.
  11. Ivete Sangalo escolhe a música para o verão « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (10 de abril de 2011). Visitado em 11 de abril de 2011.
  12. PLANIN » Mais novidades sobre o show de Ivete Sangalo no Madison Square Garden (18 de junho de 2010). Visitado em 21 de julho de 2010.
  13. ABPD « Associação Brasileira de Produtores de Disco Associação Brasileira de Produtores de Disco. Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  14. CD e DVD de Ivete gravados em NY chegam às lojas nesta terça (7) R7 Rede Record. Visitado em 7/12/2010.
  15. a b EGO - NOTÍCIAS - DVD com show de Ivete em Nova York chega às lojas no dia 7 de dezembro EGO (9 de setembro de 2010). Visitado em 18 de setembro de 2010.
  16. MARROM (8 de setembro de 2010). Blog do Marrom » Multishow exibirá especial de Ivete no Madison em dezembro Correio. Visitado em 18 de setembro de 2010.
  17. a b Ivete Sangalo confirma show com Beyoncé em Salvador - cultura - Estadao.com.br Estadao.com.br (10 de dezembro de 2009). Visitado em 22 de julho de 2010.
  18. Quem - NOTÍCIAS - Ivete Sangalo confirma participações internacionais em show de Nova York QUEM Online (30 de setembro de 2009). Visitado em 21 de julho de 2010.
  19. a b CORREIO « O QUE A BAHIA QUER SABER: "You and me": Ivete Sangalo faz dueto com Dave Matthews Band para novo DVD Correio (14 de setembro de 2010). Visitado em 17 de setembro de 2010.
  20. Ivete Mania Club: "Ivete em Nova York" - Entrevista completa da revista TAM nas Nuvens (31 de julho de 2010). Visitado em 14 de agosto de 2010.
  21. a b Twitteiros da Ivete: “Acelera aê!” Segunda parte da contagem regressiva para o lançamento do novo DVD! (Vídeo) Twitteiros da Ivete (19 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  22. Ivete Sangalo confirma data da gravação do DVD em NY - Terra - Música Portal Terra (23 de setembro de 2009). Visitado em 22 de julho de 2010.
  23. Patrocinio » Ivete Sangalo anuncia parceria com a TAM para a gravação do DVD em Nova York CidadeMarketing (12 de janeiro de 2010). Visitado em 27 de dezembro de 2010.
  24. Patrocinio: Ivete Sangalo anuncia parceria com a TAM para a gravação do DVD em Nova York Assessoria de Imprensa Ivete Sangalo (12 de fevereiro de 2010). Visitado em 10 de julho de 2011.
  25. O QUE A BAHIA QUER SABER - Cantora Ivete Sangalo ganha quatro aviões personalizados, diz jornal Correio (26 de março de 2010). Visitado em 27 de dezembro de 2010.
  26. a b c Ingressos para o show de Ivete no Madison Square Garden começam a ser vendidos » Caco de Telha Caco de Telha (6 de abril de 2010). Visitado em 21 de julho de 2010.
  27. EGO - NOTÍCIAS - Ivete Sangalo faz ensaio para divulgar gravação de DVD internacional EGO, no Rio (22 de julho de 2010). Visitado em 23 de julho de 2010.
  28. KATAOKA, Juliana (23 de julho de 2010). Ivete Sangalo prepara primeiro DVD internacional - Famosos - Virgula Vírgula. Visitado em 23 de julho de 2010.
  29. a b c MARTINS, Osmar Marrom (20 de agosto de 2010). CORREIO - O QUE A BAHIA QUER SABER: Com orçamento que gira em torno de U$ 5 milhões, Ivete Sangalo leva axé da Bahia para NY Correio. Visitado em 21 de agosto de 2010.
  30. Dólar vai a R$ 1,757 e fica praticamente estável em agosto - 31/08/2010 - UOL Economia - Cotações UOL Economia (31 de agosto de 2010). Visitado em 13 de janeiro de 2011.
  31. TOLIPAN, Heloisa (3 de setembro de 2010). Heloisa Tolipan - JBlog - Jornal do Brasil - Ivete Sangalo coletiviza o orgulho de ser brasileira. Visitado em 4 de setembro de 2010.
  32. Fernando (15 de janeiro de 2010). Ivete Sangalo quer Beyoncé em seu novo DVD - FAMAOSFERA » Tudo sobre celebridades na internet Famosfera. Visitado em 22 de julho de 2010.
  33. a b c d AXEZEIRO.COM - Um axé pra você! (9 de agosto de 2010). Visitado em 14 de agosto de 2010.
  34. Ivete Sangalo Online: Contagem regressiva! Faltam 11 dias para o lançamento do novo DVD de Ivete Sangalo! (Vídeo) Blogger (26 de novembro de 2010). Visitado em 27 de dezembro de 2010.
  35. Seu Jorge e James Morrison no novo DVD de Ivete Sangalo » LazerMusica LazerMusica (14 de abril de 2010). Visitado em 21 de julho de 2010.
  36. Juanes vai participar do novo DVD de Ivete Sangalo - A TARDE On Line - A TARDE FM A Tarde FM (19 de março de 2010). Visitado em 22 de julho de 2010.
  37. G1 - Ivete Sangalo cantará com Juanes em seu show em Nova York - notícias em Pop & Arte G1 EFE (3 de setembro de 2010). Visitado em 4 de setembro de 2010.
  38. BERGAMO, Mônica (22 de julho de 2010). O DIA ONLINE - DIVERSÃO & TV - Ivete Sangalo irá se encontrar com cantor argentino Diego Torres Folha de S. Paulo. Visitado em 22 de julho de 2010.
  39. a b Nelly Furtado cantará no DVD de Ivete Sangalo, em Nova York - Terra - Música Redação Terra (17 de junho de 2010). Visitado em 22 de julho de 2010.
  40. a b Central de Fans Oficial " Nación Ivete Sangalo Argentina": Live At Madson Square Guarden: Mais dois convidados confirmam participação na gravação do DVD em NY! (em Castelhano) Central de Fans Oficial (20 de julho de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  41. Por motivos pessoais, James Morrison não participará do DVD de Ivete, neste dia 4 » Caco de Telha Caco de Telha (2 de setembro de 2010). Visitado em 2 de setembro de 2010.
  42. a b c SANTOS, Eliane (3 de setembro de 2010). EGO - NOTÍCIAS - 'Como emagreci? Experimentando figurino', diz Ivete em Nova York. Visitado em 4 de setembro de 2010.
  43. Mescla Cultural: Wisin y Yandel cantarão com Ivete Sangalo Karen (16 de Maio de 2010). Visitado em 22 de julho de 2010.
  44. Ivete Sangalo anuncia dupla Wisin e Yandel para show em Nova York - Saiba tudo que rola no mundo da música - Contigo! Abril (11 de maio de 2010). Visitado em 27 de dezembro de 2010.
  45. SANTOS, Eliane (5 de setembro de 2010). EGO - NOTÍCIAS - Dupla cancela apresentação com Ivete Sangalo. Visitado em 5 de setembro de 2010.
  46. EGO - NOTÍCIAS - DVD de Ivete Sangalo terá participação da Dave Matthews Band EGO (14 de setembro de 2010). Visitado em 17 de setembro de 2010.
  47. a b QUEM - QUEM E PENSA - NOTÍCIAS - Ivete Sangalo: ingressos para o show de NY custam entre R$ 70 e R$ 245 QUEM Online (12 de abril de 2010). Visitado em 21 de julho de 2010.
  48. Show de Ivete Sangalo em Nova York tem 40% de ingressos comercializados em apenas uma semana R7 (20 de abril de 2010). Visitado em 21 de julho de 2010.
  49. Show de Ivete Sangalo em NY: ingressos esgotados - Cultura - Estadão.com.br Estadão (31 de agosto de 2010). Visitado em 27 de dezembro de 2010.
  50. PASCOWITCH, Joyce (3 de setembro de 2010). Glamurama - Joyce Pascowitch. Visitado em 4 de setembro de 2010.
  51. Quem - NOTÍCIAS - Ivete Sangalo fará turnê nos EUA Quem Online (27 de abril de 2010). Visitado em 22 de julho de 2010.
  52. Ivete Sangalo faz turnê nos Estados Unidos » Caco de Telha Caco de Telha (27 de abril de 2010). Visitado em 23 de julho de 2010.
  53. South American superstar Ivete Sangalo performs in Worcester Sept. 1 - Milford, MA - The Milford Daily News (em Inglês) The Milford Daily News (26 de agosto de 2010). Visitado em 28 de agosto de 2010.
  54. Licia Fabio » ENSAIO GERAL Licia Fabio (27 de agosto de 2010). Visitado em 28 de agosto de 2010.
  55. Ivete Sangalo - miami.com (em Inglês) Jordan Levin (25 de agosto de 2010). Visitado em 28 de agosto de 2010.
  56. Ivete diz em Miami que quer 'impactar' em sua turnê nos EUA - Retratos da Vida: Extra Online Leo Dias (27 de agosto de 2010). Visitado em 28 de agosto de 2010.
  57. GUTERRES, Juliana (29 de agosto de 2010). EGO - NOTÍCIAS - 'Hoje eu sou a sereia do axé', diz Ivete Sangalo em show em Miami EGO. Visitado em 29 de agosto de 2010.
  58. Ivete coloca multidão para dançar em mais um show nos EUA O Dia (2 de setembro de 2010). Visitado em 2 de setembro de 2010.
  59. EGO - NOTÍCIAS - Ivete Sangalo usa figurino de penas e plumas em show em Worcester, nos EUA EGO (2 de setembro de 2010). Visitado em 2 de setembro de 2010.
  60. a b Conheça melhor a promoção da TAM que levará 6 fãs com acompanhante para assistir Ivete em NY « Caco de Telha Caco de Telha (15 de julho de 2010). Visitado em 23 de julho de 2010.
  61. a b c d e f Revista Making Of - Comunicação, Propaganda, Marketing, Entretenimento, Cultura, Eventos, Vaga de Emprego e Web em Santa Catarina Revista Making Of (18 de junho de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  62. a b Universal leva fãs de Ivete para assistir gravação de DVD em NY « Caco de Telha Site oficial (29 de junho de 2010). Visitado em 23 de julho de 2010.
  63. Multishow transmite ensaio de Ivete Sangalo ao vivo pela internet « Nem Te Conto Nem Te Conto (30 de julho de 2010). Visitado em 27 de dezembro de 2010.
  64. a b Ivete Sangalo News: Produção divulga dicas para quem vai ao show no Madison LIMA, Thais (4 de setembro de 2010). Visitado em 26 de novembro de 2010.
  65. a b c d e f Show de Ivete Sangalo em NY tem styling de Basso & Brooke e foco em detalhes por conta do DVD em alta-definição em Moda « Chic - Gloria Kalil: Moda, Beleza, Cultura e Comportamento André do Val (19 de agosto de 2010). Visitado em 20 de agosto de 2010.
  66. SANTOS, Eliane (3 de setembro de 2010). EGO - NOTÍCIAS - Produção do show de Ivete Sangalo em Nova York custou R$ 5 milhões. Visitado em 4 de setembro de 2010.
  67. a b c d e f g h i Confira o Set List do show de Ivete no Madison! « Brasboard (Texto e imagem) (28 de dezembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  68. SANTOS, Eliane (4 de setembro de 2010). EGO - NOTÍCIAS - VÍDEO: Ivete Sangalo abre show em Nova York: 'Sou uma vencedora!' EGO. Visitado em 5 de setembro de 2010.
  69. a b Nascimento, Roberto (25 de dezembro de 2011). Shakira tupiniquim - cultura - versaoimpressa - Estadão (em português) Estadão. Visitado em 6 de novembro de 2011.
  70. a b LASKIER, Fernanda (6 de Setembro de 2010). Ivete Sangalo levanta poeira em Nova York - Sessão Extra: Extra Online Jornal Extra. Visitado em 8 de Setembro de 2010.
  71. MARMO, Hérica (7 de Setembro de 2010). Folha de S.Paulo - Crítica/Show: Ivete Sangalo empolga NY cantando em três línguas - 07/09/2010 Folha de S. Paulo. Visitado em 8 de Setembro de 2010.
  72. a b c GRAÇA, Eduardo (5 de Setembro de 2010). Tio Sam conhece o Brasil de Ivete Sangalo Folha de S. Paulo. Visitado em 8 de Setembro de 2010.
  73. a b Ferreira, Mauro (20 de Setembro de 2010). Ivete desce ladeira ao subir no palco do Madison Square Garden em NY Notas Musicais Blogger. Visitado em 6 de fevereiro de 2011.
  74. Para crítico do 'NYT', não será fácil Ivete conquistar os EUA Terra Networks (6 de Setembro de 2010). Visitado em 6 de Setembro de 2010.
  75. ORKUTEIROS DA IVETE: Contagem regressiva para o lançamento do novo DVD de Ivete Sangalo (Vídeo) Orkuteiros da Ivete (11 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  76. a b Ivete Sangalo lança DVD no Caldeirão do Huck - Rádio Axé Bahia - Blogs Abril Rádio Axé Bahia (24 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  77. CORREIO : O QUE A BAHIA QUER SABER: Ivete Sangalo ficará entre Rio e São Paulo para divulgar DVD gravado em NY Correio (23 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  78. Caldeirão do Huck – Destaques » Blog Archive » Ivete e Huck comandam prova com coleguinha portuguesa Rede Globo (4 de dezembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  79. Caldeirão do Huck - Vídeos - Rede Globo - Ivete e Huck comandam prova com coleguinha portuguesa (Vídeo) Globo.com Rede Globo (4 de dezembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  80. Caldeirão do Huck - Vídeos - Rede Globo - Ivete Sangalo agita plateia no Caldeirão (Vídeo) Globo.com Rede Globo (4 de dezembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  81. Domingão do Faustão - Videos - Rede Globo - "Acelera Aê" (Vídeo) Globo.com Rede Globo (28 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  82. Assista Ivete cantando “Easy” no Faustão « Ivete Sangalo Oficial (Vídeo) Site oficial (29 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  83. Ivete Sangalo grava programa de Hebe Camargo nesta segunda, 29 « Nem Te Conto Nem Te Conto (29 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  84. ORKUTEIROS DA IVETE: Ivete na Hebe (Vídeo) Orkuteiros da Ivete (29 de novembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  85. Fernandes, Diego (29 de novembro de 2010). UHTV!: Prévia do "Programa Hebe" UHTV!. Visitado em 10 de julho de 2011.
  86. O Multishow exibe prévia exclusiva do novo DVD de Ivete Sangalo! « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (3 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  87. Ivete ao vivo. Chat com fãs! « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (6 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  88. Ivete Sangalo no Altas Horas « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (10 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  89. a b c Atrações - NOTÍCIAS - “Esse disco é o grande momento da minha vida”, diz Ivete Sangalo Globo.com Rede Globo (11 de dezembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  90. Atrações - NOTÍCIAS - Seu Jorge faz uma cena improvisada com Ivete Sangalo Globo.com Rede Globo (11 de dezembro de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  91. BARBOSA, Jamile (12 de dezembro de 2010). Ivete Sangalo participa hoje do programa da Eliana - Notícias - Contigo! Contigo!. Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  92. Chat ao vivo no Orkut com Ivete Sangalo « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (10 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  93. Ivete Sangalo protagonizou o primeiro evento ao vivo no Orkut « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (15 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  94. Programa do Jô » Blog Archive » Ivete Sangalo fala sobre DVD gravado em Nova York Rede Globo Programa do Jô (16 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  95. Veja galeria de fotos do programa deste domingo (19) R7 (19 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  96. Ivete Sangalo no Especial de Natal da Xuxa « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (23 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  97. Ivete Sangalo no programa TV Xuxa « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (22 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  98. BORIS, Claudio (27 de novembro de 2010). Ivete Sangalo no “Domingão do Faustão” Bahia Press. Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  99. FERREIRA, Bruna (2 de dezembro de 2010). Ivete vai rodar o Brasil com show que apresentou em Nova York R7. Visitado em 2 de dezembro de 2010.
  100. Estreia da turnê terá transmissão online para os fãs « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (25 de março de 2011). Visitado em 27 de março de 2011.
  101. MORAES, Juliana (10 de março de 2011). Ofuxico - Ivete Sangalo se prepara para turnê mundial após o Carnaval O Fuxico. Visitado em 13 de março de 2011.
  102. Diego Torres e Seu Jorge cantam com Ivete Sangalo em Salvador « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (17 de março de 2011). Visitado em 18 de março de 2011.
  103. CD: IVETE SANGALO NO MADISON SQUARE GARDEN - SANGALO, IVETE - MÚSICA BRASILEIRA - MPB Livraria Cultura. Visitado em 20 de novembro de 2010.
  104. Brasileiro « AllMusic (em Inglês) AllMusic. Visitado em 20 de novembro de 2010.
  105. Human Nature: AllMusic (em Inglês) allmusic. Visitado em 2 de dezembro de 2010.
  106. CD: IVETE SANGALO NO MADISON SQUARE GARDEN (DVD + CD) - SANGALO, IVETE - SHOW Livraria Cultura. Visitado em 20 de novembro de 2010.
  107. iTunes - Música - Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden - EP de Ivete Sangalo iTunes Store Apple, Inc. (27 de dezembro de 2011). Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  108. Ivete Sangalo lança EP para desbancar Adele na iTunes Store Brasil Pop (4 de janeiro de 2012). Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  109. (15) "Billboard Brasil Hot 100 Airplay" (em Português). Billboard Brasil 16ª Edição: 114. São Paulo: BPP. ISSN 977-217605400-2.
  110. "Brasil Hot 100 Airplay". Billboard Brasil (Brasil: bpp) (2): 64. Fevereiro de 2011. ISSN 977-217605400-2
  111. "Brasil Hot 100 Airplay". Billboard Brasil (Brasil: bpp) (2): 100. Abril de 2011. ISSN 977-217605400-2
  112. a b Brazil Albums (2012-11-10) (em inglês) Billboard.biz (10 de novembro de 2012). Cópia arquivada em 3 de novembro de 2012.
  113. a b Parceria entre Ivete Sangalo e Shakira, 'Dançando' foi gravada em segredo! Em menos de 24h, o álbum 'Real fantasia', gravado na casa da baiana, já é disco de platina Jornal do Brasil. Visitado em 5 de maio de 2012.
  114. a b Atualização 15/12/2012 Database Brasil (15 de dezembro de 2012). Visitado em 15 de dezembro de 2012.
  115. Chame Gente » Blog Archive » Ivete Sangalo recebe indicação para prêmio internacional A Tarde (4 de janeiro de 2011). Visitado em 6 de janeiro de 2011.
  116. Press Awards. Visitado em 14 de março de 2011.
  117. G1 - Confira os vencedores do 18º Prêmio Multishow de Música Brasileira - notícias em Pop & Arte G1 (website) (6 de setembro de 2011). Visitado em 7 de setembro de 2011.
  118. Ivete Sangalo recebe cinco indicações ao prêmio Multishow Carnasite (25 de maio de 2011). Visitado em 4 de junho de 2010.
  119. LANZONI, Lívia (1 de dezembro de 2010). Ivete em NY atinge marca das 300 mil cópias só em pré-venda - 1 - Notícias - Famosidades - MSN Entretenimento MSN. Visitado em 1 de dezembro de 2010.
  120. Twitter / Terra Sonora: Viu a emoção da Ivete Sang... Terra Sonora (1 de dezembro de 2010). Visitado em 2 de dezembro de 2010.
  121. CORREIO » O QUE A BAHIA QUER SABER: DVD com show de Ivete em Nova York chega às lojas no dia 7 de dezembro Correio (9 de setembro de 2010). Visitado em 10 de setembro de 2010.
  122. Ivete Sangalo/Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden - Músicas - Terra Sonora Terra Sonora (1 de dezembro de 2010). Visitado em 2 de dezembro de 2010.
  123. Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden by Ivete Sangalo - Download Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden on iTunes iTunes (8 de dezembro de 2010). Visitado em 24 de dezembro de 2010.
  124. Ivete Sangalo Universal Music Portugal (30 de novembro de 2010). Visitado em 1 de dezembro de 2010.
  125. Ivete Sangalo/Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden - Canciones Online - Terra Sonora Terra Sonora. Visitado em 2 de abril de 2011.
  126. Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden - Ivete Sangalo Canciones - Terra Sonora Terra Sonora. Visitado em 29 de outubro de 2011.
  127. Multishow Ao Vivo -Ivete No Madison Squar(Live Recording)【DVD】-Ivete Sangalo: Brazilian: World: Music: HMV ONLINE Online Shopping & Information Site (em Japonês) HMV ONLINE Online Shopping & Information Site. Visitado em 25 de dezembro de 2010.
  128. Multishow Ao Vivo -Ivete No Madison Squar(Live Recording)【CD】-Ivete Sangalo: Brazilian: World: Music: HMV ONLINE Online Shopping & Information Site (em Japonês) HMV ONLINE Online Shopping & Information Site. Visitado em 25 de dezembro de 2010.
  129. Ivete Sangalo - Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden - MP3 Album-Download bei 7digital.ch (de) (em Sueco) 7Digital. Visitado em 29 de abril de 2011.
  130. Ivete Sangalo - Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden MP3 music downloads - 7digital (em Inglês) 7Digital. Visitado em 29 de abril de 2011.
  131. Ivete Sangalo - Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden MP3 music downloads - 7digital (em Neerlandes) 7Digital. Visitado em 29 de abril de 2011.
  132. Ivete Sangalo - Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo No Madison Square Garden MP3 music downloads - 7digital (em Sueco) 7Digital. Visitado em 29 de abril de 2011.
  133. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas Paradas_Brasil
  134. En Vivo en el Madison Square Garden (CD+DVD) - Ivete Sangalo - Musica (em Castelhano) Tematika.com. Visitado em 18 de março de 2011.
  135. Ivete lança Blu-ray do show gravado no Madison Square Garden e inicia turnê! « Ivete Sangalo Oficial Site oficial (17 de março de 2011). Visitado em 18 de março de 2011.
  136. Multishow Ao Vivo Ivete No Madison Square Garden - Blu-ray - Saraiva.com.br (em português) Saraiva. Visitado em 25 de maio de 2013.
  137. Universal Music Group. Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (em ). Brasil: [s.n.], 2010. (Essas referências diz respeito ao encarte do álbum.)
  138. AXEZEIRO.COM - Um axé pra você! Robson Cobain (28 de agosto de 2010). Visitado em 29 de agosto de 2010.
  139. ORKUTEIROS DA IVETE: Cercada de bons profissionais Orkuteiros da Ivete (11 de agosto de 2010). Visitado em 28 de dezembro de 2010.
  140. Ivete no Madison Square Garden » Caco de Telha Caco de Telha (Maio de 2010). Visitado em 22 de julho de 2010.
  141. CARAS - Ivete Sangalo prepara chapéus para show Caras (16 de agosto de 2010). Visitado em 10 de julho de 2011.
  142. O DIA ONLINE - DIVERSÃO & TV - Fornecedor de Madonna e Dita von Teese faz corsets para Ivete Bruno Astuto (20 de agosto de 2010). Visitado em 21 de agosto de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Aviso: Exibir título "<i>Ivete Sangalo no Madison Square Garden</i> (Multishow ao Vivo)" substituindo o título anteriormente em exibição "Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo)".