Palmelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Brasil.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2012.

Município de Palmelo
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 13 de novembro
Fundação Não disponível
Gentílico palmelino
Lema "Dar aos outros o que de graça receber"
Prefeito(a) Geraldo Afonso Leite
(2009–2012)
Localização
Localização de Palmelo
Localização de Palmelo em Goiás
Palmelo está localizado em: Brasil
Palmelo
Localização de Palmelo no Brasil
17° 19' 26" S 48° 25' 26" O17° 19' 26" S 48° 25' 26" O
Unidade federativa  Goiás
Mesorregião Sul Goiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Pires do Rio IBGE/2008 [1]
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área 58,997 km² [2]
População 2 339 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 39,65 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,787 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 13 416,193 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 5 772,89 IBGE/2008[5]
Página oficial

Palmelo é um município brasileiro do estado de Goiás.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Palmelo tem suas raízes diferenciadas da maioria dos municípios brasileiros que se formaram em torno de uma igreja católica e um coreto. Palmelo foi criado a partir de um centro espírita, razão de ser o município com o maior percentual de espíritas, 42,1%[6] . Palmelo surgiu em 9 de fevereiro de 1929, em decorrência da fundação de um centro espírita denominado Luz da Verdade. O centro foi fundado por um grupo de 18 pessoas que se converteram ao espiritismo diante da cura, pela mediunidade espírita, de Dorcelino Damásio da Silva. Ele era portador da doença chamada "fogo selvagem". Segundo a prefeitura, como a maioria dos membros da nova entidade residia na zona rural, a direção do centro espírita foi confiada a Josino Cândido Branquinho e seus irmãos Jonas, Gervásio e Gervásio Primo, que residiam no local. O terreno onde se ergueu a casa de oração foi doado por Dorcelino Damásio da Silva.

A referida fazenda supostamente pertencia a um certo Barão de Palmela, guarda-mor do Imperador D. Pedro II[7] . Em 1936 chegou à cidade Jerônimo Cândido Gomide, considerado um grande líder espiritual e político, que, juntamente com sua esposa, Francisca Borges Gomide, popularmente conhecida como D. Chiquinha, e filhos contribuíram para a projeção de Palmelo. O povoado cresceu rapidamente, devido ao grande número de pessoas que foram para lá em busca de tratamentos e curas de saúde. Em 13 de novembro de 1953, pela Lei Estadual nº 908, Palmelo foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Pires do Rio. Palmelo é o menor municipio do estado de Goiás (20 km²) e tambem um dos mais pobres.( fonte:jornal O Popular) Até 2011 não mais possui banco,(fonte:Banco do Brasil) ainda não possui nem mesmo casa lotérica, (fonte: Caixa Econômica Federal),Apenas o PAB, no peg-pag da Celina e no Correios. A cidade de Palmelo ja foi muito conhecida por suas cirurgias espirituais, até mesmo sem anestesia, como constataram vários repórteres do mundo (veja mais no www.youtube.com) a cidade ja foi visitada por ao menos 2 programas da rede Globo, e Band.Como por exemplo sobre a "visão de raio x" do médium imigrante italiano Bortolo Damo, participante da 2ª guerra mundial, falecido nos anos 2000 (?).Juntamente com sua esposa, ainda em vida, Vânia Arantes Damo cordenaram a casa de apoio a deficientes mentais ou que se dizem com problemas espirituais, o Sanatório Eurípedes Barsanulfo. A cidade também ja foi visitada por celebridades à procura de curas espirituais. Em Palmelo, encontra-se uma das maiores erosões da região( fonte:UEG- Universidade Estadual de Goiás - Campus Pires do Rio) O Centro Espírita Luz da Verdade, nas pessoas que os representam, garatem a comunicação, através da psicografia, com pessoas que ja faleceram. Palmelo a 126 km de Goiânia, e bem próximo as cidades estâncias hidrotermais de Caldas Novas GO e Rio Quente GO. Banhada pelo ribeirão Caiapó. Com certeza, Palmelo poderia estar melhor. Uma cadeira na câmara legislativa pode ser diplomada com menos de 50 votos (cinquenta) Com cerca de tres ou quatro candidatos à prefeitura, pode ser eleito o prefeito com cerca de 400 votos. (fonte:TRE)

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua população estimada em 2010 era de 2.335 habitantes.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. Ministério de Apoio com Informação. LISTA de MUNICÍPIOS e RELIGIÕES. Página visitada em 7 ago. 2011.
  7. Não há qualquer referência a tal título de nobreza nem na nobiliarquia brasileira nem na portuguesa.Muito provavelmente esta é uma informação equivocada. Cf Carvalho Neto, Fernando.Os nobres do Brasil. 2a ed. São Paulo, s.d.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.