Portal:Nova Gales do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sejam bem-vindos ao portal da
Nova Gales do Sul
«O primeiro estado»

Nova Gales do Sul (em inglês: New South Wales, abreviado como NSW) é um estado na costa leste da Austrália. Faz fronteira com Queensland ao norte, Vitória ao sul e Austrália Meridional a oeste. Sua costa faz fronteira com os mares de Coral e da Tasmânia, a leste. O Território da Capital Australiana é um enclave dentro do estado. A capital de Nova Gales do Sul é Sydney, que também é a cidade mais populosa da Austrália. Em março de 2019, a população de Nova Gales do Sul era superior a 8 milhões, tornando-se o estado mais populoso da Austrália. Pouco menos de dois terços da população do estado, cerca de 5,1 milhões, vive na área da Grande Sydney. Os habitantes de Nova Gales do Sul são chamados de sul-neogaleses ou neogaleses-do-sul.

A Colônia de Nova Gales do Sul foi fundada como uma colônia penal em 1788. Originalmente compreendia mais da metade do continente australiano, com seu limite ocidental estabelecido no Meridiano 129 E em 1825. A colônia também incluía os territórios insulares da Nova Zelândia, Terra de Van Diemen, Ilha de Lord Howe e Ilha Norfolk. Durante o século XIX, a maior parte da área da colônia foi dividida para formar colônias britânicas separadas que acabaram se tornando a Nova Zelândia e os vários estados e territórios da Austrália. No entanto, a Colônia do Rio Swan nunca foi administrada como parte de Nova Gales do Sul.

A Ilha de Lord Howe permanece parte de Nova Gales do Sul, enquanto a Ilha Norfolk se tornou um território federal, assim como as áreas agora conhecidas como Território da Capital Australiana e Território da Baía Jervis.

Artigo selecionado

A ilha Norfolk (em inglês: Norfolk Island, pronunciado: [ˈnɔrfək ˈaɪlənd]; em norfolquino: Norf'k Ailen), aceite também ilha Norfolque, é uma ilha no oceano Pacífico localizada entre a Austrália, Nova Zelândia e a Nova Caledónia, na Oceânia, e é um dos territórios externos da Austrália. Sua capital é Kingston, e a sua localidade mais populosa é Burnt Pine.

O pinheiro-de-norfolk, representada na bandeira, é uma árvore de folha perene com origem nesta ilha e muito popular na Austrália.

Imagem selecionada

Panorama de Tamworth.

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Sabias que...


Nova Gales do Sul em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nova Gales do Sul
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Nova Gales do Sul
Wikivoyage
Wikivoyage

Outros portais

Portais da Austrália

SA WA NSW QLD TAS VIC
NT ACT
Descubra a Wikipédia utilizando portais