Saltar para o conteúdo

Barueri: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Lucas lg54 (discussão | contribs)
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de Lucas lg54 (bl)
Linha 69: Linha 69:


O município atingiu lugar de destaque dentre os municípios da região metropolitana.
O município atingiu lugar de destaque dentre os municípios da região metropolitana.

[[Image:PANORAMICAAAAA.jpg|center|600px|thumb|<center>Foto panoramica feita apartir de um edificio em Alphaville.</center>]]


== Geografia ==
== Geografia ==
Linha 131: Linha 129:
=== Hidrografia ===
=== Hidrografia ===
* [[Rio Tietê]] (do qual possui uma Estação de Tratamento de Efluentes).
* [[Rio Tietê]] (do qual possui uma Estação de Tratamento de Efluentes).


[[Image:PANORAMAAAAAAAAA22222222.jpg|center|600px|thumb|<center> Panorama fotográfico da parte Norte de Barueri.</center>]]



==Transporte==
==Transporte==

Revisão das 22h45min de 22 de julho de 2008

Barueri
  Município do Brasil  
Barueri Alphaville
Barueri Alphaville
Barueri Alphaville
Símbolos
Bandeira de Barueri
Bandeira
Brasão de armas de Barueri
Brasão de armas
Hino
Gentílico barueriense
Localização
Localização de Barueri em São Paulo
Localização de Barueri em São Paulo
Localização de Barueri em São Paulo
Barueri está localizado em: Brasil
Barueri
Localização de Barueri no Brasil
Mapa
Mapa de Barueri
Coordenadas 23° 30' 39" S 46° 52' 33" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Região metropolitana São Paulo
Municípios limítrofes Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi, Osasco e Carapicuíba
Distância até a capital 26 km
História
Fundação 1949
Administração
Prefeito(a) Rubens Furlan (PMDB)
Características geográficas
Área total 64,167 km²
População total (est. IBGE/2007 [1]) 252,748 hab.
Densidade 3 938,9 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwa)
Altitude 719 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH ((SP: 43°) - alto PNUD/2000) 0,826 Erro de expressão: caractere "," não reconhecido
PIB ((BR: 8º) IBGE/2005 [2]) R$ 22.430.474.530,00
PIB per capita (IBGE/2005 [2]) R$ 87 337,92

Barueri é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na região metropolitana homônima. Sua população estimada em 2007 era de 252.748 habitantes.[1] Sua área territorial é de 64,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.938,9 hab/km².

História

Segundo os historiadores a origem do município foi o aldeamento de Barueri, fundado em 11 de novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta, que ergueu na margem direita do rio Tietê, pouco acima da confluência com o Rio Barueri Mirim, a Capela de Nossa Senhora da Escada, hoje padroeira do município.

O nome Barueri deriva da mistura da palavra francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena tupi guarani mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o Barueri vocábulo indígena mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o Tietê. O vocábulo Barueri em tupi guarani não quer dizer flor vermelha que encanta, como muitos acreditam. Talvez pelo fato de, às margens do rio Barueri Mirim existirem, muitos anos atrás, flores vermelhas (hibisco) deu-se esta associação. “Flor vermelha que encanta” é, na verdade, uma espécie de slogam associado a Barueri, o nome da cidade. A aldeia de Barueri cresceu rapidamente, tornando-se um dos mais importantes aldeamentos de índios do Brasil colônia. Resistindo bravamente, com a ajuda dos padres jesuítas, aos freqüentes ataques de bandeirantes que desciam o rio Tietê em direção ao interior, aprisionando índios para mão-de-obra escrava, a aldeia conseguiu sobreviver. Com o decorrer dos anos e o notório crescimento, a Aldeia chegou a povoado e, posteriormente, já em 1809, à categoria de freguesia.

Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.Pertencente ao Município e Comarca de Santana de Parnaíba, Barueri crescia a olhos vistos, suplantando a pacata e bucólica Parnaíba.

O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros.

Em 26 de março de 1949 instala-se o Governo Municipal e a primeira Câmara de Vereadores. Em 8 de dezembro de 1964 é promulgada a lei que instalou a Comarca de Barueri. O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de pólos empresariais como os de Alphaville, Tamboré e Jardim Califórnia e, mais recentemente o Distrito Industrial do Votupóca. Localizada na zona oeste da região metropolitana da Grande São Paulo, a uma distância de 26,5 quilômetros do marco zero de São Paulo, na Praça da Sé, Barueri tem uma área de 64 quilômetros quadrados e uma população fixa de aproximadamente 224 mil habitantes.

O município atingiu lugar de destaque dentre os municípios da região metropolitana.

Geografia

Seus limites são Santana de Parnaíba a norte, Osasco a leste, Carapicuíba a sudeste, Jandira a sul e sudoeste e Itapevi a oeste.

O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. A média de temperatura anual gira em torno dos 20Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15ºC) e o mais quente Fevereiro (Média de 23ºC). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.

O município de Barueri é nacionalmente conhecido por abrigar parte do bairro de Alphaville que se divide entre Barueri e Santana de Parnaiba, onde há um conjunto de condomínios de luxo e prédios comerciais que é praticamente uma outra cidade (tem uma população fixa estimada em 50 mil habitantes - no município de Barueri são 265 mil - e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia).

Prédio comercial no Centro Empresarial de Alphaville.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 208.281

  • Urbana: 208.281
  • Rural: 0
  • Homens: 102.884
  • Mulheres: 105.397

Densidade demográfica (hab./km²): 3244,25

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,62

Expectativa de vida (anos): 71,35

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,54

Taxa de Alfabetização: 93,36%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,826

  • IDH-M Renda: 0,808
  • IDH-M Longevidade: 0,772
  • IDH-M Educação: 0,899

(Fonte: IPEADATA)

Etnias

Cor/Raça Percentagem
Branca 61,1%
Negra 4,6%
Parda 32,5%
Amarela 0,3%
Indigena 0,3%

Fonte: Censo 2000

Hidrografia

  • Rio Tietê (do qual possui uma Estação de Tratamento de Efluentes).

Transporte

Veja como esta organizado o Transporte Municipal de Barueri e os custo de quem utiliza.

Transporte municipal de Barueri

A cidade de Barueri conta com um meio de transporte coletivo, atualmente sob concessão da empresa de ônibus Benfica BBTT, sendo também atendida pela Linha 8 da CPTM, com quatro estações de trem: Antônio João, Barueri, Jardim Belval e Jardim Silveira.

Ônibus

A cidade conta atualmente com três terminais de ônibus: Na zona leste da cidade, o Terminal Parque Imperial, no centro o Terminal Barueri e na zona sul o Terminal Jardim Silveira. Os ônibus possuem catracas eletrônicas nas quais se aceita o Cartão Benfácil Barueri, que dá direito à integração ônibus-trem e ônibus-ônibus (apenas ônibus municipais e unidirecionais) no prazo de duas horas após se ter validado o cartão na catraca eletrõnica.

Trens

Ficheiro:Estação barueri.jpg
Estação Barueri da CPTM.

O município é servido pelos trens da linha 8. As estações são:

Rodovias

Empresa de Ônibus

  • Benfica BBTT

Economia

A economia de Barueri, baseia-se em sua arrecadação de impostos em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. Há grandes centros comerciais como Centro Comercial Tamboré, Centro Comercial de Alphaville, e grandes Empresas aí localizadas, Carrefour, mercado em Tamboré, AMIL em Alphaville, CIENTIFICALAB empresa que presta serviço laboratorial para as principais prefeituras do Brasil como PMSP e PMRJ entre outras empresas. Alem de inúmeros comércios local. Possui a alíquota de ISS mais baixa da grande São Paulo, que varia entre 2% e 3%. Conforme dados constantes no site da Prefeitura Municipal de Barueri.


Galeria de Fotos

Referências

  1. a b «Estimativas / Contagem da População 2007». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de novembro de 2007. Consultado em 01 de junho de 2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 01 de junho de 2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas