Saltar para o conteúdo

Pantera Negra (Marvel Comics): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sóqroajudr. (discussão | contribs)
correção de erros
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 124: Linha 124:
* O Pantera Negra tem um aparição sem falas no episódio "Sanctuary" de ''[[X-Men: Animated Series| X-Men]]''.
* O Pantera Negra tem um aparição sem falas no episódio "Sanctuary" de ''[[X-Men: Animated Series| X-Men]]''.


* Em ''[[The Avengers: United They Stand]]'', um retrato do Pantera Negra aparece na mansão dos Vingadores no primeiro episódio. Enquanto o Pantera Negra não aparece na desebnho, ele é apresentado nos quadrinhos baseados na série.
* Em ''[[The Avengers: United They Stand]]'', um retrato do Pantera Negra aparece na mansão dos Vingadores no primeiro episódio. Enquanto o Pantera Negra não aparece na desenho, ele é apresentado nos quadrinhos baseados na série.


* Pantera Negra aparece no episódio "Prey do Panther" de ''[[Iron Man - O Homem de Ferro|Iron Man: Armored Adventures]]'' dublado por Jeffrey Bowyer-Chapman. Nesta série, o Pantera Negra usa uma armadura inspirada em uma pantera e seu pai foi morto por Moses Magnum. Ele retorna no episódio "Line of Fire" e no final da série em "The Makluan Invasion" Partes I e II.
* Pantera Negra aparece no episódio "Prey do Panther" de ''[[Iron Man - O Homem de Ferro|Iron Man: Armored Adventures]]'' dublado por Jeffrey Bowyer-Chapman. Nesta série, o Pantera Negra usa uma armadura inspirada em uma pantera e seu pai foi morto por Moses Magnum. Ele retorna no episódio "Line of Fire" e no final da série em "The Makluan Invasion" Partes I e II.

Revisão das 01h38min de 11 de julho de 2017

Predefinição:Info/Super-heróiPantera Negra (em inglês: Black Panther) é um personagem fictício das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T'Challa, príncipe de Wakanda, um reino fictício na África. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia foi na revista Fantastic Four, Vol. 1, #52 (Julho de 1966).

Tendo visto o seu pai assassinado e o trono usurpado por exploradores de Vibranium quando era jovem, T'Challa viajou para os Estados Unidos, onde estudou e se preparou para reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal. Felizmente, o Pantera Negra pôde contar com a ajuda do Quarteto Fantástico quando teve de enfrentar Ulysses Klaw, o líder dos exploradores de Vibranium. Após utilizar o metal em sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas, o próprio Klaw se submeteu ao seu invento e se transformou num ser capaz de manipular ondas sonoras, o Garra Sônica.

O Pantera Negra entraria para os Vingadores logo a seguir, se tornando o primeiro super-herói negro moderno. Nos anos 70 ele convidou Falcão, o parceiro do Capitão América, para uma estadia em Wakanda. Nessa ocasião ele reformulou o uniforme de seu convidado, acoplando-lhe asas que poderiam ser acionadas mentalmente. Assim, o Falcão ganhou a capacidade de voar.[1]

Chadwick Boseman retrata o Pantera Negra em Captain America: Civil War (2016) e está programado para retornar em Black Panther (2018), ambos definidos no Universo Marvel Cinematográfico.

Publicação

Conceito e criação

Capa da revista All-Negro Comics # 1 (1947)

É o primeiro super-herói negro protagonista das histórias em quadrinhos; poucos heróis negros foram criados antes dele, e nenhum com superpoderes. Estes incluíram os personagens da revista All-Negro Comics #1 (1947), que durou apenas uma edição; Waku, príncipe of the Bantu, que estrelou em 1954, sua própria série na revista Jungle Tales da Atlas, antecessora da Marvel,[2] O personagem de faroeste Lobo, foi o primeiro negro a estrelar sua própria revista em quadrinhos. O soldado Gabriel Jones de Sgt. Fury and his Howling Commandos foi um dos primeiros personagens negros não-caricatos.[3]

O criador Stan Lee contou que o nome foi inspirado por um herói pulp de aventura que tinha uma pantera negra como um ajudante. Muitas pessoas erroneamente entenderam o nome como uma referência ao Partido dos Panteras Negras, o personagem chegou a ser renomeado brevemente como Black Leopard, de acordo com Lee, esse nome foi revertido porque nem os leitores nem os criadores se importavam com o novo nome.[4] O concept art original de Jack Kirby para Black Panther usava o nome "Coal Tiger."[5]

Atualmente

Em 2016, após Guerras Secretas, na fase editorial All-New, All Different Marvel, o Pantera Negra voltou a ter uma revista própria, com roteiros do escritor Ta-Nehisi Coates.[6] O título teve boa recepção do público, sendo a mais vendida do ano até então.[7] O sucesso da revista solo do personagem fez a Marvel lançar mais duas séries relacionadas: Black Panther: World of Wakanda, expandindo o universo da nação africana de Wakanda, abordando novas personagens femininas em evidência na série central do personagem; e Black Panther and the Crew, com uma trama envolvendo vários heróis negros. Esta última acabou sendo cancelada após a encomenda das seis primeiras edições.[8][9]

Biografia ficcional do personagem

T'Challa é o herdeiro da dinastia governante do reino de Wakanda, na África, e líder ritual de seu clã Pantera. Sua mãe N'Yami morreu no parto, o que lhe valeu o ódio duradouro de Hunter, seu irmão adotivo. Hunter, que é mais velho que T'Challa, também se ressentia pois o irmão mais novo suplantou-o na descendência da casa real. Hunter se tornaria o White Wolf, líder do Zeraze Hatut (Cães de Guerra), a polícia secreta de Wakanda. Seu pai, T'Chaka, casou-se novamente, mas a segunda esposa, Ramonda, aparentemente fugiu com outro homem, quando T'Challa tinha oito anos. Quando T'Challa era adolescente, T'Chaka foi assassinado por Klaw, um holandês buscando saquear o metal raro Vibranium, que só pode ser encontrado em Wakanda, mas T'Challa usou a própria arma de Klaw para mutilar-lo e afastá-lo. T'Challa estudou na Europa e na América, em seguida, passou por testes rituais em Wakanda - incluindo derrotar seu tio S'yan, o Pantera Negra já existente - para ganhar a erva em forma de coração, melhorando suas habilidades e ligando-lo espiritualmente ao Deus Panther Bast.

Agora governante de Wakanda como o Pantera Negra, ele se desfez do exilado Zeraze Hatut e continuou a transformar seu país em um paraíso de alta tecnologia. Quando a guerra tribal estourou, T'Challa restaurou a paz, condenando a tribo Jabari, e Dora escolhendo Milaje ("Adorado Ones") de tribos rivais para servir como sua guarda pessoal e cerimonial. Ensinado por seu pai para pensar dois passos à frente dos inimigos e três passos à frente de amigos, T'Challa viu o mundo de super-seres como ameaças potenciais à Wakanda. Convidando o Quarteto Fantástico para visitá-lo, ele forçou a uma série de testes, então aliando-se com eles contra o retorno de Klaw. Ele também se juntou aos Vingadores americano baseados para espioná-los a partir de dentro, mas logo veio a considerá-los como verdadeiros amigos e aliados leais. Ele adotou a identidade do professor Charles Lucas, enquanto na América, namorando a cantora Monica Lynne, mais tarde, sua noiva. Dividindo seu tempo entre Wakanda e América há anos, ele lutou contra inimigos como o descontente Jabari M'Baku o Homem-Macaco, o líder rebelde Erik Killmonger, o Venomm encantador de serpentes (mais tarde um aliado), o charlatão vodu Barão Macabre, a Ku Klux Klan, do fantasmagórico Alma-Strangler, o aumento do vento Eagle, o mutante antidrogas Salomão Prey, o traficante de armas Moisés Magnum e os Supremacistas de Azania.[10] Ele também lutou contra Kiber o Cruel, durante uma busca da mística tempo de mudança de artefatos conhecidos como sapos do Rei Salomão, estes produzindo uma versão alternativa de T'Challa de um futuro daqui a dez anos, uma pantera alegre telepática com um aneurisma cerebral terminal. Vendo o seu próprio futuro morrendo em armazenamento criogênico, T'Challa rompeu seu noivado com Monica desde que ele temia que ele não tinha futuro para dar a ela. Wakanda e Atlantis posteriormente chegou à beira da guerra durante o incidente Ilha Kiber, que revelou Wakanda para ser uma potência nuclear. Descobrindo sua madrasta Ramonda não tinha fugido, mas tinha sido seqüestrada por Anton Pretorius, ele a salvou de anos de cativeiro na África do Sul. T'Challa se juntou aos Cavaleiros de Pendragon contra os seus inimigos, o Bane, aprendendo no processo que ele abrigava um dos espíritos de Pendragon em si mesmo. Ele também foi usado como um peão nos esforços da empresa de tecnologia munições Cardeal intensificar a guerra civil no Mohannda nação do norte, mas exposta Cardeal com a ajuda do mercenário Machado Negro e o Afrika a ativista anti-guerra.

T'Challa tinha restrições sobre as exportações de Vibranium e tecnologia Wakandana há muito tempo irritando potências estrangeiras. XCON, uma aliança de agentes de inteligência desonestos e a máfia russa, apoiou um golpe de estado em Wakanda liderada pelo Reverendo Achebe. Achebe foi capacitado pelo demônio Mephisto, T'Challa vendeu sua alma em troca de Mephisto, abandonando Achebe e deixando Wakanda em paz, no entanto, a unidade T'Challa com o Deus Pantera e sua ligação com os espíritos dos líderes do clã dos últimos Panteras foi forçando Mephisto a perder a alma do Pantera. T'Challa, então, apresentado à ONU, com evidências da trama XCON e suas ligações dos EUA, exigindo sanções contra os Estados Unidos. Quando Hunter eo Zeraze Hatut ressurgiu durante o incidente XCON, um T'Challa cauteloso preso aos poucos antes de recuperar o seu trono.

Após T'Challa descarregar Nakia do Dora Milaje por tentar matar Monica Lynne em um ataque de ciúmes, Nakia foi torturado por Achebe e reabilitados por Killmonger, que moldou-a para o Malice guerreiro louco. Ela foi substituída no Milaje Dora por Rainha Justiça Divina, um americano Jabari-raise. T'Challa se voltou para os EUA em uma missão diplomática, deixando o enviado de Washington Everett K. Ross no comando como regente de Wakanda, até Killmonger tentou destruir a economia de Wakanda, para impedir isso, o Pantera nacionalizou todas as empresas estrangeiras em Wakanda, causando uma corrida global sobre o mercado de ações, o que Tony Stark (Homem de Ferro) usado para garantir uma participação de controlo no Grupo de Design Wakandan. Voltando para casa, a Pantera lutou Killmonger em combate ritual, mas foi distraído em um momento crítico por Ross e espancado quase até a morte. Killmonger só cedeu quando Ross, ainda regente, resultou em nome de T'Challa, sem querer dar o título ao Pantera Negra Killmonger. T'Challa vida foi misticamente salvos pela sua Voodoo irmão aliados e Moon Knight. Enquanto T'Challa recuperado, Killmonger tentou unir os Vingadores como o novo Pantera Negra, e se alistou Achebe super-mercenários, como Deadpool para atacar Wakanda novamente. Durante os Vingadores resultantes visita a Wakanda, Ross Hunter Freed, cujo intrigas resultou em morte aparente Killmonger e restauração de título de T'Challa.

Wakanda próxima entrou em conflito com Deviant Lemúria durante uma disputa sobre a custódia de uma criança Deviant encontrado em Wakanda. Como as tensões montado, navios de guerra de Wakanda, os EUA e todos Atlantis entrou na área, e Hunter piorou as coisas quando ele decidiu forçar T'Challa para "recuperar sua dignidade", revivendo Klaw, que tentou provocar uma guerra total entre as nações envolvidas . No final, habilidades de negociação de Ross e informações fornecidas por Magneto e Doctor Doom resolvido o conflito. Enquanto T'Challa enfrentou ataques de Malice, da Justiça Divina foi raptada pelo homem-macaco, que soube que ela era a rainha de direito de sua tribo. T'Challa derrotado M'Baku novamente, embora não antes que ele descobriu a Panther futuro congelado. De volta a Nova York, o criminoso Nightshade ressuscitou o monstro lendário chinês Chiantang o Dragão Negro para usar contra T'Challa. Black Dragon teve a Panther atacado por um Punho de Ferro mente controlada, cujo ataque causou a aneurisma cerebral o Pantera futuro tinha prenunciado. Nightshade, entretanto, conseguiu reanimar o Pantera futuro.

Ao mesmo tempo, aprendi que T'Challa Branco Wol] tinha assumido XCON e mataram a maioria de seus líderes, que tinham usado Sapos do Rei Salomão para substituir o presidente dos EUA eo primeiro-ministro canadense, com lavagem cerebral contrapartidas futuras, permitindo XCON secretamente para assumir ambos os países. Hunter continuou seu plano e procurou vingar de Tony Stark para o seu buy-out de Wakandan Design Group. Incerto de quão longe plano de Hunter foi, T'Challa chamou Stark com uma mensagem secreta, usando finagling financeira para assumir o controle da Stark Enterprises e, simultaneamente, anexo uma pequena ilha canadense no Lago Superior, o que levou os EUA e Canadá líderes se reúnem para discutir esta crise. A Pantera e seus aliados, incluindo o Pantera futuro, então invadiram a Casa Branca eo enredo XCON frustrado, a não-lavagem cerebral os líderes duplicados e devolvê-los aos seus próprios tempos.

Pantera e seus aliados voltaram a Wakanda, onde o futuro Pantera entrou em coma. Na esperança de libertar sua tribo, a Justiça Divina libertou o homem-macaco, mas ele quebrou suas promessas de não-violência, matando o T'Challa impotente do futuro. O T'Challa original, já instável e tendo alucinações, atacou a tribo Jabari com a intenção de acabar com eles, mas depois de quase matar Justiça Divina, ele caiu em si e parou a batalha. Incapaz de enfrentar o que tinha feito, a Pantera passou o poder ao seu conselho e se escondeu em Nova York. Lá, ele orientou policial Kasper Cole (que havia adotado um traje Panther abandonado), uma experiência que deu T'Challa a força para enfrentar a doença, sua nação e do mundo. Seu governo já foi desafiado por um Killmonger renascido, uma questão que continua por resolver. Ao mesmo tempo, T'Challa renovou seus laços com os Vingadores, ajudando-os na batalha do Escorpião, seguro especial estatuto das Nações Unidas e a desmascarar o Secretário Dell Rusk como o Caveira Vermelha. No entanto, a equipe se desfez depois de uma série de ataques devastadores cometidos por uma Feiticeira Escarlate beirando a loucura.

Guerra Civil e casamento com Ororo Monroe

Durante a super-saga conhecida por Guerra Civil, na qual a comunidade super-heroica se dividiu em duas: os pró-registro que apoiam a lei de registro de super-humanos, liderados pelo Homem de Ferro contra os anti-registro, liderados pelo Capitão América, T´Challa se casou com Ororo Monroe, a Tempestade.[11]

Após o casal se dizer neutro quanto a que lado apoiaria, mais tarde, após descobrirem as coisas horríveis que Tony e sua equipe fizeram contra os heróis anti-registro, o casal decide apoiar o capitão América na luta final.

Quarteto Fantástico

Na Guerra Civil, a Mulher Invisível apoiou o Capitão, e o Sr. Fantástico apoiou o Homem de Ferro, causando uma briga entre o casal e causando a primeira cisão no Quarteto Fantástico.

Após o fim da Guerra Civil, o casal buscando se reconciliar, tira uma licença, e partem para uma segunda lua-de-mel. Para substituí-los são convocados T´Challa e Ororo. Os dois permaneceram no posto até o retorno de Reed e Sue.[12]

Vingadores Vs. X-Men

Durante a saga Vingadores Vs. X-Men, T'Challa acaba se separando de Ororo.[13]

Novos Vingadores

Em Novos Vingadores, de Jonathan Hickman, T’Challa pede ajuda dos Illuminati, quando descobre que Terras de universos paralelos estão entrando em colisão. Eles chegam a conclusão que a única maneira de evitar isso é destruindo o mundo do outro universo antes que ele colida com o nosso, o que causa interessantes embates morais entre o grupo e cada membro individualmente.[14]

Poderes e habilidades

À T'Challa, foi dado poderes e aprimoramentos místicos pela Deusa Bast, quando ele se tornou o Rei dos Mortos. Todas as suas capacidades humanas máximas foram elevadas à níveis sobre-humanos, a um ponto ainda desconhecido.

  • Conhecimento do Pantera Negra: T'Challa tem o poder de extrair todo o conhecimento, força e cada experiência dos Pantera Negras anteriores.
  • Força Sobre-Humana: T'Challa recebeu dons da Deusa Pantera, Bast, que elevou sua força a níveis sobre-humanos. Sua força física está entre aguentar 800 kg e 2 toneladas; embora os limites não sejam realmente conhecidos.
  • Resistência Sobre-Humana: o corpo de T'Challa elimina a acumulação de células que produzem fadiga em seus músculos e sua própria musculatura gera consideravelmente menos células de fadiga do que os músculos de um ser humano comum, o lhe confere níveis sobre-humanos de resistência. Sua capacidade pulmonar está no nível humano máximo, lhe permitindo prender a respiração durante 6 minutos debaixo d'água, fazendo seus pulmões tão saudáveis ​​quanto os pulmões humanos podem ser.
  • Agilidade Sobre-Humana: a agilidade, o equilíbrio, a flexibilidade, a destreza e a coordenação corporal de T'Challa são aprimoradas a níveis que estão além dos limites físicos naturais de um medalhista de ouro olímpico. Ele tem agilidade combinada às proezas acrobáticas dos aerógrafos e acrobatas de circo mais bem sucedidos.
  • Reflexos Sobre-Humanos: o tempo de reação de T'Challa é superior ao de qualquer atleta olímpico. Seus reflexos são tão eficientes que ele pode se esquivar de tiros de arma num ponto em branco, se esquivar de balas de metralhadoras e rifles sniper.
  • Velocidade Sobre-Humana: T'Challa é capaz de correr e se mover a velocidades superiores às de qualquer atleta olímpico, e é capaz de atingir velocidades de até 60 km/h. Ele pode atacar mais rápido do que os olhos podem acompanhar. Sua velocidade em combate parece mais realçada do que qualquer outra coisa, podendo derrubar inimigos fácil e rapidamente e até puxar suas armas já engatilhadas.
  • Durabilidade Sobre-Humana: a pele, os ossos e os tecidos musculares de T'Challa são aprimorados a níveis consideravelmente mais fortes e mais densos, seus tecidos são impermeáveis ​​a lesões a uma extensão extraordinária.
  • Vígor Super-Humano: T'Challa possui um vígor físico impressionante. Ele pode exercer-se fisicamente com todo um esforço por várias horas antes que as células de fadiga comessem a prejudicá-lo.
  • Sentidos Aguçados: T'Challa pode ver com maior clareza à grandes distâncias do que um humano comum. Sua visão se estende para as áreas ultravioleta e infravermelha dos espectros eletromagnéticos, o que lhe permite enxergar na escuridão quase total e manter o mesmo nível de clareza. A audição de T'Challa é similarmente aprimorada, permitindo que ele detecte sons que os humanos normais não podem e sons que normalmente poderiam, porém a distâncias muito maiores. T'Challa pode memorizar milhares de aromas e cheiros. Seu olfato lhe permite reconhecer pessoas e objetos por cheiro, mesmo que estejam bem escondidos. Ele pode rastrear um alvo pelo cheiro e encontrá-lo no local exato, pode cheirar o medo, e detectar se alguém está mentindo por alteração no odor corporal. O paladar de T'Challa é sensível ao ponto de provar os ingredientes exatos de qualquer alimento em particular que ele estiver comendo.
  • Fator de Cura Acelerado: T'Challa é capaz de regenerar seus tecidos corpóreos e células cerebrais à um grau extraordinário, ele pode curar ossos quebrados, músculos rasgados, mas é incapaz de regenerar membros ou órgãos perdidos. É imune a todas as doenças terrestres, infecções e distúrbios, ele é impermeável a ataques de gás, venenos e toxinas nervosas de qualquer tipo e completamente resistente a doenças.
  • Consciência Hiper-Cósmica: a exposição de T'Challa à mente de Galactus antes e depois de sua transição de "Devorador" para "Semeador de Mundos", fez com que le começasse a ter visões no dia-a-dia de sua vida. Ele estava começando a ver e sentir o acontecimentos em torno do Universo e os acontecimentos fora dele também.

Habilidades

  • Exímio Caçador: mesmo sem seus sentidos sobre-humanos, ele ainda é um mestre da caça. Ele pode sentir e memorizar o cheiro de suas presas independente de suas raças
  • Intelecto Genial: seu intelecto faz com ele seja tido como uma das oito pessoas mais inteligentes da Terra. T'Challa conseguiu alcançar grandes objetivos, como um doutorado em física pela Universidade de Oxford. Ele também combinou alquimia com ciência para criar um novo campo científico chamado Física da Sombra, uma disciplina perigosa que lhe permitiu rastrear Vibranium à um nível quântico, criar armas de artesanato que seriam particularmente eficazes contra Vibranium e criar um dispositivo de teletransporte instável.
  • Exímio Inventor: ele tem capacidade para inventar vários dispositivos com propriedades especiais quando necessário. Embora nem todas as suas invenções sejam tão boas quanto as de Tony Stark, ele possui habilidades em engenharia e um intelecto que o tornam capaz de inventar e criar armamentos com várias aplicações tecnológicas. T'Challa também pode duplicar praticamente qualquer tipo de tecnologia depois de aprender e analisar seu funcionamento.
  • Exímio Artista Marcial: T'Challa foi treinado para ser um guerreiro desde o nascimento. Ele é um especialista em praticamente todas as formas de combate armado e desarmado, e um mestre em quase todas formas de artes marciais, incluindo formas africanas e desconhecidas.
  • Grande Estrategista: T'Challa é um estrategista e líder praticamente inigualável. À ele, na juventude, foram ensinadas táticas e estratégias por seu pai que o incentivou a pensar sempre dois passos à frente dos inimigos e três passos à frente dos amigos. Sua proeza é tal que ele fora capaz de pensar e manipular indivíduos como Tony Stark.
  • Alto Conhecimento Sobre Manipulação de Vibranium: T'Challa possui um vasto conhecimento sobre os manuseios e formas de aplicações tecnológicas do metal Vibranium, esse conhecimento passado de geração em geração lhe permitiu moldar o metal em seu traje, além de adicionar-lhe melhorias como garras retráteis e blindagem contra balas de armas de fogo e outros tipos de perfuramentos. Com esse conhecimento sua nação se tornou uma das mais tecnológicas do mundo.
  • Mestre Acrobata: T'Challa é uma ginasta e acrobata rigorosamente treinado.
  • Ótimo Atirador: ele é um atirador adepto de facas de caça, armas de fogo e outros projéteis.
  • Poliglota: além de falar sua própria língua nativa, T'Challa, também fala fluentemente inglês, espanhol, português, japonês dentre outras línguas.
  • Conexões Altamente Influentes: como o Rei de Wakanda, o Pantera Negra tem acesso a uma vasta coleção de artefatos mágicos, hardwares tecnológicos e militares, bem como apoio da ampla gama de cientistas, aventureiros e heróis de sua nação.
  • Imunidade Diplomática: como líder de uma nação soberana, T'Challa visita frequentemente os EUA e as Nações Unidas por razões políticas, pois ele goza de imunidade diplomática durante essas viagens, e sua embaixada é considerada em solo estrangeiro.[1]

Em outras mídias

Desenhos Animados

  • O Pantera Negra aparece no episódio "Prey of the Black Panther" da série animada Fantastic Four, o personagem foi dublado por Keith David. [15] Ele pede ao Quarteto Fantástico para ajudá-lo salvar Wakanda da invasão do Garra Sônica. Ele também faz uma aparição no episódio "Hopelessly Impossible".
  • O Pantera Negra tem um aparição sem falas no episódio "Sanctuary" de X-Men.
  • Em The Avengers: United They Stand, um retrato do Pantera Negra aparece na mansão dos Vingadores no primeiro episódio. Enquanto o Pantera Negra não aparece na desenho, ele é apresentado nos quadrinhos baseados na série.
  • Pantera Negra aparece no episódio "Prey do Panther" de Iron Man: Armored Adventures dublado por Jeffrey Bowyer-Chapman. Nesta série, o Pantera Negra usa uma armadura inspirada em uma pantera e seu pai foi morto por Moses Magnum. Ele retorna no episódio "Line of Fire" e no final da série em "The Makluan Invasion" Partes I e II.
  • Tem uma pequena participação na Série Animada dos X-Men, quando Magneto reune os mutantes em território africano com a intenção de transferí-los para Genoshian. O Pantera Negra aparece de costas sobre uma montanha avistando os mutantes.
  • Pantera Negra aparece no episódio "Tremble at the Might of MODOK" de Esquadrão de Heróis, dublado por Taye Diggs. Como nos quadrinhos, ele está em um relacionamento com a Tempestade.
  • A Marvel Animation e BET produziram uma série animada para horário o nobre. Djimon Hounsou fez a voz do Pantera Negra. a série foi produzida no estilo motion-comics. e foi lançado em DVD nos EUA em janeiro de 2011.
  • Pantera Negra aparece em The Avengers: Earth's Mightiest Heroes, dublado por James C. Mathis III. Sua origem é contada no episódio "The Man in the Ant Hill", onde ele se torna o Pantera Negra depois que o Homem Gorila mata T'Chaka em combate com alguma ajuda invisível do Garra Sônica. No episódio "Quest Panther", ele conhece os Vingadores e se junta a eles. No entanto, no episódio "Who do you trust?", ele deixa a equipe devido à sua incerteza sobre seus companheiros e sua necessidade de proteger Wakanda dos Skrulls. Ele se junta novamente a equipe no episódio "Behold...The Vision!" após uma batalha com Visão. Ele foi considerado morto no episódio "Operation Galactic Storm", quando ele dirigia uma nave Kree para o sol. No entanto, assim que a nave está prestes a falhar, usa seu teletransporte para levá-lo a uma nave Kree do outro lado do buraco de minhoca. Na nave Kree, ele rouba uma nave menor, e segue os Vingadores para Hala. Pantera resgata Homem de Ferro, Visão, Gavião Arqueiro e Thor de um monstro, e os ajuda a libertar os outros. Em seguida, ele viaja de volta para a Terra com eles.
  • O Pantera Negra aparece no episódio 29 da série de anime japonês Marvel Disk Wars: The Avengers, dublado por Mahito Ōba. Ele aparece em episódios posteriores como o "segunda herói" de Jessica.

Filmes

  • No filme lançado diretamente em DVD, Next Avengers: Heroes of Tomorrow, o Pantera Negra tem um filho com a Tempestade nomeada Azari. Pantera Negra foi chamado pela última vez para lutar ao lado dos Vingadores contra o robô Ultron...mas Pantera Negra não sobreviveu. Não se sabe o que aconteceu a Tempestade, depois da batalha com Ultron, Tony Stark (Homem de Ferro) levou Azari, juntamente com os filhos de outros membros caídos dos Vingadores
  • Pantera Negra aparece no filme motion comic Marvel Knights: Wolverine vs. Sabretooth (2014). Quando Wolverine chega na África, Pantera Negra e Tempestade aparecem para ajudá-lo.

Universo Marvel Cinematográfico

Chadwick Boseman em 2014.

T'Challa é interpretado por Chadwick Boseman nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.[16]

  • Sua primeira aparição ocorre no filme lançado em 2016, Capitão América: Guerra Civil, onde o Pantera Negra fica no lado do Homem de Ferro, apesar de ter seus próprios objetivos dentre a batalha ideológica do filme.

Videogames

  • Em Marvel Ultimate Alliance, o Pantera Negra é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Panther's Might e suas roupas são: Modern, Classic, Ceremonial e Holy Armor.
  • Em Marvel Super Hero Squad, Pantera Negra está disponível na loja do jogo.
  • Em Marvel Avengers Alliance, Pantera Negra está disponível na loja do jogo.
  • Em Marvel Heroes 2015, Pantera Negra está disponível na loja do jogo.
  • Em Marvel Future Fight, Pantera Negra é adquirido através de Biometria, Fenda Dimensional ou Baú Dimensional.
  • Em LEGO Marvel Super Heroes, ele é adquirido ao fazer três missões para o próprio Pantera Negra.

Referências

  1. a b «Pantera Negra no Marvel Wiki». Consultado em 29 de Julho de 2015 
  2. Cláudio Roberto Basílio (3 de março de 2005). «Os Negros nas Histórias em Quadrinhos - Parte 1». HQManiacs 
  3. Cláudio Roberto Basílio (16 de março de 2005). «Os Negros nas Histórias em Quadrinhos - Parte 2». HQManiacs 
  4. Thomas, Roy (agosto de 2011). "Stan Lee's Amazing Marvel Interview!". Alter Ego TwoMorrows Publishing (104): 38-39.
  5. História dos Comics 101: Black Panther
  6. «Nova revista do Pantera Negra ganha roteirista - Ei Nerd». Consultado em 10 de setembro de 2016 
  7. «Pantera Negra tem a HQ mais vendida do ano nos EUA». Consultado em 10 de setembro de 2016 
  8. Hessel, Marcelo (8 de novembro de 2016). «Pantera Negra | Série "feminista" World of Wakanda começa nesta semana - veja». Omelete. Consultado em 20 de maio de 2017 
  9. Hessel, Marcelo (15 de maio de 2017). «Black Panther and the Crew mal começou e já é cancelada». Omelete. Consultado em 20 de maio de 2017 
  10. «Black Panther (T'Challa) - Marvel Universe Wiki: The definitive online source for Marvel super hero bios.». marvel.com. Consultado em 19 de novembro de 2016 
  11. «Pantera & Tempestade: Prelúdio ao casamento do século ~ Universo Marvel 616». www.marvel616.com. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  12. «Você Conhece? – Pantera Negra». Não Sei Nada. 26 de maio de 2016. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  13. «SPOILER: O que acontecerá com o casamento entre a Tempestade e o Pantera Negra? | Supernovo.net». 1 de agosto de 2012. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  14. «Guia de Leitura #20 - Pantera Negra | O Vício». 6 de maio de 2016. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  15. Keith David
  16. AdoroCinema. «Chadwick Boseman será o Pantera Negra em filme da Marvel». AdoroCinema 
  17. «Pantera Negra terá um tom diferente de outras produções da Marvel, diz Chadwick Boseman». Consultado em 10 de setembro de 2016 

Ligações externas